Turismo na Rússia: quando ir, documentação e cidades turísticas

Famoso a princípio por sua imensidão territorial e frio intenso, esse país é surpreendente! O turismo na Rússia tem muito mais para oferecer aos visitantes!

Atraídos também pela rica herança cultural da alvoroçada história da Rússia, expressa nas atrações mais conhecidas do país, os visitantes ficam encantados com a polaridade russa!

Programe-se para conhecer o país que mistura o clássico e o exótico. Preparamos este artigo com dicas dos principais pontos de turismo na Rússia e informações importantes para que sua viagem seja assertiva e inesquecível. Vamos lá?

Turismo na Rússia: informações úteis

Turismo na Rússia

A Rússia está presente na Ásia e Europa ao mesmo tempo, tendo sua maior parte concentrada no leste europeu. Sua capital é Moscou e sua moeda, o rublo (RUB).

O país tem fronteira marítima com o Japão e o Alasca e surpreende pelos seus enormes palácios, jardins, catedrais, bons restaurantes e cultura referencial!

O crescimento do turismo na Rússia se deu logo após o período soviético, primeiro com o turismo doméstico e posteriormente com o turismo internacional.

Dizem que os russos são frios. Este é um estereótipo equivocado. Um exemplo é a delicadeza dos movimentos de balés como Kirov e Bolshoi ou as tocantes melodias de Tchaikovsky. Sem falar da literatura de Pushkin, Dostoievski e Tolstoi.

Documentação necessária para viajar para a Rússia

Cidade turistica em turismo na Rússia

Fonte:  Pixabay

Turismo na Rússia: visto ou não? Para turistar em solo russo, não é necessário o visto para permanência de até 90 dias a contar do dia da chegada no país.

O documento oficial exigido será o passaporte válido. Eventualmente o RG pode ser solicitado por alguma autoridade local, portanto, leve-o também. Veja mais da papelada que será solicitada:

Se você pretende ficar menos de 7 dias nas cidades russas, saiba que não será necessário o Registro Migratório. Porém, sugerimos que tenha com você sempre o comprovante de passagem de volta e os de hospedagem para confirmação.

O idioma é um problema?

Turismo na Rússia idioma

Fonte: Pixabay

O alfabeto cirílico é bem diferente das línguas que temos mais contato. Será difícil se comunicar com os russos. Saber inglês já ajuda, porém, apesar de toda boa vontade com os turistas, a maioria dos russos não fala inglês.

O ideal é contratar um guia em português ou espanhol. Assim você ficará mais seguro e à vontade, podendo usufruir de tudo o que a viagem poderá te proporcionar sem se preocupar em falar o idioma russo.

Como é o clima da Rússia?

O clima na Rússia tem influência continental, mas acaba passando por quatro climas diferentes: ártico, subártico, temperado e subtropical.

As estações em geral são bem definidas. De inverno prolongado com neve, primavera mais suave, verão curto e outono com chuvas.

Na época do Natal e do Ano Novo faz muito frio. É inverno e ele vai até o final de fevereiro, com frio e neve até meados de março. Você encontrará muita neve e temperaturas mínimas de -19º e máximas de até -9º. Vá bem agasalhado!

Depois do inverno chega a primavera russa, com temperaturas um pouco mais amenas. Em maio a neve já terminou de derreter. No final de setembro e início de outubro o clima em cores outonais aparece.

Os meses de junho, julho e agosto determinam o verão, e com ele, a alta temporada. É também períodos de férias para os russos e turistas.

Quando ir para à Rússia?

Quando ir para à Rússia?

Fonte: Pixabay

A maior parte dos turistas prefere ir para um turismo na Rússia no início do verão e no outono. Os locais dividem espaço com turistas que buscam curtir o país no verão! Mas lembre-se que será alta temporada e os preços estarão mais altos.

No verão aproveite as festas e o clima ameno com mínimas de 13ºC e máximas de 23ºC. É nessa época que acontecem as famosas noites brancas, quando o sol leva muito mais tempo para se pôr, fazendo as noites parecerem dia!

Se preferir curtir a média temporada em abril e maio em turismo na Rússia, as temperaturas vão variar entre 1ºC e 10ºC, com grama, árvores cheias de folhas, tudo muito colorido. É ideal para quem quer fugir da alta temporada e também do frio!

De setembro a novembro, encontrará temperaturas suaves, sem frio intenso do inverno e sol forte de verão, e contemplará as folhas amarelas caídas das árvores, formando tapetes lindos, época marcante na Rússia.

Afinal, turismo na Rússia é perigoso?

Vamos usar o Brasil como parâmetro, ok? Comparado ao nosso país, a Rússia tem uma taxa 50% menor que o Brasil em furtos, roubos, homicídios e latrocínios, tendo quase três vezes menos homicídios que nosso país. O turismo na Rússia não é perigoso!

As condições locais variam, mas por conta de atentados terroristas na Europa e pelo país ter sediado a Copa do Mundo 2018, os lugares (shoppings, metrôs, lojas, alguns hotéis) têm detectores de metais, além de policiamento presente todo o tempo.

A Rússia é um país tranquilo mas violência infelizmente existe em todo lugar e é bom se prevenir ficando atento, cuidando dos pertences, como em qualquer outro lugar por onde se vá!

Passagens aéreas para a Rússia

As passagens aéreas para turismo na Rússia costumam ser o item mais caro da viagem, não é mesmo? Procure fazer pesquisa de preço com antecedência.

Use um site comparador de passagens para encontrar os menores preços com as melhores empresas aéreas. O Passagens Promo pode te ajudar nessa!

Procure pesquisar em dias e horários alternados e se puder escolher as passagens para dias de semana, melhor ainda, pois aos fins de semana e feriado os preços são mais altos.

Passagens aéreas para Rússia
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

Turismo na Rússia: cidades turísticas

Turismo na Rússia cidades turísticas

Fonte: Proddigital

Vamos aos atrativos da cidades da Rússia? Começando por sua capital, Moscou, importantíssima para o país, abriga os principais pontos turísticos, além de reunir o centro político, histórico, econômico e científico russo.

Depois falaremos de São Petersburgo, Ustyug, Cazã, Sochi, Nizhny Novgorod, finalizando em Volgograd. Veja no mapa abaixo por onde você irá passar:

Mapa turístico da Rússia

1. Moscou

Moscou Turismo

Fonte: Sputnik Brasil

O que fazer em Moscou? Comece pelo principal local visitado, a Praça Vermelha. Cheia de história e monumentos lindíssimos, já foi palco da Revolução Russa e de desfiles militares na era soviética.

Na praça está a colorida Catedral de São Basílio e o Kremlin de Moscovo, residência oficial do presidente, com cinco palácios, quatro catedrais e uma muralha com torres. Para desfrutar da gastronomia local vá ao Mercado Danilovsky e nas Galerias Glavny.

O Teatro Bolshoi, sede da Companhia de Balé Bolshoi é uma das atrações imperdíveis, além dos circos Nikulin Moscow e Great Moscow State. O bairro de Arbat é uma boa pedida para a noite badalada, próximo ao teatro, nos arredores da estação de metrô Tchistye Prudy.

-> Passagens aéreas para Moscou na Promoção

2. São Petersburgo

São Petersburgo turismo

Fonte: Pixabay

Considerada o centro cultural do país, com mais de cinco mil estátuas de Lênin nas praças públicas, lindos canais e pontes, museu e catedrais, a charmosa São Petersburgo é conhecida como a Veneza do Norte.

Vá ao Museu Hermitage, atualmente considerado um dos mais antigos e maiores do mundo. Visite a Catedral de São Isaac.Não deixe de ver o cartão postal de Petersburgo, Savior on the Spilled Blood (Catedral do Salvador do Sangue Derramado).

Conheça Peterhof Palace, conjunto de palácios e jardins, a 30 quilômetros de São Petersburgo e faça um passeio de barco no Rio Neva.

Veja também o Palácio de Catarina, passando pelo centro na volta para almoçar por ali! Visite a Smolny Catedral, depois o Yusupov Palace, seguido do Museu da Rússia e o Palácio Mariinsky.

3. Cazã/Kremlin de Kazan

Cazã turismo

Fonte: Pixabay

Cazã, às margens do rio Kazanka é uma fortaleza de muito valor histórico e cultural e também a residência do presidente da República do Tartaristão.

Patrimônio mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (UNESCO), possui várias construções históricas e museus. Visite a Mesquita Kul Sharif, símbolo do Canato de Kazan. É maravilhosa e abriga o Museu do Islã. Imperdível!

Outra atração que você vai gostar de ver no Kremlin de Kazan é a Torre Soyembike, de 58 metros. Com uma inclinação de quase 2 metros, a torre é constantemente associada à Torre de Pisa.

Faça um passeio pela orla de Kremlin de Kazan e aprecie sua vista, em especial, ao entardecer! Visite também a Catedral de Pedro Paulo, em estilo barroco russo, o Palácio da Família e o Palácio do Produtores Agrícolas.

4. Sochi

 Sochi russia

Fonte: Our Russia

Para você que procura pontos turísticos na Rússia, ao sul do país está Sochi, famosa por suas praias na costa do mar Negro que ficou mais conhecida no Brasil ao sediar as Olimpíadas de Inverno em 2014, depois recebeu a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2018!

Sochi tem museus e monumentos que contam a história de antes e depois da União Soviética. Aprecie a comida típica russa e do leste europeu em um de seus mimosos restaurantes!

Vá conhecer o Sochi Arboretum, um parque com jardins e aves exóticas, com vista para o Mar Negro. Para absorver cultura, o Museu de Arte tem uma bela arquitetura e expõe pinturas clássicas e obras modernas de artistas contemporâneos e locais.

Não deixe de ir ao Parque Nacional de Sochi. Com cachoeiras, vegetação rica e animais sempre livres por lá, como o leopardo persa e o bisão europeu, o local oferece área de camping para quem quiser ficar até o sol raiar em meio à paisagem natural deslumbrante!

5. Nizhny Novgorod

Nizhny turismo

Fonte: Domínio Público

Entre os rios Oka e Volga está Nizhny Novgorod, uma das cidades mais belas da Rússia. Listada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, teve o complexo arquitetônico Kremlin construído no século XVI junto ao rio.

A fortaleza é rodeada por dois quilômetros de muros e 13 torres. Por estar em uma posição mais elevada, garante uma bela vista para o rio e para a parte mais moderna da cidade.

6. Volgograd

Volgograd turismo

Fonte: Domínio Público

Volgogrado é uma cidade de forte contexto histórico. Já foi palco da história da Batalha de Stalingrado, uma das mais sangrentas e decisivas da Segunda Guerra Mundial.

Este evento ainda hoje é apontado por vários monumentos espalhados pela cidade. O maior e mais exuberante deles é a estátua Mãe Pátria, de 85 metros de altura, erguida pelos soviéticos para lembrar a batalha em que morreram cerca de dois milhões de pessoas.

Não deixe de visitar o museu a céu aberto dedicado à Batalha de Stalingrado, e o grandioso Hall da Fama Militar, panteão onde uma chama intermitente brilha em memória aos heróis das Forças Armadas do País.

Gastronomia na Rússia

Gastronomia na Rússia

Fonte: Pixabay

A culinária russa sofre bastante influência regional, preservando a tradição com seus pratos típicos, marcante em carboidratos e ensopados.

Diferente da do Brasil e também muito saborosa, uma das delícias que nós conhecemos bem é o strogonoff! Sim, ele veio da Rússia, não da França, como muitos pensam.

Os pãezinhos com recheios diversos, chamados Piroskis também fazem sucesso na Rússia. Não deixe de provar, além das famosas panquecas russas (blinís).

Experimente também o Pelmeni, parecido com um ravióli com recheio de carne e creme de leite fresco. O Borscht, a sopa a base de beterraba com batata e carne, servida quente com creme de leite russo como acompanhamento.

Ah, mas tem um pastelzinho daqueles também, o khinkali. Ele é cozido e recheado de carne ou cogumelo. Peça também o frango à Kiev, um dos pratos mais famosos da Rússia, preparado com peito de frango e recheado com ervas finas e manteiga.

Vá jantar no Restaurante Karlson, em Moscou. Ele fica a 225 metros de altura, no topo de um prédio com vista panorâmica. Com menu a la carte, tem opções de degustação da cozinha moderna russa, doces tradicionais e deliciosos drinks!

Dicas de viagem para turismo na Rússia

Dicas de viagem para turismo na Rússia

Fonte: Pixabay

Vamos às dicas e curiosidades para turistas na Rússia, para você não fazer feito. Afinal, ao visitarmos um país estrangeiro é bom estar atento às regras de comportamento e diferenças culturais para evitarmos constrangimentos e aborrecimentos. Saiba:

Passagens aéreas Rússia na promoção

Agora que você já tem todas as informações e dicas de turismo na Rússia, que tal começar a olhar os melhores preços de passagens aéreas para a Rússia no site do Passagens Promo?

Aproveite para nos seguir nas redes sociais e ficar por dentro de várias promoções para destinos incríveis e dicas de viagens! Viaje com economia. De Promo, você pode!

Passagens aéreas para Rússia
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾
Recomendado para você
O que fazer em Moscou: 19 atrações imperdíveis na capital da Rússia

O que fazer em Moscou: 19 atrações imperdíveis na capital da Rússia

Lugares frios para viajar: os 18 melhores destinos no inverno

Lugares frios para viajar: os 18 melhores destinos no inverno