Viajar com Milhas: Como acumular pontos e viajar com milhas aéreas
Tempo estimado de leitura 9 minutos

Se você já é um viajante de carteirinha, provavelmente já ouviu falar ou, até mesmo, já teve a oportunidade de viajar com milhas.

A verdade é que essa moda de viajar gastando pouco, ou nada, na compra de passagens caiu na graça da galera e já tem muita gente economizando por aí.

Você ainda não sabe como funciona? Vem ver com a gente como acumular pontos e viajar com milhas aéreas!

O que são milhas? Entenda como funciona!

Milhas são pontos que você acumula sempre que faz uma viagem aérea e são creditados no programa da companhia, para que você possa trocar para fazer outras viagens!

Claro, também há outras formas de viajar com milhas. Os cartões de crédito, por exemplo, são outra maneira de acumular pontos nos programas de fidelidade e depois usá-los para conseguir passagens aéreas ou outros prêmios.

Como acumular pontos e milhas para viajar

como comprar passagem com milhas

Cadastre nos programas de pontos das cias aéreas

O primeiro passo para quem quer começar a acumular pontos e viajar com milhas é se cadastrar em programas de milhagem.

Esses programas são uma estratégia de fidelização dos clientes, afinal, toda vez que você compra passagens na companhia ou adquire produtos de lojas parceiras, você acumula pontos.

O cadastro padrão é super simples em todos os programas de milhas aéreas, é só entrar no site e preencher com seus dados. Claro, depois de analisar qual ou quais programas são mais vantajosos para você.

O ideal é investir em um ou dois programas, assim você consegue atingir pontuações boas para trocar por passagens aéreas e bons prêmios.

Consiga um cartão de crédito que acumule

Vários cartões não exigem que o cliente seja correntista. Ou seja, tudo que você precisa é estudar qual cartão de crédito oferece a melhor pontuação, a menor anuidade e mais benefícios.

Se você já escolheu o programa de fidelidade mais vantajoso para você, é só adequar o cartão de crédito que oferece o benefício de transferir os pontos para o programa em que você está cadastrado.

A verdade é que quanto mais você gastar no cartão, mais pontos terá para, finalmente, viajar com milhas. Mas, claro, não precisa se endividar, né?!

O cartão não precisa ser o vilão da sua vida financeira, é só usar o máximo que puder – com consciência – e acumular muitos pontos para aproveitar.

Acumule milhas para viajar, viajando

Veja por qual cia aérea você mais viaja e invista no programa de fidelidade dele. Quem voa mais com a LATAM, pode juntar pontos pelo Multiplus, na GOL, pelo Smiles, na Avianca, o programa Amigos e na Azul, o TudoAzul.

As regras de cada cia aérea varia muito e os pontos vão depender do trecho que você vai voar, o valor que pagou pela passagem e o tipo de classe comprada. Independente de quanto, na hora de viajar, você sempre consegue acumular pontos.

Mas não dá para dar mancada, né?! Na hora do check-in, preencha o seu número de fidelidade para calcular sua pontuação.

Se esquecer, você tem até 3 meses após o voo para contabilizar esses pontos – só lembre de guardar o cartão de embarque!

Compre em lojas credenciadas ao seu programa de fidelidade

Normalmente os programas de milhagem das companhias aéreas possuem uma rede de parceiros que te ajudam a acumular ainda mais pontos. Ao comprar nessas lojas, você aumenta suas chances de viajar com milhas.

E as opções são muitas, tem lojas virtuais, redes de combustíveis, supermercados e até hotéis. A dica é analisar qual programa oferece parceria com o maior número de estabelecimentos que você geralmente usa em seu dia-a-dia – assim você só sai ganhando!

Assine os clubes de milhas

As companhias aéreas também oferecem clubes de milhas para quem quer garantir uma quantidade fixa de pontos no mês.

Os clubes mais conhecidos nacionalmente são Clube Smiles, Clube Multiplus e Clube Tudo Azul, todos de cias aéreas.

Mas também há a opção de assinar os clubes do Dotz e Rivelo, caso seja mais interessante para você, assim também dá para acumular.

Cartão de crédito é obrigatório?

milhas para viagem

Acredite, é possível acumular muitas milhas sem usar cartão de crédito! Como foi dito, há inúmeras formas de conseguir aumentar sua pontuação nos programas de fidelidade e viajar com milhas – mesmo para quem não tem cartão de crédito!

Para começar, muito provavelmente você já faz compras ou consome produtos de empresas parceiras das cias aéreas, e pode estar perdendo a chance de viajar por aí quase sem gastar nada!

Então, se você vai precisar gastar, que seja em uma das lojas parceira. Guarde com você a lista de empresas com as quais o programa que você se cadastrou e torne-as parte da sua rotina. Quando você menos perceber, vai estar viajando com milhas por aí.

Abastecer o carro em rede de postos de combustível, participar de pesquisas online e ficar em hotéis de redes credenciadas também são outras formas de aumentar a pontuação sem precisar usar cartão de crédito.

Quanto custa viajar com milhas?

Cada passagem aérea em que você for comprar com milhas, vai custar um valor. Isso acontece por muitas variáveis, como o destino, por exemplo, já que, dependendo para onde você for viajar com milhas, esse número pode mudar.

Os destinos mais buscados também podem ser mais caros, já que a procura é muito maior. Alta temporada também aumenta o preço em milhas, assim como quando a passagem é comprada em dinheiro.

E, claro, a companhia aérea é um dos fatores que mais influenciam o valor da viagem com milhas, afinal, cada cia estipula o valor para cada destino dependendo do programa de milhagem.

Vantagens em viajar com milhas

Viajar com milhas é vantajoso para quem participa de algum programa de fidelidade e, principalmente, para quem usa o cartão de crédito com frequência.

Dependendo da quantidade de pontos acumulada no seu cartão, você consegue trocar em uma passagem aérea e economizar uma graninha para gastar no destino ou investir em outra coisa.

Desvantagens em viajar com milhas

A desvantagem é que como as milhas funcionam como um sistema de recompensa, muitas vezes a nossa mente começa a entender que quanto mais a gente gastar, mais seremos recompensados e isso acaba despertando um gatilho nas pessoas e fazendo com que elas percam o controle dos gastos só para ter acesso as milhas.

Fato é que gastar mais para acumular pontos não é nada vantajoso. A vantagem é muito maior para quem tem gastos significativos no cartão normalmente e se atolar em dívidas para ter direito a algumas milhas só vai te dar prejuízo e dor de cabeça.

Milhas aéreas por trechos

como viajar com milhas

Para saber qual é a quantidade exata de milhas necessárias para trocar por uma passagem ou para saber quantas milhas você acumula por trecho, é preciso consultar diretamente os canais do programa de fidelidade que você participa. Os valores podem variar de um programa para o outro.

Normalmente, nos programas das principais companhias brasileiras, a quantidade de milhas acumuladas por trecho não são contabilizadas pela distância entre um destino e outro, mas sim observando a classe tarifária da passagem e o valor da mesma.

Se a companhia aérea for internacional, mas também fizer parte do programa de milhas que você participa, o cálculo também será feito com base na classe tarifária e os valores devem ser consultados diretamente no site da companhia aérea.

Viajar com milhas pelo Brasil

Como já citamos antes, a quantidade de milhas necessária para conseguir uma passagem aérea para viajar com milhas pelo Brasil pode variar entre os programas e entre as próprias companhias.

Em média, a quantidade mínima para uma viagem nacional é de 5 mil milhas.

Mas é possível aproveitar promoções das companhias aéreas e dos próprios programas de fidelidade para emitir sua passagem com menos milhas.

Viajar com milhas para o exterior

dicas viajar com milhas

Quem quiser viajar com milhas para o exterior vai precisar ter um pouquinho mais de paciência.

A quantidade mínima exigida é bem mais alta para viagens internacionais do que para viagens nacionais e pode variar bastante de um destino para outro. Confira as médias dos principais destinos:

Compare o valor de resgate da passagem em milhas com o valor da tarifa em reais

Antes de trocar as suas milhas, confira se a quantidade exigida compensa em relação ao valor da tarifa normal.

Tenha certeza que está fazendo um bom negócio antes de trocar suas milhas por uma passagem que pode estar sendo vendida por um preço muito mais alto do que o normal.

Passagens aéreas na promoção podem ser mais vantajosas em muitas comparações e assim, economizar suas milhas para uma ocasião que realmente valha a pena.

Onde encontrar promoções de passagens aéreas

Aqui no Passagens Promo você encontra os melhores preços de passagens aéreas! Cadastre um alerta de preço com o trecho e datas pretendidos para acompanhar as alterações de preço no seu email.

Acompanhe também nossas redes sociais para não perder nenhuma promoção!

Principais programas de milhagens nacionais

viagem com milhas

Chegou a hora de escolher o seu programa de milhagem nacional! Já sabe quais as vantagens de se associar à eles?

Veja como funciona e como acumular milhas nos principais programas milhas do Brasil:

Amigo – Avianca Brasil

No programa de fidelidade da Avianca, você consegue acumular de 500 a 1.500 pontos em voos, dependendo da tarifa comprada.

O programa é o único que ainda oferece tabela fixa. Voar com companhias parceiras também faz acumular milhas, mas nesse caso, a quantidade de pontos depende da região e tarifa, também tabelada.

Vantagens do Programa Amigo

Oferece custos menores para o resgate de passagens – principalmente para a região Nordeste e sempre tem promoções de resgates de passagens nacionais, geralmente a partir de 4 mil pontos.

Faz parte da Star Alliance, uma aliança de companhias que conta com mais de 28 empresas diferentes em que você pode conseguir pontos.

Multiplus – LATAM

O Multiplus é o programa de milhagem queridinho de muita gente! Ele oferece uma ampla rede de empresas conveniadas, indo desde várias bandeiras de cartão de crédito à muitas lojas onlines e empresas do setor viagens.

Quanto a acumular pontos em voos, quem viaja com a LATAM consegue entre 2 a 3 pontos a cada R$1 gasto nas passagens aéreas dentro do Brasil. Já em voos internacionais, a quantidade de pontos depende de quantas milhas serão voadas.

Vantagens do Programa Multiplus

Se sua intenção é acumular muitas milhas com suas viagens, o Multiplus é o programa com a melhor tabela de resgate de passagens aéreas nacionais e são ao todo 25 companhias aéreas parceiras em que você também pode viajar e acumular (15 cias da aliança Oneworld e 10 companhias parceiras).

Smiles – GOL

Acumular pontos em voos no Smiles é uma vantagem e tanto! Para cada R$1 gasto em passagens dentro do Brasil, você consegue entre 2 a 3 pontos.

Em voos internacionais, você consegue 1 mil milhas por trecho para a América do Sul, 3 mil para a América Central ou Caribe e 5 mil para a América do Norte, de acordo com a tarifa que você adquiriu.

Vantagens do Programa Smiles

As promoções para os filiados ao programa são diárias, tanto para a compra de milhas e transferência de pontos de cartão de crédito, quanto para o resgate de passagens e produtos.

O sistema do programa Smiles é um sucesso entre os usuários, afinal, dá para pesquisar não somente passagens dentro da companhia GOL, como também em todas as cias parceiras.

TudoAzul – Azul

A pontuação no programa Tudo Azul segue a linha dos demais, 2 a 3 pontos para cada R$ 1 gasto na compra da passagem aérea.

A desvantagem é que ele só oferece uma parceria internacional, com a United. Com ela, os pontos adquiridos dependem da quantidade de milhas voadas e do tipo de tarifa.

Vantagens do Programa Tudo Azul

Com o programa, você pode resgatar passagens para mais de 120 destinos do Brasil. Seus pontos também podem virar dinheiro para comprar passagens em algumas companhias aéreas internacionais, através do TudoAzul Internacional. Já Clientes do Clube Azul tem ofertas exclusivas para o resgate de passagens aéreas.

Principais programas de milhagens internacionais

Você sabia que, além dos programas de milhas nacionais, você também pode se cadastrar em programas internacionais?

Quem viaja para o exterior com frequência pode acumular muitas milhas nesses programas. Quer saber mais? Veja aí…

AAdvantage – American Airlines

A quantidade de milhas que você pode acumular voando com a American Airlines depende do itinerário que você escolher. Quem viaja de primeira classe ou executiva, por exemplo, ganha algumas bonificações.

Vantagens do programa AAdvantage

Você não precisa trocar suas milhas apenas por passagens aéreas, dá para usar também para resgatar pacotes personalizados de férias, upgrade de classe e até usar para associar ao Admirals Club, assim você tem acesso aos lounges no mundo todo.

Victoria – TAP

Já no programa Victoria, da TAP, o número de milhas que você vai acumular depende do número real de milhas foram voadas. Se você estiver viajando em classes mais caras e confortáveis, esse rendimento pode aumentar bem mais.

Vantagens do programa Victoria

Na TAP, você pode trocar as milhas por passagens, prêmios e upgrades de assentos. Um ponto positivo é o simulador de milhas no site, que mostra a quantidade necessária para voar para o destino do seu interesse.

Flying Blue – AirFrance KLM

Novamente, a quantidade de milhas depende da distância do seu voo e da tarifa que você escolheu. Se você estiver voando em classes mais altas, pode acumular de 50% a 100%.

Vantagens do programa Flying Blue

Além da já tradicional troca por passagens aéreas, quem se cadastra no programa de fidelidade da AirFrance, o Flying Blue, pode conseguir upgrades de assento e descontos em hotéis e empresas de aluguel de automóveis.

Passagens aéreas na promoção

Recomendado para você
Viajar a dois pelo Brasil: 9 destinos românticos para sair da rotina

Viajar a dois pelo Brasil: 9 destinos românticos para sair da rotina