Turismo gastronômico: Principais destinos no Brasil e no Mundo

Você já ouviu falar em turismo gastronômico?

Se você considera conhecer os pratos típicos do destino, experimentar novas formas de se fazer uma receita que já conhece, e encontra prazer em todas as atividades que envolvem essas coisas, provavelmente você já praticou o turismo gastronômico.

Essa modalidade de turismo que tem ganhado força no mundo, é um convite para ir além da contemplação de lindas paisagens e pontos turísticos e estar disposto a experimentar também novas sensações.

O que é turismo gastronômico ou culinário?

O turismo gastronômico é a tendência de apreciar sem pressa a culinária local do destino.

É entender que os pratos típicos também são uma parte importante da experiência dos turistas para vivenciar um destino.

Em muitos lugares, a gastronomia é por si só uma atração.

Assim como deixar de comer pizza ou qualquer outra massa na Itália é quase um crime, destinos bem mais próximos também são famosos pela culinária.

Um exemplo é o pão de queijo de Minas e o chimarrão no sul do Brasil, ambos fazem parte da experiência de vivenciar o destino.

A importância da gastronomia para o turismo

Assim como os pontos turísticos e a história da cidade, a culinária e os pratos típicos também fazem parte da cultura local e devem ser entendidos como tal.

Por isso, é importante tirar um tempo da viagem para apreciar os principais restaurantes locais.

Pegue dicas com outros viajantes e, se possível, com os próprios moradores. Evite as grandes redes de fast food e se jogue em opções de restaurantes que estão habituados a servir comidas típicas do destino.

Desta forma, você colabora com a economia local e ajuda a população a se desenvolver economicamente.

Como se desenvolve o turismo gastronômico

turismo gastronômico comida tipica dicas

O turismo gastronômico propõe ao viajante uma experiência diferente em relação a conhecer a culinária local.

Além de experimentar os pratos típicos da região, o viajante também pode participar ou acompanhar o processo de produção de algum produto típico do destino.

É comum encontrar tours por cervejarias, por fábricas de chocolate e vinícolas que oferecem a opção de participar do processo de pisar nas uvas para a produção dos vinhos.

Assim, você terá uma experiência completa, que vai muito além de comer. É uma imersão na história dos produtos, alimentos e na cultura local como um todo.

A quem se destina o turismo gastronômico

É difícil definir um único público, mas no geral, o turismo gastronômico se destina aos viajantes que buscam por uma experiência completa de viagem, seja com amigos ou com a família e não estão com pressa de deixar o destino.

É uma espécie de bônus para quem se dispõe a explorar o destino na sua totalidade e não só tirar selfies legais ou percorrer os principais pontos turísticos.

O turismo gastronômico se encaixa no turismo de experiência, modalidade onde são vendidas atrações que dão ao viajante a oportunidade de explorar uma nova vivência, que geralmente possui em comum, a aproximação do turista com a cultura local.

Tour Gastronômico no Brasil

Não é segredo para ninguém que o Brasil é um país diversificado, cheio de culturas e muitos sabores – por aqui, o turismo gastronômico já está caindo nas graças da galera!

Pensando nisso, separamos algumas regiões nacionais para incluir no roteiro que, além de lindas, vão te conquistar pelo estômago!

Turismo gastronômico no Norte

turismo gastronômico norte do Brail

A região norte do Brasil é ideal para quem quer fazer um turismo gastronômico mais exótico.

A biodiversidade local é tão grande, que é fácil encontrar pratos típicos com ingredientes para lá de exclusivos, como algumas espécies animais e vegetais.

Por lá, vai ser difícil encontrar pratos que não levem peixes e frutos do mar.

Os Estados do Amazonas, Amapá e Rondônia, por exemplo, possuem peixe como ingrediente principal da culinária local. São muitas espécies e diferentes formas de cozinhar e provar.

Já no Acre, a culinária tem influência síria, libanesa, paraense e nordestina – e os pratos lá vão desde quibe de mandioca ao baião de dois, uma mistura exótica e que agrada os viajantes.

O Pará também tem ingredientes especiais: a castanha do pará está em quase todos os pratos e o açaí, a sensação do momento, é unânime nas receitas.

Turismo gastronômico no Nordeste

turismo gastronômico brasil nordeste

Todos os estados do nordestinos tem litoral, então já dá para imaginar que os frutos do mar e os peixes estão em peso na culinária nordestina, né?!

O tempero é outra grande marca dos pratos típicos dos estados do nordeste (você com certeza já ouviu falar ou provou o azeite de dendê!).

Para quem quer conhecer os pontos principais da culinária nordestina, a Bahia é o destino perfeito. Na capital, Salvador, você encontra uma mistura dos pratos mais típicos do estado.

Para experiências diferentes, Alagoas, além da culinária comum, é muito famosa por oferecer carnes de búfalo e avestruz.

Pernambuco merece destaque no seu roteiro gastronômico pelo Brasil.

O Estado é o terceiro polo gastronômico brasileiro e tem muitas opções de pratos, receitas e misturas que pegam um pouquinho de cada ingrediente e montam refeições incríveis, que fazem sucesso entre os visitantes.

Turismo gastronômico no Sudeste

turismo gastronômico sudeste

O centro econômico do país também surpreende com a gastronomia variada e especial!

São Paulo tem um lugar especial no roteiro de quem quer fazer um tour gastronômico no Brasil, já que a capital é uma das mais diversas culturalmente.

Tanto na cidade de São Paulo quanto nas cidades do interior, os pratos típicos e quitutes merecem atenção.

Já para quem quer fazer um roteiro provando cervejas artesanais e chopps, Rio de Janeiro é o destino perfeito – o calor e o cenário praiano combina, né?!

Se estiver de passagem por lá, vale a pena separar um dia da viagem para fazer a “rota cervejeira”.

Agora, o prêmio de melhor destino para fazer turismo gastronômico no sudeste é de Minas Gerais! A culinária mineira é tão popular que dá para encontrar um restaurante com pratos típicos em todo lugar do Brasil.

A lista é grande, mas os pratos mais famosos são: pão de queijo, queijo com goiabada, frango com quiabo e uma cachaça para fechar com chave de ouro!

Turismo gastronômico no Sul

turismo gastronômico sul brasil

Para o lado Sul do país, fazer turismo gastronômico é quase como ir ao exterior, tamanha são as influências alemãs, italianas, polonesas, ucranianas e holandesas.

Ainda assim, dá para encontrar algumas influências de origens indígenas – como o chimarrão, por exemplo. A mistura deixa a cultura sulista muito mais interessante!

Em Santa Catarina o destaque vai para as ostras e camarões, já que o Estado é o maior produtor de ostras do Brasil.

Já no Rio Grande do Sul, são os vinhos que fazem o maior sucesso – e rola até tours para provar vários! Paraná é a região ideal para os fãs do pinhão, o ingrediente mais marcante da culinária.

Turismo gastronômico no Centro-oeste

Está aí uma região que tem influência de todas as outras partes do Brasil! Por lá, são os peixes de água doce que fazem sucesso.

A culinária da região centro-oeste tem muitas receitas e pratos de outras regiões, mas com um toque especial!

Em Goiás, o destaque vai para o empadão goiano, que é o símbolo da culinária local. Já no Mato Grosso, pode ficar preparado para encontrar muitos pratos com peixes típicos da região.

Mato Grosso do Sul, por sua vez, tem uma culinária com muitas influências da Bolívia e Paraguai, países vizinhos.

Principais destinos para Tour Gastronômico no Mundo

turismo gastronômico mundo

Se você enxerga a gastronomia como parte das atrações do destino, com certeza faz parte do grupo de pessoas que se dispõem a cruzar o oceano para experimentar um prato de comida, ou participar da atividade da produção de algum produto famoso no destino, como queijos, vinhos e até chocolate.

Confira então quais são os principais destinos internacionais para fazer um tour gastronômico.

Paris – França

Paris é uma cidade famosa pelo seus pontos turísticos grandiosos e pelo charme da sua arquitetura. A culinária local sempre fez sucesso entre os visitantes.

Várias agências promovem passeios pelos cafés, restaurantes, padarias e as chocolaterias mais famosas da cidade.

A culinária francesa é famosa no mundo todo e não é de se espantar que as pessoas já reconheçam que os pratos típicos também fazem parte da experiência de conhecer o país.

Florença – Itália

Os apaixonados por massas e vinhos definitivamente iriam amar uma viagem dessas. A Itália é um país com vários destinos com a gastronomia rica.

Quem quiser experimentar os pratos mais simples feitos com ingredientes frescos e refinados, pode visitar a região da Toscana.

Florença é conhecida pelos tomates, presuntos, azeite de oliva e salame. O principal e mais famoso prato da cidade é a bistecca alla Fiorentina, um bife grosso e bem macio servido em diversos restaurantes da cidade.

Cidade do México – México

O México é um país de sabores fortes e com pratos famosos no mundo inteiro, como por exemplo os tacos, a guacamole e a tequila. A Cidade do México é um destino incrível para quem estiver em busca de um tour gastronômico pela cidade.

Por lá, você também encontra vários mercados que vendem ingredientes raros e importados. É um lugar interessante para quem realmente gosta de cozinhar e está aberto para novas experiências.

Tóquio – Japão

O Japão é um país com uma cultura singular e uma opção incrível para quem quer fugir da mesmice e se arriscar em novas aventuras gastronômicas.

Além da diversidade dos pratos típicos e das iguarias, com as quais o ocidente ainda não se habituou, a capital também oferece diversas outras experiências.

Conhecida pela tecnologia de ponta, a capital do Japão promove experiências incríveis e modernas até dentro dos restaurantes.

No Robot Restaurant, por exemplo, você pode assistir lutas de robôs enquanto aprecia uma típica refeição japonesa.

Montevideo – Uruguai

Se você é uma dessas pessoas fanáticas por churrasco, Montevideo é o lugar ideal para você. Uruguai e Argentina sempre disputaram o título de melhores produtores de carne e ambos os países levam a disputa muito a sério.

De qualquer forma, quem decide fazer turismo gastronômico em Montevideo, não se arrepende da escolha.

Um dos lugares mais indicados para provar os pratos típicos da cidade é o Mercado del Puerto, onde você vai encontrar o famoso choripan, deliciosos bifes e as tão faladas parrillas uruguaias.

Passagens Aéreas em Promoção