No norte da Itália está localizado um Patrimônio Mundial da UNESCO que é o sonho de todo aventureiro. As Dolomitas são um destino que fica marcado na memória.
O que não faltam são belezas naturais, montanhas e lagos para conhecer. Quem quiser se aventurar terá diversas oportunidades.
Índice
Onde ficam as Dolomitas?
A princípio as Dolomitas são uma cadeia de Montanhas, declaradas Patrimônio Mundial pela UNESCO. Suas formações rochosas chegam até algumas regiões, como Trentino- Alto Adige, Veneto e Friuli-Venezia Giulia no nordeste da Itália nos Alpes Orientais.
Suas formações rochosas são de dolomito, um mineral em tons rosados e alaranjados e ao pôr do sol promovem enrosadira, um fenômeno único. Nessa cadeia de montanhas tem vales profundos, lagos alpinos, prados e picos íngremes, como o Marmolada, o mais alto da região.
Hoje em dia, diversos aventureiros e apaixonados por fenômenos naturais, escolhem Dolomitas para visitar e realizar atividades ao ar livre. Embora esteja em uma localização bastante específica, garante fácil acesso e tem uma boa infraestrutura.
Como ir do Brasil a Dolomitas?
O trajeto tem voos com conexão nos principais aeroportos da Europa. Você precisa pegar um voo para Milão , Veneza ou Munique. A primeira e a última cidades citadas estão a 3 e 4 horas de carro da cadeia de montanhas.
Quando desembarcar em alguma das cidades mencionadas, você pode optar por terminar o trajeto de carro. Antes da viagem procure uma boa locadora e cumpra adequadamente com o processo para a liberação de dirigir em solo europeu .
O turista que escolhe ir de carro, precisa seguir em direção a Bolzano, Cortina d’Ampezzo ou Ortisei, consideradas portas de estradas para as Dolomitas. Não precisa se preocupar pois suas estradas são sinalizadas e facilita a locomoção de quem não está acostumado a dirigir na Europa.
Para quem não se sente confiante em dirigir, pode pegar um trem para Bolzano e Trento, e depois seguir viagem de ônibus local para conseguir chegar aos vilarejos. É fundamental que escolha com antecedência como será a locomoção, para organizar tudo e evitar transtornos.
Os brasileiros não precisam de visto para entrar na Itália, caso seja uma viagem a turismo com o máximo de 90 dias, menos uma preocupação. No entanto, confira atentamente quais são os outros comprovantes que podem ser solicitados.
Qual é a melhor época para viajar a Dolomitas?
Garantir um roteiro repleto de boas atrações é o sonho de todo turista, isso é possível ao escolher viajar em uma época que possibilita boas condições para se aventurar.
Quem não está acostumado com temperaturas severas, escolhe o verão (junho a setembro), poderá fazer trilhas, escaladas, explorar o local com bicicleta e apreciar a beleza dos campos floridos. Uma vantagem é que os dias são mais longos o que possibilita trilhas mais longas.
No entanto, é uma época bastante procurada e com uma demanda maior de turistas suas hospedagens lotam rapidamente. Por isso é recomendável procurar reservar a sua com antecedência.
Para quem prefere temperaturas amenas e preços mais acessíveis, opte por isso na primavera (abril a maio) ou no outono (outubro a novembro). A quantidade de visitantes é menor comparado ao verão, a desvantagem é que algumas trilhas não são permitidas, especialmente na primavera com o descongelamento da neve.
Uma dica é preferir ir no final da primavera, próxima de iniciar o verão. Para viver um inverno (dezembro a março) diferente e cheio de esportes de neve, as Dolomitas são um excelente destino.
Apesar do frio intenso, suas montanhas cobertas de neve possibilitam boas condições para esquiar, snowboard e muito mais. Há algumas estações de esqui com uma infraestrutura de alto padrão para promover uma experiência completa.
Aproveite os descontos do Passagens Promo
Atrações em Dolomitas
Dolomitas é um lugar fascinante para quem gosta de natureza e esporte. A beleza das suas paisagens são apaixonantes.
Além de serem consideradas Patrimônio Mundial da UNESCO, essas cadeias de montanhas são um dos paraísos dos esquiadores e praticantes de snowboard. Descubra os principais lugares de Dolomitas e o que fazer em cada um.
Três Cumes de Lavaredo
Os Três Cumes de Lavaredo são as atrações mais procuradas de Dolomitas, situado na região de Trentino-Alto Ádige, são três picos dramáticos que chamam atenção devido ao seu formato diferente.
Para conseguir chegar, os aventureiros precisam realizar um circuito em torno das montanhas de 3 a 4 horas e consegue alcançar o topo alpino. Quem está acostumado com esportes radicais, prefere realizar uma escalada íngreme nos cumes, precisa ser experiente, pois não é nada fácil.
Uma das coisas que você irá amar fazer é fotografar o lugar, sua beleza é de tamanha riqueza e especialmente ao amanhecer, o pôr do sol garante um cenário digno de filme. Embora o trajeto para acessar os Três Cumes de Lavaredo não seja nada fácil, todo esforço é recompensado com a sua paisagem.
E nos Rifugio Lavaredo e Rifugio Locatelli, você pode fazer uma pausa para descansar e comer alguma coisa. Conhecidos por serem os lugares de apoio dos aventureiros que podem ter um lugar de suporte.
Tenha certeza que durante toda a caminhada terá uma das vistas mais deslumbrantes da região, também das espécies e paisagens intocadas da região.
Cortina d’Ampezzo
Uma das paradas obrigatórias é a Cortina d’Ampezzo, uma cidade localizada no Norte da Itália e permite acesso à cadeia montanhosa. Suas montanhas são impressionantes e exibem vales belíssimos.
Vale a pena conhecer a cidade que foi uma das sedes dos Jogos Olímpicos de Inverno, o que não faltam são pistas de esqui e snowboard. Você pode fazer trilhas e conhecer os Cumes de Lavaredo ou o Parque Natural das Dolomitas d’Ampezzo, para viver momentos inesquecíveis.
Contemple a beleza da região no Tofana di Mezzo, um local privilegiado que garante uma vista panorâmica da região e das suas paisagens. Faça passeios no centro da cidade e visite o Museu Etnográfico que apresenta fatos da cultura alpina, visite a Igreja Basílica Minore dei Santi Filippo e Giacomo.
Também irá encontrar boutiques de luxo que reserva toda a sofisticação alpina, garanta presentes da região em suas lojas tradicionais e experimente os pratos típicos da culinária alpina, como a polenta e carnes de caça em seus restaurantes tradicionais.
Val di Funes
Na região do Tirol do Sul dentro das Dolomitas tem o famoso vale, Val di Funes tem paisagens alpinas que conquistam a todos, além dos seus prados verdes e bosques densos.
Antes de se aventurar na natureza, passe na Igreja de Santa Madalena, uma das mais fotografadas da Itália, com pano de fundo das montanhas Odle, que promovem um cenário deslumbrante.
Para conhecer a região faça trilhas como a Adolf Munkel Trail, ela é feita ao longo das montanhas Odle e oferece uma experiência encantadora, onde seus aventureiros se surpreendem gradativamente com a sua majestosa beleza.
Faça passeios de mountain bike pelos seus prados e vilarejos, uma forma diferente de explorar o lugar e não se cansar em caminhadas. Quem quiser conhecer o lugar completamente, não somente por meio de trilhas é uma boa chance.
Há locais que oferecem o aluguel e a instrução para que os turistas possam desbravar o lugar com todo o cuidado necessário. Não esqueça de passar em suas aldeias, como a Santa Maddalena e San Pietro que deixam qualquer um apaixonado com suas construções no estilo tirolesa.
Também é uma boa oportunidade para degustar da culinária local, como seus queijos artesanais. Visite as fazendas das regiões e procure alguma que ofereça um almoço com os pratos da culinária tirolesa.
Lago di Sorapis
O Lago di Sorapis é de uma beleza espetacular, localizado a 1.925 metros tem águas turquesas, é cercado por montanhas. Situado especificamente na província de Belluno na Itália.
Você precisa conhecer o lago e para chegar é a partir de Passo Tre Croci, a trilha mais optada é a n° 215 com 6km de distância. Alguns trechos apresentam algumas dificuldades por serem estreitos. Vale a pena percorrer 1h30 para apreciar um dos lugares naturais de tirar o fôlego.
O melhor que durante todo o trajeto vai contemplar a beleza das montanhas e florestas alpinas, garanta excelentes fotografias. Aproveite e faça um piquenique quando chegar no lago e leve uma bolsa para recolher todo o lixo.
Lago di Braies
Mais um lago que merece ser visitado em sua viagem a Dolomitas. O Lago di Braies fica em Tiro do Sul a 1.496 metros de altitude no Parque Natural Fanes-Senes-Braies.
O que mais chama atenção dos seus visitantes é a cor cristalina da água em um tom azul-esmeralda e de fundo os alpes dolomíticos ao redor.
Faça uma trilha circular de 3,6 km que pode ser feita em 1h. A cada parte do percurso são reveladas paisagens magníficas de vários ângulos que oferecem uma experiência emocionante.
Afirmam que os meses de maio e outubro são os melhores para visitar, já que no inverno (dezembro) o lago congela completamente, caso você prefira uma paisagem mais dramática vale a pena também.
Ao chegar não perca a oportunidade de fazer um passeio de barco, aluguem um a remo para ter uma visão diferente do lugar. No amanhecer e no entardecer as cores do céu refletem na água e promovem um cenário de filme.
Outra coisa que torna o lugar mais belo é a pequena Capela de madeira de 1904 que contrasta perfeitamente com a paisagem e se transforma em uma atmosfera pitoresca.
Lago di Carezza
Conhecido como o Lago do Arco-íris, o Lago di Carezza conquista o coração dos turistas, situado a 1.520 metros de altitude, esbanja águas cristalinas em tons verde esmeralda e ao mesmo tempo com um azul profundo, suas cores mudam ao longo do dia.
Se você estiver em Bolzano pode pegar um carro e em 30 minutos chegará à região, ao redor do lago tem uma trilha fácil de 1.5km e bem sinalizada.
Para quem gosta de história, vai amar conhecer a lenda do lago, dizem que foi criado por um feiticeiro para atrair uma ninfa e como não conseguiu ficar com ela destruiu o arco-íris e seus pedaços resultaram na cor do lago.
Durante sua passagem pelo lago pode fazer passeios para explorar mais o local e seus alpes dolomíticos. Uma prática que é proibida é banho no lago.
Bolzano
Coloque Bolzano no roteiro, uma cidade localizada em Tirol do Sul, ao norte da Itália, no coração dos Alpes. A cidade é conhecida por ser portal das Dolomitas, sua localização estratégica possibilita fácil acesso a cadeia das montanhas.
Explore a cidade começando no Museu Arqueológico do Tirol do Sul, onde está Ötzi, uma múmia de 5.300 anos que foi encontrada nos Alpes. Aproveite e passe no centro histórico que esbanja ruas cheias de lojas e café em construções medievais e renascentistas.
Conheça a Catedral de Bolzano, seu estilo é gótico com telhado colorido, ao entrar na catedral irá se encantar com a riqueza dos seus detalhes. Uma construção que merece ser visitada é o Castelo Roncolo que tem afrescos que relatam cenas da vida cotidiana e lendas da região.
Para apreciar a beleza de uma perspectiva diferente, faça um passeio de teleférico até Renon ou San e também vai ter a chance de contemplar as Dolomitas.
Um passeio animado e cheio de aprendizado é visitar o mercado que comercializa produtos frescos, queijos e seus famosos vinhos das vinícolas locais que você também pode conhecê-las.
Banhos Termais em Merano
Relaxe nos banhos termais em Merano, seu complexo termal é excelente para relaxar, oferece bem-estar e tratamentos de beleza, tudo de alta qualidade.
A infraestrutura é moderna e elegante, fica localizada em meio às montanhas, suas águas termais oferecem benefícios terapêuticos e muitas pessoas buscam tratamentos respiratórios, circulatórios e musculares.
No complexo são 25 piscinas, de água quente, jacuzzi, piscinas salinas e uma piscina com borda infinita que promove uma visão privilegiada dos Alpes. Suas áreas de relaxamento contam com saunas e banhos a vapor.
Aproveite e tenha uma massagem relaxante e garanta tratamentos faciais, alguns são feitos com produtos locais. E para sair com a energia recarregada tome um banho com águas minerais.
Viaje por um preço bom e com tranquilidade
Itinerário de 4 dias nas Dolomitas
Para te ajudar a organizar um bom itinerário e conseguir explorar grande parte das atrações, foi elaborado um de 04 dias. Uma boa quantidade de tempo para quem não poderá ter uma viagem mais prolongada.
01 dia
Explorar Bolzano e almoçar em seus restaurantes. À tarde seguir viagem para o Lago di Carezza, localizado a 30 minutos.
Termine a noite em Bolzano ou em Nova Levante.
02 dia
Suba até os Três Cumes de Lavaredo e faça uma trilha moderada de 4 horas. Aproveite a beleza do Refugio Locatelli e passe a noite em Cortina d’Ampezzo.
03 dia
Conheça o Lago di Braies e faça um passeio de barco a remo, faça caminhadas no Parque Natural Fanes-Sennes-Braies e finalize o dia em Dobbiaco.
04 dia
Visite Val di Funes e se apaixone pela Igreja de Santa Madalena e retorne para Bolzano.