Viagem para o Chile: roteiro por região, passeios e gastronomia

Fazer uma viagem para o Chile é uma ideia cada vez mais presente na cabeça dos brasileiros.

Isso porque além da facilidade de não precisar de um passaporte para conhecer o país, os preços são bastante atrativos.

As atrações também são bem convidativas. A capital Santiago faz sucesso entre os viajantes, devido a harmônica mistura que a cidade faz entre história e modernidade.

A imponente Cordilheira dos Andes e o Deserto do Atacama também ajudam a compor a paisagem chilena.

Roteiro de viagem para o Chile

Uma das grandes vantagens de se fazer uma viagem para o Chile, é que nós brasileiros não precisamos de passaporte e nem de visto para entrar no país, apenas o documento nacional de Identificação e muito fôlego para conhecer as atrações chilenas.

A capital Santiago é a porta de entrada para todas as maravilhas do Chile.

A maioria dos viajantes chegam por lá, fazem um tour pela cidade para conhecer os pontos principais e partem para outros destinos famosos, como o Deserto do Atacama e a Patagônia Chilena, por exemplo.

De norte a sul, tem atrações para atender a todos os gostos, tem neve, tem praia, tem vulcão, tem estação de esqui, é opção que não acaba mais.

É importante definir, portanto, que tipo de viagem você quer fazer antes de montar seu roteiro de viagem para o Chile.

Quer fazer uma viagem para descansar? Para esquiar? Para explorar a cidade? Para visitar as vinícolas?

As respostas para essas perguntas irão te direcionar para a melhor região para sua visita e, principalmente, a melhor época do ano para fazer essa viagem.

Viagem para o Chile por região

O Chile tem um território extenso e consegue ser grandioso e encantador de ponta a ponta. No mesmo país, você pode esquiar ou fazer um passeio pelo deserto, curtir uma praia ou conhecer um vulcão. E se tiver tempo (e vontade), dá pra fazer tudo isso em uma única viagem.

Por esse motivo, você precisa definir primeiro qual é o principal objetivo da sua viagem.

Se quiser ver neve, por exemplo, tem que se informar sobre qual é a melhor época do ano e qual é a melhor região para isso.

Pensando nisso, montamos diferentes roteiros para cada região do Chile, para que você possa escolher qual a melhor opção pra você.

Norte do Chile: Deserto do Atacama

viagem para o chile

Considerado o deserto mais árido e seco do mundo, o Deserto do Atacama é um dos pontos turísticos do Chile, mais procurados pelos viajantes.

As paisagens são compostas por vulcões, lagoas, salares e gêiseres e parecem ter saído diretamente de um filme de ficção científica.

Para conhecer bem essa região, a recomendação é que sua viagem tenha no mínimo 5 dias de duração. Se você não tiver tanto tempo, vai precisar cortar muitas atrações incríveis do seu roteiro e pode acabar ficando frustrado.

Quando ir?

O Deserto do Atacama é considerado o mais seco do mundo. Mas não se iluda com a ideia de que nunca vai chover durante a sua viagem, porque isso pode sim acontecer, viu? Principalmente durante o verão, entre os meses de dezembro e março.

No Chile, as estações do ano são no mesmo período do Brasil. E a recomendação é evitar tanto o verão quanto o inverno, pois nesses períodos as temperaturas chegam aos extremos. No inverno faz muito frio e no verão faz muito calor.

A alta temporada coincide com o verão, vai de novembro a março, e deve ser evitada por quem quer fazer uma viagem para o Chile barata.

Se esse não for o seu caso, qualquer época do ano é perfeita para conhecer o deserto, consulte apenas a previsão do tempo para que nem a chuva, nem a neve, possam atrapalhar a sua viagem.

Passeios e atrações turísticas

viagem para o chile pontos turísticos

No norte do Chile você vai encontrar os mais diferentes tipos de atrações. Para quem gosta de praticar esportes, dá pra surfar nas cidades de Iquique e Arica, e praticar trekking ou sanboard em San Pedro de Atacama.

O céu também é, por si só, uma grande atração local. Isso porque grande parte da região não é iluminada e nem poluída, o que facilita a observação do céu e dos astros.

Você encontra agências que oferecem equipamento e transportes para os melhores observatórios em San Pedro de Atacama, La Serena, Iquique, Vale do Elqui e em Antofagasta.

As praias que ficam no norte do Chile são banhadas pelo Oceano Pacífico, com águas mornas e calmas, são destinos ideais para quem quiser descansar em família e pegar um sol.

E se água morna é justamente o que você procura, não deixe de conhecer as fontes termais da região para dar aquela renovada.

Passeio Gastronômico

Se você também valoriza muito a culinária dos lugares que visita, vai gostar de saber que em uma viagem para o Chile é praticamente impossível sair imune a um passeio gastronômico.

No norte do país você vai encontrar a Viña Errazuriz, vinícola responsável pela produção do vinho Chadwick, o único do Chile com pontuação 100.

Ele pode chegar a custar cerca de R$ 2.000. Você pode fazer um tour com almoço na vinícola e degustar alguns dos vinhos produzidos lá.

Centro do Chile: Santiago e Valparaíso

viagem para o chile

Santiago é porta de entrada para o Chile. A capital chilena encanta os turistas pela forma que reúne modernidade e história em um só lugar.

A Cordilheira dos Andes, que monta o cenário da cidade, traz todo charme a paisagem local e vai te fazer amar a vista antes mesmo de desembarcar do avião.

Quem se dispõe a conhecer Valparaíso e Viña del Mar, não se arrepende da viagem.

A cidade é uma das mais antigas do Chile e uma das mais coloridas também, diga-se de passagem. Localizada a 120km da capital, dá até pra programar um bate e volta pra conhecer a cidade.

Quando ir?

A melhor época para visitar Santiago vai depender da sua expectativa com a viagem. Se você está indo com a intenção de ver neve, é melhor optar pelos meses que vão de junho a setembro.

Lembrando que, em Santiago praticamente não neva, apenas nas montanhas que ficam no entorno da capital.

No mês de setembro acontecem as festas nacionais e muitos chilenos viajam, deixando a cidade um pouco mais vazia que o normal.

O verão é a época ideal para explorar Valparaíso. Durante os meses que vão de dezembro a março, dá pra conhecer Santiago e dar um pulinho em Valpo (apelido dado pelos amantes da cidade).

Uma dica para viajar em um feriado aqui no Brasil e pegar a baixa temporada no Chile é aproveitar o Carnaval.

Nosso feriado não é comemorado lá, tudo funciona normalmente e os preços costumam ficar melhores do que no resto do ano.

Passeios e atrações turísticas

Viagem Chile Santiago

Antes mesmo de começar a viagem, muita gente já começa a pesquisar sobre o destino pra saber de fato o que fazer em Santiago do Chile. Mas fato é que, apesar de ser porta para muitas atrações, a capital em si tem muitas opções turísticas para os turistas.

Começando pelo Centro Histórico, onde você vai encontrar as três casas-museus de Pablo Neruda, o Mercado Central, o Museu Histórico Nacional e a Catedral Metropolitana, ambas localizadas na Plaza de Armas, o Palácio de La Moneda e os cerros Santa Lucia e San Cristobál.

Santiago também tem uma localização privilegiada e coloca os turistas em um ponto estratégico do Chile, perto das praias do litoral chileno e ao mesmo tempo, perto das estações de esqui, como o Valle Nevado, Portillo e El Colorado, por exemplo. Bem versátil, né?

Na mesma viagem dá pra conhecer Valparaíso e Vinã Del Mar, duas cidades extremamente diferentes uma da outra.

Em Valparaíso, você vai encontrar um cenário mais descontraído, alternativo e um pouco bagunçado, enquanto Vinã Del Mar é mais organizada e se parece bastante com uma vila mesmo.

Passeio Gastronômico

Valparaíso é uma das 10 grandes capitais de vinho do mundo, por isso, não deixe de fazer um tour pelas vinícolas da região.

A melhor época para quem quer ver as parreiras verdinhas ou participar das colheitas é ir durante o verão até o começo do outono.

Na região central do Chile, o principal atrativo gastronômico fica por conta das famosas empanadas chilenas que podem ser encontradas em praticamente qualquer cantinho da capital e nas redondezas.

O pastel de choclo também faz bastante sucesso no país e principalmente entre os visitantes.

Passagens Aéreas Santiago Chile

Sul do Chile: Lagos Andinos, Puerto Varas e Chiloé

viagem para o sul do chile

O Sul do país é uma região peculiar do Chile. Suas cidades são carregadas de história e cultura. Os povos originários que ainda vivem em cidades como Temuco, encantam os viajantes com seus costumes e tradições.

As belezas naturais, como lagos e vulcões, ajudam a compor o cenário maravilhoso de lugares como Puerto Varas e Pucón. Mas não se esqueça de levar bastante roupa de frio, viu? O sul do país é gelado, e se quiser curtir as atrações sem congelar, tem que ir bem preparado.

Quando ir?

Se você quiser ver neve no Chile, planeje sua viagem entre os meses de junho a setembro. Mas nessa é época é difícil ver os vulcões por exemplo, porque eles podem ficar encobertos pelo mal tempo.

No verão, você terá mais flexibilidade para explorar as cidades e para executar atividades ao ar livre, como praticar esportes e visitar espaços abertos, como parques e praças, por exemplo.

Mas fora do período de neve, não espere que ela apareça milagrosamente.

Passeios e atrações turísticas

Viagem para o Chile

A maioria das atrações turísticas da região ficam por conta de belezas naturais, como os vulcões e os lagos.

No Parque Nacional Vicente Pérez Rosales, localizado em Puerto Varas, o viajante pode optar por fazer diferentes passeios de barco. O mais famoso deles é a travessia pelos Lagos Andinos.

Na região, dá pra praticar diversos esportes – rafting, caiaque, trekking, caminhadas sobre o gelo, cavalgadas e muitos outros.

Por isso, se você gosta de aventuras, é melhor estar preparado e com muito fôlego para aproveitar ao máximo todas as atrações locais.

E depois de derramar um pouco de suor com os esportes, que tal dar uma relaxada tomando um delicioso banho de águas termais?

No sul do Chile você vai encontrar diversos spas com fontes naturais de água termal, com direito a massagem e todo o conforto necessário para voltar renovado da viagem.

Passeio Gastronômico

No sul do Chile, a culinária mapuche se destaca. Você pode experimentar os catutos, as tortillas de rescoldo e as cazuelas, que são pratos típicos das tribos indígenas que deram origem a povoação no país, mas que hoje, tristemente, compõem apenas 10% da população chilena.

Em Chiloé, você vai se encantar com o curanto, que nada mais é que o processo de cozinhar carnes, batatas e até frutos do mar dentro de um buraco na terra.

Pode parecer bem pré-histórico, mas nada mais é que uma tradição cultural. Mas não podemos negar que dá pra economizar um gás, né?😂

Viagem para o Chile no Verão

Se você está planejando sua viagem para o Chile no verão, é importante saber que não dá pra esperar que neve durante esse período. As estações chilenas seguem as brasileiras, portanto, quando é verão aqui, é verão lá também – no caso, de dezembro a março.

Quem viaja no verão vai ter mais opções para explorar as cidades e as atrações turísticas locais.

Facilita muito para quem gosta de bater perna pra conhecer praças, parques, subir no topo de um vulcão, escalar uma montanha, cavalgar, e praticar qualquer outro esporte ao ar livre.

Viagem para o Chile no Inverno

Fazer uma viagem para o Chile no Inverno é ideal para quem não abre mão de ver neve e que já está com tudo programado para conhecer as estações de esqui.

É importante frisar que em Santiago não neva, viu? Só nos arredores mesmo e é bem raro cair neve na capital.

Durante o inverno, também dá pra dar um pulinho na Patagônia e ver pinguins e leões-marinhos de pertinho. Você pode encontrar os bichinhos em lugares com a Ilha Magdalena e a Ilha Marta.

Passagem aérea para o Chile, quando comprar?

passagens aéreas para o chile

Se a sua prioridade é economizar com a passagem, o primeiro passo é cadastrar um alerta de preço com a data e a rota da viagem pretendida.

Assim, você consegue acompanhar os preços e vai saber quando aquela promoção maravilhosa aparecer.

Aqui no Passagens Promo você encontra os melhores preços para a sua passagem aérea para o Chile. Faça a sua pesquisa e encontre a melhor oferta para a sua viagem!