Turismo em Brasília e arredores: dicas de passeios incríveis

Muita gente ainda não descobriu as maravilhas do turismo em Brasília, mas a cidade reserva surpresas incríveis.

Além dos monumentos históricos e políticos, a capital federal tem várias opções de passeios. Quer descobrir quais? Então confira neste post!

Turismo em Brasília: quando ir?

Turismo em Brasília quando ir

Antes de fazer as malas e partir para Brasília, é importante saber qual a melhor época para conhecer o destino. Afinal, você não quer perder nenhum passeio, não é mesmo?

A capital federal é conhecida pelo seu clima seco, por isso o ideal é visitá-la entre abril e junho. Nesta época, a umidade está mais alta devido às chuvas dos meses anteriores.

Se você não se importar em tomar chuva, outra época com alta umidade é entre os meses de novembro a janeiro, quando há muita precipitação. Que tal aproveitar para conhecer os locais cobertos?

E para quem quer fazer turismo em Brasília e ainda economizar, a dica é viajar aos finais de semana e feriados. Ao contrários de outros destinos, Brasília não é um pólo turístico forte, e nesta época acaba ficando mais vazia.

Então que tal aproveitar as promoções de voos para lá e ainda encontrar a cidade mais tranquila?

-> Passagens aéreas para Brasília na promoção

Dicas de Brasília e lugares turísticos

turismo brasilia

Fonte: Unsplash

Agora que você já sabe a melhor época para conhecer a cidade, chegou a hora de descobrir as atrações da capital. Para te ajudar separamos 5 opções de passeios que não podem ficar fora da sua lista do que fazer em Brasília. Vamos lá?

1. Prédios Governamentais

turismo brasilia predio governamental

Quem vai fazer turismo em Brasília não pode deixar de visitar os prédios governamentais.

A cidade que foi planejada na época do governo de Juscelino Kubitschek, tem uma arquitetura desenhada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Os prédios chamam atenção pela beleza e grandiosidade.

E para começar seu passeio que tal conhecer o Congresso Nacional, aquele famoso pelas cúpulas invertidas? Além de apreciar a parte externa, você também pode fazer uma visita interna guiada, que acontece de 9h às 17h30.

Outros prédios que merecem uma visita são o Palácio do Planalto, onde fica o gabinete presidencial, o Palácio do Itamaraty, o Palácio da Alvorada e o Palácio da Justiça.

Ah, não deixe de visitar também o prédio do Supremo Tribunal Federal, que fica em frente à Estátua da Justiça. As visitas são gratuitas e duram aproximadamente uma hora.

2. Obras arquitetônicas

turismo em brasilia Obras arquitetônicas

Fonte: Unsplash

Continuando o passeio pela cidade, chegou a hora de conhecer as obras arquitetônicas mais famosas. Baseadas no estilo modernista elas são referências para os amantes de arquitetura.

Para começar que tal um passeio na Torre de TV Digital? A princípio, o nome pode parecer estranho, mas o local é um dos pontos turísticos mais legais da cidade. Lá você encontra um mirante onde poderá desfrutar de uma vista encantadora.

E já que está por lá, aproveite para passear e fazer as compras da viagem na Feirinha da Torre! No local você encontra barraquinhas que vendem artesanato, roupas, sapatos e até comidas típicas.

Já à noite, não deixe de ver o Eixo Monumental, localizado na Esplanada. A iluminação é linda, vale a visita.

3. Monumentos históricos

turismo brasilia dica

Fonte: Unsplash

Já que estamos conhecendo as obras arquitetônicas, que tal visitar também os monumentos históricos?

Uma dica é começar o passeio pelo Museu Nacional de Brasília, projetado por Niemeyer. Ele fica localizado na Esplanada dos Ministérios e é famoso por sua cúpula em formato oval com 25 metros de raio.

Outro monumento é a Ponte JK, eleita a mais bonita do mundo em 2003 pela Sociedade de Engenharia do Estado da Pennsylvania, nos Estados Unidos. Ela liga o Lago Sul Paranoá e São Sebastião à parte central da cidade.

A construção tem 1.200 metros de extensão e fica ainda mais bonita à noite, quando está totalmente iluminada.

4. Igrejas

turismo brasilia

Além dos museus e monumentos históricos, quem está fazendo turismo por Brasília, vai poder conhecer várias igrejas.

A Igreja de Nossa Senhora de Fátima foi a primeira de alvenaria construída na cidade, construída como forma de pagamento de uma promessa, feita pela então primeira dama Sarah Kubitschek, em agradecimento pela cura de uma de suas filhas.

Já o Santuário Dom Bosco, construído em homenagem ao padroeiro da cidade, encanta pelo tamanho. São 1.600 metros quadrados e capacidade para mais de mil pessoas.

Seu interior encanta os visitantes com os belos vitrais azuis que trazem uma sensação de paz.

Outra igreja que não pode ficar de fora da nossa lista é a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida, uma das mais famosas da cidade. Não deixe de visitar!

5. Natureza em Brasília

Natureza em Brasília

Se você acha que ao fazer turismo em Brasília só vai encontrar prédios e monumentos históricos, está muito enganado. A cidade também tem muitas opções para quem quer curtir a natureza.

Para começar a dica é visitar o Pontão do Lago Sul, um dos maiores centros de lazer da cidade. Lá você encontra bares, restaurantes e quiosques com culinárias variadas. Ideal para um almoço ou um lanche no fim de tarde.

Outra opção é conhecer o Ecoparque Villa Giardini, um dos lugares mais bonitos de Brasília. Com 36 mil metros quadrados é rodeado de vegetação do Cerrado, tem uma arquitetura bucólica que atrai os visitante. Não deixe de visitar!

Passagens aéreas para Brasília

As passagens aéreas costumam ser o item mais caro da viagem, não é mesmo? Por isso, para economizar e encontrar a passagem ideal a dica é pesquisar bastante.

Procure em dias e horários alternados e, se possível, evite viajar aos finais de semana e feriados. Nesta época as tarifas costumam ficar mais altas.

E para te ajudar a pesquisar, use um site comparador de passagens. Além de buscar em várias companhias aéreas, você ainda pode cadastrar um alerta de preços. Assim sempre que um trecho sofrer alteração no valor você será avisado. Viu como é simples?

Turismo em Brasília e arredores

Brasília é uma cidade incrível, e quando você estiver passeando por lá, a dica é conhecer também os arredores. Separe um dia para conhecer a capital, e dois ou mais para descobrir as belezas das cidades vizinhas.

Formosa, Goiás

Nossa primeira parada é em Formosa, uma cidade que faz jus ao nome e conta com destinos paradisíacos tanto para quem busca aventura, quanto descanso.

A cidade que fica a 75 quilômetros de Brasília é famosa pelas suas cachoeiras, grutas e cavernas, e tem ótimas opções para quem gosta de fazer trilhas ou praticar rapel.

Quando estiver por lá, não deixe de conhecer o Parque Municipal do Itiquira, uma Unidade de Conservação aberta à visitação, e conhecer a Cachoeira do Salto, com nada menos que 168 metros de quadra livre. A entrada custa 10 reais e crianças menos de 5 anos não pagam.

Outro lugar que merece uma visita é o Buraco das Araras, uma depressão circular, localizada em meio a uma floresta de samambaias. Com 105 metros de profundidade e 295 de largura, para chegar até lá é necessário fazer um trilha. A recompensa vem com um delicioso mergulho no lado subterrâneo de águas cristalinas.

Ah, não deixe de visitar também a Cachoeira do Bisnau, o Buraco das Andorinhas e o EcoBocaina. Você vai amar!

Corumbá de Goiás

turismo em brasilia Corumbá de Goiás

Outro destino que chama atenção pelas belas cachoeiras é Corumbá. A cidade tem incríveis quedas livres de água, ideal para os aventureiros amantes de rapel.

Mas para quem não é muito fã do ecoturismo, uma dica é conhecer o conjunto arquitetônico do século 18. A cidade faz parte do Ciclo do Ouro Goiano, e entre os pontos turísticos tem a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha de França e o Cine Teatro Esmeralda.

E se você está viajando com crianças, a dica é visitar o parquinho da cidade. O local tem vários brinquedos de madeira e fica em frente a uma incrível lanchonete.

Cristalina, Goiás

Localizada a 130 quilômetros de Brasília, Cristalina é conhecida pela sua natureza exuberante e pelo seu solo rico em cristal de rocha ou quartzo hialino, como também é conhecido.

O magnetismo de seu solo faz com que a cidade seja conhecida por muitos turistas como ponto místico e de equilíbrio.

Entre os pontos turísticos não podem ficar de fora a Pedra do Chapéu do Sol, a Reserva dos Topázios (área de proteção ambiental), o Balneário das Lajes e o Mercado do Cristal.

Pirenópolis, Goiás

turismo Pirenópolis Goiás

Se você está está fazendo turismo em Brasília e procurando um lugar tranquilo para relaxar, então vai se apaixonar por Pirenópolis.

Com um jeito único de interior, a cidadezinha reúne deliciosas cachoeiras e é destino certo para um passeio de bate e volta no fim de semana. No entanto, se puder ficar mais reserve ao menos uma semana para curtir cada cantinho com calma e descansar.

Além de curtir a natureza, uma dica de passeio é conhecer os museus locais. Entre eles, o Museu Rodas do Tempo, o Museu do Divino e o Museu das Cavalhadas.

Ah, e não perca a oportunidade de experimentar as delícias da culinário local. O pequi é a estrela dos pratos, e está presente na galinhada, no empadão goiano e até nas pamonhas. Não deixe de provar!

Cocalzinho de Goiás

Um dos destinos ainda pouco conhecidos, mas muito charmoso é a cidade de Cocalzinho de Goiás. O local reúne cachoeiras, montanhas, serras e grutas.

Para os aventureiros que tal um passeio de tirolesa no Voo dos Pireneus? A atração tem 567 metros de extensão e está localizada no Hotel Fazenda Tabapuã dos Pireneus. Para aproveitar você pode comprar o day use no hotel que custa 45 reais por pessoa.

E para os amantes de vinho, que tal conhecer a Fazenda Pireneus Vinhos e Vinhedos, que produz vinhos conhecidos internacionalmente? O local recebe visitas em grupos de 10 a 20 pessoas aos finais de semana e ainda oferece degustação harmonizada. O valor da entrada é 150 reais.

Chapada dos Veadeiros

turismo brasilia

Fonte: Unsplash

Outra dica de destino para quem está fazendo turismo em Brasília ou nos arredores é conhecer a Chapada dos Veadeiros.

O local tem vários pontos turísticos, por isso, separe pelo menos uma semana para conhecer cada parte com calma.

Entre as principais atrações estão a Catarata dos Couros, uma das cachoeiras mais lindas da região, a Trilha dos Cânions no Parque Nacional, ideal para quem gosta de trilha e o Vale da Lua, formada por túneis escavados em rochas que formam incríveis piscinas naturais.

Outros pontos turísticos que merecem ser visitados são a Trilha do Saltos do Rio Preto e o Jardim de Maytreia. Imperdíveisl!

Turismo cívico em Brasília

Além de visitar a capital federal e conhecer os arredores você também pode fazer um turismo cívico. Mas afinal, o que é isto?

O turismo cívico é um tipo de turismo que busca promover ações voltadas para conscientização cidadã, política, econômica e cultural dos visitantes.

Se interessou? Então fique de olho: no site do Distrito Federal, tem um roteiro com as principais atrações para o seu turismo cívico. Não deixe de ir!

Dicas de turismo pelo Brasil:

Cotação passagens aéreas Brasília

turismo brasilia

Agora que você já sabe as melhores dicas para fazer turismo em Brasília e nos arredores da cidade, chegou a hora de arrumar as malas e viajar!

O jeito mais rápido e prático de chegar até a capital federal é indo de avião, e para economizar nas passagens aéreas a dica é usar um site comparador de passagens.

Por isso, conte sempre com o Passagens Promo. Aqui além de encontrar as melhores passagens com o menor preço, você ainda pode cadastrar um alerta de preços. Assim, sempre que um site sofrer alteração no valor você será avisado.

Viu como é simples? Quer voar gastando menos? De Promo você pode!

Passagens aéreas para Brasília
Passagens aéreas saindo de
Gol SAO São Paulo BSB Brasília 06 Mar 09 Mar R$ 251 Azul RIO Rio de Janeiro BSB Brasília 06 Fev 09 Fev R$ 254 Gol VCP Campinas BSB Brasília 29 Nov 30 Nov R$ 257 Latam Brasil RIO Rio de Janeiro BSB Brasília 21 Mar 24 Mar R$ 262 Latam Brasil RIO Rio de Janeiro BSB Brasília 21 Mar 26 Mar R$ 262 Latam Brasil RIO Rio de Janeiro BSB Brasília 23 Abr 27 Abr R$ 262
Recomendado para você
O que fazer em Brasília: 27 principais pontos turísticos da capital federal

O que fazer em Brasília: 27 principais pontos turísticos da capital federal