Conheça os estados do norte do Brasil e descubra suas belezas!

Viajar pelos estados do norte do Brasil pode ser uma opção de roteiro fora do comum para turistas estrangeiros e até mesmo brasileiros que pouco ou nada sabem sobre uma das regiões mais encantadoras do país.

As belezas naturais são o carro-chefe nortista, capitaneadas pela exuberante floresta amazônica, mas nem só de ecologia vive a região.

O viajante também encontra excelente gastronomia, ecoturismo, cultura e tradição, além de um povo hospitaleiro, sempre pronto para oferecer a melhor experiência possível a seus visitantes.

O que você acha de visitar uma das regiões com maior diversidade natural, cultural e gastronômica do país? Vamos te ajudar a planejar uma viagem inesquecível, veja só!

Compare passagens aéreas e veja os melhores preços promocionais neste link!

Estados do norte do Brasil: o que saber sobre cada um?

Embora sejam menos badalados para turismo que destinos de outras regiões do país, os estados do norte brasileiro reúnem atrativos fantásticos que podem encantar visitantes do mundo inteiro.

Construções coloniais, paisagens naturais exuberantes, restaurantes típicos e festas culturais que se estendem por dias esperam pelo viajante no Norte do Brasil.

Já imaginou conhecer a maior floresta tropical do planeta, visitar alguns dos maiores rios do mundo, comunidades tradicionais, eventos icônicos, como a Festa de Parintins e o Círio de Nazaré, e muito mais?

Antes de fazer suas malas para conhecer as belezas nortistas brasileiras, não se esqueça de fazer um bom planejamento de viagem.

Afinal, um roteiro organizado pode te economizar tempo e dinheiro, além de reservar as melhores experiências para a sua estadia.

Para te ajudar nessa tarefa, criamos um guia completo com tudo que você precisa saber sobre a região Norte: principais atrativos, cidades, informações importantes e dicas turísticas valiosas. Vamos lá!

Quais são os estados e capitais da região Norte?

Quais são os estados e capitais da região Norte?
Fonte: Pixabay

Para começar o seu planejamento de viagem, é preciso definir o destino que vai visitar.

Para isso, é importante conhecer quais são os estados do norte do Brasil e as atrações mais famosas de cada um deles.

A região do Brasil que possui maior extensão territorial é formada por Tocantins, Pará, Amapá, Roraima, Amazonas, Acre, e Rondônia, ocupando uma área de 3.870.000 km² (equivalente a 42% de todo o território brasileiro).

O território é tão grande que o Norte não está nem no mesmo fuso horário que o restante do país! 

No Amazonas, em Rondônia e Roraima a diferença é de 1 hora (em atraso) em relação ao horário de Brasília, enquanto no Acre a diferença é de 2 horas.

Os demais estados (Amapá, Pará e Tocantins), por sua vez, seguem o mesmo fuso horário que o restante do país.

Confira as capitais de cada estado no mapa que montamos!

Qual o maior estado da região Norte?

O maior de todos os estados brasileiros em território fica na região Norte: o estado do Amazonas, que tem 1.571.000 km², ou cerca de 18,3% do tamanho do Brasil.

Como a maior parte do território é ocupada pela floresta amazônica, o Amazonas é um dos estados com menor densidade demográfica do país: 2,23 hab/km².

Qual o menor estado da região Norte?

Qual o menor estado da região Norte?
Fonte: Government Of Amapá / Wikimedia Commons / CC BY 3.0

Entre todos os estados do norte do Brasil, o menor de todos é o Amapá, que tem 142.815 km² de área, ou 1,6% do território do país, e população de 750 mil habitantes.

Qual o número de habitantes da região Norte?

Apesar de ser a maior região brasileira em extensão territorial, o Norte é também uma das regiões menos populosas do país.

Entre os sete estados nortistas vivem cerca de 17,71 milhões, ou 8,8% da população brasileira

Para efeitos de comparação, a região mais populosa é a Sudeste, onde vivem mais de 90 milhões de pessoas.

Qual é o estado mais rico da Região Norte?

Segundo maior estado brasileiro, com 1.248.000 km² de área (cerca de 14% de todo o território do país), o Pará é o estado mais rico da região Norte.

Com economia forte e diversificada, que inclui usinas, madeireiras, mineração e agronegócio, o estado tem PIB superior a R$ 125 bilhões por ano!

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Passagens para conhecer os estados do norte do Brasil!

    Você pode conhecer todas as belezas dos estados do norte do Brasil sem comprometer o seu bolso: encontre agora mesmo suas passagens aéreas baratas em nosso site buscador, Passagens Promo!

    Nossa plataforma te ajuda a encontrar o momento mais barato para viajar: basta digitar as cidades de origem e destino, incluir as datas da viagem, e pronto, é só escolher a melhor opção para o seu bolso!

    Você pode fazer quantas simulações de rota e data de viagem que quiser. Assim, vai ficar mais fácil economizar!

    Para não perder nenhuma promoção para o destino desejado, não se esqueça de ativar o alerta de preços!

    Mapa da região Norte

    Vai conhecer a maior região do país? Então confira onde ficam os estados do norte do Brasil no mapa para escolher o que visitar e planejar rotas de deslocamento!

    Turismo pelos estados do norte do Brasil

    Fazer turismo pelos estados do norte do Brasil é fácil: difícil é decidir quais lugares visitar! 

    Afinal, a lista de atrações é extensa, incluindo a maior bacia hidrográfica e a maior floresta tropical do planeta, mercados tradicionais e muito mais.

    Para te ajudar a filtrar as melhores opções turísticas para a sua estadia, destacamos os principais atrativos da região Norte, confira!

    Alter do Chão, Pará

    Se você quer conhecer belas praias enquanto estiver viajando pelos estados do norte do Brasil, a cidade de Alter do Chão, no Pará, é uma parada obrigatória em seu roteiro turístico!

    O distrito fica na cidade de Santarém e abriga praias exuberantes de água doce, às margens das águas puras do rio Tapajós.

    Ali, os viajantes encontram praias extensas com areia branca, rodeadas pelo verde da floresta: não é à toa que o jornal britânico The Guardian chamou Alter do Chão de “Caribe amazônico”.

    Isso não quer dizer, porém, que as praias sejam visitáveis em qualquer época do ano: a melhor época para ir à região é entre os meses de agosto e novembro, quando ocorre a vazante do rio Tapajós e as praias ficam acessíveis.

    Ilha de Marajó, Pará

    Poucos lugares no Brasil são tão encantadores quanto a Ilha de Marajó, também localizada no Pará. 

    Maior ilha fluviomarinha do planeta, a região é banhada tanto pelas águas doces do rio Amazonas quanto pelas águas salgadas do Atlântico.

    O cenário é paradisíaco, reunindo praias desertas, manguezais a perder de vista e belíssimos igarapés, por onde se escondem animais e plantas que não existem em nenhum outro lugar do mundo.

    Uma das maiores vantagens turísticas da Ilha de Marajó é sua localização estratégica: o lugar fica a apenas 140 km (ou 2 horas de catamarã) da capital paraense, Belém.

    Além da paisagem natural deslumbrante, você poderá desfrutar de experiências inesquecíveis na região, como passeios de búfalo, trilhas pela floresta, roteiros para ciclismo e muito mais.

    Para aproveitar a região ao máximo sem se complicar com as condições meteorológicas, a melhor época para viajar é o mês de julho.

    Passagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre sua passagem aérea com até 35% de desconto, além de pesquisar hotéis e seguro viagem em um só lugar! Clique aqui e confira.

    Parintins, Amazonas

    Parintins, Amazonas
    Fonte: Ricardo Stuckert / Wikimedia Commons / CC BY 3.0

    A principal atração de Parintins não é a paisagem local, e sim sua tradição popular. 

    A cidade, localizada a 500 km de Manaus, é um dos destinos mais visitados nos estados do norte do Brasil por sediar anualmente o icônico Festival de Parintins.

    A festa amazonense é tombada como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional: mais de 60 mil pessoas visitam a cidade todos os anos durante o período.

    Também conhecido como “Festa do Boi-Bumbá”, o Festival de Parintins representa simbolicamente uma antiga disputa entre o Boi Garantido e Boi Caprichoso, retratados por grupos que se apresentam em desfiles com muita cor, música e alegria.

    Para conhecer um dos principais festejos populares do país, planeje a sua viagem para a última semana do mês de junho!

    Parque Nacional da Serra do Divisor, Acre

    Mais perto da capital do Peru, Lima (2.400 km), do que da capital brasileira, Brasília (3.040 km), o Acre é conhecido como o “estado mais distante” do Brasil, com direito a fuso horário próprio, atrasado 2 horas em relação ao fuso do restante do país.

    Neste lugar exótico e misterioso fica um dos lugares brasileiros mais bonitos, o Parque Nacional da Serra do Divisor, que protege uma área de 843 mil hectares na floresta amazônica.

    A única maneira de chegar até o parque é de barco: ali, você encontrará incontáveis rios, trilhas e cachoeiras, além de comunidades indígenas e ribeirinhas.

    Se você deseja aproveitar ao máximo a sua estadia e desfrutar de longos passeios ao ar livre, recomendamos a viagem entre os meses de janeiro e junho, quando as condições climáticas são mais agradáveis na região.

    Parque do Jalapão, Tocantins

    Parque do Jalapão, Tocantins
    Fonte: Unsplash

    Um dos melhores destinos para ecoturismo entre os estados do norte do Brasil, o Parque do Jalapão fica no Tocantins, a 195 km da capital, Palmas.

    O cenário é tão bonito que já serviu até de cenário para novelas: o território de 34 mil km² abriga chapadões de arenito que chegam a 1.000 metros de altura, grandes áreas descampadas, piscinas naturais e cachoeiras de tirar o fôlego.

    Os visitantes podem praticar diversos esportes de aventura na região, como rafting, canoagem, trekking, rapel, boia cross, escaladas e muito mais.

    Prefere matar o calor? Então você vai gostar de mergulhar nas águas cristalinas das cachoeiras Fumaça, Soninho, Formiga e Talha do Brejo do Boi.

    Para chegar até o Jalapão você pode contratar o serviço de agências especializadas em Palmas ou deslocar-se por conta própria. 

    Neste caso, certifique-se de estar em um veículo 4×4 para superar as condições adversas da estrada!

    Monte Roraima, Roraima

    O Monte Roraima é uma das principais atrações não apenas dos estados do norte do Brasil, mas da América do Sul!

    Um dos pontos mais altos do país, chegando a mais 2.700 metros de altitude, a montanha fica na tríplice fronteira do Brasil com a Guiana e a Venezuela.

    Embora haja uma parte do Monte Roraima em território brasileiro, o acesso é feito exclusivamente pela Venezuela, mais especificamente pela cidade de Santa Elena de Uairén.

    Para chegar até o topo do maciço é preciso encarar três dias de caminhada, entre cavernas, grutas e trechos alagados, o que pode ser complicado em dias chuvosos. 

    Por isso, vale a pena viajar entre setembro e março, período mais seco na região.

    Parque Nacional de Anavilhanas, Amazonas

    Parque Nacional de Anavilhanas, Amazonas
    Fonte: Pixabay

    Localizado a apenas 100 km da capital do Amazonas, Manaus, o Parque Nacional de Anavilhanas faz parte de um dos maiores arquipélagos de ilhas fluviais do mundo.

    Os visitantes circulam de barco entre mais de 400 ilhas, ilhotas e igarapés ricos em diversidade natural, onde vivem espécies de animais que não existem em nenhum outro lugar do mundo, além de praias paradisíacas de água doce.

    Se você gosta de percorrer trilhas ecológicas, vale a pena combinar uma visita ao Parque Nacional de Anavilhanas e ao Parque Nacional do Jaú: as duas reservas ficam a menos de 380 km de distância.

    Vale a pena viajar entre abril e setembro para enfrentar menos chuva durante a sua estadia.

    Presidente Figueiredo, Amazonas

    O Amazonas abriga a maior bacia hidrográfica do mundo, o que também significa que os viajantes encontram incontáveis rios, riachos e cachoeiras espalhados pelo estado.

    Poucos lugares, porém, concentram tantas opções de ecoturismo como a cidade de Presidente Figueiredo, situada a apenas 133 km de Manaus.

    Esta pequena cidade amazônica com menos de 40 mil habitantes abriga mais de 100 cachoeiras catalogadas, com opções para todos os gostos!

    Entre os destaques estão as cachoeiras do Santuário, do Mutum, de Pedra Furada e da Iracema: a maioria delas oferece boa infraestrutura aos hóspedes, com banheiros, restaurantes e estacionamento.

    Para desfrutar o máximo possível dos banhos de cachoeira, visite a cidade entre os meses de agosto e abril, quando chove menos na cidade e os rios estão menos cheios e mais propícios para banho.

    Mercado Ver-o-Peso, Pará

    Uma das principais atrações turísticas de Belém, no Pará, o Mercado Ver-o-Peso é um lugar com a cara do Brasil: muita cor, alegria e sabor esperam pelo visitante em um dos maiores mercados a céu aberto do mundo!

    Com mais de 400 anos de história, o Mercado Ver-o-Peso reúne centenas de barracas em uma área de mais de 35 mil m², onde é possível encontrar de tudo: frutas, vegetais, carnes, farinhas, artesanato e muito mais.

    O mercado é considerado Patrimônio Cultural do Brasil pelo Iphan e foi inaugurado no século XVII. 

    Por ali passavam os produtos e matérias-primas comercializados na região para serem pesados.

    Aproveite a sua visita para saborear refeições típicas da Amazônia nos restaurantes do mercado ou adquirir produtos para levar para casa!

    Vale das Cachoeiras, Rondônia

    Vale das Cachoeiras, Rondônia
    Fonte: Unsplash

    O maior parque aquático da Amazônia está em um dos estados do norte do Brasil: o Vale das Cachoeiras, em Rondônia, que abriga piscinas, toboáguas, quadras e a cachoeira do Rio Mandi, com mais de 32 metros de queda.

    O parque fica na cidade de Nova União, a 367 km de Porto Velho, em um complexo que dispõe de hotel e restaurantes, entre outros atrativos.

    Os visitantes também podem percorrer trilhas pela floresta, utilizar uma ampla área de churrasqueiras e usufruir de infraestrutura completa para a família.

    Fortaleza de São José de Macapá, Amapá

    Um dos mais antigos fortes brasileiros, a Fortaleza de São José de Macapá, localizada na capital do Amapá, é uma preciosa herança do período colonial brasileiro.

    A construção tem muralhas com mais de 15 metros de altura às margens do rio Amazonas, em um parque que oferece chafariz, anfiteatro, amplas áreas arborizadas e até um calçadão para caminhadas!

    A fortaleza foi erguida em meados do século XVIII para proteger a capital amapaense, ainda chamada Província dos Tucujus, de eventuais invasões estrangeiras.

    Parque Nacional do Pico da Neblina, Amazonas

    O Parque Nacional do Pico da Neblina se estende por mais de 2 milhões de hectares, em São Gabriel da Cachoeira, a 760 km de Manaus, em uma região com atrações para todas as idades, incluindo piscinas naturais, cachoeiras, rios e colinas.

    Além de um conjunto surpreendente de belezas naturais, o parque é lar de 13 comunidades indígenas e de milhares de espécies animais e vegetais típicas da Amazônia. 

    Sem dúvidas, um destino turístico imperdível em um dos estados do norte do Brasil!

    O principal ponto de interesse na reserva é a maior montanha do país, que dá nome ao parque e chega a quase 3.000 metros de altura.

    Cotação de passagens aéreas em promoção

    Já está morrendo de vontade de conhecer as atrações dos estados do norte do Brasil? 

    Então visite nosso site de buscas, Passagens Promo, e garanta agora mesmo suas passagens aéreas baratas!

    Passagens aéreas saindo de
    Azul PET Pelotas POA Porto Alegre 24 Ago 29 Ago R$ 259 Latam Brasil CNF Belo Horizonte GRU São Paulo 23 Jul 26 Jul R$ 267 Latam Brasil GRU São Paulo CNF Belo Horizonte 28 Jul 02 Ago R$ 267 Latam Brasil CWB Curitiba GRU São Paulo 13 Ago 20 Ago R$ 267 Azul REC Recife JPA Joao Pessoa 25 Jul 28 Jul R$ 272 Ver mais ofertas

    Você só precisa inserir o destino que pretende visitar e incluir as datas referentes ao período da sua viagem, e pronto. 

    Nossa plataforma faz uma mega pesquisa em segundos e te apresenta as melhores promoções das principais companhias aéreas do mercado.

    Lembre-se de ativar o alerta de preços para receber notificações quando o trecho desejado sofrer alteração de valor. 

    E não se esqueça de seguir as outras redes sociais do Passagens Promo para ficar por dentro das novidades!

    Visitar uma das regiões mais exuberantes do país sem comprometer seu bolso? De Promo você pode!


    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    O que fazer em Rio Branco: os melhores passeios e pontos turísticos

    O que fazer em Rio Branco: os melhores passeios e pontos turísticos