Egito: mapa turístico, destinos interessantes e outras curiosidades úteis!

Pretende conhecer o Egito? Mapa do país é um recurso importante que te ajudará a definir as rotas de deslocamento, como chegar aos destinos e onde estão localizadas as melhores atrações.

Esse cuidado é importante, pois o país constituiu uma das civilizações mais importantes da antiguidade, que deixou construções exuberantes, pirâmides, templos e muito mais.

Vem com a gente desbravar esse belo lugar. Confira!

Compre passagens aéreas com o menor preço neste link!

Egito, mapa: saiba tudo sobre o país!

As cidades do Egito são pura história, belezas naturais de tirar o fôlego, tesouros arqueológicos e tradições milenares.

De norte a sul, é possível mergulhar nas memórias mais antigas do país, visitar templos com arquitetura original, explorar museus e muito mais.

Mas saiba que o Egito não vive só de histórias. Sua costa tem balneários belíssimos, com praias espetaculares, locais para mergulho e orlas com ótima infraestrutura

Que tal incluir história e diversão no seu roteiro pela terra dos Faraós?

História do Egito

História do Egito
Fonte: Pixabay

A história do Egito data do período Paleolítico, chamada de Idade da Pedra Lascada, que teve início há cerca de 3 milhões de anos.

Localizado no nordeste da África, nos primórdios, sua civilização se estabeleceu às margens do Rio Nilo, dando início ao desenvolvimento da região. O Egito antigo é dividido entre períodos pré-dinástico e dinástico.

Antes de ser governado pelos famosos Faraós, o país era formado pelos “nomos”, um grupo de pessoas independentes. A partir deste povo, formou-se dois reinos: Egito Alto e Baixo Egito.

No ano de 3200 a.C, Menés, que reinava no Alto Egito, unificou o território, marcando o início do período dinástico, tornando-se o primeiro faraó do país

A partir daí, começa a era esplendorosa da civilização egípcia, a fase dos grandes faraós. 

Depois de séculos de ascensão, o declínio da civilização começou com invasões estrangeiras, sendo dominado pelo Império Britânico por séculos. Sua independência ocorreu somente em 1922.

Como é o Egito nos dias de hoje?

O turismo no país é um dos mais procurados da África, em razão dos monumentos milenares que datam da época do Egito antigo e das histórias de faraós.

O atual governo é uma república presidencial governada por Abdel Fattah el-Sisi. Sua economia é considerada uma das maiores do continente.

Mesmo preservando uma atmosfera antiga, o país também tem um olhar para o futuro e abriga cidades modernas e desenvolvidas.

Qual a população do Egito?

Para quem se pergunta qual a população do Egito, saiba que o país contabiliza cerca de 100 milhões de habitantes, segundo um censo realizado em 2019.

Qual o idioma oficial do Egito?

Qual o idioma oficial do Egito?
Fonte: Pexels

Ao viajar para o Oriente Médio, muitas pessoas ficam apreensivas quanto à comunicação, pois as línguas da região não são tão populares. 

Se você ficou curioso em saber qual o idioma oficial do Egito, saiba que é o árabe.

Mas não precisa se preocupar, pois nas zonas turísticas, é possível encontrar muitas pessoas falando inglês e até o espanhol.

Como é a economia do Egito atual?

As atividades econômicas do país estão associadas, especialmente, à agricultura, exportações de petróleo e gás, telecomunicações e a indústria do turismo, uma das mais importantes. 

Todos os anos, o país recebe cerca de 12,8 milhões de turistas de várias partes do mundo.

Qual é o continente do Egito?

Como já mencionamos anteriormente, o Egito está localizado no continente africano em uma área ligada à Ásia, bem na região do Oriente Médio.

Onde está localizado o Egito em qual região?

Onde está localizado o Egito em qual região?
Fonte: Pixabay

O país fica bem na região nordeste da África, fazendo fronteira com países como o Sudão e a Líbia, além do território palestino da Faixa de Gaza e Israel, na Ásia.

Ele também é banhado pelo Mar Mediterrâneo, na parte norte, e pelo Mar Vermelho, na porção leste.

Como é o clima no Egito?

Entender como é o clima no Egito é importante para escolher a melhor época para viajar ao país. 

O ar nesta região da África é considerado desértico, com poucas chuvas ao longo do ano, tendo dias quentes e noites frias.

O inverno, que vai de novembro a abril, é a época mais recomendada para conhecer o país, pois as temperaturas estão mais baixas, ficando em torno dos 14ºC e 20ºC.

Já a temporada de verão acontece entre maio e outubro, com temperaturas que ficam em torno de 28ºC. 

Para quem gosta de temperaturas altas, saiba que o país tem balneários belíssimos e com ótima infraestrutura.

Passagens aéreas em promoção para o Egito

Ao organizar uma viagem para o Egito, o mapa é importante, mas a compra das passagens aéreas também precisa ter prioridade, afinal, elas representam os maiores custos, especialmente, para destinos internacionais.

Mas a boa notícia é que você consegue encontrar passagens em promoção na nossa plataforma de buscas, Passagens Promo, que reúne os voos mais baratos do mercado, além de ofertas das principais companhias aéreas do mundo.

Para garantir a economia que precisa para viajar para o Egito, recomendamos que cadastre o seu e-mail no nosso site, pois, dessa forma, conseguiremos te avisar sempre que o trecho escolhido entrar em promoção.

Principais cidades do Egito

Para montar o seu roteiro, é importante que conheça as principais cidades do Egito. Assim, fica mais fácil escolher aquelas que deseja conhecer. 

A mais importante delas, sem dúvida, é o Cairo, considerado o centro econômico e onde estão muitas atrações turísticas, como as Pirâmides de Gizé, que existem ao redor da cidade.

Os municípios de Alexandria, Aswan e Luxor também figuram entre as mais importantes por ter construções históricas e sítios arqueológicos.

Já os balneários de Hurghada, Dahab, Sharm el-Sheikh e Siwa possuem uma grande importância para o turismo, pois abrigam praias belíssimas.

Egito: mapa com as principais cidades

Mas para turistar por todo o país sem medo e com muito mais facilidade, que tal conferir o mapa do Egito com as principais atrações e as cidades que não podem ficar de fora do seu roteiro?

Confira a lista de lugares incríveis que selecionamos para você!

Cairo

Cairo não é somente a capital e a cidade mais importante do país, mas é também um importante centro turístico. Nos seus arredores estão as Pirâmides de Gizé, as atrações mais visitadas do Egito.

Mas além de ver de pertinho esses grandiosos monumentos, saiba que a cidade é repleta de história por todos os lados.

Não deixe de visitar o Museu Egípcio, que guarda múmias reais e também os tesouros de Tutankamon. Outro lugar interessante é a Mesquita de Mohamed Ali, construída entre 1830 e 1857.

Claro que os mercados são atrações que não podem ficar de fora ao visitar a capital do Egito. 

Um dos mais populares é o Khan el-Khalili, que vende de tudo um pouco, como lenços, roupas, pratas, luminárias e muito mais.

Alexandria

Alexandria
Fonte: Pixabay

Localizada à beira do Mediterrâneo, Alexandria é um local famoso por ter abrigado um imponente farol durante o período helenístico, que foi considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo.

Além disso, ela também é muito famosa por ter abrigado a Bibliotheca Alexandrina, que era a maior do mundo antigo, construída no século III a.C. 

Hoje, a cidade possui uma grandiosa biblioteca, construída em 2002. No local, é possível visitar o Museu dos Manuscritos, que guarda alguns dos exemplares mais antigos do mundo.

Luxor

Uma coisa é certa: se você gosta de história, o país não decepciona, já que possui cidades, como Luxor.

A partir desta região, o grande destaque dos roteiros é o Vale dos Reis, um local onde, no passado, foram construídas tumbas de faraós e nobres da época. 

A tumba de Tutankamon, um dos faraós mais famosos da história, permanece neste lugar até hoje.

O templo Karnak também deve fazer parte do seu mapa turístico do Egito, pois é um dos mais grandiosos do país que ainda preserva características originais, como pinturas antigas.

O templo de Luxor é o único monumento que guarda documentos das épocas greco-romana, copta, faraônica e islâmica.

Aswan

A cidade de Aswan fica a pouco mais de 200 km de Luxor e reserva experiências únicas aos seus visitantes. 

Conhecida como a “pérola do Nilo”, ela também tem ares antigos e preserva construções milenares.

Um dos locais mais visitados é o Philae Temple, dedicado à Deusa Ísis, que preserva desenhos em suas paredes do período da sua fundação.

Grandioso, o Abu Simbel é o templo de Ramsés II e de sua esposa Nefertari, esculpidos em uma enorme rocha de arenito, bem às margens do Lago Nasser.

O Nubian Village é parada obrigatória no seu roteiro. A vila, repleta de casas em formas geométricas coloridas, foi criada pelos povos núbios, uma das civilizações mais antigas da história.

Faça também um passeio de feluccas, barcos de madeira e à vela pelo Rio Nilo, uma atração imperdível.

Hurghada

Hurghada
Fonte: Pixabay

Para quem pensa que o Egito é só história, pirâmides e museus, está enganado. O país tem um balneário belíssimo e com ótima estrutura. Um deles é a cidade de Hurghada, na costa do Mar Vermelho.

Para quem quer aproveitar os dias de calor, essa região é excelente. Com belas praias, o bairro El Gouna oferece esportes aquáticos, como snorkeling, windsurf, kitesurf, entre outros.

Mas para quem não abre mão da história, El Dahar é uma área antiga, que abriga um grande mercado, bazar, igreja e também a maior mesquita da cidade.

Dahab

Outro balneário para curtir o clima no Egito é Dahab, na costa sudeste da Península do Sinai, às margens do Mar Vermelho. Ali dá para desfrutar de praias belíssimas e as mais diversas atividades aquáticas.

O mais popular por lá é o mergulho por conta do seu mar de águas cristalinas e diversas barreiras de corais, que favorecem as atividades. Mas Dahab tem muito mais a oferecer aos seus turistas.

Entre os passeios que não podem ficar de fora do seu roteiro está ver o nascer do sol no Monte Sinais e também visitar o Monastério de St. Catherine, construído em homenagem à transfiguração de Jesus.

Sharm el-Sheikh

Entre os pontos turísticos do Egito, a cidade de Sharm el-Sheikh é um presente aos seus turistas, especialmente aqueles que gostam de pegar uma praia e admirar as belezas naturais do destino.

Localizada entre o deserto da península Sinai e o Mar Vermelho, ela também é famosa por suas praias de águas cristalinas e recifes de corais, que permitem atividades de mergulho em um mar calmo.

Siwa

Siwa
Fonte: Vyacheslav Argenberg / Wikimedia Commons / CC BY 2.0

Siwa é um verdadeiro oásis no Deserto Ocidental com palmeiras e ruínas de templos, que garantem uma paisagem egípcia estonteante. 

Um dos principais pontos turísticos da região é a piscina de Cleópatra, cercada de areia branca, águas cor de esmeralda, bem pertinho dos templos de Amon e Gebel Dakar.

Conheça também a Montanha dos Mortos, uma colina repleta de túmulos do final do período faraônico, que proporciona também uma bela vista da região.

Curiosidades sobre o povo do Egito

Com tantas histórias e lendas, curiosidades sobre o povo do Egito também não faltam e nada melhor do que conhecer as principais delas antes de desembarcar no país, não é mesmo?

Sabe o calendário que usamos, hoje em dia, com 365 dias? Essa contagem foi criada pelos egípcios, para saber quando o rio Nilo poderia inundar a região.

Ao viajar para o país, a regra é pechinchar, uma tradição que faz parte da cultura do país. Por isso, negocie bastante.

O que pouca gente sabe é que aquelas imagens dos faraós musculosos não são exatamente assim, pois eles sofriam com a obesidade, já que suas refeições eram calóricas, ricas em pão, vinho, cerveja e mel.

Diferente do Brasil, o domingo é um dia útil no Egito. Na verdade, o fim de semana dos egípcios ocorre na sexta-feira e no sábado.

Quem nasce no Egito e árabe?

Para as pessoas que acreditam que quem nasce no Egito é árabe, está enganado. Os nascidos no país africano são chamados, na verdade, de egípcios.

Melhores ofertas de passagens aéreas para o Egito

Já pode começar a preparar sua viagem para o Egito. Mapa você já tem e também já sabe quais são as cidades e lugares turísticos que não podem faltar no seu roteiro.

Mas não esqueça que, além de definir seu cronograma de viagem, as passagens aéreas não podem ficar de fora, pois elas costumam ficar mais caras em datas mais próximas às viagens.

Na hora de garantir a economia que precisa, seu lugar é na nossa plataforma de buscas, Passagens Promo, que leva até você os voos mais baratos das principais companhias aéreas.

Não esqueça de ativar o alerta de preços para receber notificações toda vez que o trecho escolhido entrar em promoção.

Quer conhecer o Egito com tudo que tem direito e ainda economizar? De Promo você pode!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
Iberia GRU São Paulo CAI Cairo 23 Ago 03 Set R$ 6388 British Airways GRU São Paulo CAI Cairo 14 Jan 22 Jan R$ 6521 Emirates GRU São Paulo CAI Cairo 07 Out 14 Out R$ 6942 EgyptAir GRU São Paulo CAI Cairo 08 Jul 15 Jul R$ 8557 EgyptAir GRU São Paulo CAI Cairo 08 Jul 22 Jul R$ 8557 Ver mais ofertas
Recomendado para você
O que fazer em Cairo, Egito: conheça os melhores destinos da região

O que fazer em Cairo, Egito: conheça os melhores destinos da região