Como viajar de avião com cachorro: dicas, regras e precauções

Viajar de avião com cachorro pode parecer algo inusitado para algumas pessoas, mas para quem não consegue nem cogitar a ideia de fazer uma viagem sem os bichinhos ou passar muito tempo longe, colocar eles “na mala” pode ser a única opção.

É claro que não é tão simples quanto parece, né? Existem várias regras e procedimentos a se seguir para garantir o conforto e a segurança do seu “cãopanheiro” durante o voo.

Pensando nisso, reunimos aqui algumas dicas e informações para que você possa se organizar e evitar todas as possíveis dores de cabeça de uma viagem com animais.

Viajar de avião com cachorro é permitido?

Nas principais companhias aéreas brasileiras, é permitido viajar de avião com cachorro. Mas não existe uma legislação específica adotada por todas as companhias, sendo assim, cada uma possui suas próprias regras.

Por isso, antes de começar a planejar a viagem, é preciso se informar sobre as regras das companhias aéreas. Assim, você pode comprar sua passagem com a cia. cujo a política de transporte de animais pareça mais agradável para você e o seu bichinho.

Como solicitar o serviço para viajar com o cachorro?

Para solicitar o serviço e viajar com o seu cachorro, vai ser necessário pagar uma taxa, que pode ter diferentes preços em cada companhia aérea, também, pode variar dependendo do peso do seu bichinho.

Para solicitar a inclusão do seu cachorro no voo, entre em contato com o nosso atendimento. Nós iremos te passar as instruções para dar andamento ao processo junto com a companhia aérea.

Assim, será verificado se a quantidade de animais no voo ainda não foi excedida.

Caso ainda tenha espaço para o seu bichinho, serão solicitados alguns documentos como atestado de saúde e carteira de vacinação do cachorro.

Para viagens internacionais alguns outros documentos podem ser exigidos:

O cachorro pode viajar sozinho de avião?

Novamente, vai depender da companhia. A Azul não leva o cachorro sem o dono. A Gol e a Latam fazem o serviço, mas é preciso procurar diretamente a companhia para saber quais são as instruções para que seu cachorro possa viajar sozinho de avião.

Quanto custa uma passagem de avião para cachorro?

como Viajar de avião com cachorro

Viajar de avião com cachorro não é lá a coisa mais barata do mundo, viu? Dependendo do destino da sua viagem e do tamanho do seu cachorro, a passagem do seu pet pode ficar mais cara que a sua.

Cada companhia tem o valor da sua taxa, mas é difícil que seu pet faça uma viagem de ida e volta sem gastar no mínimo R$ 400.

Os valores exatos vão depender da cia. aérea e de diversos outros fatores como: tamanho do animal, disponibilidade no voo, peso e até a personalidade do bichinho.

Se quiser mais informações entre em contato pelo telefone 4000-1135, WhatsApp ou pelo nosso email: atendimento@passagenspromo.com.br.

Documentação necessárias

Dependendo do destino e da companhia escolhida, a documentação pode variar um pouco. Reunimos de uma forma mais genérica os documentos que normalmente são exigidos pelas companhias aéreas para viajar de avião com cachorro.

Viagens Internacionais

Alguns destinos exigem que o animal tenha um microchip implantado sob a pele ou uma tatuagem. Ambos os métodos funcionam como uma espécie de RG para o seu pet e vai funcionar como uma identificação para eles.

Viagens Nacionais

É importante frisar que nossa lista é genérica e é preciso consultar as regras de cada companhia para não ser pego de surpresa com alguma exigência sobre a qual você ainda não tinha conhecimento.

Quando o cachorro é transportado dentro da cabine ou no compartimento de carga?

Viajar de avião com cachorro

Se você for viajar de avião com cachorro pela Azul, Latam, Gol ou Avianca, vai ficar feliz em saber que é possível levar o seu bichinho com você na cabine do avião. Desde que ele se enquadre nas regras de cada companhia para o transporte na cabine.

Algumas dessas companhias, como a Azul e a Avianca, por exemplo, não fazem o transporte dos bichinhos no compartimento de carga, só dentro da cabine.

Regras para viajar de avião com cachorro por companhia aérea

Como ainda não foi criada nenhuma legislação geral para o transporte de animais em aviões, cada companhia aérea segue suas próprias regras.

É importante lembrar que algumas raças de cachorros com focinho curto não são transportadas pois podem apresentar problemas respiratórios durante o voo.

Confira os detalhes e procedimentos estabelecidos por cada companhia:

Viajar de avião com cachorro: Azul

Saiba mais sobre o embarque de animais na Azul.

Documentos para viajar de avião com cachorro na Azul

O único documento exigido pela Azul é o comprovante da vacinação antirrábica, com informações como o nome do laboratório produtor, o tipo da vacina e o número da ampola. A vacina deve ser tomada entre 1 ano a 30 dias da data do embarque.

Viajar de avião com cachorro: Gol

Para animais transportados em compartilhamento de carga, o valor obedece a equação R$ 90 + peso total vezes 1% do valor diário correspondente ao trecho voado.

Documentos para viajar de avião com cachorro na Gol

Para viajar com animais pela Gol você vai precisar de um atestado sanitário, para comprovar que seu animal está em boas condições de saúde e a carteira de vacinação, obrigatória para animais a partir de 3 meses de idade.

Viajar de avião com cachorro: Avianca

Documentos para viajar de avião com cachorro na Avianca

Para levar seu pet para viajar pela Avianca você vai precisar de um certificado de vacinação antirrábica para animais maiores de 3 meses, com nome do laboratório, tipo de vacina e número da ampola e um atestado sanitário emitido por um médico veterinário.

Viajar de avião com cachorro: Latam

O preço da taxa da companhia aérea Latam varia de acordo com o local, confira:

Documentos para viajar de avião com cachorro na Latam

O único documento exigido pela Latam para viajar com animais é o atestado veterinário emitido até 10 dias antes da viagem.

Regras internacionais para viajar de avião com cachorro

Viajar de avião com cachorro internacional

As regulamentações para viajar de avião com cachorro podem variar de acordo com o país para o qual vocês estão embarcando.

Algumas coisas devem ser levadas em consideração antes da viagem, como: a condição física do animal, a idade e as medidas dele. Alguns documentos também serão exigidos, como:

Para mais informações sobre a documentação e demais orientações sobre o transporte de animais em uma viagem internacional, consulte diretamente a companhia aérea.

Precauções para viajar de avião com cachorro

Se para nós humanos, viajar de avião pode causar certos desconfortos e incômodos, imagine para o cachorro, que vai passar a viagem inteira preso?

Pode ser bastante estressante. Por isso, para evitar possíveis dores de cabeça para você e para o seu pet, é importante estar atento a algumas coisas.

Chegue com antecedência no aeroporto

Normalmente, as companhias recomendam que os viajantes cheguem no aeroporto com antecedência mínima de 1 hora para voos nacionais e 2 para voos internacionais.

Mas se você vai viajar de avião com cachorro, chegue no aeroporto com antecedência mínima de 2 horas, para fazer o check-in do seu pet.

Com esse tempo de antecedência maior, ele também terá a chance de se ambientar ao aeroporto e com a quantidade de pessoas, principalmente se ele for na cabine com você.

Colocar identificação do animal na coleira e na caixa transportadora

Coloque uma etiqueta de identificação com os seus dados na caixa transportadora do seu bichinho para evitar possíveis enganos e confusões. Na coleira do seu pet, coloque o seu nome e o telefone de contato.

Habituar o animal com antecedência à caixa transportadora

Se o seu cachorro não tem costume de viajar, comece a acostumar ele com a caixa transportadora ou na bolsa de transporte uns 15 dias antes da viagem.

Faça com que seja uma experiência divertida para ele, dê petiscos e brinquedos enquanto estiver dentro da caixa.

Pelo menos uma vez no dia, sirva a comida dele dentro da caixa. Assim ele não vai ficar desconfortável durante a viagem por ter que ficar em um lugar que ele não está habituado.

Deixe um objetivo ou pano com cheiro do dono dentro da caixa

Se o seu cachorro for transportado no compartimento de carga, ele vai ficar solitário durante toda a viagem.

Por isso, para que ele não fique muito agitado, é recomendado colocar um pedacinho de pano ou até mesmo uma roupa com o cheiro da pessoa dentro da caixinha do animal.

O animal deve ser limpo, higienizado e de unhas cortadas para viajar

Para evitar qualquer mal estar entre os passageiros, é indispensável que antes de viajar de avião com o cachorro o dono cuide da higiene dele.

Corte as unhas e dê banho no bichinho antes do voo para garantir que ele estará limpinho para a viagem.

Comece a planejar sua viagem de avião com cachorro

Viajar de avião com cachorro

Toda viagem exige planejamento antecipado. Mas para quem vai viajar de avião com o pet, a antecedência deve ser um pouquinho maior.

Isso porque alguns destinos podem exigir exames em que o resultado fica pronto em cerca de 3 meses. Por isso, é bom já ir se programando e pesquisando as passagens aéreas.

Aqui no Passagens Promo você encontra os melhores preços para a sua viagem. Faça sua pesquisa e comprove!