Escandinávia: confira onde fica e quais são os países que compõem essa região!

Conhecida pelas baixas temperaturas e pela bonança econômica, a Escandinávia é uma das regiões mais encantadoras de toda a Europa.

Ali, a paisagem parece ter sido moldada caprichosamente pelo tempo, resultando em fiordes, geleiras, montanhas e vales em que o verde da vegetação disputa espaço com o branco da neve.

As cidades, por sua vez, são simultaneamente modernas e antigas, muitas delas com milhares de anos de história, capazes de render dias de passeios incríveis.

No entanto, embora estejamos falando de uma região povoada há milênios, muitas dúvidas ainda restam a respeito dos países escandinavos, e neste artigo vamos sanar todas elas, veja só!

Compre passagens aéreas com o menor preço neste link!

Escandinávia: informações, curiosidades e países!

A elevada qualidade de vida, a cultura viking e o frio extremo, com termômetros frequentemente abaixo de zero, dão o tom do que o viajante vai encontrar na Escandinávia.

Essa região do globo não deixa dúvidas na cabeça de nenhum turista: cada cantinho da paisagem ajuda a provar que você está em um lugar diferente de todos.

No inverno, o céu é colorido pelas luzes da aurora boreal, enquanto o solo é pintado pelo branco da neve. 

No verão, é a vez do sol da meia-noite e da vegetação verdejante cobrirem o horizonte, num convite para caminhar pelas modernas cidades da região ou percorrer trilhas em meio à natureza.

Neste artigo, vamos te mostrar quais são os países escandinavos, onde fica, como planejar um roteiro de viagem pela região, dicas de destinos e muito mais. Vamos lá!

O que são os povos escandinavos?

O que são os povos escandinavos?
Fonte: Pixabay

Antes de qualquer coisa, é necessário entender que a Escandinávia não é um país, e sim uma região do planeta em que os países dividem diversas similaridades, como idiomas, aspectos culturais, características históricas e clima.

Os especialistas acreditam que, no passado, os povos escandinavos eram apenas um povo, supostamente oriundos do extremo norte da Ásia Menor ou da região dos Bálcãs, e deram origem aos povos germânicos.

Onde fica a Escandinávia?

No mapa da Europa, Escandinávia é a região mais ao norte, na chamada Europa Setentrional, cuja parte de seu território está dentro do Círculo Polar Ártico.

A região fica na Península Escandinava, maior que as penínsulas Ibérica, Itálica e dos Bálcãs, banhada pelas águas geladas do Mar Báltico, do Golfo de Bótnia e do Mar do Norte.

Mapa da Escandinávia

Quer conhecer esse cantinho inóspito e distante do globo terrestre? É melhor se planejar cautelosamente para garantir a melhor experiência possível de viagem!

Confira o mapa da Escandinávia e os países que podem entrar em seu roteiro de viagem!

Quais são os países escandinavos?

Quais são os países escandinavos?
Fonte: Unsplash

Inicialmente, os países da Escandinávia eram apenas Noruega e Suécia, por estarem localizados justamente na Península Escandinava (assim como um pedacinho da Finlândia).

A partir da observação de muitas similaridades com a vizinha Dinamarca, como aspectos linguísticos, culturais e históricos, o país também foi adicionado ao grupo de países escandinavos.

Isso significa que Noruega, Suécia e Dinamarca são países escandinavos, enquanto estudiosos ainda avaliam se Finlândia, Ilhas Faroé e Islândia se encaixam nos critérios que definem se um país é escandinavo ou não.

Melhores ofertas de passagem para Escandinávia!

Embora a Escandinávia fique a mais de 10 mil quilômetros de distância do Brasil, você não precisa gastar uma fortuna para visitar a região: é só comprar suas passagens aéreas mais baratas no buscador Passagens Promo.

Basta digitar as cidades de destino e origem, as datas de ida e volta, e pronto. 

Nossa plataforma realiza uma ampla pesquisa online em poucos segundos e te mostra as ofertas das melhores companhias aéreas para o trecho desejado.

Você pode até potencializar a sua pesquisa com a ferramenta de economia em dias próximos ou o alerta de preços, que não te deixa perder nenhuma promoção para o destino que você procura.

Faça uma cotação gratuita e comece a planejar sua viagem inesquecível para os países escandinavos ou qualquer outro destino agora mesmo, sem abrir mão da economia!

Como conhecer a Escandinávia?

Quando falamos sobre viagens à Escandinávia, é indispensável se preparar antes do embarque para evitar perrengues.

O primeiro passo é escolher a melhor época para viajar, especialmente se deseja evitar as temperaturas extremas, de até -40ºC, do inverno na região. 

Por isso, vale a pena se planejar para conhecer os países escandinavos nos meses mais quentes, especialmente de maio a setembro, quando as condições climáticas estão menos rigorosas e os passeios ao ar livre ficam menos desconfortáveis.

Além disso, você deve escolher como circular entre os países: vai se deslocar de avião, trem, carro ou barco? 

Muitas vezes, é o meio de transporte escolhido que vai ditar quantas cidades você poderá visitar durante a sua estadia.

O viajante também deve se atentar para a documentação obrigatória e se programar para atender a todos os requisitos exigidos pelas autoridades de cada país da região.

Para que você não precise correr atrás dessas informações sem ajuda, destacamos abaixo o que você precisa providenciar para visitar os países escandinavos, confira!

Separe a documentação necessária

Separe a documentação necessária
Fonte: Pexels

Preparar a documentação necessária para visitar os países escandinavos pode ser um desafio para o viajante menos experiente. 

Afinal, a Noruega não faz parte da União Europeia, enquanto a Dinamarca está no bloco de países europeus.

No entanto, um elemento torna as viagens de turismo à região muito mais simples: embora nem todos os países escandinavos façam parte da União Europeia, todos aderiram ao Tratado de Schengen.

Esse acordo multipaíses estipula regras e condições para que turistas tenham direito à isenção de visto para viagens com duração máxima de até 90 dias.

Isso quer dizer que o viajante precisa atender aos requisitos do Tratado de Schengen para entrar na Europa e, mais especificamente, na Escandinávia.

O primeiro passo é apresentar seu passaporte dentro da validade mínima de seis meses a partir do embarque.

Você também precisará apresentar voucher de hospedagem ou carta-convite, comprovantes de cartões de crédito e dinheiro para mostrar que você tem como bancar seus gastos durante a viagem.

O viajante deve portar, ainda, comprovantes de passagens de volta, ou de saída para qualquer país fora do Espaço Schengen, para ter direito ao desembarque.

Faça um seguro viagem

Uma das principais exigências dos países do Tratado de Schengen, grupo do qual fazem parte os escandinavos, é a contratação de seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médico-hospitalares.

Afinal, turistas estrangeiros não têm direito a atendimento gratuito nas redes de saúde públicas dos países que fazem parte do Espaço Schengen e, por isso, acabariam desamparados em caso de emergência durante a viagem.

Além da cobertura médica, hospitalar e odontológica, o seguro viagem oferece outros serviços bastante úteis aos viajantes, como auxílio farmacêutico, seguro por morte ou invalidez, assistência 100% em português e muito mais.

Você pode contratar seu seguro viagem Europa pelo menor preço em nosso buscador, Seguros Promo, que disponibiliza gratuitamente ferramentas de comparação detalhada para te ajudar a encontrar o melhor plano para a sua viagem!

[seguros_promo_shortcode tags=”plu,meio,escandinavia” theme=”card-large” coupon=”SPB15″ ideal_para=”1″ ideal_para_lbl=”Europa” /]

Turismo na Escandinávia

Turismo na Escandinávia
Fonte: Pexels

Agora que você já sabe como conhecer a Escandinávia, só falta descobrir quais destinos esperam por você em uma das regiões mais intrigantes do planeta.

A lista inclui fiordes paradisíacos, praias diferentes de tudo que você já conheceu, cidades com milhares de anos de história e muitas outras atrações inesquecíveis!

Confira os principais destinos escandinavos!

O que fazer na Noruega

Um dos melhores pontos do mundo para observação da aurora boreal, a Noruega é um destino simplesmente surpreendente.

Cerca de dois terços do território do país correspondem a montanhas incríveis, além de fiordes (braços de mar que parecem “invadir” as montanhas) espalhados por todos os cantos.

A capital cosmopolita, Oslo, e a medieval Bergen estão entre os principais destinos do país, além de serem excelentes bases para quem deseja conhecer os fiordes.

Se você gosta de cidades mais românticas, com arquitetura em Art-Nouveau, vale a pena conhecer Ålesund, de onde você poderá visitar o incrível Geirangerfjord, tombado como Patrimônio Mundial pela Unesco.

Nas Ilhas Lofoten, você poderá visitar praias inóspitas, cercadas por imensas montanhas, além de observar o espetáculo da aurora boreal nas noites mais frias. 

A aurora boreal também é a grande estrela em cidades como Trondheim e Tromso, listadas entre as mais antigas do continente!

Melhores destinos da Dinamarca

Terra dos blocos coloridos Lego e endereço de fortalezas medievais, castelos e palácios, a Dinamarca é um país ainda pouco procurado para turismo e simplesmente apaixonante.

Na capital, Copenhague, é possível ter um gostinho da Europa do passado no Castelo Rosenborg e na milenar torre de Rundetarn, enquanto a Europa moderna é a grande protagonista na Strøget, principal rua de compras do país.

A charmosa Odense, por sua vez, mais parece um paraíso de contos de fadas, especialmente pelas referências e homenagens a Hans Christian Andersen, autor de fábulas famosas e principal expoente da cidade!

Ainda em Odense, você não pode deixar de conhecer a Funen Village, uma tradicional vila medieval dinamarquesa, com casas em estilo enxaimel, rodas d’água, jardins e muitas outras estruturas antigas.

Em Billund, o destaque fica por conta da Legoland, um parque temático com mais de 60 milhões de peças de Lego que abriga atrações para toda a família!

O que conhecer na Suécia

A surpreendente Suécia é um dos destinos mais diferentes e apaixonantes que você poderá conhecer na Europa Setentrional.

A capital, Estocolmo, tem sua herança do passado muito bem preservada, especialmente no centro histórico, onde a arquitetura medieval rouba as atenções a cada esquina.

Se você gosta de atividades ao ar livre e contato com a natureza, a cidade de Jokkmokk, na Lapônia (terra das renas e casa do Papai Noel), pode ser um destino apaixonante para o seu roteiro sueco, com fácil acesso ao Parque Nacional Sarek.

Em cidades como Linköping, Uppsala e Helsingborg, prepare-se para mergulhar em uma viagem no tempo enquanto caminha entre edifícios medievais, pontes antigas e ruínas com milhares de anos de história!

Curiosidades sobre a Escandinávia

Curiosidades sobre a Escandinávia
Fonte: Pixabay

Distante e diferente do Brasil, a Escandinávia é uma região que suscita muitas curiosidades na cabeça dos viajantes, o que pode tornar a sua viagem ainda mais divertida.

Confira algumas delas!

Como se chama quem nasce na Escandinávia?

Como explicamos acima, a Escandinávia não é um país, e sim uma região da Europa Setentrional, mas isso não quer dizer que quem nasça por lá não tenha orgulho de suas raízes!

Pelo contrário, quem nasce na região tem até um gentílico para chamar de seu: os dinamarqueses, noruegueses e suecos são também conhecidos como escandinavos!

Qual o país dos Vikings?

Você já ouviu falar sobre os implacáveis Vikings? Esses antigos guerreiros do norte da Europa, de origem germânica, eram conhecidos por suas longas barbas, seus machados de guerra e suas impressionantes habilidades de navegação!

O que você talvez não saiba é que os países dos Vikings são justamente os países escandinavos: Noruega, Dinamarca e Suécia! 

Qual a diferença entre os países nórdicos e escandinavos?

Não é difícil encontrar quem se confunda sobre a Escandinávia e os países nórdicos, e não é para menos! Muitas vezes, as duas palavras são utilizadas como sinônimos, mas isso não é uma verdade absoluta!

Os países nórdicos não são escandinavos, mas todos os países escandinavos são nórdicos! Achou confuso? Calma, que nós vamos explicar! 

Como você já sabe, a Dinamarca, a Noruega e a Suécia formam o grupo de países escandinavos, que recebeu esse nome a partir do nome Scania, utilizado durante o Império Romano para descrever a região que hoje chamamos de Península Escandinava.

Já o grupo de países nórdicos é formado por todos os países escandinavos, além de Finlândia e Islândia, isto é, é um grupo muito mais abrangente que o escandinavo.

Oferta de passagem para Escandinávia!

Já sabe tudo sobre turismo na Escandinávia? Então não perca tempo e comece a planejar a sua viagem agora mesmo!

Visite nosso site de buscas, Passagens Promo, para encontrar passagens aéreas baratas para conhecer o destino dos seus sonhos sem comprometer seu bolso!

Não se esqueça de ativar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o trecho que você procura! 

Conhecer uma das regiões mais incríveis da Europa pagando pouco? De Promo você pode!