Viajar sozinho: melhores destinos, vantagens e dicas essenciais
Tempo estimado de leitura 8 minutos

A maioria das pessoas tem um receio enorme quando o assunto é viajar sozinho. Mas a verdade é que embarcar em uma jornada assim, pode trazer muitos benefícios ao viajante.

Assim como qualquer viagem, é preciso muito planejamento, para garantir que suas expectativas serão atendidas.

O mais importante para quem está indo viajar sozinho pela primeira vez é não tomar a experiência de outra pessoa como a única, pois isso pode estragar toda a diversão.

Esse é o tipo de coisa que você só vai conseguir formar uma opinião quando colocar a cara no sol e viver a situação por si só.

Viajar sozinho: quais são as suas intenções?

O primeiro passo para ter sucesso durante a sua viagem solo é alinhar as suas expectativas. O que você espera dessa viagem? Quer relaxar e se isolar do mundo?

Conhecer gente nova e fazer amigos? Se aventurar sem medo do amanhã? Partir para uma jornada de autoconhecimento? Trabalhar?

Essas perguntas vão direcionar você para os melhores destinos para viajar sozinho.

Obviamente, cada lugar tem uma característica particular e um deles provavelmente vai ser o ideal para você.

Qual o melhor destino para viajar sozinho?

viajar sozinho destinos

Como já falamos antes, o destino ideal para fazer uma viagem sozinho vai depender das suas expectativas de viagem e até mesmo do seu perfil de viajante.

Escolha um destino que encaixe no seu perfil. Pense sempre em quais atrativos você gostaria de visitar pelo destino e que tipos de atividades gostaria de fazer.

Se você quer fazer amigos durante a viagem, escolha destinos que favoreçam esse tipo de contato. Um destino romântico, por exemplo, pode não ser uma boa pedida para quem viaja sozinho.

Por outro lado, participar de excursões talvez seja uma solução para os mais tímidos.

Para quem faz amizades com facilidade, o legal é optar pelos hostels.

Destinos nacionais para viajar sozinho

No Brasil, existem vários destinos incríveis para quem gosta de viajar sozinho e até mesmo para quem está flertando com a ideia de experimentar essa aventura pela primeira vez.

Separamos alguns destinos super queridos por quem já viveu a experiência.

Búzios – RJ

Búzios é um destino super jovial e bastante agitado. Se você curte praia e badalação, esse pode ser o lugar ideal para a sua viagem.

Além de estar lotada de hostels, a cidade ainda fica pertinho de outros dois litorais super disputados, Arraial do Cabo e Cabo Frio. Em uma viagem dá pra conhecer 3 lugares e fazer várias amizades novas.

Florianópolis – SC

O que não falta são opções para quem faz uma viagem solo para Florianópolis. A cidade, que conta com 42 praias, oferece aos visitantes diversas opções para os praticantes de esporte.

Para os mais aventureiros, a cidade tem trilhas e até praias de naturismo, para os mais baladeiros, a cidade tem diversas opções de boates e bares legais.

Destinos internacionais para viajar sozinho

No exterior, a cultura de viajar sozinho pode ser um pouco mais presente do que aqui no Brasil, principalmente para mulheres viajantes.

Alguns destinos já são mais manjados pelos viajantes e viajar sozinho já é pra muitos um estilo de vida.

Confira alguns destinos legais para viver essa aventura.

Dublin – Irlanda

Dublin é um destino mundialmente conhecido para intercâmbios. Os estudantes amam a cidade, o que acaba tornando o lugar super jovial.

Um dos principais atrativos é fazer um tour pelos pubs da região. Lá, você irá conhecer pessoas dos mais variados lugares do mundo. Ótimo para fazer amigos e para explorar diferentes culturas.

Toronto – Canadá

Quer lugar melhor para viajar sozinho do que a cidade mais multicultural do mundo? Se o seu medo é se sentir sozinho durante a viagem, Toronto pode ser a solução.

O lugar é conhecido pela hospitalidade e por abraçar as mais diferentes culturas.

Vantagens em viajar sozinho

viajar sozinho vantagens

A primeira e principal vantagem de viajar sozinho é a flexibilidade no calendário. Já reparou o quanto é difícil marcar uma viagem com um grupo de amigos?

É muito complicado tentar marcar as férias de todo mundo ao mesmo tempo. Quando você decide viajar sozinho, a única preocupação será com as suas próprias férias.

Outra vantagem de viajar sozinho é poder montar seu próprio roteiro de viagem, ou melhor ainda, não montar nenhum roteiro e fazer tudo o que der na telha.

Quando você viaja sozinho não é preciso ponderar sobre os gostos de cada um, apenas os seus. Você também não vai precisar seguir os horários de outra pessoa, pode ir e voltar quando bem entender.

Desvantagens em viajar sozinho

Para quem gosta de tirar fotos, viajar sozinho pode ser um desafio. Isso porque em alguns momentos, você vai precisar pedir algum estranho para bater uma foto sua.

É claro que existe o temporizador em várias câmeras e o famoso pau de selfie, mas se você for uma pessoa tímida, pode gerar certo desconforto.

Muitas pessoas acabam viajando sozinha porque não conseguem companhia para a viagem. E se esse for seu caso e você começar a se lamentar por isso, vai acabar se sentindo sozinho de verdade.

Tente aproveitar essa oportunidade para descobrir coisas novas a seu respeito e conhecer outras pessoas também.

Dicas para viajar sozinho

Existem várias dicas práticas para quem tem vontade de viajar sozinho pela primeira vez. A primeira delas é não se prender à opinião dos outros e muito menos às experiências dos outros.

Por mais parecido que você seja com alguém, e mesmo que a viagem seja planejada nos mínimos detalhes para ser igual, vocês nunca terão a mesma experiência.

Outra dica importante é tentar não depender de ninguém. Quanto mais independente você for, mais fácil será se adaptar a um ambiente novo com pessoas novas.

Além disso, você vai saber se virar melhor quando se sentir sozinho. Uma boa dica é começar com pequenos passos e curtir um almoço sozinho, ou uma sessão de cinema.

Planejamento da sua própria viagem

Toda viagem exige organização e um planejamento. Durante uma viagem sozinho, isso também é importante.

Mesmo que você queira seguir o seu próprio roteiro e fazer o que der vontade, é indispensável ter pelo menos um controle financeiro e definir quais atrações e passeios você gostaria de ver e conhecer.

A viagem também deve ser planejada com antecedência, para que você possa comprar suas passagens aéreas em uma época boa e economizar um pouco.

A hospedagem também deve ser pesquisada antes e a baixa e alta temporada devem ser levadas em conta, principalmente para quem não quer gastar muito.

Saiba o máximo de informações sobre o seu local de destino

É indispensável fazer pesquisas sobre o destino que irá visitar. Um dos riscos de viajar sozinho é justamente estar sozinho em um lugar novo.

Por isso, sempre que possível compartilhe o seu roteiro com algum amigo ou familiar. Pesquise também sobre a segurança local.

É sempre bom saber quais são os pontos mais perigosos e os mais tranquilos da cidade, além de saber quais são os horários mais evitados para estes locais.

Esteja atento a essas coisas e se preciso, pergunte a um morador, que provavelmente irá te informar melhor sobre o lugar.

Hospedagem em local seguro

viajar sozinho hospedagens

Quando começamos nos planejar para viajar sozinho, sempre bate a dúvida de qual local hospedar para garantir uma boa experiência e ainda se sentir seguro.

A disputa mais tradicional é entre hotel e hostel, mas muita gente também cogita alugar um apê no airbnb ou uma pousada.

Infelizmente para essa dúvida, não há resposta certa. Tudo vai depender do seu objetivo, o tipo da sua viagem e sua preferência.

Ainda assim, o importante é que, independente do tipo de hospedagem, opte por locais mais seguros.

Leia sobre o local que você pretende ficar, pesquise o bairro, a região. Esse estudo prévio ajuda a ter uma hospedagem mais tranquila e evitar cair em furadas.

Os reviews e avaliações podem ser nossos aliados nesse momento (ver o que outros hóspedes falaram ajuda, né?!)

Crie roteiros com antecedência

viajar sozinho roteiros

O máximo de coisas que puderem ser decididas com antecedência, vai te ajudar a ter poucas preocupações durante a viagem.

Montar seu roteiro antes de viajar, por exemplo, te ajuda a ver quais os pontos turísticos mais seguros no destino e quais regiões é melhor evitar.

Criar o roteiro antes de embarcar não só vai te ajudar a se organizar melhor, como também permite que você compartilhe com outras pessoas.

Assim, eles vão saber por quais destinos você pretende passar e outros detalhes para te localizarem mais rápido, caso seja necessário.

Claro, nada é via de regra e é válido deixar alguns dias livres para conhecer um lugar novo ou aproveitar uma atração que possa surgir de última hora.

Afinal, viajar sozinho também é ter liberdade de fazer tudo no seu tempo, né?!

Mantenha contato com família e amigos

viajar sozinho dicas

Mesmo que o propósito da sua viagem seja ficar um pouco sozinho e passar um tempo consigo mesmo, manter contato com amigos mais próximos e com a família é uma boa tática para deixá-los informado e poder pedir algum auxílio ou ajuda, caso precise.

Além disso, leve anotado com você, diversos números importantes que podem te ajudar.

Para quem vai se aventurar por terras estrangeiras, lembre de guardar o telefone da embaixada brasileira do destino que você vai e do seu seguro viagem – a gente nunca sabe quando vai precisar acionar, né?!

Tenha cuidado com seus documentos

viagem sozinho como fazer

Assim como a gente nunca sai sem documento de casa, não dá pra esquecer durante a viagem, certo?

Mas atenção, tenha cuidado com seus documentos! Perder documentos durante uma viagem traz muita dor de cabeça.

Quem viaja com seguro viagem tem a garantia de assistência em caso de perda ou roubo de documentos, por isso nunca embarque para viajar sozinho antes de contratar seu seguro, assim você conta com uma segurança a mais.

Pode viajar sozinho a partir de quantos anos?

Se você for viajar de avião, a idade mínima para viajar sem os pais dentro do Brasil é 12 anos.

Até os 18, para viajar sozinho é preciso apresentar uma autorização feita pelos responsáveis e reconhecida em cartório.

Abaixo dos 12 anos, só se pode viajar acompanhado dos pais ou responsáveis (e caso seja um terceiro, é necessário autorização judicial). Acima de 18 anos, aí você já está livre para viajar sozinho para onde quiser.

Para viagens internacionais, há duas maneiras de deixar menores de 18 anos viajarem sozinhos. A autorização pode ser incluída no passaporte, para isso é só assinar a autorização na hora de fazer o documento.

Você pode escolher entre permitir que a criança viaje apenas com um dos pais ou sem nenhum acompanhante.

A outra maneira é fazer uma autorização autenticada (para quem não quer colocar autorização no passaporte).

Essa é a alternativa para quem vai viajar pela América do Sul também, já que só precisa de identidade para viajar.

Seguro viagem pode valer a pena

Não dá para contar com a sorte na hora de viajar sozinho, né?! Muita gente ainda tem dúvidas se seguro viagem vale a pena e a gente te conta que sim, vale e muito!

A segurança é um item muito importante em uma viagem, ainda mais quando estamos sem nenhuma companhia para caso de emergências. Com o seguro viagem, você tem a garantia de que terá o amparo necessário caso precise.

O seguro viagem oferece atendimento 24h em seu idioma nativo e te dá auxílio desde o momento do embarque até o desembarque.

Claro que a gente viaja esperando que dê tudo certo e corra conforme o planejado, mas sabemos também que imprevistos não escolhem hora nem lugar para acontecer, então é bom estar sempre preparado!

Seguro Viagem: América do Sul
TA 40 Especial - Internacional TA 40 Especial - Internacional Assistência médica USD 40.000 Bagagem extraviada USD 1.200 R$ 10/dia*
Affinity 15 Affinity 15 Assistência médica USD 15.000 Bagagem extraviada USD 1.000 (SUPLEMENTAR) R$ 9/dia*

Passagens aéreas na promoção

E aí, partiu viajar sozinho? Aproveite as passagens aéreas na promoção aqui no Passagens Promo para conhecer o mundo inteiro!

Cadastre nosso alerta de preço para encontrar os menores preços e siga nossas redes sociais!

Recomendado para você
O que fazer em Florianópolis: melhores praias, passeios e restaurantes

O que fazer em Florianópolis: melhores praias, passeios e restaurantes

Praias em Florianópolis: as 10 melhores praias de Floripa

Praias em Florianópolis: as 10 melhores praias de Floripa

Passeios em Florianópolis: melhores praias e lugares turísticos

Passeios em Florianópolis: melhores praias e lugares turísticos

Viagem para o sul do Brasil: Top 15 destinos imperdíveis na região Sul

Viagem para o sul do Brasil: Top 15 destinos imperdíveis na região Sul

Quando ir a Florianópolis: melhor época para viajar para Floripa

Quando ir a Florianópolis: melhor época para viajar para Floripa

Melhores praias do Brasil: seleção das praias mais bonitas por região

Melhores praias do Brasil: seleção das praias mais bonitas por região