Turismo em Gramado: quando ir, pontos turísticos e principais passeios

É praticamente impossível encontrar alguém no Brasil que nunca tenha sido seduzido pela ideia de fazer turismo em Gramado.

A cidade possui uma das melhores estruturas turísticas do Brasil e tem atrações capazes de atender aos mais variados tipos de viajantes.

O destino é perfeito para uma viagem romântica, mas também é super recomendado para uma viagem em família.

Localizado a cerca de 130 km de Porto Alegre, Gramado é o destino favorito dos turistas no Rio Grande do Sul.

Turismo em Gramado: quando ir?

Apesar de ser pequena, Gramado recebe eventos e programações culturais durante o ano inteiro.

A época do ano mais disputada pelos turistas na cidade é o final de ano, quando ocorre o Natal Luz, que é uma das principais atrações do lugar.

Durante o inverno, Gramado também recebe muitos visitantes, pois o frio na cidade é extremo e em alguns momentos pode até nevar.

Mas é importante frisar que o inverno coincide com a alta temporada e com as férias escolares do meio do ano, ou seja, entre os meses de maio e agosto.

Em agosto, acontece o Festival de Cinema de Gramado, que atrai muitos turistas para a cidade. Apesar de ser uma região nacionalmente conhecida pelas baixas temperaturas, durante o verão os termômetros em Gramado podem atingir até 32°C.

Nesta temporada, as atrações ficam por conta das hortênsias, que deixam o lugar ainda mais bonito.

O que fazer em Gramado: Pontos turísticos

Fazer turismo em Gramado é uma ótima alternativa para quem quer fugir um pouco do nosso clima tropical e curtir uns dias de frio.

E mesmo durante o calor, as atrações na cidade são bem variadas e capazes de agradar casais, famílias, crianças e adultos.

Quer saber o que tem pra fazer de bom por lá? É só conferir nossa lista.

Rua Coberta

turismo em gramado dicas

A rua Madre Verônica, popularmente conhecida como rua Coberta, é um dos maiores pontos de interesse para quem faz uma viagem para Gramado.

A rua está localizada no coração da cidade e recebe diversos eventos durante o ano todo.

Logo ali na frente está o Palácio dos Festivais, que é onde acontece o Festival de Cinema de Gramado.

Durante o inverno, a rua fica lotada de turistas que disputam espaço entre os bares e restaurantes para tomar um chocolate quente e escutar música ao vivo.

Quem visita a cidade no natal, vai encontrar uma decoração incrível na Rua Coberta e uma grande árvore de natal, conhecida como Árvore Cantante.

Perto dela, várias bandas e corais da cidade se apresentam e divertem a população com sons natalinos.

Igreja Matriz São Pedro

A Igreja de São Pedro é uma das mais famosas entre os turistas que visitam a cidade. Ela começou a ser construída no ano de 1917, mas levou 8 anos para ficar pronta.

A torre da igreja possui 44 metros de altura e é uma atração e tanto, principalmente durante o Natal e Réveillon.

Bem do ladinho dela, está a famosa Fonte do Amor Eterno, outro ponto turístico super disputado da cidade – especialmente pelos casais, que lotam o lugar de cadeados com seus nomes para selar o amor que sentem um pelo outro.

Lago Negro

O Lago Negro está em quase todos os roteiros para quem quer fazer turismo em Gramado. Uma das atividades mais clássicas da cidade é o passeio de pedalinho no lago.

O cenário local é composto por um lago com águas bem escuras e lindas hortênsias plantadas em seu entorno.

O passeio ao Lago Negro é ideal para dias claros – assim você vai poder fazer uma caminhada pelo lugar e aproveitar a paisagem, além de tirar várias fotos incríveis.

O espaço onde fica a atração é bem tranquilo e pequeno, dando um ar de intimidade para os visitantes, que em sua grande maioria são famílias e casais.

Belvedere Vale do Quilombo

Se você curte vistas incríveis e atrações gratuitas, o Belvedere Vale do Quilombo é um destino e tanto para conhecer durante sua viagem para Gramado.

Localizado na estrada entre Gramado e Canela, o lugar fica a 850 metros de altura e te dá uma vista privilegiada do Vale do Quilombo.

O acesso é livre e gratuito. Não tem muita estrutura para receber turistas por ali, é definitivamente uma atração para contemplar a natureza.

Se tiver a oportunidade, assista o pôr-do-sol, pois a vista daquele ponto é uma das mais privilegiadas da região.

Muitos casais levam um cadeado para a viagem e penduram na grade de proteção do Belvedere. Mas esse tipo de atitude deve ser evitada, uma vez que o peso dos cadeados já está comprometendo a estabilidade da grade.

O ideal para quem quer um passeio romântico, é visitar a Fonte do Amor Eterno.

Palácio dos Festivais

O Palácio dos Festivais é famoso por sediar o Festival de Cinema de Gramado. No mês de agosto, um tapete vermelho é estendido da Rua Coberta até o Palácio para que os artistas possam circular pela região.

Ao longo do ano, funciona um cinema no lugar e vários outros eventos são sediados ali. Se for fazer uma viagem para Gramado, não deixe de incluir o Palácio dos Festivais no seu roteiro.

Consulte a programação antes da viagem para garantir visitar o lugar no melhor dia.

Praça das Etnias

A Praça das Etnias leva esse nome porque é ali que se concentram as principais culturas responsáveis por colonizar a cidade. São 3 no lugar, cada uma delas representa uma cultura – alemã, italiana e portuguesa.

Além de ter um jardim super bem cuidado, lá também tem uma feira orgânica, onde você pode comprar os mais variados tipos de alimentos.

Também é possível provar comidas típicas das culturas homenageadas e levar pra casa delícias como geleias, linguiças, queijos, mel, vinhos e conservas.

Le Jardin Parque de Lavanda

dicas turismo em gramado

Outro ponto de interesse para quem vai fazer turismo em Gramado é o Le Jardin Parque de Lavanda.

Inspirado nos famosos campos de lavanda franceses, o lugar atrai turistas de todos os cantos para passar uma tarde e fazer um delicioso passeio ao ar livre.

No jardim você encontra uma estufa de produção de flores, uma lojinha e um café. A entrada é gratuita e a época do ano mais procurada é entre outubro e dezembro, quando as lavandas estão floridas e o lugar está enfeitado para o natal.

Museu de Cera Dreamland

Os museus de cera fazem muito sucesso em países do exterior, mas nem sempre dá para ir tão longe ver essas estátuas de pertinho, né?!

A boa notícia é que nem precisa! Em Gramado está o primeiro museu de cera da América Latina e o único do Brasil, o Dreamland Museu de Cera.

Ao todo, são mais de 90 réplicas de cera de personalidades famosas e cenários temáticos que impressionam quem visita pela primeira vez.

Quem está planejando uma viagem em família com os filhos, não pode deixar o museu de fora do roteiro de turismo em Gramado.

O passeio vai render fotos muito legais com personalidades para lá de conhecidas. Já imaginou uma foto de família junto com o Rei Pelé? Ou com o famoso Harry Potter?

Quem sabe uma com as crianças ao lado do grande Shrek? Com certeza a diversão é garantida!

Mini Mundo

viagem para gramado turismo em gramado

Outro ponto turístico em Gramado ideal para quem está viajando com a criançada é o Mini Mundo, uma cidade em miniatura com mini construções dos pontos turísticos mais conhecidos do mundo!

Há 34 anos, a atração cheia de detalhes e história vem sendo construída. De tempos em tempos, novas miniaturas aparecem por lá – então, mesmo que você já tenha visitado o Mini Mundo outras vezes em que fez turismo em Gramado, vale a pena voltar para conferir as novidades, que são 24 vezes menores que o tamanho real.

Mas nem vai pensando que a atração é só para crianças, viu?! Os adultos também adoram e ficam super impressionados com a riqueza de detalhes.

Com motivos, né? São cerca de 2.500 habitantes na cidade entre prédios, casas, carros e pontos turísticos famosos.

Parque de neve Snowland

Você não precisa esperar o inverno chegar para brincar na neve! É só ir para Gramado e conhecer o Snowland, primeiro parque de neve indoor das Américas, que é parada obrigatória na hora de fazer turismo em Gramado.

Quem já conhece neve, pode reviver o momento e, quem não conhece, tem a oportunidade de ver de pertinho e ainda levar toda a família para se divertir.

Pensada para turistas de todas as idades e tipos, o Snowland conta com mais de 10 atrações reunidas para curtir nas grandes montanhas.

E, vamos contar, são tantas atividades que apenas um dia é pouco para conhecer tudo! Entre os esportes mais procurados estão a patinação no gelo, esqui e snowboard, snow kart em motoneves elétricas, airboarding para descer montanhas em colchões infláveis e esquibunda.

Vale a pena se jogar na diversão em sua viagem para Gramado!

Gramado Zoo

dicas viagem gramado turismo em gramado

Qual criança não gosta de ver de perto vários animaizinhos? Se você está viajando em família, já coloca o Gramado Zoo entre os pontos turísticos de Gramado: um dos zoológicos mais inovadores do Brasil, que traz um novo conceito para o ramo e se preocupa com a preservação das espécies.

Para quem está acostumado com zoológicos em que os animais ficam enjaulados, pode ir mudando de ideia. Por lá, os animais vivem livres em viveiros super grandes que simulam o habitat natural de cada um deles.

E a única coisa que separa os visitantes dos animais são vidros blindados!

Também dá para participar de passeios durante a noite com guias para ver como é a vida noturna dos animais.

Fala se não é um programão para acrescentar no roteiro da sua viagem?! A garotada vai adorar!

Passeio de Maria Fumaça

A Maria Fumaça é uma atração tradicional em Gramado, e é muito difícil que alguém que vá para a Serra Gaúcha pela primeira vez deixe de fazer o passeio.

Saindo de Gramado, a rota passa por mais três cidades (Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa) em um trajeto de mais ou menos 1h30.

Durante o passeio você ainda pode degustar muitos tipos de vinhos, espumantes, queijos e outras delícias. Além, claro, de apreciar belas paisagens e curtir as apresentações artísticas que tomam conta dos vagões.

Natal Luz de Gramado

turismo em gramado natal luz

Lá em Gramado já está aberta a temporada de Natal Luz! Todo ano, a cidade faz um super Natal com decorações e espetáculos que vão desde o final de outubro até o começo de janeiro.

A festa é a mais esperada do Brasil e muito tradicional em Gramado.

Se você quer ver de pertinho muitos Papais Noéis, guirlandas, renas e enfeites, tem que se programar com antecedência.

Essa é a época do ano em que a cidade fica mais cheia – e recebe tantos turistas, que não é nada fácil encontrar acomodações para quem decide viajar de última hora.

Para quem quer participar desse momento único e especial, mas está com o orçamento apertado, a dica é organizar tudo com o máximo de tempo que puder e priorizar as atrações gratuitas – que acontecem pelas avenidas da cidade durante todo o natal.

Outros passeios de turismo em Gramado

Passar pela Rua Torta é outro passeio para complementar seu roteiro de turismo em Gramado.

Além de ser muito bonita, com flores e árvores que encantam os turistas, a rua lembra um dos pontos turísticos mais famosos de São Francisco, na Califórnia. Vale a pena visitar e brincar com as fotos.

Já para quem está em uma viagem romântica por Gramado, a Fonte do Amor Eterno, inspirada na famosa Fontana de Trevi, é parada obrigatória.

Por lá, diversos casais prendem seus cadeados na fonte e jogam a chave lá dentro para eternizar o amor.

E para quem está viajando em família com filhos, o Mundo do Chocolate é um ponto turístico imperdível de Gramado! Imagine um mundo inteiro de chocolate?

Lá você vai dar a volta ao mundo com peças feitas inteiramente de chocolate. No final, ainda rola uma degustação! É ou não é para a criançada delirar?!

Restaurantes e passeios gastronômicos em Gramado

São tantas opções de restaurantes em Gramado que o turismo gastronômico é quase obrigatório. Os valores dos restaurantes são altos, mas os pratos super bem servidos podem ser divididos com até três pessoas e todos saem satisfeitos.

Sem contar as opções super variadas com pratos típicos brasileiros, orientais, alemães e suíços.

Por lá você ainda terá a facilidade de ter acesso a transfers que te buscam no hotel e te levam até o restaurante, e vice-versa.

E vale a pena conferir se existe algum convênio entre seu hotel e redes de restaurantes para aproveitar descontos.

Turismo em Gramado no Inverno

O inverno é a estação do ano preferida de quem quer fazer turismo em Gramado. E com razão, né?!

A cidade fica localizada na serra e tudo fica muito mais charmoso e romântico durante os meses mais frios.

Se sua viagem é durante o inverno, se jogue na Av. Borges de Medeiros, a principal de Gramado, para aproveitar as chocolaterias e restaurantes.

A Rua Coberta é outro ponto turístico certeiro – faça chuva ou faça sol! Ali, você vai poder levar o companheiro de viagem para jantar em grande estilo (não pode esquecer o fondue, hein?!)

Agora, se sua intenção é ver neve, não vá contando com a certeza disso. Não é sempre que acontece isso na cidade e você pode acabar se decepcionando.

Para quem quer brincar de neve de qualquer forma, o parque Snowland te espera com pistas de patinação e muitas lojas legais!

Passagens Aéreas Promocionais para Gramado

Já está planejando sua viagem para Gramado? Aqui no Passagens Promo você encontra as passagens aéreas mais baratas para curtir todas as melhores atrações da Serra Gaúcha.

Não esqueça de se cadastrar no nosso alerta de preço para acompanhar as alterações de preço. Faça sua busca e comprove!

Recomendado para você
Viagem para o sul do Brasil: Top 15 destinos imperdíveis na região Sul

Viagem para o sul do Brasil: Top 15 destinos imperdíveis na região Sul

Passagens Promocionais para Porto Alegre

Passagens Promocionais para Porto Alegre

Melhores destinos nacionais

Melhores destinos nacionais