Viajar com animais: as regras de cada companhia
Tempo estimado de leitura 5 minutos

Como viajar com animais no avião é uma das maiores dúvidas de quem deseja levar o pet junto. As companhias aéreas brasileiras transportam animais, mas existem regras importantes que você também precisa conhecer.

Quer saber tudo sobre o transporte de animais? Veja qual o procedimento para levar seu bichinho na sua próxima viagem!

Como viajar com animais de estimação?

O passo mais importante é se informar sobre as regras da companhia aérea pela qual você deseja viajar com animais. Dessa forma, você vai saber quais são as especificações da companhia, principalmente em relação às dimensões da caixa transportadora.

Deixe seu animal confortável

Na hora de comprar a bolsa ou caixa transportadora, fique atento se o tamanho é adequado para o seu animal, já que ele vai ficar naquele espaço durante todo o voo e precisa de espaço para conseguir se movimentar.

Antes da viagem, faça o possível para que a caixa transportadora seja um local familiar para o animal. Deixe-a acessível para que ele acostume a ficar dentro dela.

Ofereça refeições dentro da caixa e aumente o tempo de permanência do animal na caixa gradativamente até que ele se acostume com o ambiente.

Não esqueça da documentação

É fundamental que você verifique se a documentação do seu animal está em dia. Você terá que apresentar o certificado de vacinação antirrábica com pelo menos 30 dias à 1 ano antes da viagem. Se você não possui o documento, a dica é reaplicá-la pelo menos 30 dias antes do embarque.

Uma semana antes da viagem, procure um veterinário para garantir o atentado de saúde para viagens aéreas. Atestados emitidos no máximo 10 dias antes da data da viagem são aceitos por todas as empresas nacionais.

Regras para o transporte de animais

Apesar das principais empresas já permitem viajar com animais, o procedimento para voar com seu pet pode variar. Veja mais detalhes e saiba tudo sobre o transporte de animais.

viajar com animais - passagens promo

Viajar com animais: Azul

As medidas da caixa transportadora para quem quer viajar com animais pela Azul é de 20 cm de altura, 31,5 cm de largura e 43 cm de comprimento. Para solicitar o serviço é preciso entrar em contato com a companhia com antecedência.

Saiba mais sobre o embarque de animais na Azul.

Documentos para viajar com animais na Azul

O único documento exigido pela Azul é o comprovante da vacinação antirrábica, com informações como o nome do laboratório produtor, o tipo da vacina e o número da ampola. A vacina deve ser tomada entre 1 ano à 30 dias da data do embarque.

Viajar com animais: Gol

As medidas da caixa transportadora fléxivel para quem quer viajar com animais domésticos pela Gol é de 24 cm de altura, 32 cm de largura e 43 cm de profundidade. Já para caixas rígidas, a dimensão máxima é de 22 cm de altura.

Para animais transportados em compartilhamento de carga, o valor obedece a equação R$ 90 + peso total vezes 1% do valor diário correspondente ao trecho voado.

Documentos para viajar com animais na Gol

Para viajar com animais pela Gol você vai precisar de um atestado sanitário, para comprovar que seu animal está em boas condições de saúde e a carteira de vacinação, obrigatória para animais a partir de 3 meses de idade.

Viajar com animais: Avianca

As dimensões da caixa transportadora permitida pela Avianca são 25 cm de altura, 26 cm de largura e 40 cm de comprimento.

Documentos para viajar com animais na Avianca

Para levar seu pet para viajar pela Avianca você vai precisar de um certificado de vacinação antirrábica para animais maiores de 3 meses, com nome do laboratório, tipo de vacina e número da ampola e um atestado sanitário emitido por um médico veterinário.

Viajar com animais: Latam

O animal transportado pela Latam deve ser levado em caixas transportadoras, flexíveis ou rígidas, com dimensões de 36 cm profundidade, 33 cm de largura e 19 cm de altura – flexível pode ter até 23 cm de altura.

O preço da taxa da companhia aérea Latam varia de acordo com o local, confira:

Documentos para viajar com animais na Latam

O único documento exigido pela Latam para viajar com animais é o atestado veterinário emitido até 10 dias antes da viagem.

Como viajar com cães-guia

Para quem precisa viajar com animais que são guias, há um passe livre nas companhias e a maior parte delas não cobram taxas de transporte.

Em alguns casos, mesmo quando o animal ultrapassa o peso permitido para voar na cabine, eles podem acompanhar os donos durante o voo.

Para levar seu cão-guia na cabine, você só precisa identificar o animal com seus dados e apresentar o comprovante de treinamento e a carteira de vacinação.

Em voos nacionais é pedido uma carteira de identificação e placa de identificação com nome do passageiro e do animal, nome do centro de treinamento e do instrutor, número do CNPJ do centro ou CPF do instrutor, foto para identificação do passageiro e animal.

Além disso, é preciso levar a carteira de vacinação do animal para comprovar que ele está vacinado e em boa condição de viajar.

Assim como em voos nacionais, para viagens internacionais é pedido uma carteira de identificação e placa de identificação com nome do passageiro e do animal, nome do centro de treinamento e do instrutor, número do CNPJ do centro ou CPF do instrutor, foto para identificação do passageiro e animal.

Também é solicitado o Certificado Zoossanitário Internacional que é feito pelo Posto de Vigilância Agropecuária Internacional.

Agora que você já sabe como viajar com animais, que tal conhecer os programas de milhas e economizar na sua próxima viagem com seu pet?

Veja quais são os programas e como acomular pontos em cada um deles. Aproveite mais essa vantagem para viajar gastando pouco!

Passagens aéreas promocionais para você viajar com animais

Recomendado para você
Programa de milhas: quais são e como acumular

Programa de milhas: quais são e como acumular

Passagens aéreas para férias de julho

Passagens aéreas para férias de julho

Férias no Nordeste: passagens aéreas em promoção

Férias no Nordeste: passagens aéreas em promoção

Seguro viagem para o Equador passa a ser obrigatório

Seguro viagem para o Equador passa a ser obrigatório

Como evitar dor de ouvido no avião

Como evitar dor de ouvido no avião

Comida de avião: o que fazer em caso de restrição alimentar

Comida de avião: o que fazer em caso de restrição alimentar