Quais são os estados da região do Centro Oeste e seus atrativos?

Considerada a região com maior extensão territorial do país, os estados do Centro-Oeste são donos de belezas naturais, cachoeiras exuberantes, lagoas, grutas e cânions, destinos perfeitos para quem deseja contato com a natureza e dias de paz e tranquilidade.

Na hora de encontrar os melhores destinos do interior do Brasil, não deixe de conferir as nossas dicas de atrações e pontos turísticos na região Centro-Oeste!

Passagens aéreas com os melhores preços neste link!

Estados da região Centro Oeste: culinária, clima e curiosidades

Os estados e capitais da região centro-oeste são sinônimos de belezas naturais e atividades de aventura e ecoturismo, que estão entre as atrações mais cobiçadas pelos turistas que viajam para esse cantinho do Brasil.

De cachoeiras, piscinas naturais à mergulho em rios de águas azuis, descida de rapel por cachoeiras, parques naturais com rica fauna e flora, cânions e grutas, essa região é um deleite para os aventureiros de plantão. 

Sem contar que o centro-oeste tem uma culinária maravilhosa e centros históricos que preservam construções do período colonial, oferecendo tour bem interessantes por suas áreas antigas. 

Tudo sobre os estados da região Centro Oeste

Tudo sobre os estados da região Centro Oeste
Fonte: Pexels

Para os turistas que querem descobrir tudo sobre a região centro-oeste, saiba que esse grupo de estados brasileiros está distribuído em uma área de 1.606.403,506 quilômetros quadrados, sendo a maior região do Brasil em termos territoriais.

Porém, mesmo tendo uma extensa área, ela é a região menos populosa do país e, por isso, tem concentrações urbanas significativas e enormes vazios demográficos.

Os indígenas foram os primeiros povos que habitaram essa parte do Brasil, sendo que depois chegaram os bandeirantes, que passaram a dominar a região, quando descobriram minas de ouro.

Os primeiros assentamentos foram a Vila Boa, atual município de Pirenópolis, e a Vila Real do Bom Jesus de Cuiabá, que, hoje, é a atual capital do Mato Grosso, Cuiabá.

Ao longo dos anos, os fazendeiros vindos de Minas Gerais e de São Paulo passaram a povoar a região, criando grandes fazendas para a criação de gado.

Qual o maior estado da região Centro-Oeste?

Se você se pergunta qual o maior estado da região Centro-Oeste, saiba que o Mato Grosso possui a maior extensão territorial com 903.357 quilômetros quadrados.

Mas o estado de Goiás é considerado o maior populoso da região, tendo cerca de 6,9 milhões de habitantes.

População e economia região Centro-Oeste

A população da região Centro-Oeste possui cerca de 16 milhões de habitantes, tendo como economia principal as atividades da área rural, que incluem pecuária e agricultura, que tem ganhado cada vez mais destaque nos últimos anos. 

Inclusive, a economia da região é a nona maior economia entre os estados brasileiros. Além disso, as atividades industriais, embora pouco expressivas, também têm chamado muita atenção na região.

Isso porque, essa parte do Brasil abriga o Distrito Agroindustrial de Anápolis, considerado o maior parque industrial do Centro-Oeste do Brasil.

Dessa forma, a economia da região centro-oeste também está relacionada à indústria farmacêutica, montadoras de veículos, empresas de fertilizantes, entre outros.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Mapa

    Para conhecer as principais atrações turísticas, você precisará de um bom mapa da região centro-oeste com estados e capitais para definir as melhores rotas e quais cidades pretende conhecer em uma viagem de férias.

    Confira esse guia completo que preparamos para os viajantes que querem visitar a região!

    Passagens aéreas em promoção

    Agora que você já tem um mapa em mãos, que tal encontrar as melhores opções de passagens aéreas para conhecer as melhores atrações dessa região do Brasil?

    Se você é aquele turista que está sempre em busca de economia, você precisa usar a nossa plataforma de buscas, Passagens Promo, que te ajuda a encontrar as opções de voos mais baratos do mercado.

    Veja as melhores passagens pada o Centro-Oeste!
    Passagens aéreas saindo de

    Para não perder as melhores ofertas para conhecer as cidades e estados da região centro-oeste, recomendamos que você cadastre o seu e-mail no nosso site para ser avisado sempre que os preços do trecho escolhido sofrer alteração.

    Quais são os estados da região Centro Oeste e suas capitais

    Sabendo onde encontrar as melhores ofertas de passagens aéreas, vamos conhecer um pouco melhor os estados do centro-oeste, as atrações mais legais e tudo que tem para fazer nos estados dessa parte do Brasil?

    Dá uma olhadinha nas nossas dicas de lugares para visitar!

    Goiás

    Tudo sobre os estados da região Centro Oeste: Goiás
    Fonte: Pixabay

    O estado de Goiás é um lugar perfeito para quem gosta de viver ao ar livre e viagens que favorecem o contato com a natureza.

    Por todo o estado, é possível encontrar áreas de savana acidentada e cidades que preservam um estilo colonial, herdado dos seus primeiros habitantes. 

    Para quem optar por esse destino de viagem, prepare-se para conhecer parques naturais, que abrigam rios, quedas d ́’águas, lagoas, desfiladeiros, chapadas e muito mais.

    Goiânia

    Entre os estados e capitais da região centro-oeste, a cidade de Goiânia merece destaque no seu roteiro de viagem. Com uma excelente infraestrutura, ela concentra o maior número de áreas verdes por habitantes.

    Por isso, se o seu objetivo é fazer uma viagem regada de muito verde, Goiânia é o lugar certo, mas ela não é só isso, já é dona de uma rica cultura e uma culinária deliciosa.

    Ao visitar a cidade, não deixe de conhecer o Parque Areião, cercado por árvores, áreas gramadas e lagos, que favorecem a prática de esportes.

    O Parque Vaca Brava também segue o mesmo estilo e oferece aos seus visitantes muito verde, pista de caminhada, parquinho para as crianças, lago e um chafariz.

    O Museu Pedro Ludovico Teixeira é um lugar bacana para conhecer a história de Goiânia. Além de preservar mobiliário e itens antigos, o edifício do museu foi construído em 1934 em Art Déco, sendo a residência de Pedro Ludovico.

    Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, aluguel de carro, e muito mais! Clique aqui e confira.

    Mato Grosso

    Tudo sobre os estados da região Centro Oeste: mato grosso
    Fonte: Henrique De Abreu / Wikimedia Commons / CC BY 3.0

    Assim como o seu vizinho, Goiás, Mato Grosso merece estar no seu mapa da região centro-oeste, estados e capitais.

    Isso porque, ele é o destino perfeito para viajantes aventureiros e que gostam de andar por áreas de mata com o pé na terra, passear por rios e observar a rica fauna e flora brasileira.

    Inclusive, esse estado é perfeito para quem quer conhecer um pouco da floresta amazônica, já que ela cobre boa parte do seu território.

    Entre as principais atrações está o pantanal, dono de belezas naturais surpreendentes e importantíssimo para a preservação da biodiversidade. 

    Como se não bastasse, o estado abriga ainda a Chapada dos Guimarães, repleta de cavernas, quedas d’água e animais selvagens.

    Cuiabá

    A capital Cuiabá é a porta de entrada para os turistas que querem se aventurar pelas regiões do Pantanal.

    Além disso, ela também é famosa por sua arquitetura colonial, que pode ser vista em seus edifícios e construções antigas, como a Praça da República e a Catedral de Bom Jesus com suas torres de relógio, que chamam a atenção dos seus visitantes.

    Ao visitar a cidade, inclua no seu roteiro sobre os estados da região centro-oeste, atrações como o centro histórico, que preserva as formas originais das construções do período colonial e o Museu do Morro da Caixa D’Água Velha, que conta a história da cidade.

    Não deixe de visitar ainda a Casa do Artesão, um local dedicado à exposição dos trabalhos de artistas da cidade e o Parque Mãe Bonifácia, repleto de muito verde e local ideal para atividades ao ar livre.

    Mato Grosso do Sul

    Mato Grosso do Sul Centro Oeste
    Fonte: Pixabay

    Mato Grosso do Sul também não deixa nada a desejar quando o assunto são paisagens naturais surpreendentes. Aqui o turismo também está associado com atividades ao ar livre, atraindo turistas que gostam de esportes de aventura e contato com a natureza.

    Privilegiados por áreas naturais verdejantes, rios, vales e planícies, muitos viajantes procuram a região para atividades de mergulho, trekking por parques naturais, mountain bike, arvorismo ou apenas observar a fauna e flora.

    Campo Grande

    Campo Grande, capital do estado, conhecida como a “Cidade Morena”, é a pedida certa para quem quer curtir todas essas atrações e muito mais. 

    A cidade concentra diversos parques, construções antigas e muitos edifícios dedicados à cultura do estado, que merecem estar na sua lista de atrações pelos estados e capitais da região centro-oeste do Brasil.

    Além disso, a capital do Mato Grosso do Sul também é uma das cidades, que são pontos de partida para a região do Pantanal.

    Ao visitar o destino, não deixe de conhecer o Parque das Nações Indígenas, principal cartão-postal da cidade com 119 hectares de área, perfeito para quem gosta de praticar esportes.

    Aproveite também para visitar o Morada dos Baís, construído entre 1913 e 1918, sendo uma das primeiras construções em alvenaria de Campo Grande. Hoje em dia, o prédio é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural de Campo Grande.

    Brasília – Distrito Federal

    Brasília - Distrito Federal
    Fonte: Pxhere / CC0

    Capital do país, Brasília é um local muito interessante para os turistas que querem conhecer um pouco mais sobre a história do Brasil.

    Inaugurada em 1960, a cidade que é a sede dos Três Poderes conta com uma arquitetura belíssima e muitos prédios e construções que foram projetadas, principalmente, pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer.

    Claro que ao visitar Brasília, você não pode deixar de conhecer lugares como a Praça dos 3 Poderes, o Congresso Nacional, a Esplanada dos Ministérios, o Museu Nacional, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, a Ponte Juscelino Kubitschek, entre outros.

    Qual a culinária típica dos estados da região Centro Oeste?

    Os estados da região centro-oeste têm uma culinária influenciada pelos indígenas que viveram nessa região há muito tempo.

    Muito diversificada, sua cozinha tem pratos compostos por peixes, raízes, frutas, carnes exóticas, e temperos variados, que formam combinações de sabores deliciosos e marcantes.

    Para os viajantes que querem embarcar na cozinha da terra do Siriri, o Cururu e do sertanejo, não deixe de experimentar pratos como o famoso arroz com pequi em Goiânia, feito com açafrão, mandioca, linguiça e costela, que compõem uma mistura deliciosa.

    O Mojica de Pintado é um dos pratos típicos da capital Cuiabá, que tem origem indígena, sendo uma sopa que leva peixe, alho, mandioca, salsinha e cebolinha. Uma delícia!

    O Bolinho de Arroz é uma comida típica do Mato Grosso que possui diferentes versões. A receita leva coco, arroz, erva doce e mandioca, que formam um bolo delicioso crocante por fora e macio por dentro.

    Na sua viagem para os estados da região centro-oeste, não deixe de experimentar pratos com carnes exóticas como paca, capivara, javali e avestruz. Você vai adorar!

    Turismo nos estados da região Centro Oeste

    Turismo nos estados da região Centro Oeste
    Fonte: Rosanetur / Flickr / CC BY 2.0

    Na hora de montar conhecer a região centro-oeste, nada melhor do que descobrir quais são as atrações imperdíveis, não é mesmo?

    Confira essa seleção que preparamos para você com os lugares que todo turista deve conhecer nos estados da região centro-oeste e capitais.

    Caldas Novas – GO

    Sempre quando pensamos em Caldas Novas, em Goiás, logo pensamos nas piscinas de águas quentes, e se você pensou dessa forma, pensou certo, pois a cidade conta com muitas piscinas naturais de águas quentes. 

    Na hora de montar um roteiro, reserve alguns dias para conhecer os parques aquáticos oferecidos com muitas piscinas termais, toboáguas, piscinas com água quente e espaços para as crianças se divertirem.

    Conheça ainda a Lagoa do Pirapitinga, local onde as águas quentes foram descobertas e dando origem à cidade. As águas nesse lago podem passar dos 50º graus, sendo as nascentes mais quentes do país.

    Nobres – MT

    Embora pouco conhecida pelo turismo natural, a cidade de Nobres, no Mato Grosso, tem ganhado preferência dos turistas em relação à Bonito por ter características bem semelhantes, mas com preços bem mais acessíveis.

    No seu mapa da região centro-oeste, inclua essa região, que é repleta de rios de águas claras e cachoeiras belíssimas, que proporcionam experiências deliciosas aos seus visitantes.

    Um dos lugares mais incríveis é o Aquário Encantado, um lago de águas azuis, escondido entre árvores, concentrando uma variedade de peixes, que dá para observar em mergulhos com snorkel.

    A Cachoeira Serra Azul é outro lugar que faz muito sucesso na cidade. Com 45 metros de queda d’água, ela tem um lago azul de águas cristalinas com belezas de tirar o fôlego. Vale a pena conhecer!

    Bonito – MS

    Só pelo nome já dá para ter uma ideia sobre o que você encontrará em Bonito, Mato Grosso do Sul, conhecido por seus lagos de águas azuis, cachoeiras, cavernas, rios e cenários de tirar o fôlego.

    Ao escolher os melhores estados da região centro-oeste do Brasil, visite a Gruta Azul, uma caverna com um lago de tons azulados que chega a 90 metros de profundidade, com estalactites, estalagmites e colunas.

    O Rio Sucuri é também uma atração à parte, já que oferece experiências de flutuação com snorkel para observar as espécies aquáticas. É incrível!

    Por toda a cidade, você encontra ainda rios, lagos e as mais variadas atividades de ecoturismo.

    Bodoquena – MS

    Bodoquena, no Mato Grosso do Sul, é considerado um dos lugares mais bonitos do estado, conhecido por sua natureza intocada, principalmente, o Parque Nacional da Serra com 76 mil hectares de matas, cachoeiras, rios translúcidos, paredões, cavernas e muito mais.

    Na hora de escolher o que fazer nos estados e capitais da região centro-oeste, não deixe de conhecer Morraria do Sul, um vilarejo simples cercado pela natureza, com muitos mirantes, lagos, além de oferecer uma bela vista do Pantanal do Nabileque e do Campo dos Índios.

    A Cachoeira Boca da Onça tem 156 metros de altura e está localizada em meio a um cânion, oferecendo um cenário espetacular. Não deixe de nadar em suas piscinas de águas cristalinas ou descer a cachoeira de rapel.

    Garanta suas passagens e economize viajando pelo Brasil!

    Agora que você sabe tudo sobre os estados do centro-oeste, lembre-se sempre que as passagens áreas com os melhores preços, você encontra na nossa plataforma de buscas, Passagens Promo.

    Veja as melhores passagens pada o Centro-Oeste!
    Passagens aéreas saindo de
    Latam Brasil CGB Cuiaba BSB Brasília 07 Dez 12 Dez R$ 283 Latam Brasil GRU São Paulo BSB Brasília 17 Set 21 Set R$ 301 Latam Brasil CNF Belo Horizonte BSB Brasília 19 Ago 31 Ago R$ 337 Gol GRU São Paulo CGR Campo Grande 05 Out 23 Out R$ 364 Gol GRU São Paulo CGR Campo Grande 18 Nov 19 Nov R$ 364 Gol CGH São Paulo CGR Campo Grande 05 Out 23 Out R$ 364 Ver mais ofertas

    Nosso site faz o maior sucesso por oferecer promoções, ofertas mais vantajosas e os voos com os preços mais acessíveis do mercado.

    Para não perder nenhuma novidade ou oferta, não esqueça de ativar o alerta de preços e, assim, receber as melhores promoções em primeira mão.   Quer conhecer essa região do Brasil com economia? De Promo você pode!


    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Culinária do Centro-Oeste: história, pratos típicos e curiosidades

    Culinária do Centro-Oeste: história, pratos típicos e curiosidades