Viagem para Fortaleza: Guia de Viagem, Dicas, Roteiro e Promoções
Tempo estimado de leitura 8 minutos

Fazer uma viagem para Fortaleza é dar início a uma jornada surpreendente no Nordeste do Brasil!

O sol está sempre brilhante na capital cearense e as belezas naturais são só uma amostra de tudo que o Estado tem para oferecer aos viajantes.

Além de belas praias, a cultura local e a culinária cearense são, por si só, incríveis atrações da capital. Com um litoral encantador e conhecida por ser uma cidade pra lá de divertida, Fortaleza com certeza não vai decepcionar você!

Quando ir para Fortaleza?

viagem para fortaleza dicas

Fortaleza é uma cidade com aquele típico clima tropical brasileiro e com estações muito bem definidas.

A melhor época para conhecer a cidade é durante os meses mais secos do ano, que vão de julho a dezembro. O período de chuva vai de janeiro a junho, mas as chances de chuva são maiores entre os meses de março e maio.

Apesar das chuvas que podem ocorrer fora dos meses mais secos, a temperatura em Fortaleza não costuma variar muito durante o ano, a média é de 27°C.

Por ser uma cidade litorânea, os ventos também sopram forte na cidade, mas não se deixe enganar por ele, porque o sol continua queimando mesmo que você não sinta.

Os meses mais quentes coincidem com os meses de alta temporada. Por isso, se a ideia é fazer uma viagem para Fortaleza barata, é melhor começar a pesquisar os preços com antecedência se não quiser pagar um absurdo com a viagem.

Passagens aéreas para Fortaleza

Guia de viagem para Fortaleza

A palavra de ordem para qualquer viagem é: planejamento!

É claro que dá pra entrar em um avião sem nenhum plano na cabeça e fazer tudo no improviso. Mas essa, obviamente, não é a melhor ideia para quem quer controle e segurança durante a viagem.

Pensando nisso, reunimos aqui algumas dicas para quem já começou a planejar a viagem para Fortaleza, mas ainda não sabe ao certo o que tem pra fazer na cidade.

Confira nosso guia e confira os melhores lugares para visitar e os melhores passeios da capital cearense.

Melhores praias em Fortaleza

viagem para fortaleza praias

As melhores praias de Fortaleza estão espalhadas pela cidade e nos seus arredores. A mais conhecida e mais frequentada delas é a Praia do Futuro. Por ser a mais procurada, a praia é uma das mais badaladas da cidade, mesmo durante a noite.

Na Praia de Iracema estão localizados 2 dos principais pontos turísticos da cidade, a Ponte dos Ingleses e a Estátua de Iracema. A praia também é super disputada pelos surfistas, devido ao mar local que é super agitado.

Coladinho na praia de Iracema está a Praia do Meireles, por lá o mar é mais calmo, ideal para praticar mergulho e levar as crianças. Nas redondezas também é possível aproveitar a feira de artesanato e até visitar um Jardim Japonês.

A Prainha também é uma opção. Localizada próxima ao Beach Park, o lugar fica cheio de piscinas naturais durante a maré baixa. Vale a pena se programar e fazer uma visita.

Passeios em Fortaleza

É possível fazer diversos passeios saindo de Fortaleza. Como já citamos antes, a capital cearense é só uma amostra do que o Estado tem para oferecer e, apesar de lindas, as praias principais da cidade não são nem de longe as atrações principais.

Um dos passeios mais concorridos em Fortaleza, é o passeio para Jericoacoara. A vila que é amada pelos casais – principalmente os que estão em lua-de-mel –, recebe visitantes durante todo o ano. São vendidos pacotes diretamente para o vilarejo e pacotes para visitá-lo, saindo da capital cearense.

Outro lugar bastante procurado pelos viajantes é o Beach Park, que é, nada mais nada menos, o maior parque aquático da América Latina. As atrações são capazes de divertir visitantes de todas as idades.

Canoa Quebrada também é uma ótima opção de passeio. Localizada a 170 km de Fortaleza, a cidade é um pouco mais agitada que Jeri, principalmente durante a noite.

Durante o dia, dá pra passear de jangada, buggy, cavalo e praticar esportes marítimos.

Restaurantes em Fortaleza

Fortaleza tem uma grande variedade de opções de restaurantes. Os frutos do mar são a principal atração gastronômica da cidade. Mas as tapiocas e a carne de sol também fazem sucesso na capital cearense.

O Coco Bambu é um dos restaurantes mais famosos da cidade. Graças às suas porções praticamente gigantes, o restaurante acabou se tornando uma verdadeira atração turística, principalmente para grupos de amigos e famílias maiores.

Na Praia do Futuro, as recomendações ficam por conta da Barraca Terra do Sol e da Barraca Chico do Caranguejo. Caso você se canse dos frutos do mar e esteja em busca de um churrasco, não deixe de visitar o Santa Grelha, considerado um dos melhores restaurantes da cidade.

Quem quiser uma experiência diferente na cidade pode apostar no Hobbit, que é um restaurante temático inspirado em séries e filmes medievais, como Senhor dos Anéis, Hobbit e Game of Thrones.

Os vegetarianos também estarão bem servidos durante uma viagem a Fortaleza. O Restaurante Mandir é famoso pela sua feijoada vegetariana e todos os pratos são feitos seguindo as dietas ovolactovegetariano e veganas.

Baladas em Fortaleza

Quem faz uma viagem para Fortaleza com a intenção de se jogar nas baladas não vai se decepcionar com as opções da cidade. Apesar de não serem muitas, Fortaleza possui ótimas boates para quem gosta de curtir a vida noturna.

No Austin Pub e no Mambembe você encontra música dos estilos mais variados, uma galera super animada e ótimos drinks. São ótimas opções para os jovens e para os grupos de amigos.

O Pirata Bar é uma das casas noturnas mais antigas de Fortaleza. Mas isso não impediu que o lugar se adaptasse às demandas do público atual.

Por isso, a casa toca um pouco de tudo, mas para manter a tradição, a especialidade é o forró pé de serra.

Pontos turísticos em Fortaleza

viagem para fortaleza ponto dos ingleses

Os pontos turísticos em Fortaleza são bem variados, com praias, museus, teatros e avenidas, a cidade possui atrações para agradar a todos os perfis de viajante.

A Praia do Futuro é provavelmente um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade. A praia ganhou fama devido as grandes barracas que estão espalhadas pela faixa de areia e dispõe de uma estrutura inacreditável para os banhistas.

Outras duas atrações localizadas à beira do mar são: a Ponte dos Ingleses e o Espigão de Iracema, de onde os visitantes gostam de admirar o pôr-do-sol.

É quase um crime fazer uma viagem para Fortaleza sem conhecer pelo menos um pouquinho da história da cidade.

Você pode começar esse tour no Museu do Ceará para conhecer um pouco da história do Estado, da escravidão e do famoso Padim Ciço.

Uma das obras arquitetônicas mais famosas da cidade é o Theatro José de Alencar, que também é o maior teatro de Fortaleza. Continuando nesse roteiro cultural, não deixe de conhecer o Centro Dragão do Mar.

E é claro que não podemos deixar de fora o Mercado Central de Fortaleza, um dos lugares mais visitados pelos turistas. Lá você encontra um pouco de tudo, artesanato, lembrancinhas, produtos locais e culinária típica cearense.

Dicas de viagem para Fortaleza

viagem para fortaleza passeios

A capital cearense é um dos destinos mais conhecidos do nordeste e recebe visitantes durante todo o ano, principalmente durante a alta temporada.

Por isso, selecionamos algumas dicas de viagem para Fortaleza para te ajudar a se organizar e começar logo a planejar a viagem.

Quanto custa uma viagem para Fortaleza?

O valor que você vai gastar em uma viagem para Fortaleza vai depender de inúmeros fatores.

O primeiro deles é a época do ano escolhida para fazer a viagem. Durante a alta temporada, os preços serão relativamente mais altos do que na baixa.

Se você vai fazer uma viagem para Fortaleza de avião, é bom começar a acompanhar os preços das passagens.

Saindo de São Paulo, a passagem fica em média R$ 600,00, mas o preço pode cair ou subir drasticamente dependendo da época. Por isso, o ideal é que você deixe um alerta de preço cadastrado com a rota e data da viagem.

Muitas das atrações da cidade são gratuitas, como a Praia do Futuro, alguns museus e o passeio pelo Mercado Central.

Mas se você pretende visitar o Beach Park, por exemplo, é bom comprar os ingressos antes da viagem. Assim você tem mais controle do dinheiro que vai levar para gastar na cidade.

Também é importante reservar um dinheiro para se locomover pela cidade. O ideal é que você decida antes da viagem qual é a melhor opção de transporte para você, uber/táxis, transporte coletivo ou alugar um carro.

As hospedagens em Fortaleza também são das mais variadas. Você encontra de hotéis de luxo e resorts all inclusive à albergues e hostels. Também é possível alugar uma casa ou apartamento dependendo do tamanho do grupo.

Quanto tempo de viagem Fortaleza para Jericoacoara?

Jericoacoara está localizada a 300 km de Fortaleza. São cerca de 3h50 de viagem para quem opta por fazer a viagem em uma 4×4, que é o único tipo de carro que consegue acessar a região.

Também é possível contratar o passeio em uma agência, que leva os viajantes até o município de Jijoca e depois segue com eles até a pequena vila de Jericoacoara. Com as agências, a viagem pode durar cerca de 5 horas.

Outras agências também vendem o passeio de bate-volta saindo da capital cearense e retornando ainda no mesmo dia da partida para quem estiver com mais pressa.

De qualquer forma, o ideal é se programar antes para garantir que não irá entrar em uma furada.

Viagem para Fortaleza com bebê e criança vale a pena?

Fortaleza com crianças é uma ótima ideia! Principalmente se você tem a intenção de visitar o Beach Park. Esse é o tipo de passeio imperdível para quem viaja com os pequenos. As atrações são bem variadas e plenamente capazes de entreter toda a família.

Na Praia do Futuro também existem várias barracas com o famoso espaço kids e estrutura suficiente para acomodar toda a família com conforto e tranquilidade.

Confira a programação do Centro Dragão do Mar antes da viagem, pois sempre tem uma atração ou outra direcionada para o público infantil, como peças teatrais e filmes.

No mesmo lugar, seus pequenos também terão acesso a uma biblioteca e o planetário, e o melhor, a maioria das atrações são gratuitas.

Também é super válido levar os pequenos (desde que não sejam tão pequenos assim) para fazer umas comprinhas no Mercado Central de Fortaleza.

Lá, eles vão ter contato com o artesanato local e quem sabe até descobrir um brinquedo novo.

Duas vezes por mês, aos sábados, também acontece o Passeio de trenzinho da história em Fortaleza, com um guia turístico que conta a história da cidade. O passeio é gratuito, mas as vagas são limitadas.

Onde ficar em viagem para Fortaleza

Como já é comum em cidades com praia, a maior parte das opções de hospedagem ficam próximas ao mar. No caso de Fortaleza, as hospedagens estão em regiões específicas da cidade. A melhor delas vai ser aquela que melhor se encaixa no seu perfil de viajante.

Se você gostar de praias mais badaladas, a melhor opção é se hospedar próximo à Praia do Futuro. As hospedagens na região estão um pouco mais afastadas do centrinho, mas estão bem próximas da praia principal, o que é visto como vantagem pra muita gente.

Quem se hospeda na região da Beira Mar também fica super bem servido em relação às praias, e ainda pode visitar a feirinha de artesanato que fica na avenida principal.

A região da Praia de Iracema é uma boa opção para quem quer ficar perto do centro e perto das atrações turísticas de Fortaleza. É mais conhecida por ser um pouco mais executiva.

Passagem aérea Fortaleza

Aqui no Passagens Promo você encontra os melhores preços para sua viagem para Fortaleza. Cadastre sua rota e data da viagem no nosso alerta de preços para receber emails sempre que o preço da passagem sofrer alteração.

Assim você consegue acompanhar os preços e comprar quando encontrar aquela oferta imperdível!

Fique atento também às nossas ofertas que são divulgadas nas redes sociais, quem sabe lá você não encontra sua passagem aérea para Fortaleza?! Aí é só começar a arrumar as malas!

Promoção de Passagens para Fortaleza

Recomendado para você
Praias de Fortaleza e arredores: 13 praias mais bonitas da região

Praias de Fortaleza e arredores: 13 praias mais bonitas da região

Viajar com Milhas: Como acumular pontos e viajar com milhas aéreas

Viajar com Milhas: Como acumular pontos e viajar com milhas aéreas

Melhores destinos nacionais

Melhores destinos nacionais