Turismo no Acre: principais pontos turísticos, rotas e ecoturismo

Se tem vontade de saber sobre turismo no Acre, saiba que não está só!

Muitas pessoas se interessam em conhecer este Estado, tão distante do litoral brasileiro e dos pólos econômicos do centro-sul.

Esse destino reserva muitas surpresas! O estado do Acre vem se desenvolvendo cada vez mais, com história, cultura e turismo andando lado a lado com seu crescimento.

No momento, destacam-se os municípios de Tarauacá, Xapuri, Cruzeiro do Sul e sua capital, Rio Branco.

Turismo no Acre: Informações gerais e sua história

O turismo no Acre é crescente, assim como sua população, que hoje beira 900 mil habitantes.

O Acre foi o último território a ser adquirido pelo Brasil, em 1903, que antes pertencia à Bolívia.

Na região está registrada essa história, assim como a dos conflitos políticos enfrentados até a compra do território e do reconhecimento do Acre como um Estado brasileiro!

Um ótimo lugar para se visitar, com atenção para o calor típico do norte do Brasil e uma umidade que surpreende visitantes!

Principais atrações e pontos turísticos no Acre

Turismo no Acre pontos turisticos

Um dos atrativos do Acre é a gastronomia local, muito diversa por ter influências brasileiras, bolivianas, peruanas, portuguesas e até mesmo libanesas.

A Floresta Amazônica fornece uma ampla quantidade de temperos e, pela presença de muitos rios, os peixes também se encontram em muitos pratos típicos.

Para além disto, a Amazônia brasileira também pode ser apreciada no Acre, com uma fauna e flora admirados mundialmente.

Há muito o que fazer no Acre, como por exemplo, visitar algumas comunidades indígenas, ou cidades cheias de informação sobre a história do Acre e da extração de látex.

O turismo no Acre é livre para ter seu espaço e sua história explorados por turistas em qualquer ordem, mas algumas rotas se tornaram mais populares por traçarem um bom trajeto entre os pontos comuns dos destinos acreanos.

Parque Ambiental Chico Mendes, em Rio Branco

Turismo no Acre dicas parque chico mendes

O mais popular dos parques, situado na capital, é o Parque que foi nomeado em homenagem ao ambientalista Chico Mendes.

Sendo uma área de preservação ambiental, a natureza é bem conservada e pode ser apreciada em trilhas pelo meio da mata.

Há um parquinho com brinquedos ótimos para as crianças, além de um mini zoológico com algumas espécies protegidas.

Por sua grande popularidade, os comerciantes fazem sucesso vendendo artesanatos típicos da região. Uma lembrança perfeita do passeio pelo Acre!

Parque da Maternidade, em Rio Branco

Enquanto o Parque Chico Mendes é mais frequentado por turistas, o Parque da Maternidade é um local comum para os moradores da região.

Há um lugar super tranquilo para ler, na Biblioteca da Floresta, especialmente para conhecer histórias sobre o Acre e suas origens.

Mas agitação também encontra seu lugar neste parque, desde jogos de mesa ou brincadeiras no playground até práticas esportivas como capoeira, skate e ciclismo.

O lugar também está bem equipado com lanchonetes, restaurantes e até espaços para shows!

Palácio Rio Branco, em Rio Branco

Turismo no Acre pontos turisticos

A atual sede do governo do Acre se localiza no Palácio Rio Branco, um belo edifício inspirado em construções gregas.

O palácio é aberto a visitação, tanto para moradores quanto para turistas, e oferece passeios guiados para conhecer seu interior.

A visita é uma rica aula de história, contando não apenas sobre a formação do Acre, mas também de várias tribos indígenas brasileiras.

As exposições registram marcos históricos, símbolos de grande importância e até objetos comuns, cotidianos de antigamente.

Tanto os usados pelos indígenas, ou pelos extratores de látex ou até mesmo pelos colonizadores, séculos atrás.

Parque Nacional da Serra do Divisor, em Cruzeiro do Sul

Turismo no Acre pontos turísticos

O Parque Nacional se situa na fronteira entre o Brasil e o Peru, sendo divisor das águas do rio peruano Ucayali e o rio brasileiro Juruá.

Por estar próximo do bioma dos Andes, esta unidade de conservação ambiental é considerada como a parte mais diversa em biodiversidade na Floresta Amazônica!

O parque é aberto a visitação para contemplar sua belíssima natureza, ou para presenciar registros fósseis conservados ali.

Outra grande atração é o contato com as tribos indígenas na reserva presente às margens do rio Moa.

Neste lugar, frequentemente são realizadas algumas atividades culturais que envolvem os visitantes e os moradores.

Museu Casa de Chico Mendes, em Xapuri

Um ponto muito visitado por turistas que querem conhecer sobre Chico Mendes e também por alunos de várias escolas acreanas.

A casa onde morou o ambientalista Chico Mendes foi preservada ao máximo e eventualmente restaurada, em sua memória e homenagem.

Chico Mendes representou a luta protagonizada pelos seringueiros, que dependiam da preservação da Floresta Amazônica para continuar seu trabalho.

Em oposição, fazendeiros da época que desejavam queimá-la para ter mais espaço para o plantio. Conflitos e outros eventos como este são lembrados na Casa Chico Mendes.

A casa é simples, mas contém muita história em seu interior, contendo todos os móveis originais e recebendo visitas guiadas.

Passarela Governador Joaquim Macedo, em Rio Branco

o que fazer no Acre

Antigamente, o espaço havia sido construído apenas para os veículos, mas acabava sendo dividido com a população que queria cruzar a ponte.

Porém, com um fluxo de mais de milhares de pessoas por dia, isso rapidamente se mostrou inviável e perigoso.

Então, em 2006 foi inaugurada a passarela com uma pista exclusiva para pedestres e ciclistas. Hoje transitam mais de 20 mil pessoas por dia.

A ponte, com mais de 200 metros, atravessa o rio Acre e conecta o centro da cidade ao bairro do segundo distrito.

Esta obra foi acompanhada de várias outras reformas que se iniciaram no ano 2000, marcando a urbanização do Acre, que antes tinha mais de 70% de sua população em meio rural.

Festival Yawanawá, Aldeia Nova Esperança, em Tarauacá

Acre roteiro

Em meio a Tarauacá, acontece o festival Yawanawá, realizado graças à Associação Sociocultural Yawanawá, resgatando tradições indígenas de forma grandiosa.

A festa se foca no reencontro das comunidades indígenas Yawanawá entre si e com sua história e tradições mais primordiais.

Em uma nota publicada em seu site oficial, os coordenadores do festival anunciaram que ele não foi realizado em 2018 devido a uma grande demanda de ações e trabalhos comunitários em outros projetos.

Porém, em 2019 está prometido uma belíssima execução da 18ª edição, valorizando o respeito mútuo, à floresta e a tradição.

Turismo no Acre: Rotas Turísticas

Sabe quais as melhores rotas para aproveitar bem sua viagem ao Acre e explorar muitos pontos turísticos?

Alguns caminhos já são bem indicados e populares para quem visita. Cada rota se foca em um aspecto ou região diferente do Acre.

Conheça um pouco mais sobre cada uma delas pra saber sua preferida!

Caminhos das Aldeias

O vale do Juruá transpira naturalidade e biodiversidade. Se o festival Yawanawá te interessou, por essa rota se encontra muito mais sobre as tribos indígenas locais.

Esta rota contempla as cidades de Tarauacá e de Cruzeiro do Sul, onde acontece anualmente o ExpoJuruá, um evento de música ao vivo que traz músicos de várias regiões.

Juruá abrange também a Serra do Divisor, na qual foram encontrados vários geoglifos – marcas no solo que formam extensos símbolos e formas geométricas.

Arqueólogos que estudam estas formas defendem que foram usadas de forma ritualística por povos indígenas milenares, antes mesmo da chegada dos colonizadores no Brasil.

A rota dos Caminhos das Aldeias agrega muito conhecimento sobre a natureza, os povos que lá habitaram e habitam e a enorme biodiversidade da região, além de passar por cidades amistosas e equipadas para receber turistas!

Caminhos da Revolução

Se você pensa que o caminho até o reconhecimento do Acre como estado foi tranquilo, é bom incluir os Caminhos da Revolução no seu roteiro de viagem!

A rota passa por Porto Acre, Rio Branco e por Plácido de Castro, nome do líder da Revolução Acreana.

Durante quatro anos houve conflito armado entre o Peru, Bolívia e Brasil, contestando a posse de territórios na região do Acre.

O avanço brasileiro de maior sucesso foi o liderado por José Plácido de Castro em 1902, que decretou pela terceira vez a República do Acre, mas isto não interrompeu o conflito.

Apenas no ano seguinte, quando o Brasil e Bolívia assinaram o Tratado de Petrópolis, a guerra foi interrompida.

Nesta rota é possível ver várias praças com homenagens e museus e complexos turísticos contando em detalhes este momento da história do Brasil!

Caminhos de Chico Mendes

Dentre outras cidades, esta rota passa pela capital, Rio Branco, e por Xapuri, a cidade em que nasceu e viveu Chico Mendes.

Para conhecer e experienciar sobre a luta e o modo de vida dos seringueiros no Acre, a defesa da Floresta Amazônica e os confrontos e atritos políticos que aconteceram, esta rota é ideal!

A trilha promete experiências únicas no contato com a natureza amazônica, num trekking que passa pelos principais pontos turísticos da região e mostra a vida de quem vive neste meio, sem faltar uma deliciosa culinária caseira!

E se você está se perguntando se a presença de tantos turistas e a estrutura para recebê-los não acaba prejudicando a natureza, saiba que é muito pelo contrário!

Com a ajuda dos fundos arrecadados pelo turismo, órgãos como o ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – conseguem melhorar em seu trabalho.

O de manter a proteção da natureza, reduzir ainda mais o desmatamento e conscientizar a população da grande importância de ações como esta!

Caminhos do Pacífico

Acre roteiro

E o turismo não ajuda apenas a natureza, mas também favorece o crescimento social e econômico das cidades do Acre!

Os Caminhos do Pacífico se focam na Estrada do Pacífico, que beneficiou amplamente o transporte e o comércio acreano.

Com um grande fluxo de pessoas, tanto moradores quanto de turistas, é frequente a presença de lojas e vendedores ambulantes. A região é a preferida por empreendedores para começar seu negócio.

A Estrada do Pacífico, também conhecida como Rodovia Interoceânica, é chamada assim por conectar o Brasil com o litoral do Peru, passando perto pela fronteira com a Bolívia e chegando às margens do Oceano Pacífico.

Sendo assim, a partir dela o Acre serve como porta de entrada para o comércio exterior no Brasil. A rota, então, é um ótimo lugar para presenciar a integração entre os diferentes países na fronteira, sendo uma importante rota do turismo no Acre.

Dica especial de turismo no Acre: roteiro de ecoturismo

Turismo no Acre

Difícil deixar de notar que a natureza exuberante em que vive o Acre é uma de suas grandes atrações.

Por isso, muita gente se aproveita para tornar este o foco da viagem: com o ecoturismo.

As práticas de estudos ou esportes integradas ao meio ambiente são um sucesso neste estado. A escalada e o rapel, por exemplo, são muito favorecidos em locais próximos dos Andes!

Na Floresta Amazônica, é cada vez mais comum a prática de observação de pássaros, tanto mais próximo de cidades, como em pontos de observação em Rio Branco, quanto misturados com a prática de trekking pela mata.

Academicamente, o bioma amazônico é um tesouro, frequentado por vários geógrafos, geólogos, biólogos, dentre outros.

Como referência, várias das rotas citadas aqui passam por pontos ótimos para o Ecoturismo, especialmente os Caminhos das Aldeias!

Tenha sempre em mente o princípio de respeito à natureza! É como dizem, no ecoturismo nada se tira a não ser fotos, nada se deixa a não ser pegadas e nada se leva a não ser recordações!

Passagens Aéreas para Rio Branco

E aí, se convenceu de que o Acre não só existe, mas possui muito a oferecer a quem visita?

O que falta então é fazer seus planos. Acompanhe o Passagens Promo, pelo site e pelas redes sociais, para não perder as melhores oportunidades de viagem!

E se estiver interessado, crie um alerta para receber as novidades direto no seu e-mail!

Passagens Aéreas na Promoção para Acre
Passagens aéreas saindo de
Latam Brasil SSA Salvador RBR Rio Branco 06 Nov 26 Nov R$ 1473 Latam Brasil CGR Campo Grande RBR Rio Branco 15 Nov 13 Dez R$ 1558 Latam Brasil AJU Aracaju RBR Rio Branco 20 Dez 26 Dez R$ 2086 Gol MAO Manaus RBR Rio Branco 22 Dez 15 Jan R$ 2225 Gol BSB Brasília RBR Rio Branco 27 Set 03 Out R$ 2426 Latam Brasil SJP São José do Rio Preto RBR Rio Branco 27 Set 03 Out R$ 2556
Recomendado para você
O que fazer em Rio Branco: os melhores passeios e pontos turísticos

O que fazer em Rio Branco: os melhores passeios e pontos turísticos