Tudo sobre Doha, Catar: dicas de viagem, mapa e informações gerais

Uma das sedes da Copa do Mundo de 2022, Doha, Catar, é uma cidade vibrante, exótica e apaixonante, que mistura modernidade e tradição em pleno deserto banhado pelas águas quentes do Golfo Pérsico.

Capital e maior cidade do país árabe, Doha nasceu oficialmente apenas em 1820 e, desde então, se tornou um opulento centro urbano, cuja paisagem é marcada por arranha-céus e edifícios futuristas.

Montamos um guia com dicas de viagem, informações importantes e os atrativos que você não pode perder. Vem conhecer com a gente tudo que essa cidade incrível tem a oferecer a seus visitantes!

Compre passagens aéreas com o menor preço neste link!

Doha, Catar: conheça a capital do país!

A cidade de Doha, no Catar, é não apenas a capital do país, onde vivem quase 2,5 milhões de habitantes, mas também o principal centro econômico qatari, que prosperou na onda do ouro negro, o petróleo.

Toda essa riqueza está exposta em construções faraônicas, como shoppings, restaurantes de luxo e hotéis cinco estrelas, especialmente na região de West Bay, chamada carinhosamente de “Doha moderna”.

Mas não pense que só de luxo vive a capital qatari! As tradições e a história do povo islâmico estão por todos os lados, como o tradicional mercado de Souq Wakif, o Museu de Arte Islâmica e a Katara Cultural Village.

Você ainda poderá conhecer fortalezas militares que remontam ao século XIX e ilhas artificiais paradisíacas, que em nada perdem para as famosas ilhas de Dubai, nos vizinhos Emirados Árabes.

Ou seja, tem atrativos suficientes para encher dias de viagem, então faça um planejamento caprichado para não desperdiçar tempo nem dinheiro durante a sua estadia!

O que tem no Qatar?

O que tem no Qatar?
Fonte: Pexels

Até ser anunciado como sede da Copa do Mundo de 2022, em 2010, o Catar (ou Qatar) era um relativo desconhecido para a maioria dos viajantes brasileiros.

No mapa, a região chama pouco a atenção, sendo um pequeno pedaço de terra às margens do Golfo Pérsico.

No entanto, não se engane: o Catar é um verdadeiro gigante na economia, considerado o país mais rico do mundo, que enriqueceu com o petróleo, mas tem se especializado em turismo nas últimas décadas.

O país é uma monarquia absolutista, governada pelo emir (título equivalente ao de rei) Tamim bin Hamad al-Thani, e seu fuso horário está 6 horas à frente do brasileiro.

A região é ocupada há mais de 50 mil anos e fez parte do extinto Império Otomano, tendo se tornado independente em 1971, após um período sob protetorado britânico.

A população, em sua esmagadora maioria muçulmana, vive em grandes concentrações na área urbana, na capital ou nos arredores, formada majoritariamente por estrangeiros.

Afinal, estima-se que 75% de todas as pessoas que vivem no Catar sejam oriundas de outros países. Confira outras curiosidades sobre o destino!

Quais documentos são necessários para visitar o país?

Os brasileiros em viagem de turismo pelo Catar não precisam de visto para permanência máxima de 90 dias.

Isso significa que, para visitar os destinos qatari, basta apresentar um passaporte com validade máxima de seis meses após a data da viagem!

O Catar exige seguro viagem?

Além de portar seu passaporte válido, você precisará de um seguro viagem para conhecer Doha, Catar: o item é obrigatório para quem vai visitar o país asiático!

Mais que uma exigência das autoridades locais, o seguro viagem é indispensável para o viajante que deseja evitar perrengues, pois oferece diversas coberturas que podem salvar o seu bolso em caso de imprevisto.

Já imaginou passar mal por calor intenso ou pela alimentação exótica e precisar arcar com seus gastos médicos no país mais rico do mundo? Ou sofrer um acidente e precisar se comunicar em um idioma completamente diferente?

O viajante que adquire um bom seguro viagem receberá toda a assistência que precisa em português e poderá até ser reembolsado por gastos previstos em apólice.

Assim, você vai curtir sua estadia sem se preocupar com problemas de saúde, extravio de bagagem, regresso antecipado ou outras situações.

Para garantir seu seguro viagem pelo menor preço do mercado, visite agora mesmo o buscador, Seguros Promo, e faça uma cotação gratuita.

Se surgir alguma dúvida durante a sua pesquisa, é só contar com a ajuda do time de especialistas na central de atendimento exclusiva do Seguros Promo!

[seguros_promo_shortcode theme=”card-large” ideal_para=”8″ ideal_para_lbl=”Oriente Médio” /]

Como é o dinheiro em Doha, Catar?

O dinheiro em Doha, Catar, é o rial catarense (ou rial catariano), cuja cotação em 6 de setembro de 2021 era de R$ 1,42.

Se você está acostumado a utilizar euro e dólar em suas viagens internacionais, precisará se readequar para a sua viagem ao Catar: apenas o rial catarense é aceito no país, salvo em alguns poucos hotéis internacionais.

Por isso, faça o câmbio em casas especializadas, caixas eletrônicos ou bancos para evitar perrengues durante a sua viagem!

Qual o idioma falado em Doha?

Qual o idioma falado em Doha?
Fonte: Pixabay

O idioma oficial do Catar é o árabe, mais especificamente o dialeto árabe qatari

No entanto, como o país foi um protetorado britânico de 1916 até 1971, o inglês é o segundo idioma mais falado, o que pode facilitar a vida do turista.

Onde fica Doha no mapa?

O Catar fica no Oriente Médio, na Ásia, como um “apêndice” da Arábia Saudita, pertinho do Bahrein e dos Emirados Árabes Unidos.

O país tem apenas 11 mil km² de área, metade do tamanho de Sergipe, o menor estado brasileiro, e é banhado pelas águas turquesas do Golfo Pérsico.

A capital, Doha, fica na costa leste do Catar, no meio do caminho entre as cidades de Al Khor e Al Wakrah.

Doha, Qatar: mapa

Antes de fazer suas malas para conhecer esse destino incrível, não se esqueça de conferir o mapa da região: você pode até descobrir destinos próximos para incluir em seu roteiro de viagem. Veja só!

Como é a temperatura em Doha, Catar? Quando ir?

Ao planejar sua viagem para Doha, Catar, a data da sua estadia deve ser escolhida com cuidado: estamos falando de uma cidade em pleno deserto arábico, uma região árida, famosa pelo calor extremo.

Os verões são longos e ferventes, com temperaturas que superam os 40ºC e sem chuvas de maio a setembro. 

O calor é tão forte que pode tornar impraticáveis algumas tarefas simples, como caminhar pela rua!

O verão qatari é tão extremo que fez até com que a Fifa, entidade máxima do futebol mundial, trocasse a data da Copa do Mundo.

O evento acontece tradicionalmente no verão do Hemisfério Norte, de junho a julho, mas vai ocorrer entre novembro e dezembro de 2022, em sua edição qatari.

Por essas e outras, vale a pena se organizar para visitar o país no inverno, de dezembro a fevereiro, quando a temperatura média é de agradáveis 20ºC e existem algumas chances de chuva.

Promoção de passagem aérea para Doha no Catar

Maior aeroporto local, o Aeroporto Internacional de Doha é a principal porta de entrada no país, recebendo voos com conexões a partir do Brasil.

Você pode encontrar passagem para Doha, no Catar, a preços promocionais em nosso site de buscas, o Passagens Promo, que te apresenta as melhores ofertas para o destino que você procura em poucos cliques.

O viajante pode até utilizar a ferramenta de economia nos dias próximos para identificar o momento mais barato para viajar conforme a data de embarque apontada.

Para não perder nenhuma promoção para o destino que você procura, não se esqueça de ativar o alerta de preços!

O que fazer em Doha

Simultaneamente tradicional e moderna, a cidade de Doha é um destino apaixonante, com atrações para todos os gostos, de praias a museus incríveis.

Confira o que fazer em Doha, no Catar!

Souq Waqif 

Souq Waqif
Fonte: Diego Delso / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Na cultura árabe, os mercados ocupam um espaço de protagonismo no cenário urbano, não apenas concentrando boa parte do comércio, mas também preservando traços da cultura local.

Em Doha, esse lugar é o Souq Waqif, um antigo mercado a céu aberto na Al Souq Street, por onde você poderá se perder em um labirinto de barracas que vendem de tudo, de joias a especiarias!

Vale a pena visitar o mercado à noite, quando o calor é menos intenso e você poderá circular com mais conforto entre as barracas.

Katara Cultural Village

O Katara Cultural Village é um complexo turístico e cultural localizado de frente para a praia, com o Golfo Pérsico na linha do horizonte.

O espaço abriga restaurantes, beach clubs, salas de concerto e teatros, oferecendo atrações suficientes para dias de viagem.

Durante o seu passeio, alguns atrativos são imperdíveis, como a Opera House, o Museu de Selo Postal Árabe e um amplo anfiteatro a céu aberto.

Museu de Arte Islâmica 

Visitar Doha, Catar, e não conhecer o Museu de Arte Islâmica é como ir a Paris, na França, e não visitar o Louvre. 

Aliás, o museu árabe foi projetado pelo arquiteto americano Ieoh Ming Pei, o mesmo responsável pela Pirâmide de Vidro do museu francês!

No local, você encontrará um rico acervo de arte do mundo islâmico, de diferentes períodos históricos, como joias, cerâmicas, porcelanas e pinturas.

As peças expostas não são o único atrativo: você também poderá conhecer uma verdadeira obra-prima da arquitetura árabe, com formas geométricas perfeitas por todos os lados!

The Pearl-Qatar

The Pearl-Qatar
Fonte: Pixabay

A região de The Pearl-Qatar pode deixar qualquer um de queixo caído: estamos falando de uma ilha artificial construída sobre uma antiga área de extração de pérolas, ocupando mais de 4 milhões de m²!

A ilha abriga complexos residenciais e condomínios de luxo, bem como canais inspirados na clássica Veneza.

Na região, você poderá explorar um centro comercial com centenas de lojas, áreas de lazer infantil, praças com fontes e chafarizes, além de restaurantes, bares e galerias de arte.

Corniche 

Corniche é nada menos que o calçadão de Doha, onde você poderá caminhar à beira-mar por mais de 7 km de extensão.

O espaço inclui equipamentos para prática de atividades físicas, pista de caminhada e ciclovia bem de frente ao Golfo Pérsico.

Além disso, é na região de Corniche que ocorrem os principais eventos locais, incluindo o Dia Nacional do Catar e o Dia Nacional dos Esportes!

West Bay 

A Doha moderna fica na região de West Bay, centro financeiro e bairro mais desenvolvido da capital qatari.

A paisagem local é formada por arranha-céus modernos, hotéis de luxo e condomínios de alto padrão, bem como shoppings e restaurantes glamourosos.

Mesmo que você não se hospede no local, vale a pena dedicar ao menos um dia a explorar suas ruas arborizadas, desfrutar da vista da Baía de Doha ou até mesmo saborear pratos incríveis nos restaurantes locais.

Mesquita Nacional do Qatar 

A Imam Muhammad Ibn Abdul Wahhab, ou simplesmente Mesquita Nacional do Qatar, é um dos principais atrativos da cidade de Doha, Catar.

A construção se assemelha bastante a um forte militar, destacando-se na paisagem urbana da capital qatari, sendo avistada de longe. 

À noite, o espaço ganha iluminação especial, atraindo todos os olhares em meio à areia vermelha do deserto arábico.

Além de conhecer a construção imponente, você terá a oportunidade de ver o interior de uma das maiores mesquitas do mundo árabe, com capacidade para até 30 mil fiéis.

Barzan Towers 

Barzan Towers
Fonte: Richard Mortel / Flickr / CC BY 2.0

O Barzan Towers, ou Umm Salal Mohammed Fort Towers, é um complexo de defesa militar datado do século XIX e construído para proteger o poço de Ain Hetan, o principal manancial de água que atendia a cidade na época.

As torres têm mais de 14 metros de altura e são revestidas por pedras e lama, abrigando em seu interior um antigo observatório astronômico.

Em outras palavras, um passeio imperdível em qualquer roteiro por Doha!

Onde comer em Doha no Catar?

Que tal aproveitar a sua viagem a Doha, Catar, para conhecer alguns dos melhores restaurantes do mundo? 

A capital do país árabe abriga diversos restaurantes de alta gastronomia que são quase uma atração à parte, como o Hunters Room & Grill, o Q Lounge, o La Spiga e o internacional Spice Market!

Se você quer sair pulando de restaurante em restaurante para experimentar a gastronomia local, recomendamos um passeio sem pressa pela região do Corniche e pelo bairro de West Bay.

Quer economizar em alimentação? Considere o Turkey Central, o La Vista 55 e o Shujaa Restaurant para a sua refeição!

Onde encontrar bons hotéis em Doha, Catar?

Onde encontrar bons hotéis em Doha, Catar?
Fonte: Elquarto / Hotel

Os hotéis em Doha, Catar, refletem bem a economia pujante do país mais rico do mundo. 

Isto é, o viajante estará em meio a um leque amplo de possibilidades de hospedagem de alto padrão.

A maioria dos hotéis de luxo está concentrada em The Pearl-Qatar, como as unidades das redes internacionais Marriott e Four Seasons.

Você também encontrará hotéis requintados em West Bay, como o Centara West Bay Hotel & Residences Doha, o Crowne Plaza Doha West Bay e o Wyndham Doha West Bay.

Se você procura opções de hospedagem mais econômicas, considere o Gokulam Park Doha, o Lavilla Palace, o The Town Hotel Doha ou o Ezdan Hotel para a sua estadia.

O que fazer em Doha em 2 dias?

Um período de dois dias pode ser o suficiente para conhecer as principais atrações de Doha, Catar, mas, para isso, o viajante precisa montar um roteiro organizado e, mais importante ainda, se manter fiel a ele!

Comece sua visita pelo mercado de Souq Waqif, faça uma visita a Pearl Qatar e finalize o passeio com uma caminhada pela região de Corniche.

No dia seguinte, conheça a Mesquita Nacional do Qatar, visite o complexo Barzan Towers e encerre sua estadia em Doha com um passeio pelo Katara Cultural Village.

Quanto custa viajar para Doha?

O custo médio da sua viagem para Doha, Catar, vai depender do estilo de viagem que você deseja desfrutar.

Quem quer ostentar pode gastar mais de R$ 1.000 por dia em diárias, enquanto os viajantes mais econômicos encontram opções de hospedagem entre R$ 300 e R$ 400 por noite.

Em relação à alimentação, você encontrará opções entre R$ 40 e mais de R$ 100 para refeições completas, embora redes de fast food tenham combos a partir de R$ 30.

O viajante pode adquirir um passe para museus a partir de R$ 100, com validade para três dias, e fazer passeios de barco para conhecer a costa local com custo a partir de R$ 50.

Tenha em mente, porém, que esses preços foram estimados em setembro de 2021 e podem variar conforme a data da viagem.

Melhor oferta de passagem aérea para Doha, Catar!

Que tal começar a planejar a sua viagem para Doha, Catar, agora mesmo sem abrir mão da economia? 

Visite o nosso buscador, Passagens Promo, e faça uma cotação gratuita de passagens aéreas mais baratas!

Nossa plataforma te ajuda a identificar o momento mais barato para viajar com a ferramenta de economia nos dias próximos e ainda te deixa por dentro de todas as promoções para o destino desejado: é só acionar o alerta de preços!

Quer viver uma experiência inesquecível em uma das cidades mais modernas do Oriente Médio? De Promo você pode!

Recomendado para você
Catar: saiba tudo sobre esse destino antes de marcar sua viagem!

Catar: saiba tudo sobre esse destino antes de marcar sua viagem!