Viagem de avião: Dicas para a primeira viagem aérea
Tempo estimado de leitura 10 minutos

Vai fazer sua primeira viagem de avião e já está com aquele frio na barriga? Sem pânico!

Apesar de parecer muito confuso para a galera “de primeira viagem”, voar não é tão complicado assim e nós vamos te contar tudo o que acontece até o momento de decolar! Vem com a gente!

O que fazer na primeira viagem de avião?

Chegou o dia de viajar de avião pela primeira vez, já está tudo certinho, documentos separados e malas prontas. Mas ainda rola a dúvida de como proceder no aeroporto?

Veja nossas orientações e saiba como funciona todo o procedimento até o embarque.

Algumas dicas são básicas como – simular o seu caminho até aeroporto para planejar melhor o horário de sair de casa e chegar bem antes do horário de embarque; despachar sua bagagem e para não correr o risco de perder o voo.

Agora queremos te contar como é o passo a passo até o momento da decolagem. Partiu?!

Entenda como funciona o check-in

Se você estiver planejando sua primeira viagem de avião, pode estar em dúvida do que é o check-in e como esse procedimento funciona.

Não precisa desesperar! É tudo muito tranquilo e você pode até fazer online para agilizar o processo e economizar tempo.

Agora, para quem prefere fazer pessoalmente, o check-in é o primeiro passo a ser feito quando você chega ao aeroporto.

É o procedimento para dar entrada em algum lugar e confirmar sua presença, assim como fazemos quando chegamos ao hotel ou outro tipo de hospedagem.

Então, procure o guichê da companhia aérea pela qual você vai viajar e tenha em mãos os documentos exigidos em voos para o destino escolhido.

Se você for despachar alguma bagagem, é nesse momento que você irá pesar e etiquetar suas malas!

– Horário

Se sua viagem de avião é para um destino nacional, o check-in deve ser feito pelo menos uma hora antes do horário do embarque.

Já para voos internacionais, o prazo aumenta! Chegue no aeroporto ao menos duas horas antes do horário do embarque, assim você evita estresse e não corre o risco de perder o voo!

– Cartão de embarque e documentos

viagem de avião documentos cartão de embarque

Na hora de realizar o seu check-in, caso prefira fazer no balcão de atendimento, você receberá em mãos seu cartão de embarque. Já para quem faz o check-in online, o arquivo é enviado pelo e-mail.

Você vai encontrar algumas informações super importantes no documento, como o número e horário do voo, o portão de embarque e o horário da decolagem.

Sempre confira tudo, para ver se seus dados estão certinhos, assim você evita imprevistos, né?!

Antes de sair, deixe todos os seus documentos separados. Para viagens nacionais e para a América do Sul, apenas sua identidade é suficiente para fazer uma viagem de avião.

Já para destinos internacionais, o passaporte e o visto, se o destino exigir, serão pedidos.

É importante se atentar para as regras do destino também, alguns lugares tem exigências de vacinação para poder entrar no país. E, se for fazer escalas fora do Brasil, verifique se há necessidade de ter um visto de trânsito.

– Bagagem

viagem de avião mala bagagem

A bagagem está sempre entre os assuntos que mais preocupam a galera que vai fazer uma viagem de avião. Afinal, está ou não inclusa? Qual o peso permitido? Posso despachar mais de uma mala? O que posso ou não levar?

As dúvidas são muitas e depende muito da companhia pela qual você irá viajar.

A dica é sempre conferir o site da companhia que pretende comprar suas passagens aéreas, já que essas informações estão sempre sofrendo alterações e muda de empresa para empresa.

Para voos nacionais, depende não só da cia aérea, como também o tipo de tarifa que você pretende comprar.

Passagens promocionais ou com preços bem mais baixos que o usual não incluem nenhum despacho de bagagem.

Se você encontrar uma passagem nessas condições e for despachar, vai precisar comprar o despacho. Sempre prefira comprar pela internet, assim você paga mais barato do que se deixar para comprar no balcão do aeroporto.

Agora, nos voos internacionais, a maioria das cias aéreas ainda permitem que os passageiros despachem uma ou até duas malas sem precisar pagar a mais por isso.

Mas não se espante se encontrar passagens aéreas internacionais sem franquia de bagagem inclusa, já que não é mais uma obrigação por lei.

Além da bagagem despachada, você tem o direito de levar uma bolsa, mochila ou mala menor como bagagem de mão.

Nela, você deve colocar seus artigos pessoais, de maior valor, eletrônicos, remédios e etc. Na hora do embarque, ela passa pelo raio x para ser inspecionada, então vale ficar atento ao que é ou não permitido levar.

Geralmente a bagagem de mão deve ter peso máximo de 10 quilos e o tamanho pode variar de cia para cia, mas o padrão para voos domésticos é 115 cm considerando a soma da altura, comprimento e largura.

Na hora da viagem de avião, a bagagem de mão deve ser colocada no compartilhamento de bagagem ou sob o seu assento.

– Embarque

viagem de avião embarque desembarque

Fique de olho no seu cartão de embarque, as informações sobre o horário e o portão (gate) do seu embarque estarão lá.

Sempre verifique o painel de voos para conferir a situação do seu voo, é bem comum em aeroportos acontecer mudanças nos portões de embarque e horário dos voos, então o melhor é ficar atento, né?!

Tudo certo com o embarque? Agora é hora de passar pelo detector de metais (pessoas com prescrições médicas devem evitar o procedimento).

Você vai precisar tirar tudo de metal que estiver usando, como cinto, celular, chaves, moedas e etc.

Aí é só seguir para o local indicado e aguardar a chamada. Claro, sempre com seus documentos em mãos e os olhos no telão!

– Desembarque, conexão e troca de aeronaves

Nem sempre quando compramos uma passagem aérea, conseguimos voos diretos para o destino. Para alguns lugares, só encontramos voos com escalas e conexões, às vezes até mais de uma.

Quando o orçamento está pequeno e precisamos baratear a viagem, essa também é uma opção. Mas você sabe a diferença?

Os voos com escala são os mais simples. O voo terá uma parada ou mais, mas o passageiro não vai precisar desembarcar. Alguns passageiros vão descer, outros vão embarcar e tudo que você deverá fazer é esperar para prosseguir a viagem.

Já quando há uma conexão, você vai precisar desembarcar para trocar de aeronave. Pode parecer assustador para quem está fazendo sua primeira viagem de avião, mas em todo momento os agentes das cias aéreas estarão prontos para te auxiliar sobre o horário e portão do próximo voo.

Mas o que acontece com a minha bagagem? Bom, se seu voo por nacional, pode ficar tranquilo! A própria equipe da companhia aérea transfere suas malas de um avião para o outro.

Em viagens internacionais, você é o responsável por fazer a mudança das suas bagagens. Por isso é importante escolher voos com um tempo considerável entre uma conexão e outra, assim você pode resolver tudo com calma.

Mas atenção: fique atento para não comprar voos com conexões com mais de 24h sem perceber e se sua intenção não for curtir a parada. Ficar tanto tempo em espera no aeroporto pode ser um pouco cansativo.

Dicas para primeira viagem de avião internacional

viagem de avião internacional

Para quem vai fazer a primeira viagem internacional, é importante saber que o procedimento pode ser um pouquinho mais burocrático do que na viagem nacional.

Os processos também podem variar de um destino para o outro, assim como as documentações exigidas por cada país.

Passaporte e vistos

Alguns documentos, como o passaporte, são exigidos para praticamente qualquer viagem internacional. Com exceção de alguns países da América do Sul, onde é possível entrar apenas com o Documento Nacional de Identificação.

Antes de comprar sua passagem aérea, procure saber se o seu destino exige algum visto e qual é o procedimento para conseguir. Os preços e os tipos de visto podem variar entre um país e outro.

Nos Estados Unidos, por exemplo, você precisa de visto sempre que passar por lá. Em casos de escala ou conexão, você vai precisar do chamado Visto de trânsito.

Por isso, é importante ficar atento e procurar saber sobre as exigências do seu destino. Em alguns países, o visto é concedido no momento do desembarque, em outros, você sequer consegue sair do Brasil sem ter essa autorização carimbada no passaporte.

Check in

O procedimento para fazer Check in em uma viagem internacional é basicamente o mesmo de uma viagem nacional. As principais diferenças são:

Fora isso, o processo é basicamente o mesmo. Você pode fazer o seu check in online, em um dos guichês eletrônicos no aeroporto ou diretamente no balcão.

Lembrando que se você for despachar alguma bagagem é sempre mais vantajoso fazer isso antes da data da viagem, pois no balcão o preço costuma ser mais alto.

Dicas para primeira viagem de avião com crianças e bebês

viagem de avião crianças

Toda viagem exige um certo nível de organização e cuidado por parte do viajante. E se na viagem em questão você estiver acompanhado de uma criança ou de um bebê, essa atenção deve ser redobrada para evitar imprevistos e dores de cabeça.

A maioria das companhias aéreas permitem o embarque de bebês a partir do 7º dia de vida. Mas a recomendação médica é que viagens aéreas sejam feitas a partir do 3º mês. Nessa fase, o sistema imunológico do bebê estará mais forte para se defender de possíveis vírus e infecções.

A pressão de dentro do avião pode causar certo desconforto nos passageiros e principalmente nos pequenos, que são os que mais sofrem com as dores de ouvido durante o voo.

Para se livrar desse problema – ou pelo menos diminuí-lo, você pode dar alguma coisa para a criança mastigar durante as decolagens e aterrissagens. A amamentação e as mamadeiras nessa hora também são bem vindas.

Viagem de avião grávida

Ao contrário do que muita gente pensa, dá sim pra viajar de avião durante a gravidez. Até o 7º mês de gestação as companhias não têm nenhuma restrição quanto a isso. Mas os médicos recomendam que esse tipo de viagem seja feita entre o terceiro e o sétimo mês.

As restrições fora dos períodos citados atingem apenas as mulheres com gravidez de risco ou com problemas de saúde, como pressão alta e diabetes. Nesses casos, é necessário buscar orientação médica antes da viagem.

É comum que os enjoos aumentem durante a viagem, da mesma forma, a pressão também pode cair. Portanto, viaje com saúde e preparada para alguns desconfortos.

Fique atenta pois, a partir do sétimo mês de gestação, algumas companhias podem exigir uma declaração médica indicando que a gestante está apta para fazer a viagem.

Viagem de avião com cachorro

Cada vez mais as companhias aéreas têm entendido que os animais de estimação também fazem parte da família. Por isso, a maioria delas já possui legislação específica para o transporte do seu pet nas aeronaves.

As regras podem variar bastante de uma cimpanhia para outra. As principais companhias que atuam no Brasil (Latam, Avianca, Azul e Gol), fazem o transporte dos bichinhos na cabine, mas apenas a Latam e a Gol aceitam fazer o transporte dos animais no compartimento de carga.

Antes de decidir fazer uma viagem de avião com cachorro, se informe sobre as políticas de cada companhia, das taxas cobradas e dos documentos exigidos, como comprovante de vacinação do cachorro e atestado de saúde.

A caixa de transporte também deve ser adequada para que o seu bichinho seja transportado de forma confortável.

Por isso, a caixa precisa ter espaço para que ele consiga dar uma volta de 360º em torno de si mesmo e possa ficar em pé sem dobrar o pescoço.

O que fazer em um aeroporto?

viagem de avião o que fazer em um aeroporto

Quando o voo tem muitas escalas, conexões ou um tempo muito grande de espera entre uma decolagem e outra, as pessoas começam a se perguntar “o que que tem pra fazer em um aeroporto?”

Se você já teve a oportunidade de dar uma circulada em algum aeroporto – principalmente os que recebem e fazem voos internacionais –, já deve ter observado a quantidade e a variedade absurda de lojas de que ele é composto, certo?

Dessa forma, você tem várias opções para se entreter durante a tempo de espera. Alguns aeroportos possuem até SPA’s com direito a salas de massagem e tudo mais. Mas também dá pra ficar pulando de loja em loja só pra “dar aquela olhadinha”.

Mas se você prefere esperar sentadinho na cadeira e de olho nos painéis de embarque, você pode se conectar no Wi-fi do aeroporto, levar um livro ou ir com alguns filmes baixados na Netflix.

E não esquece de levar o carregador, viu? A maioria dos aeroportos tem tomadas disponíveis para os viajantes.

Informações sobre o vôo

Depois de finalizar sua compra, você pode conferir as informações do seu voo diretamente no site da companhia, ou na nossa área do cliente. É só ter em mãos o seu Localizador e o último sobrenome registrado na passagem.

Você terá acesso a data do seu voo, local de embarque e desembarque, o tempo que vai gastar de viagem, o valor da compra e muitos outros. Também é possível fazer a marcação de assento.

Mas se informe sobre as políticas de cada companhia antes, pois algumas começaram a cobrar pela marcação de assento antecipada.

Como comprar passagens aéreas

viagem de avião passagens aéreas

Já fizemos um passo a passo super detalhado aqui para te ajudar a comprar passagens aéreas. O procedimento é bem tranquilo.

E aqui no Passagens Promo você encontra uma plataforma simples e eficaz para garantir o seu conforto e a agilidade da sua compra. Confira as dicas:

1º Passo

Insira seu lugar de partida e lugar de destino e selecione as datas. Especifique quantos passageiros irão embarcar, incluindo crianças e bebês. Clique em pesquisar.

2º Passo

As passagens automaticamente serão carregadas da mais barata para a mais cara. Mas você pode filtrar pela companhia aérea, pelo horário do voo, pela quantidade de escalas, etc. Nessa etapa, você deve escolher qual o melhor voo de ida e o de volta.

Com dia, horário e destino escolhidos, clique em comprar!

3º Passo

O último passo é o mais importante. É aqui que você vai colocar seus dados. Confirme no lado direito, em “Detalhes do Preço” e “Detalhes da Viagem” mais uma vez, para que não haja erro, já que toda e qualquer alteração, gera taxas, multas e diferenças tarifárias nas companhias aéreas.

Encontre os melhores preços aqui no nosso site!

Faça sua pesquisa! Aqui no Passagens Promo você encontra os melhores preços para a sua viagem de avião!

Cadastre-se no nosso alerta de preço para acompanhar o valor da sua passagem e não deixe de seguir a gente nas redes sociais para ficar por dentro das promoções relâmpago de passagens aéreas.