Viagem pelo Nordeste: Roteiros, melhores lugares e dicas por região

Que tal uma viagem pelo nordeste?

O litoral nordestino é um dos mais privilegiados pela natureza. Além das belas cidades, praias paradisíacas e um clima super favorável, a culinária local também é uma atração à parte.

Tem muito para ver e fazer na região! Pensando nisso, montamos um guia de viagem pelo nordeste para te ajudar a organizar essa aventura.

Tour pelo nordeste brasileiro: quando viajar?

viagem pelo nordeste dicas

A região nordeste é conhecida pelo clima seco e pelas temperaturas elevadas durante todo o ano. O que significa que o clima dificilmente vai ser um problema durante a sua viagem.

Então, quando viajar? A melhor maneira de escolher qual é a melhor data para marcar a sua viagem pelo nordeste é estar atento para quando é a alta e baixa temporada.

O clima na região pode ser dividido em dois principais. No litoral de todos os estados, no sul da Bahia e no centro do Maranhão, o clima é tropical, com duas estações bem definidas, seca e chuvosa.

No centro da região nordeste o clima é semiárido, faz muito calor e as chuvas podem acontecer a qualquer momento.

Quem viaja para o nordeste durante a alta temporada, tem que estar ciente de que irá pagar mais caro e ainda corre o risco de encontrar os destinos lotados.

A baixa temporada no nordeste acontece entre os meses de março a junho e de agosto a novembro. É uma ótima época para marcar a sua viagem se quiser economizar.

Quantos dias de viagem x cidades para visitar

É difícil saber quantos dias seria necessário para conhecer o nordeste. O tempo gasto durante uma viagem pelo nordeste vai depender da quantidade de cidades que você deseja conhecer e quanto tempo você pretende passar em cada uma delas.

O nordeste é uma região com muitos atrativos e com cidades maravilhosas. Por isso, o recomendado é que você reserve no mínimo 3 dias para curtir cada destino.

E pra quem ainda não decidiu quais cidades quer conhecer, selecionamos alguns dos destinos preferidos dos viajantes:

Dicas de roteiro de viagem pelo nordeste

Quem disse que só dá pra fazer mochilão na Europa? Se a grana estiver curta ou mesmo se você for apaixonado pelas belezas brasileiras, fazer uma viagem pelo nordeste pode ser uma ótima opção.

Pensando nisso, reunimos alguns possíveis roteiros para te ajudar a planejar essa viagem.

Viagem pelo Nordeste: O melhor da Bahia

viagem pelo nordeste cidades bahia

Sabia que a Bahia possui a maior parte do litoral brasileiro? A maioria das praias não fica em grandes cidades e sim em pequenas vilas, que preservam os cenários locais. Entre os destinos mais conhecidos estão Salvador e Porto Seguro.

Em Salvador, as atrações ficam por conta do Pelourinho, que fica no centro histórico da capital baiana. A cultura e as tradições regionais também são super presentes na região.

Salvador também é o lugar ideal para apreciar a culinária baiana. Lá você vai encontrar várias opções para experimentar um acarajé ou provar uma tapioca.

Porto Seguro é uma das cidades mais famosas do nordeste. Conhecida principalmente por ser um destino econômico, Porto oferece diversas atrações para os viajantes. As famosas barracas do Axé Moi, Barramares e Tôa Tôa, fazem sucesso com a galera que curte um agito e música boa.

As cidades vizinhas também merecem atenção. Caraíva, Arraial D’ajuda e Trancoso são pequenas vilas que tem conquistado cada vez mais turistas que buscam um destino mais calmo para descansar e fugir da badalação de Porto Seguro.

Viagem pelo Nordeste: Sergipe e Alagoas

viagem nordeste praias

Apesar de ser o menor estado brasileiro, Sergipe é enorme quando o assunto é cultura, tradições e principalmente atrações.

A capital Aracaju, é famosa pela qualidade de vida e pela beleza do lugar. Entre os principais pontos turísticos está a Orla do Atalaia, que já ganhou a fama de ser uma das orlas mais bonitas do Brasil.

Além disso, Aracaju também é uma cidade muito cogitada durante as festas de São João. Com uma das quadrilhas mais animadas do país, a capital sergipense é uma ótima opção durante todo o ano.

Para quem quiser curtir um cantinho mais sossegado, a Ilha Crôa do Goré é uma boa pedida.

Em Alagoas, as atrações principais ficam por conta da capital Maceió e da famosa Maragogi. São José dos Milagres também tem ganhado fama entre os viajantes, principalmente entre os que querem fugir das grandes multidões.

Combinar as capitais de Sergipe e Alagoas em uma viagem pode ser um ótimo negócio. Isso porque Aracaju fica a 275 km de Maceió, são cerca de 5h30 de viagem e dá pra aproveitar várias paisagens incríveis no caminho.

Viagem pelo Nordeste: Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte

viagem pelo nordeste roteiro

Quem estiver com o tempo mais corrido, mas ainda assim quiser fazer uma viagem pelo nordeste e conhecer mais de uma cidade de uma vez só, essa seria a rota ideal. Se possível, comece a viagem por Natal e siga para as capitais, João Pessoa e Recife.

Em Pernambuco, uma das atrações mais procuradas pelos viajantes são as piscinas naturais de Porto de Galinhas, mas a Praia dos Carneiros também é bastante conhecida e atrai diversos turistas para a região. Quem preferir água doce, pode aproveitar a Cachoeira do Urubu.

A Paraíba fica entre Pernambuco e o Rio Grande do Norte. Também é uma região famosa pelas festas juninas.

O Centro Histórico de João Pessoa é um lugar cheio de história e cultura, que recebe muitos visitantes durante todo o ano. Entre as atrações mais procuradas estão a Praia do Coqueirinho e as Piscinas Naturais de Picãozinho.

No Rio Grande do Norte você vai poder conhecer a incrível vila de São Miguel do Gostoso. Lá é possível praticar kite e windsurf. A Praia de Tourinhos também é querida por quem faz uma viagem pelo nordeste.

Viagem pelo Nordeste: Ceará, Piauí e Maranhão

viagem pelo nordeste melhor época

Esses três estados têm em comum lindas paisagens naturais, muita cultura e aventuras para atender a todos os tipos de viajantes.

Fazer uma viagem pelo nordeste sem pelo menos ouvir falar da Rota das Emoções vai ser bem difícil, viu? A rota envolve algumas cidades e é uma experiência incrível para os amantes da natureza.

Entre as praias da rota da emoção estão as as famosas praias dos Lençóis Maranhenses, Delta do Paraíba, que fica no Piauí, e a charmosa vila de Jericoacoara, que fica no Ceará.

Para fazer essa viagem pelo nordeste com calma, a recomendação é que você tire no mínimo 5 dias.

São cerca de 500 km de estrada que passam pelas principais cidades dos três estados. Você pode começar a viagem pelo Maranhão, conhecendo os Lençóis Maranhenses; seguir para o próximo estado e conhecer o maior Delta das Américas, que fica no Piauí; e depois dar uma relaxada na pequena e charmosa Jericoacoara.

Praias do Nordeste com Crianças

viagem pelo nordeste crianças

Para quem está planejando uma viagem pelo Nordeste com crianças, algumas praias podem ser o destino ideal para curtir o sol e se divertir.

Veja nossas sugestões para viajar com a família:

Pontal de Maracaípe, em Porto de Galinhas

A praia de Pontal de Maracaípe, em Porto de Galinhas, é perfeita para quem está viajando com filhos. Lá você vai encontrar muitas piscinas naturais de água morna, ideal para deixar a criançada aproveitar sem maiores preocupações.

Praia do Forte, na Bahia

Outra praia do Nordeste para ir com crianças é a Praia do Forte, na Bahia. Mar quente e sem ondas, bom para relaxar e se divertir com os filhos com tranquilidade.

Ah, e por lá também tem o Projeto Tamar, passeio legal para colocar um sorrisão no rosto da criançada.

Praia do Futuro, no Ceará

Se sua próxima viagem é para o Ceará, com certeza a Praia do Futuro já está no roteiro! Mas antes de sair com a criançada pra lá, atenção: o mar não é dos melhores para os pequenos.

Ainda assim, a diversão é garantida com as barracas com superestruturas, indo desde piscinas à parques aquáticos.

Barra de São Miguel, em Maceió

Para fechar a viagem pelo Nordeste com chave de ouro: Barra de São Miguel, em Maceió, é a praia ideal para quem está viajando com bebês.

Na maré baixa, formam-se piscinas naturais tão rasinhas que dá para curtir muito o sol com os filhos pequenos.

Ecoturismo no Nordeste

viagem pelo nordeste ecoturismo

Para os fãs de ecoturismo, temos uma boa notícia: dá para praticar o turismo de aventura em sua viagem para o Nordeste!

Se você curte chapadas deslumbrantes, serras, trekking e mais, veja onde praticar ecoturismo.

Em Alagoas, os esportes aquáticos fazem sucesso. Lá, você pode praticar mergulho com cilindro e com snorkel, caiaque, stand up paddle e muito mais!

Já na Bahia, o destaque fica por conta da Chapada Diamantina, com trilhas e muita aventura.

Fernando de Noronha, em Pernambuco, é o melhor lugar para se praticar mergulhos, principalmente por conta das águas transparentes que proporcionam maior visibilidade dos peixinhos.

Agora, quem quer curtir dunas e andar de buggy, o Rio Grande do Norte é o melhor destino. As dunas de Genipabu são as grande atrações para quem gosta de praticar o esporte!

Passagens aéreas baratas para o Nordeste

Procurando passagens aéreas promocionais para sua viagem pelo Nordeste? Aqui no Passagens Promo você encontra os melhores preços e ofertas!

Siga as nossas redes sociais para não perder nenhuma promoção relâmpago e ative o alerta de preço no nosso site – sempre que o trecho tiver alterações, nós te avisamos 😉

Recomendado para você
As melhores praias de Aracaju: Top 10 praias da capital de Sergipe

As melhores praias de Aracaju: Top 10 praias da capital de Sergipe