Viagem em Família Inesquecível: dicas, destinos e como organizar

Viagem em Família: memórias de viagem para toda vida

Fazer um passeio em família é a melhor maneira de viver momentos inesquecíveis, principalmente durante uma viagem que foi tão sonhada e planejada por todos.

Com a correria do dia a dia, uma viagem pode ser o momento ideal para retomar a união da família e viver dias super divertidos.

Mas para ter sucesso, é importante escolher lugares para viajar que ofereçam atrações e opções de passeios bem diversificados para agradar à todos.

Veja abaixo nossas dicas para sua viagem em família ser perfeita!

Dicas de como organizar uma viagem em família

viagem em família dicas

Quando falamos de viagens, sabemos que não existe regra nem receita pronta, né?!

Mas algumas dicas podem te ajudar a planejar melhor o passeio em família e evitar situações chatas. Confere aí!

Distribua as tarefas

Não deixe todo o planejamento na mão apenas de uma pessoa, além de estressante, ela pode acabar esquecendo algumas coisas importantes.

Que tal dividir as tarefas? Alguém para ser responsável por procurar as passagens, outro para comprar os ingressos, uma para contratar o seguro viagem… uma viagem de família pede a participação de todos.

Faça com antecedência

Resolva tudo o que puder ser escolhido antes, assim sua única preocupação durante a viagem vai ser se divertir e aproveitar.

Compre as passagens aéreas com antecedência para economizar, se for alugar carro, faça pela internet. Ingressos de parques, shows e atrações, sempre que puder ser feito online, faça!

Crie o roteiro juntos

É muito importante adicionar ao roteiro pelo menos uma atração que seja a preferida de quem vai viajar. Alguém quer ver museus?

O outro prefere tentar praticar um novo esporte? E os pontos turísticos tradicionais, tem quem não abra mão? Adapte! Planeje um dia da viagem para agradar cada um! Assim, fica muito mais diversificado e divertido.

Como escolher um lugar para viajar com a família

A primeira dica para escolher um lugar para viajar com a família é pensar em viagens passadas e qual tipo de destino mais agradou vocês.

Praia ou campo? Vocês preferem a praticidade de relaxar em um resort all inclusive ou gostam de se divertir em parques de diversão?

Depois de escolhido, chega a hora de analisar quantos dias vocês tem disponíveis para as férias em família. Não adianta planejar uma super viagem em um destino com tantas atrações se o tempo não permite ver tudo. O ideal é adaptar!

Decidido o tipo de viagem e quantos dias, chegou a hora de botar todo mundo na sala para fazer a escolha em conjunto. O legal é ouvir a sugestão de todos para chegar ao destino ideal para a viagem em família.

Destinos para viajar em família com crianças e bebês

destinos de viagem em família com criança

Muita gente pensa que não dá para viajar em família com filhos pequenos, mas a verdade é que, com um pouco de jogo de cintura e a escolha certa do destino, você vai conseguir aproveitar tudo e voltar para casa querendo mais.

Veja abaixo nossa seleção com lugares para viajar com bebês e filhos pequenos.

Gramado -RS

Gramado é uma das cidades mais kids friendly do Brasil! A Serra Gaúcha chama muita atenção dos casais, por ser um destino muito romântico. Mas para quem está planejando uma viagem com crianças, a cidade reserva atrações muito legais.

São muitos estabelecimentos temáticos que fazem a alegria da criançada. Durante sua viagem em família, não esqueça de passar pela Aldeia do Papai Noel, o único parque temático do Papai Noel na América do Sul.

Lá, vocês vão encontrar muitos brinquedos interativos e atrações especiais.

Outros passeios que você não pode deixar de fazer com as crianças é o Mini Mundo, uma atração feita toda em miniatura, e SnowLand, o maior parque indoor para a família realizar o sonho de ver neve e esquiar!

Rio Quente – GO

Criança adora uma piscina, né?! Imagina agora se for piscina quente? Rio Quente, em Goiás, faz sucesso entre os lugares para viajar com crianças. Para quem procura um destino que agrade toda a família, a cidade goiana é a escolha ideal.

O ponto alto da viagem vai ser o Hot Park, parque temático que fica no Rio Quente Resorts e é o mais famosos da região. São muitas atrações para todos os gostos e idade.

Os papais com criança pequena podem ficar tranquilos, a estrutura é ótima e muitas atrações são feitas para pais e filhos irem juntos!

Destinos para viajar em família com adolescentes

viagem em família dicas

Planejar uma viagem com filhos adolescentes pode ser difícil, né?! Afinal, como agradar os filhotes que mudam de opinião a cada minuto?

A chave no segredo é permitir que eles participem das decisões da viagem, desde a escolha do destino ao roteiro. Quer algumas inspirações de lugares para viajar com os filhos? Veja aí.

Beach Park – CE

É em Fortaleza que fica um dos parques aquáticos mais legal do Brasil! O Beach Park é um destino muito famoso entre as famílias que estão organizando uma viagem e buscam um lugar que agrade todo mundo, com diversão para todas as idades.

São mais de 15 atrações para a família se divertir, com espaço dedicado para as crianças e muitos brinquedos mais radicais, como o toboágua Atlantis, que possui 17 metros de altura, para os adolescentes e adultos.

Beto Carrero World – SC

Se sua viagem é para Santa Catarina, não há lugar melhor do que o Beto Carrero para levar a família para se divertir. O parque fica na cidade de Penha, que não tem muita coisa para fazer, então o ideal é ir para lá se a intenção for aproveitar o parque mesmo.

Ele é o maior parque temático da América Latina e tem atrações que vão desde shows à montanhas-russas, perfeito para quem vai viajar em família com bebês, crianças e até idosos.

Destinos para viajar em família com idosos

viajar em família

Viagens em família pedem um planejamento bem feito e quando há idosos, a atenção precisa ser duplicada.

Afinal, nem todos tem pique para seguir roteiros cansativos e intermináveis, em destinos de difícil acesso ou com pouca infraestrutura. Quer saber nossas dicas? Olha aí.

Caldas Novas – GO

Caldas Novas, em Goiás, está sempre no ranking de melhores destinos para viajar em família no Brasil! Com motivos, né?! As águas quentes são atrações que agradam os adultos e fazem as crianças delirar.

Para quem vai viajar com idosos, a dica é ficar em um resort all inclusive, assim vocês aproveitar a viagem sem maiores preocupações e ainda desfruta de uma estrutura super completa!

Holambra – SP

Muito famosa por causa do Expoflora, maior feira de flores da América Latina, que acontece em setembro na Holambra. A cidade encanta todo tipo de turista e é um dos favoritos dos viajantes da terceira idade.

O programa é legal para curtir em família, porque o município fica realmente encantador com as ruas repletas de flores e as casas e comércios enfeitados.

Além disso, acontecem várias apresentações de danças e, para as crianças, tem até um parque de diversão. Opções de bons passeios não vão faltar para a família!

Destinos para viajar com família numerosa

viagem em família grande

Se você tem uma família grande e sempre fica na dúvida na hora de escolher um destino que atenda as expectativas de todo mundo, você está no lugar certo.

Antes de começar a planejar a viagem em família, é importante reunir todo mundo para alinhar as expectativas da galera em relação a viagem. Confira alguns destinos sugeridos para vocês!

Balneário Camboriú – SC

Balneário Camboriú é uma cidade localizada em Santa Catarina. É o destino ideal para famílias grandes, pois em um só lugar você tem acesso a praias, uma cidade super moderna e ainda fica a apenas 32 km do Parque temático Beto Carrero World. Perfeito para atender diversas idades e perfis de viajantes.

Dá pra agradar as crianças com o parque, os adultos mais aventureiros com a prática de paraquedismo, os mais cansados com praias super calmas e isoladas e até os que não perdem a chance de fazer umas comprinhas pra bater perna pela cidade em busca dos melhores preços.

Maragogi – AL

Maragogi é um destino paradisíaco e capaz de agradar visitantes de todas as idades. As piscinas naturais são a atração principal do lugar.

Mesmo quem não é fã de praia, areia, sol e água fresca vai acabar se apaixonando por esse lugar, que é conhecido por muitos como Caribe brasileiro.

A região é bem mais calma que a vizinha Porto de Galinhas. Ideal para quem quiser realmente descansar, curtir as férias sem precisar encarar as multidões e filas, a cidade é o lugar ideal para se hospedar.

Destinos para viajar com a família gastando pouco

viagem em família barata

Dependendo da idade, da personalidade e da quantidade de viajantes, uma viagem em família pode ficar bem cara.

Pensando nisso, reunimos alguns destinos baratos super indicados para conhecer com os seus familiares e ao mesmo tempo fazer uma certa economia.

Brumadinho – MG

Brumadinho é um distrito pequeno de Minas Gerais, mas que recebe uma grande quantidade de turistas durante o ano todo.

O motivo é o famoso Instituto Inhotim, considerado um dos mais importantes acervos de artes contemporânea do Brasil, o lugar também é o maior museu a céu aberto da América Latina.

O Inhotim abre de terça a domingo e o valor da entrada (inteira) é de R$ 44,00. Às quartas-feiras a entrada é gratuita, exceto durante os feriados.

Dá pra fazer um passeio incrível com a família e as crianças, com certeza, vão se divertir nas obras interativas do museu.

Porto Seguro – BA

Porto Seguro é um destino nacionalmente conhecido como econômico. Por isso, é impossível pensar em destinos para gastar pouco sem pensar na cidade baiana.

É o lugar ideal para quem quer viajar em família, pois as opções de hospedagem e de pontos turísticos são bem diversas.

Durante a viagem, os passeios mais imperdíveis são as animadas barracas do Axé Moi, Tôa Tôa, Barramares e a famosa Passarela do Álcool.

Visitar as vilas vizinhas também é uma boa pedida, Arraial D’ajuda, Trancoso e Caraíva são bastante queridas pelos viajantes.

Outros lugares legais no Brasil para viajar em família

E se você ainda não se identificou com nenhum dos destinos indicados, ainda temos mais algumas opções para a sua viagem em família. Converse com todo mundo para que a viagem seja agradável para todos os membros da família.

Foz do Iguaçu – PR

Foz do Iguaçu é um destino super indicado para quem vai viajar em família. Isso porque as atrações atendem a todos os perfis de viajante, dos pequenos aos mais velhos. Na cidade está localizado um dos principais pontos turísticos do Brasil: As Cataratas do Iguaçu.

As cataratas são consideradas Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO e também estão entre as novas 7 Maravilhas do mundo desde novembro de 2011.

Dentro do Parque Nacional do Iguaçu, vocês ainda vão poder fazer passeios de barco, trilhas ecológicas e claro, admirar as quedas das cataratas.

Porto de Galinhas – PE

Porto de Galinhas é um dos destinos mais procurados do litoral baiano. As águas calmas e tranquilas da região, atraem turistas de diversos lugares do país e do mundo.

É um ótimo destino para quem quer fazer uma viagem com a família e descansar um pouco da correria do dia-a-dia.

Durante as marés baixas surgem as piscinas naturais, que compõem o cenário do maior cartão postal da região. Por ali dá pra ver de perto o ecossistema marinho e observar diversas espécies de peixes e corais.

Quer mais? Mais destinos para viajar com a família para o exterior

viagem em família dicas viagem internacional

Se os seus planos de viagem em família inclui um destino internacional, também existem ótimas opções para agradar toda a família. Confira as nossas sugestões e comece já a planejar essa viagem.

Orlando – EUA

Orlando é um dos destinos mais procurados por quem quer fazer uma viagem em família e curtir as férias com os filhos.

A cidade abriga diversos parques temáticos, entre eles os da Disney, Universal e o Sea World. As atrações oferecidas nos parques prometem entreter toda a família.

A cidade também é famosa pelos shoppings e outlets que levam os adultos ao delírio. A estrutura para turistas na cidade é muito boa, são vários hotéis próximos dos parques e muitos condomínios que alugam casas para as famílias maiores que vão visitar a região.

Valle Nevado – Chile

Quem quiser fazer uma viagem em família pra um lugar diferente, pode optar pelo Valle Nevado no Chile.

Entre os meses de junho e setembro, começa a temporada de neve no país – e é durante esse período que você e sua família podem aproveitar para fazer várias atividades na neve, como esquiar ou construir um boneco de neve, por exemplo.

Se você não conseguir ir durante o inverno, também é possível fazer uma viagem legal e participar de escaladas, passeios panorâmicos, cavalgadas e várias outras atrações.

Cuidados especiais ao viajar em família

Toda viagem requer muito planejamento e atenção. Mas durante uma viagem em família, todos os cuidados devem ser redobrados, uma vez que a falta de atenção de uma pessoa pode prejudicar a viagem de uma família inteira. Por isso, selecionamos algumas dicas para começar a organizar os passeios.

Faça um checklist

Um checklist é perfeito para quem tem planos de fazer uma viagem em família um pouquinho mais longa, ou pra quem tem uma família maior.

Assim, vocês tem um controle maior das coisas que precisam ser feitas antes da viagem, separar os documentos e se certificar de que não estão deixando nada pra trás, como medicamentos, reservas, etc.

Seja paciente

Viajar em grupo requer muita paciência e organização. Quando a viagem é em família, esse tipo de cuidado deve ser redobrado pois serão muitas opiniões divergentes e é preciso saber respeitar a opinião e o espaço de cada um.

Nem todo mundo precisa participar de todos os programas, é preciso se sentir confortável com as atividades.

Faça um kit de primeiros socorros

Um kit de remédios pode ser muito útil! Alguns itens como remédio para dor de cabeça, antitérmico, antiinflamátorio, remédio para regulação da flora intestinal, antiácidos, gaze, curativo adesivo e soro fisiológico são bons para conter neste kit – além dos remédios de usos regulares específicos, claro.

Providencie um seguro viagem

O seguro viagem vai garantir toda a tranquilidade na sua viagem em família. É importante saber que imprevistos acontecem, e quanto mais gente estiver envolvida, mais garantias vocês devem ter de que não irão ficar na mão em caso de uma emergência.

Dicas de como comprar passagens aéreas para viajar em família e economizar

Aqui no Passagens Promo vai ser fácil encontrar os melhores preços da sua passagem aérea para viajar em família. Cadastre um alerta de preço em nosso site para acompanhar os valores do trecho desejado.

Fique de olho em nossas redes sociais também, assim você não corre o risco de perder nenhuma promoção relâmpago de passagem aérea!

Recomendado para você
Turismo no Pantanal: Guia completo de viagem para o Pantanal

Turismo no Pantanal: Guia completo de viagem para o Pantanal

Turismo de Aventura: Dicas, Tipos, Destinos e Principais Atividades

Turismo de Aventura: Dicas, Tipos, Destinos e Principais Atividades

O que fazer em Bonito: dicas para uma viagem perfeita

O que fazer em Bonito: dicas para uma viagem perfeita