Espírito Santo, estado: informações, mapa e principais destinos

Planejando uma viagem para o Espírito Santo? Estado possui rica cultura e cidades históricas, já que na época do Brasil Colônia, os portugueses construíram inúmeros vilarejos que, hoje, são verdadeiros museus a céu aberto. 

Sem contar que o litoral capixaba também é dono de praias belíssimas e parques naturais com cachoeiras e piscinas naturais.

Vem com a gente conhecer um pouco mais sobre esse estado, os principais destinos turísticos e as melhores atrações. 

Faça sua viagem nacional com as passagens aéreas com os melhores preços neste link!

Espírito Santo, estado: conheça as belezas do destino capixaba!

As cidades do Espírito Santo são destinos perfeitos para quem gosta de praias, histórias e estar perto da natureza. 

Por todo o estado, é possível encontrar cenários naturais de tirar o fôlego, praias belíssimas, ilhas, dunas, parques naturais, cachoeiras e piscinas naturais deliciosas para se refrescar durante as estações mais quentes.  

Como se não bastasse tanta beleza, o território capixaba conta ainda com destinos históricos, que abrigam igrejas, mosteiros e casarões antigos e cheios de memórias, que levam seus visitantes para uma volta ao tempo. 

Onde fica o Espírito Santo?

Onde fica o Espírito Santo?
Fonte: Pixabay

Quer descobrir onde fica o Espírito Santo? Saiba que o estado está localizado na região Sudeste, fazendo fronteira com os estados da Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de ser banhado pelo oceano Atlântico.

O Espírito Santo é o quarto menor estado brasileiro, ficando apenas à frente de Alagoas, Sergipe e Rio de Janeiro.

Quem nasce no Espírito Santo é o quê?

As pessoas que nascem no Espírito Santo são chamados de capixabas. Essa terminologia vem da língua tupi, que significa, roça, já que, no passado, os índios que habitavam a região chamavam de capixaba as plantações de mandioca e milho. 

O estado de Espírito Santo era habitado por indígenas nos primórdios, mas com a chegada dos portugueses, ele também passou a ser colonizado, tendo seu território doado por Vasco Fernandes Coutinho em 1534.

Em 1535, com a chegada de Vasco, a região ganhou o título de Vila Nova do Espírito Santo, depois, sendo nomeada como Vila Velha. 

Após disputar com os índios as terras, em 1551, a vitória foi atribuída aos portugueses, que passaram a se estabelecer de maneira definitiva na região. 

Ao longo dos anos aconteceram outros conflitos com os povo locais e muitas tentativas de domínios por parte de outros povos, como os ingleses, holandeses e franceses. A autonomia do território em relação à Bahia, foi conquistada em 1810.

Quais as cidades do Estado do Espírito Santo?

Quais as cidades do Estado do Espírito Santo?
Fonte: Pixabay

O Espírito Santo, estado, possui 78 municípios distribuídos em uma área de 46 095,583 quilômetros quadrados. 

Entre as principais cidades podemos destacar, a capital Vitória, Vila Velha, Anchieta, Guarapari, famosa por suas  praias e que atrai muitos turistas. 

Ainda entram na lista de principais cidades do Espírito Santo Conceição da Barra, que fica mais no interior do estado, mas que também é um dos destinos mais procurados pelos turistas, principalmente  no réveillon. 

Qual é a capital do Espírito Santo?

Para quem se questiona sobre qual é a capital do Espírito Santo, saiba que é a cidade de Vitória com 363 mil habitantes, sendo o quarto município mais populoso do estado.

A capital capixaba ocupa o 5º lugar do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) entre todos os municípios do país.

Além disso, ela já foi considerada a 2ª melhor cidade para se viver no Brasil, em 2015, pela Organização das Nações Unidas.

Qual é a maior cidade do Espírito Santo?

Serra é a maior cidade do Espírito Santo, com cerca de 500 mil habitantes, localizada na Microrregião de Vitória e na Mesorregião Central Espírito-Santense. O município está localizado a menos de 30 quilômetros da capital do estado.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Passagens aéreas para o Espírito Santo

    Independente do destino que deseja conhecer do Espírito Santo, que tal ter acesso às melhores opções de passagens aéreas com os menores preços do mercado?

    No nosso site buscador, Passagens Promo, você encontra os voos mais baratos do mercado, além das promoções e ofertas mais vantajosas.

    Viaje para o Estado do Espírito Santo com as melhores condições!
    Passagens aéreas saindo de

    A vantagem de usar a nossa plataforma é que, em poucos cliques, os usuários conseguem comparar as principais ofertas e, assim, garantir a viagem com o máximo de economia e comodidade .

    Não deixe de acionar o alerta de preços para ser notificado sempre que os valores do trecho escolhido sofrerem alteração. 

    Espírito Santo, estado: mapa

    Vai viajar para o Espírito Santo, estado, mapa não pode faltar. Afinal, a intenção é sempre otimizar a viagem e garantir os passeios mais legais para o destino escolhido.

    Mesmo se você for conhecer um destino por vez ou um tour por várias cidades, olha que legal esse guia turístico que montamos com as cidades capixabas mais legais para visitar. 

    O que fazer no estado do Espírito Santo

    Com uma mapa em mão, só falta saber tudo o que fazer no estado do Espírito Santo, não é mesmo? 

    Pensando em te ajudar a montar um roteiro bem bacana, fizemos uma seleção das cidades e das atrações mais legais para conhecer no estado. Confira!

    Vitória

    Vitória Espírito Santo
    Fonte: Caahh.M / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    A capital Vitória é o destino certo para quem gosta de belas praias, mas não dispensa um pouco de histórias em seu roteiro.

    Famosa por suas praias arenosas, não deixe de visitar a Praia de Camburí, que é bem extensa, e também a Praia do Canto e da Curva, onde é possível fazer passeio de barco e de bike por sua extensa ciclovia à beira-mar.

    Ao visitar a região, conheça ainda lugares como a Catedral Metropolitana, datada do século XX, a Capela de Santa Luzia e o Palácio Anchieta, sede do governo do estado, que data do século XVI.

    Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, e muito mais! Clique aqui e confira.

    Vila Velha

    Ao lado da capital do Espírito Santo, Vila Velha, é também um destino praiano, sempre muito movimentado aos finais de semana, feriados e na alta temporada.  

    Além de curtir as suas praias, como a Praia da Costa, Praia do Barrão e Praia da Baleia, inclua também um roteiro histórico na sua viagem. Isso porque, a cidade tem lugares bem interessantes para conhecer. 

    O Convento da Penha é um dos santuários religiosos mais antigos do país, localizado no alto de um penhasco de 154 metros de altitude. 

    O Palácio Anchieta e o Farol Santa Luzia são locais que valem a pena conhecer, já que revelam um pouco da história e do desenvolvimento da região.  

    Anchieta

    Na sua viagem para Espírito Santo, a cidade de Anchieta é também um destino bem interessante, já que é um dos balneários mais bonitos do estado, localizado na região da Costa.

    Na cidade, prepare-se para aproveitar as mais variadas praias capixabas, já que a cidade possui mais de 20. Na hora de montar o seu roteiro, conheça a Praia da Areia Preta, da Bacutia, dos Padres e a Peracanga, que são as mais bonitas e badaladas. 

    Se gosta de uma dose de história, visite a Igreja de Nossa Senhora da Assunção, o Museu Nacional São José de Anchieta, as Ruínas do Rio Salinas e a Casa da Cultura, um dos patrimônios histórico-culturais da cidade de Anchieta. 

    Guarapari

    Guarapari Espírito Santo
    Fonte: Unsplash

    Os ventos no estado do Espírito Santo te levarão sempre para destinos praianos, como a cidade de Guarapari, um dos lugares preferidos tanto pelos capixabas quanto pelos mineiros, devido a proximidade com a terra do pão de queijo. 

    Além de suas belezas, a cidade é muito procurada por conta das suas praias urbanizadas e com ótima estrutura com bares, restaurantes, quiosques e calçadões. 

    Na hora de escolher as melhores praias de Guarapari, vá até as praias da Areia Preta, Praia do Morro e das Castanheiras. 

    Piúma

    Piuma é uma cidade para quem gosta de curtir o Carnaval. Localizada no litoral capixaba, o destino fica muito movimentado no verão e durante os dias de folia com muitos trios elétricos, o que garante a animação durante os dias de festa do Momo. 

    As atrações mais famosas, sem dúvida, são suas belas praias, como Acaiaca, a mais central e badalada da cidade, a Praia do Sapê e a Ilha dos Cabritos.

    Parque Nacional do Caparaó, Serra do Caparaó

    Em Espírito Santo, estado, o que fazer deve incluir um passeio pelo Parque Nacional do Caparaó, localizado na Serra do Caparaó, na divisa com Minas Gerais. Para quem gosta de montanhismo, o local é um dos melhores lugares do Brasil para a atividade. 

    No local, encontra-se o Pico da Bandeira, com 2.892 metros de altitude, o mais alto do país. Além das trilhas, o parque tem cachoeiras, piscinas naturais, áreas de florestas e oferece também mirantes para observar a Serra do Caparaó.

    Itaúnas, Conceição da Barra

    Itaúnas, Conceição da Barra
    Fonte: Unsplash

    A Vila de Itaúnas, com ares de Jericoacoara,  é um encanto à parte no Espírito Santo, estado, famoso pelas dunas e também pela dança típica da região – forró pé-de-serra – que faz parte da cultura local. 

    Além das suas dunas, o Parque Estadual de Itaúnas conta com cerca de 3.500 hectares de ecossistemas associados à Mata Atlântica, sendo o local perfeito para quem adora contato com a natureza.

    Entre as melhores praias, destaque para a Praia de Riacho Doce, que é completamente deserta e possui uma extensa faixa de areia e um mar verde belíssimo. Vale a pena conhecer!

    Parque Estadual da Pedra Azul, Domingos Martins

    O Parque Estadual da Pedra Azul é uma reserva localizada na cidade de Domingos Martins com muitas cachoeiras, mirantes e piscinas naturais, que só podem ser acessadas por trilhas. 

    Na hora de escolher o que fazer em Espírito Santo, não deixe de incluir o parque e conhecer lugares como a  Pedra Azul, uma formação rochosa de cerca dois mil metros de altura que muda de cor, dependendo da incidência da luz solar. 

    Ao visitar o local, é possível se deparar com as mais variadas espécies, como tucano, tamanduá de colete, macaco-prego, veado catingueiro, jaguatirica, onça pintada e muito mais. 

    Mosteiro Zen Morro da Vargem, Ibiraçu

    Para quem não dispensa uma dose de história, não pode deixar de conhecer o Mosteiro Zen Morro da Vargem, considerado primeiro mosteiro zen-budista da América Latina.

    Fundado pelo monge Ryotan Tokuda, em 1974, o edifício está localizado a 350 metros de altitude, atuando na formação de monges com base nas tradições orientais e na educação ambiental. Mesmo sendo um local religioso, ele fica aberto para visitação. 

    Pedra Roxa, Ibitirama

    Pedra Roxa, Ibitirama
    Fonte: Aldair Geraldo Silva / Wikimedia Commons / CC BY 3.0

    Na sua viagem para as cidades do Espírito Santo, inclua no seu roteiro a Pedra Roxa, um pequeno vilarejo no município de Ibitirama, a cerca de 220 quilômetros de Vitória. 

    Cercado por áreas vegetativas, na região é possível fazer  trilhas ecológicas, se refrescar em cachoeiras de águas cristalinas e corredeiras. Vale a pena reservar alguns dias para turistar pela região, principalmente, em dias de sol.

    Cachoeira de Matilde, Alfredo Chaves

    E por falar em dias de sol, a Cachoeira de Matilde, em Alfredo Chaves, que também fica bem pertinho de Vitória, a cerca de 100 quilômetros é um encanto à parte. 

    Inclusive, essa região é perfeita para quem gosta de atividades de ecoturismo, contato com a natureza e esportes de aventura. A cachoeira, na verdade, faz parte de um conjunto de quedas formadas no Rio Benevente.

    Além de se refrescar na cachoeira, a região é muito procurada por quem gosta de voar de parapente, pois é possível saltar da Rampa de Cachoeira Alta e, depois, pousar nas praias de Guarapari, Piúma, Anchieta, Iriri e Itaipava.

    Gruta do Limoeiro, Castelo

    A Gruta do Limoeiro, na cidade de Castelo, região serrana, é um ótimo destino para quem vai viajar para Espírito Santo.

    A gruta é uma pequena caverna entalhada na rocha com vários salões de características distintas, todos eles acessíveis, que te levam para labirintos impressionantes. 

    Mas vale lembrar que esse passeio só pode ser feito na companhia de um guia turístico do local.

    Cotação de passagens aéreas para o Espírito Santo

    Já está convencido de viajar para o Espírito Santo? Estado, sem dúvida, reserva as experiências mais deliciosas aos seus visitantes.

    Então comece agora mesmo a montar o seu roteiro e, claro, garantir as melhores opções de passagens aéreas para Vitória

    Se quer encontrar os voos mais baratos do mercado, faça sempre a cotação no nosso site de buscas, Passagens Promo, onde você pode comparar as principais ofertas e descontos das principais companhias aéreas. 

    Passagens aéreas imperdíveis para Vitória, ES!
    Passagens aéreas saindo de
    Latam Brasil SDU Rio de Janeiro VIX Vitória 15 Out 16 Out R$ 272 Latam Brasil SDU Rio de Janeiro VIX Vitória 12 Mai 17 Mai R$ 272 Latam Brasil SDU Rio de Janeiro VIX Vitória 14 Out 18 Out R$ 281 Gol SDU Rio de Janeiro VIX Vitória 23 Jan 30 Jan R$ 281 Latam Brasil GRU São Paulo VIX Vitória 17 Nov 23 Nov R$ 303 Ver mais ofertas

    Para não ficar de fora das novidades e promoções, acione o alerta, que envia avisos quando o trecho pesquisado sofrer variações de preço. 

    Quer explorar as cidades capixabas com os menores custos e as melhores vantagens? De Promo você pode!


    Leia também:

    Recomendado para você
    Anchieta, ES: o que fazer, mapa, dicas e melhores praias

    Anchieta, ES: o que fazer, mapa, dicas e melhores praias

    São Mateus, ES: informações, o que fazer e melhores praias

    São Mateus, ES: informações, o que fazer e melhores praias

    Praias de Iriri: confira as melhores do Caribe Capixaba

    Praias de Iriri: confira as melhores do Caribe Capixaba

    Conceição da Barra, ES: informações, turismo, praias e dicas

    Conceição da Barra, ES: informações, turismo, praias e dicas

    Marataízes: informações gerais, mapa, praias e dicas de viagem

    Marataízes: informações gerais, mapa, praias e dicas de viagem

    O que fazer em Domingos Martins: melhor época, localização e roteiro

    O que fazer em Domingos Martins: melhor época, localização e roteiro