Dubai, Emirados Árabes: o que fazer, pontos turísticos e história

Dubai, nos Emirados Árabes é uma cidade que respira modernidade e luxo. Conhecida como capital do turismo entre os sete emirados que formam os Emirados Árabes Unidos, é também a mais populosa, com mais de 2 milhões de habitantes. 

Nas últimas duas décadas Dubai se mostrou ao mundo, com construções futuristas e que representam suas riquezas, vindas do petróleo.  

A cidade que fica no meio do deserto e é um verdadeiro oásis banhado pelas águas do Golfo Pérsico. Além do turismo que atrai muitos viajantes à negócios, por conta disso, os mercados árabes estão sempre muito movimentados. 

Neste artigo, vamos falar tudo sobre Dubai, nos Emirados Árabes e o que você pode esperar durante a sua viagem. Confira!

Cote sua passagem aérea para Dubai no Passagens Promo e aproveite as melhores ofertas do mercado!

Dubai: uma das cidades mais modernas do mundo

Dubai é o maior polo turístico dos Emirados Árabes Unidos. Em apenas duas décadas, deixou de ser um vilarejo de mercadores beduínos para se tornar um dos destinos turísticos mais luxuosos e cobiçados do mundo.

A cidade se reinventou, e hoje, em meio de uma região desértica, surge como símbolo de modernidade – com prédios gigantescos, hotéis sete estrelas, shoppings de alto luxo e ilhas artificiais em forma de palmeiras.

Quem é fã de arquitetura vai se impressionar com seus prédios modernos, afinal, algumas das empresas de arquitetura mais famosas do mundo assinam as construções de Dubai, nos Emirados Árabes. 

Em poucos anos a cidade conseguiu se transformar de um jeito, que hoje é um dos destinos mais desejados do oriente médio. Em Dubai é possível aproveitar lindas praias, saltar de paraquedas e até mesmo fazer um voo de balão ao nascer do sol.

Atrações é o que não faltam. E se sobrar tempo ainda é possível fazer um bate volta até Abu Dhabi que é ao lado!

Clima de Dubai, nos Emirados Árabes

Dubai nos emirados arabe clima
Fonte: Pixabay

Dubai, nos Emirados Árabes está no deserto. Portanto, o seu clima é quente e seco. As chuvas são raras, ocorrem apenas em 25 dias por ano e nos meses de inverno, dezembro a março. 

O verão que vai de junho a setembro é de temperaturas altas, que podem chegar aos 42ºC. Mas mesmo no inverno as temperaturas são elevadas, indo de 24ºC a 28º durante o dia e aos 13ºC a noite. 

Logo, ao ir para Dubai vá preparado para o calor, com protetor solar e muita hidratação ao longo do dia. E mesmo com as temperaturas tão altas não é aconselhado roupas muito curtas e com os braços de fora, uma vez que os Emirados Árabes são países mulçumanos. 

Qual a língua em Dubai, nos Emirados Árabes?

Não apenas em Dubai, mas em todos os Emirados Árabes Unidos a língua oficial é o árabe. Ainda assim, o inglês é muito falado por lá, principalmente nos comércios e nas áreas turísticas. 

Para quem mora em Dubai é comum ver outros dialetos sendo falados, como malaiala, persa, hindi, tagalo, tâmi. 

Nos hotéis cinco estrelas pode-se encontrar funcionários que falem ainda mais línguas, inclusive o português. 

Documentos para viajar para Dubai, nos Emirados Árabes

Separar os documentos para uma viagem internacional é algo que deve ser feito com antecedência. Afinal, ninguém quer chegar no aeroporto e perceber que seu passaporte está para vencer e ser impedido de embarcar. 

Para entrar em Dubai, nos Emirados Árabes são poucos os documentos necessários, passaporte com validade de pelo menos seis meses é o mais importante antes de embarcar. 

Não é necessário visto de turismo, mas quando chegar no aeroporto de Dubai será carimbado o passaporte com autorização de permanência de até 90 dias, como turista. 

Para quem vai trabalhar ou estudar é necessário um visto especial que é solicitado na embaixada antes da viagem. 

O seguro viagem, não é algo que seja obrigatório para entrar no país, mas é bom que você contrate um para evitar dores de cabeça caso tenha algum imprevisto ou precise de atendimento médico urgente. 

Passagens para Dubai, nos Emirados Árabes

A cidade de Dubai é sinônimo de luxo, por isso, sua viagem até o destino também será. Mas nem por isso quer dizer que as passagens precisam ser extremamente caras. É possível conseguir bilhetes com ótimos preços e promoções no Passagens Promo. 

Nosso buscador e comparador faz a seleção e te mostra as melhores opções de dias, horários e principalmente preços. 

O ideal é que você comece a busca assim que decidir fazer a viagem e começar o planejamento. Ative um alerta de preços e com certeza vai conseguir fazer uma boa compra de passagens aéreas para Dubai. 

Pontos turísticos de Dubai, nos Emirados Árabes

Se engana quem acredita que Dubai é um destino de poucas atrações. Tem muito pra ver e fazer na cidade. Por isso, recomendamos uma viagem de 10 dias, para que você tenha tempo de conhecer tudo.

Abaixo reunimos alguns dos principais passeios em Dubai, nos Emirados Árabes e que devem ser parada obrigatória quando você estiver na cidade. Confira!

Conhecer o Burj al Arab Hotel

Dubai nos emirados arabe Burj al Arab
Fonte: Pixabay

Inaugurado em 1999 e construído no formato de vela de barco, o Burj al Arab Hotel é um dos marcos de Dubai. O hotel, que fica em cima de uma pequena ilha artificial na costa do Golfo Pérsico, ganhou a classificação informal de ser o único “sete estrelas” do mundo.

Com seus 321 metros, exibe uma arquitetura luxuosíssima – tem até detalhes em ouro na sua decoração interior. Uma diária no hotel custa cerca de 18 mil dólares, mas uma forma mais econômica de conhecer o hotel é fazendo uma reserva em um dos 7 restaurantes do lugar.

Mesquita Jumeirah

A Mesquita Jumeirah foi erguida em 1970 e junta a beleza da arquitetura islâmica com as linhas de um estilo chamado Fatímida. Tem capacidade para 1200 pessoas e é a única que permite visitas de não muçulmanos.

Na mesquita funciona o principal ponto do programa “Portas abertas, mentes abertas”, onde turistas e não-muçulmanos têm a oportunidade de aprender mais sobre a religião e sobre a cultura dos Emirados Árabes.

Show das fontes luminosas

Quem vai à Dubai precisa ver o show das águas dançantes. 

Ele acontece em um lago artificial que fica no meio do Downtown, entre o Burj Khalifa, Dubai Mall, Palace Downtown e o Souk Al Bahar. 

As águas das fontes emergem e começam a “dançar” ao som de clássicos da música mundial. 

É sempre uma coreografia e música diferente, por isso, se você for em mais de um dia com certeza vai se surpreender em todas as vezes!

Marina Dubai

Dubai nos emirados arabe vida noturna
Fonte: Pixabay

A Marina Dubai fica em um bairro cosmopolita e repleto do que fazer. Com diversos cafés, restaurantes e paisagens para acompanhar uma caminhada pela orla. 

A  marina de Dubai é a maior marina artificial do mundo. Só por isso já é uma atração por si só. 

Para quem vai fazer passeios de barco esse é o ponto de partida e existem diversas opções. 

Alugue uma bicicleta para percorrer o calçadão, aproveite para fazer paradas e tirar fotos com uma vista incrível, de qualquer ponto da marina!

Burj Khalifa

Com 826 metros de altura e 160 andares, essa é a Burj Khalifa, a torre mais alta do mundo!

Do seu topo é possível ver toda a cidade praticamente, uma vez que Dubai é quase toda plana. Uma imagem de encher os olhos e de impressionar seus visitantes. 

O prédio em si já chama muita atenção bem no centro da cidade, a noite ganha uma iluminação especial e pontos que mudam de cor junto com o show das fontes. 

As visitas ao topo podem ser durante o dia ou à noite. Sendo que durante o dia fica ainda mais evidente as construções em meio ao deserto. Já a noite a iluminação da cidade e seus grandes prédios é o ponto principal da visita. 

    Está gostando do conteúdo?

    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!

    Fique tranquilo, não enviamos spam!

    E-mail cadastrado com sucesso!

    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Mercado do Ouro 

    Gold Souk é um dos lugares “populares” em Dubai e em todos os Emirados Árabes, mas que para os turistas parece ser algo inacreditável. 

    É culturalmente comum para os residentes da cidade, mas que para quem vai de fora, principalmente do ocidente, pode se surpreender e até achar um pouco excêntrico. 

    O mercado do ouro de Dubai é o maior do mundo nesse gênero e possui mais de 300 lojas. 

    Passear pelo local é ver vitrines brilhando de ouro, tão comum que pode até parecer que é “baratinho”, como produtos que estamos acostumados a ver em feiras e exposições. 

    Mas basta entrar e perguntar o preço para ver que o baratinho fica apenas na imaginação mesmo. 

    O que fazer em Dubai, nos Emirados Árabes?

    Dubai nos emirados arabe
    Fonte: Pixabay

    Depois de visitar os principais pontos turísticos de Dubai não pense que o seus passeios acabaram. Muito pelo o contrário, ainda se tem muito o que fazer pela cidade. 

    Então já abra a sua lista de programação e anote as dicas que vamos dar a seguir. Com elas você vai perceber que mesmo depois de alguns dias em Dubai ainda há muito com o que se encantar durante a sua visita. 

    Al Mamzar Beach Park

    Com mais de 100 hectares, quatro praias artificiais com áreas separadas de banho, gramados, casas de veraneio, áreas de piquenique, duas piscinas e várias lanchonetes, o Al Mamzar Beach Park é o lugar ideal para passar o dia.

    As trilhas românticas e sinuosas são perfeitas para uma caminhada ou para fazer um passeio de bicicleta no Al-Mamzar Beach Park.

    Experimentar a culinária local

    Dubai nos emirados arabe culinaria local
    Fonte: Pixabay

    Em Dubai há muitos restaurantes especializados na culinária árabe, onde se destacam pratos como tabule, cozidos de carneiro ou carne crua de carneiro moída e arroz de açafrão.

    Os vários restaurantes e cafés da cidade refletem a diversidade de nacionalidades e culturas que compõem Dubai. Há restaurantes russos, polinésios, marroquinos, portugueses, tailandeses, franceses, paquistaneses, espanhóis, japoneses, indianos, alemães e muitos outros.

    A avenida litorânea Jumeirah Road abriga vários restaurantes. O Marina Walk – calçadão da Dubai Marina – também oferece diversas opções gastronômicas. O Jumeirah Beach Hotel oferece mais de 16 opções de restaurantes.

    Fazer compras na cidade

    Dubai é um dos destinos conhecidos para fazer viagens de incentivo. E quem gosta de fazer compras vai ficar fascinado pelo destino, pois comprar em Dubai é garantia de uma oportunidade maravilhosa. 

    A seleção de lojas vai de pequenos comércios locais às lojas das grifes internacionais mais exclusivas.

    O Dubai Mall é o maior shopping do mundo e é realmente impressionante, é possível andar de táxi lá dentro! 

    São mais de 1.200 lojas, entre as quais estão as lojas de departamento Galeries Lafayette, Bloomingdale’s e Marks & Spencer.  Além de dezenas de lojas das grifes mais caras do mundo, como Armani, Prada, Dolce & Gabbana, Dior, Gucci, Louis Vuitton e Chanel.

    O Mall of the Emirates é o segundo maior shopping de Dubai e possui uma grande variedade de lojas, no estilo do Dubai Mall. Entre as âncoras estão: Virgin Megastore, Marks & Spencer e Carrefour.

    Aproveitar a vida noturna de Dubai

    Dubai nos emirados arabe vida noturna
    Fonte: Pixabay

    A vida noturna em Dubai é luxuosa, exótica e agitada. Há várias maneiras de se divertir depois do pôr-do-sol, desde as maiores e mais modernas boates até lugares aconchegantes, como bares e cafés.

    As boates de praia e ao ar livre também são muito populares em Dubai, e alguns dos bares e casas noturnas mais conhecidos ficam nos principais hotéis. As boates mais populares estão concentradas em hotéis próximos às praias e em Sheikh Zayed Road.

    É preciso moderar no consumo de bebidas alcoólicas – sair na rua embriagado é motivo para ser preso em Dubai. Inclusive, o consumo de álcool é proibido em alguns locais e em qualquer lugar apenas maiores de 21 anos estão autorizados a consumir as bebidas.

    Deserto de Dubai

    Dubai é uma cidade que está no meio do deserto, então um passeio por ele não pode ficar de fora na sua viagem. 

    Existem diversos tipos de pacotes, você pode fazer o mais tradicional que é o Safári 4X4 para conhecer toda a área. Ao fim do dia é possível ficar em acampamentos que simulam a vida dos nômades beduínos, onde é possível andar de camelo, fazer tatuagens de henna e ver show de danças típicas. 

    Também está incluso nesse passeio um jantar com comidas típicas e bebidas. Ao todo tem duração média de seis horas e os turistas retornam ao seus hotéis, sem passar a noite no deserto. 

    Existem também opções de pacotes para ver o nascer do sol, dormir nos acampamentos e de jantares exclusivos nas dunas do deserto. 

    Arredores de Dubai: Abu Dhabi

    Dubai nos emirados arabe Abu Dhabi
    Fonte: Pixabay

    Enquanto Dubai é a capital do turismo nos Emirados Árabes, a capital do país é a menos conhecida Abu Dhabi. 

    Apenas nos últimos anos que Abu Dhabi vem despertando o interesse de turistas para conhecer suas atrações. Se você já está em Dubai, vale a pena esticar a viagem até a cidade próxima, é possível fazer um bate e volta tranquilamente. 

    Abu Dhabi fica apenas 150 km de distância, que pode ser feito de carro alugado, transporte público ou táxi.

    Logo na entrada existe a Yas Island, uma ilha artificial onde fica um dos maiores complexos de lazer. É ali que está o Ferrari World, um parque de diversões inspirado na Ferrari e na Fórmula 1. 

    Depois de curtir a Yas Island, uma volta pela avenida Corniche Road, com mais de 8 km e vários parques em sua extensão é uma boa pedida. 

    Ao ir à Abu Dhabi não deixe de conferir a Sheikh Zayed Grand, a maior mesquita dos Emirados Árabes e uma das maiores do mundo. 

    Quando ir a Dubai

    Dubai é um destino muito quente na maior parte do ano. Nos dias mais quentes, a temperatura pode chegar a 50°C. Por isso, o recomendado é visitar a cidade durante o inverno, entre novembro e abril.

    Durante o inverno o clima fica agradável e os passeios ao ar livre ficam mais confortáveis. Dá pra curtir a praia e caminhar pela cidade sem o risco de ter uma insolação.

    Nos meses mais quentes de verão é possível aproveitar os muitos parques aquáticos e praias de Dubai. 

    Para quem vai na primavera ou inverno encontra uma cidade com temperaturas por volta dos 25ºC. O que possibilita que você faça todos os passeios e não se preocupe com chuvas, já que a incidência é baixa e apenas nos meses de inverno. 

    Como chegar

    A maneira mais rápida de se chegar em Dubai é com a companhia aérea Emirates, que tem voos diretos partindo diariamente de São Paulo e Rio de Janeiro.

    Outra opção é pegar um voo da South African Airways, que faz conexão em Joanesburgo, ou então de companhias que fazem conexão em cidades da Europa, como a Lufthansa, Air France, British Airways, Turkish Airlines, entre outras.

    O moderno aeroporto internacional de Dubai fica dentro da cidade e a apenas alguns quilômetros dos principais hotéis da região. A forma mais simples de transporte para chegar ao destino final é pegar um táxi ou pagar um transfers.

    Passagens aéreas promocionais para Dubai

    Aqui no Passagens Promo você encontra as melhores ofertas de passagens aéreas para conhecer Dubai. Faça sua pesquisa e comece já a planejar essa viagem.

    Ative nossos alertas e cadastre seu email nas newsletters para receber todas as promoções e ofertas disponíveis. 

    Viaje para uma das mais luxuosas cidades do mundo com conforto e segurança. De promo, você pode!


    Leia também:

    Recomendado para você
    Passeios em Dubai: quando ir, onde comprar e sugestão de roteiro

    Passeios em Dubai: quando ir, onde comprar e sugestão de roteiro