Turismo no Uruguai: 10 atrações imperdíveis e dicas de viagem

Já pensou em fazer turismo no Uruguai? Se não, esse post com certeza vai te fazer refletir sobre o assunto! São muitas opções de atrações para você descobrir o que o lugar tem de melhor para oferecer.

E para te ajudar, nós listamos alguns passeios que não podem ficar de fora do seu roteiro. Então vem com a gente conferir tudo o que você precisa saber para fazer turismo no país. Vamos nessa?

Turismo no Uruguai: cultura, gastronomia e diversão

Turismo no Uruguai

Localizada no sudeste da América do Sul, a República Oriental do Uruguai, ou como é popularmente conhecida, Uruguai, é um dos países sul americanos que fazem fronteira com o Brasil e a Argentina.

Colonizado pelos espanhóis, o território só teve sua independência reconhecida no ano de 1828. E após o período ditatorial que viveu entre os anos de 1973 a 1985, o país vive, atualmente, em uma democracia plena.

A base econômica do país é a agropecuária com ênfase na criação de bovinos e ovinos que são destinados, em sua maioria, à exportação.

Esse pequeno lugar foi um dos primeiros a adotar medidas à favor da democratização da sociedade e dos direitos civis. Sendo o primeiro a legalizar o divórcio, as uniões civis homoafetivas e a conceder às mulheres o direito ao voto.

Com uma população de aproximadamente 3,5 milhões de habitantes, o Uruguai é considerado um dos países com o maior índice IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da América do Sul.

Além disso, o país também possui o menor índice de corrupção da América Latina.

Tudo sobre o Uruguai

Tudo sobre o Uruguai

Agora que já te contamos um pouco sobre o Uruguai, separamos informações que podem te ajudar na hora de planejar a sua viagem para o país. São alguns dados básicos que podem te ajudar muito a se organizar.

Clima

O clima no Uruguai é temperado e úmido, com a média ficando em torno dos 17ºC. As quatro estações do ano são bem definidas com uma pequena diferença entre as regiões noroeste, leste e sul do país.

Na região ao extremo norte o clima costuma ser mais quente, oscilando entre os 18º e 19ºC e chovendo com certa regularidade, assemelhando-se ao clima subtropical temperado.

Já ao sul do país a temperatura média é de 16ºC e o índice pluviométrico é de 1000 mm anuais. As características dessa região são similares ao clima temperado marítimo.

Moeda

A moeda oficial utilizada em todas as transações comerciais é o peso uruguaio. O cheque pessoal também pode ser usado, mas o portador precisa de identificação para tanto.

O dólar americano também pode ser utilizado em alguns lugares como lojas, restaurantes e supermercados.

A cotação costuma ser similar em quase todas as casas de câmbio espalhadas pelo país e os cartões de crédito mais utilizados para a troca são o Visa e Mastercard.

Documentação para viajar para o Uruguai

Os cidadãos dos países membros do Mercosul não precisam do passaporte para fazer turismo no Uruguai.

Será necessária apenas a identidade, expedida pela Secretaria de Segurança Pública.Caso contrário o passaporte poderá ser utilizado como documento de identificação.

Os turistas brasileiros não serão impedidos de ingressar com documentos expedidos a mais de dez anos desde que estejam conservados, legíveis e com uma boa fotografia de identificação.

Como o Uruguai faz fronteira com o Brasil, é possível viajar de carro para lá. Mas para efetuar a travessia é necessária a carteira de motorista (a habilitação brasileira é aceita no Uruguai).

Também é preciso que a pessoa tenha um documento que ateste sua condição de turista e o passaporte, ou a identidade para identificação pessoal. A comprovação da propriedade do veículo também é obrigatória.

É importante que o motorista fique atento às novas regras de trânsito que estão vigentes no país para poder transitar dentro do seu território.

-> Passagens aéreas para Montevidéu na promoção

Passagens aéreas para o Uruguai

Passagens aéreas para o Uruguai

Mesmo com a possibilidade de ir de carro para o Uruguai, o jeito mais rápido, prático e seguro de chegar ao seu destino é de avião.

A gente sabe que às vezes os preços das passagens costumam ser uma das partes mais caras de uma viagem. Por isso é importante pesquisar bastante antes de decidir qual companhia contratar e economizar ao máximo!

E para te ajudar a fazer essa pesquisa o ideal é utilizar um site comparador de passagens que além de buscar pelas melhores companhias, busca também os menores valores!

Aqui no Passagens Promo, basta ativar um alerta de preços e caso ocorra alguma alteração no valor das passagens você será avisado. Prático, não é?

Quais cidades visitar no Uruguai?

Turismo no Uruguai

Quando pensamos em fazer turismo no Uruguai sempre imaginamos as cidades que são consideradas cartões postais do país como Montevidéu ou Punta Del Este.

Mas a verdade é que além desses belos lugares, existem muitas outras alternativas para conhecer.

É claro que um roteiro completo não pode desconsiderar os dois municípios, mas você pode incluir muitos outros além deles.

O Uruguai pode ser dividido entre suas cidades, suas praias e seus pequenos povoados localizados mais ao interior do país.

Turismo no Uruguai: as 10 principais atrações

Agora que você já sabe mais sobre o Uruguai, nós listamos algumas atrações que você não pode deixar de conhecer. São opções de lugares que atendem a todos os gostos. Não deixe de conferir!

1. Plaza Independencia em Montevideu

Turismo no Uruguai

Fonte: Pixabay

Situada no limite entre o centro novo da capital e a cidade velha, a Plaza Independencia é um dos principais pontos turísticos de Montevidéu. Além da bela arquitetura, a importância histórica do lugar é enorme.

Projetada pelo arquiteto Carlos Zucchi em 1837 e alterada pelo escultor Bernard Poncini em 1860, o lugar é uma boa opção de passeio econômico na cidade.

O conjunto que integra a praça ainda possui atrações como o Palácio Salvo, a Torre Executiva e o Edifício José Artigas ou Independencia onde está localizado o Museu da Casa de Governo.

Ao centro da região, podemos ver a estátua equestre do General José Gervasio Artigas. A obra, do escultor Angelo Zanelli, é muito famosa e uma das mais belas da cidade.

2. Casapueblo em Punta del Este

Turismo no Uruguai Casapueblo em Punta del Este

Fonte: FreeImages

Localizada a vinte minutos de Punta del Este, em Punta Ballena, a Casapueblo é considerada um dos pontos turísticos mais famosos do Uruguai. E atrai visitantes do mundo todo!

Idealizada pelo artista plástico uruguaio Carlos Páez Vilaró para ser a sua casa de veraneio. Atualmente o lugar possui um museu, um hotel, uma galeria de arte, um restaurante e um Cafe & Lounge Bar.

3. Farol de Colonia del Sacramento

Construído no século XIX o Farol de Colonia del Sacramento é uma das atrações mais populares da cidade de mesmo nome.

Como se localiza em um dos pontos mais altos do lugar, a vista panorâmica da cidade e do Rio da Prata que ele proporciona aos seus visitantes é maravilhosa!

Aproveite também para passear pelos arredores do farol. A cidade é linda e tem todo um charme rústico a ser explorado. E o Rio da Prata, que banha as suas terras, garante uma paisagem exuberante do local.

Para entrar, uma pequena taxa é cobrada e a atração fica aberta todos os dias de manhã até a noite.

4. Palácio Salvo em Montevidéu

Turismo no Uruguai

Fonte: Pixabay

Inaugurado em 1928, o Palácio Salvo se encontra na Plaza Independencia e é considerado um dos maiores edifícios da América do Sul. O local foi idealizado pelo arquiteto italiano Mario Palanti e é rico em detalhes externos e internos.

O lugar oferece visitas guiadas aos turistas e, durante o passeio, você irá aprender sobre seu contexto e sobre a história do país.

Lá você também poderá conhecer o Museu do Tango e o ingresso conjunto das atrações sai em torno de 300 pesos uruguaios.

5. Museo Ralli em Punta del Este

O Museo Ralli é uma daquelas atrações divertidas e econômicas que deixam a gente mais perto da cultura local. Além da entrada gratuita, o lugar deixa os visitantes deslumbrados com suas esculturas modernas e arte contemporânea.

Nomes famosos do mundo da arte e, principalmente, da América Latina compõem o acervo do museu. As exposições são permanentes e temporárias. Então fique de olho para saber qual vai estar acontecendo quando for visitar o lugar.

6. Museu do Teatro Larrañaga em Salto

Continuando o roteiro artístico pelo Uruguai, chegamos ao Teatro Larrañaga na cidade de Salto. O lugar, além de ter uma história linda, recebe vários espetáculos ao longo do ano.

Criado no século XIX, o teatro surgiu a partir do desejo dos cidadãos de Salto que decidiram que um lugar voltado para as manifestações culturais era necessário.

Desde então, já passaram pelos palcos do Larrañaga os mais variados tipos de produções e artistas. O que garantiu o reconhecimento local e nacional que recebe até os dias de hoje.

Fora a importância histórica do teatro, a sua beleza é, definitivamente, um dos maiores atrativos para os visitantes. O interior do lugar é lindo, rico em detalhes! Vale a visita!

7. Plaza Mayor em Colonia del Sacramento

Cercada por ruas de pedra, a Plaza Mayor é o principal ponto turístico do centro histórico da cidade de Sacramento. Aproveite o lugar para fazer um passeio mais tranquilo com a família.

A praça é linda e você pode ir nas atrações que ficam em volta do lugar. Tente comprar a entrada antes e não deixe de visitar os museus que ficam próximos da praça.

Também não perca a chance de ir ao Portón de Campo, que dá entrada à parte histórica da cidade.

Vá nas cafeterias e nos bares dos arredores. Se conseguir, dê uma volta na parte da noite. A praça tem uma iluminação muito bonita e os bares e restaurantes ficam abertos. Dá para aproveitar bastante!

8. Centros termais Guaviyú e Almirón em Paysandu

Quando pensamos em fazer turismo em terras uruguaias, mesmo no inverno, não imaginamos que o país tenha opções de passeios em lugares que tenham termas, não é mesmo?

Pelo menos, para nós brasileiros, não é um costume explorar esse tipo de turismo no Uruguai. Mas os uruguaios e argentinos costumam aproveitar bastante a oportunidade de se banhar nas águas quentes do país.

Por causa disso, as termas costumam ficar cheias o ano todo. E não é para menos, além da água quentinha, as paisagens em volta são deslumbrantes!

Não deixe de ir ao Centro termal de Guaviyú, o mais famoso de Paysandu. Suas águas são utilizadas para fins terapêuticos. E caso você decida se hospedar no lugar, os valores, que não costumam ser caros, ficam mais baratos ainda.

Também não pode faltar na sua lista uma visita às termas de Almirón. Que pela temperatura elevada, possuem propriedades medicinais e de relaxamento.

9. Parque Batlle e monumento La Carreta em Montevidéu

Localizado na Avenida Italia, uma das principais da cidade, o Batlle é considerado um dos principais parques de Montevidéu. Seu nome foi escolhido para homenagear o ex-presidente José Pablo Torcuato Batlle Ordóñez.

O lugar é lindo! Com muitas árvores e jardins que, sozinhos, já valem a visita. Mas você ainda terá a chance de conhecer outras atrações famosas da cidade que ficam dentro do parque.

É no Batlle que você encontra o Monumento La Carreta, um dos mais importantes da cidade. A obra, feita de bronze, é do escultor realista José Belloni.

A escultura, que consiste em uma carroça puxada por bois retrata os meios de transporte e carga que eram utilizados antigamentes e enche os olhos pela riqueza de detalhes de todas as suas partes.

Não deixe de ir ao Velódromo Municipal de Montevidéu, ou a Pista de Atletismo Darwin Piñerua. E para os amantes de futebol, o Estádio Centenário, onde acontecem as principais partidas do país, e o Museo del Fútbol ao lado da arena.

10. Plaza del Toros Real de San Carlos em Colonia del Sacramento

Conhecida também como Plaza Real de San Carlos, o lugar costumava ser o principal centro de eventos da cidade de Sacramento. Atualmente o lugar se encontra em ruínas.

Próxima ao centro histórico da cidade, a Plaza del Toros esteve em atividade por apenas dois anos desde a sua inauguração, em 1910. Como em 1912 o governo proibiu as touradas no país, o lugar passou a ficar desativado.

Para o visitante a desvantagem é que não é possível adentrar no local pois existe o risco de desabamento. A parte externa é muito interessante e você pode caminhar pelos arredores e tirar algumas fotos.

Caso queira conhecer mais sobre a Plaza, não deixe de ir ao Museu Municipal de Colonia del Sacramento. Lá você poderá ver fotos do lugar durante o seu período de atividade.

Turismo rural no Uruguai: como funciona

Turismo rural no Uruguai

Fonte: Unsplash

Lembra quando te contamos que o Uruguai possui pequenos povoados que estão localizados no interior do país? Acontece que, com o passar dos anos, esses lugares também passaram a receber turistas.

O turismo rural uruguaio é destinado àqueles que procuram passeios mais tranquilos. Nessa categoria, o visitante pode se hospedar em alguma estância e, em alguns casos, desfrutar do estilo de vida dos moradores locais.

Você poderá realizar cavalgadas, conhecer as acomodações e a região, além de degustar os pratos típicos. Em alguns lugares existem atividades recreativas voltadas para as crianças.

Algumas das atividades são os passeios com os animais, a visita à horta orgânica e também a oportunidade de aprender sobre ecologia e preservação ambiental.

Para os apaixonados pela natureza a experiência é única, já que as paisagens são de tirar o fôlego!

Dicas de turismo no Uruguai

Turismo no Uruguai

Quando estiver se preparando para viajar, não deixe de habilitar o seu cartão de crédito ou débito internacional para fazer transações no exterior. Você só conseguirá efetuar saques nos caixas eletrônicos após habilitá-lo.

A carteira de habilitação brasileira é aceita para dirigir no país, mas não serve como documento de identificação! Então fique atento e não deixe de levar o seu passaporte ou a sua carteira de identidade.

Tente comprar os pesos uruguaios antes de viajar. A maioria dos lugares não aceita o real, então leve alguns pesos com você antes de embarcar, ou tente fazer a troca logo após a chegada ao destino.

Não deixe de levar um adaptador universal de tomadas. Os padrões encontrados no Uruguai são os de três pinos alinhados em sequência e o de três riscos. Os hotéis podem dispor desse tipo de item, mas é sempre bom estar preparado, não é mesmo?

A fim de incentivar o turismo no país, o Uruguai adotou medidas que possibilitam que os turistas não residentes usufruam de alguns benefícios durante a sua estadia.

Cotação passagens aéreas Uruguai

Agora que você já reuniu todas essas dicas sobre turismo no Uruguai, ficou mais fácil planejar a sua viagem, não é mesmo? Tudo o que você precisa fazer é arrumar as malas e embarcar!

E para garantir que você encontre sempre ótimas opções pelos menores preços conte com o Passagens Promo! Aqui você pode comparar os valores das melhores companhias aéreas do país e economizar sempre!

Quer viajar? De Promo você pode!

Passagens aéreas para o Uruguai
Passagens aéreas saindo de
Aerolíneas Argentinas GRU São Paulo MVD Montevidéu 05 Dez 09 Dez R$ 1059 Aerolíneas Argentinas GRU São Paulo MVD Montevidéu 13 Mar 20 Mar R$ 1059 Aerolíneas Argentinas GRU São Paulo MVD Montevidéu 02 Fev 11 Fev R$ 1059 Aerolíneas Argentinas GRU São Paulo MVD Montevidéu 06 Dez 11 Dez R$ 1084 Aerolíneas Argentinas GRU São Paulo PDP Maldonado 02 Fev 11 Fev R$ 1193 Latam Brasil FLN Florianópolis MVD Montevidéu 06 Dez 10 Dez R$ 1340
Recomendado para você
O que fazer em Montevidéu: 17 atrações turísticas imperdíveis

O que fazer em Montevidéu: 17 atrações turísticas imperdíveis