Estocolmo: descubra tudo de incrível nesta cidade da Suécia!

Estocolmo é uma cidade que se destaca por seu “conjunto da obra”. Além da infraestrutura de ponta, tem atrativos incríveis, que revelam como os suecos são organizados e inteligentes. 

Você vai se encantar por sua arquitetura antiga com traços da renascença, e com a sua culinária baseada em carnes, queijos e peixes, como salmão e arenque. As refeições são surpreendentemente saborosas.

Neste texto, vamos falar sobre Estocolmo e dar dicas para aproveitar a sua viagem nesse lugar tão interessante. Acompanhe e boa leitura!

Compre passagens aéreas com o menor preço neste link!

Estocolmo: o que visitar na capital do país?

Você sabe dizer qual é o nome da capital da Suécia? A resposta é Estocolmo, uma cidade construída em um arquipélago de 14 ilhas, e que recebe mais de 1 milhão de turistas por ano.

Se é sua pretensão viajar para a Suécia, vai poder visitar o salão onde acontece a cerimônia do prêmio Nobel, palácios incríveis como o Kungliga Slottet e museus dedicados ao resgate e preservação dos bens culturais do país.

A culinária sueca também atrai muitos interessados em fazer um tour gastronômico para provar pratos como o Fårikål, um assado de cordeiro, Lutefisk, que é peixe branco, e muitas outras delícias.

Onde fica Estocolmo?

Onde fica Estocolmo?
Fonte: Pexels

Como já dissemos, Estocolmo fica na Suécia, mais precisamente no norte da Europa, no encontro entre o Lago Mälaren com o Mar Báltico, na península escandinava.

Assim como os dinamarqueses e noruegueses, os suecos também são descendentes dos povos nórdicos, dentre eles, os vikings.

A capital sueca se localiza na parte sul do país, a 70 km de Uppsala e a 519 km de Oslo, capital da vizinha, Noruega.

Estocolmo: mapa

Para te ajudar a encontrar Estocolmo no mapa, preparamos um guia interativo com as principais localizações da cidade para você começar a planejar o seu roteiro de viagem.

Dessa forma, você não corre o risco de se perder, consegue traçar melhor as suas rotas e facilita a sua busca por hotéis, pontos turísticos, restaurantes e outros locais interessantes.

Quando ir para Estocolmo?

Estocolmo fica no sul do país, por isso não é um local tão gelado quanto as cidades que se encontram na região norte. 

De qualquer forma, se optar por conhecê-la durante o inverno ou o outono, que vão de setembro a março, capriche nas roupas de frio.

A primavera e o verão são mais adequados para passeios ao ar livre, por isso, se a sua intenção é conhecer as praças, parques e ruas de Estocolmo, programe a sua viagem para os meses mais quentes como abril, maio, junho, julho e agosto.

Promoção de passagem para Estocolmo, Suécia

Quer saber como comprar passagens aéreas em promoção para Estocolmo, Suécia, e milhares de destinos legais pelo mundo? É muito fácil! Basta acessar o site do Passagens Promo e fazer a sua pesquisa!

As promoções são incríveis e você pode economizar uma boa quantia na compra das passagens, que costumam ser uma das partes mais caras de toda viagem.

Tudo isso sem nem precisar sair de casa! No site do Passagens Promo, você compara o preço das companhias aéreas e consegue parcelar a sua compra no cartão, em até 12 vezes, com toda comodidade!

O nosso site também disponibiliza recursos e ferramentas especiais que auxiliam a sua busca pelas melhores ofertas. 

É o caso do alerta de preços, que pode ser ativado logo após o cadastro do seu e-mail. Com ele, você receberá notificações sempre que o trecho selecionado entrar em oferta!

Acesse o site e confira nossas promoções para começar a planejar a sua próxima aventura!

E não se esqueça de nos seguir nas nossas redes sociais, onde, além de promoções incríveis, você encontra várias dicas valiosas sobre o mundo das viagens.

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

O que fazer em Estocolmo

Chegou a hora que você estava esperando! Vamos dar várias dicas para fazer uma viagem para Estocolmo, e garantir que a sua experiência seja a melhor possível.

Tem programação turística para todos os gostos: o velho centro histórico de Gamla Stan, a bela catedral de São Nicolau Stockholms Domkyrka, o maior acervo fotográfico do mundo e muito mais!

Embarque nessa viagem rumo à Escandinávia e veja o que fazer em Estocolmo para se divertir e conhecer a cidade!

Gamla Stan

Gamla Stan
Fonte: Pixabay

Gamla Stan quer dizer Cidade Velha, e é uma das principais atrações da cidade. 

Trata-se de uma ilha pequena, abarrotada de simpáticos prédios coloridos, construções dos séculos XVII e XVIII com características medievais, e ruas calçadas com paralelepípedos.

Para os boêmios, é parada obrigatória! Concentra uma enorme quantidade de clubes, pubs, bares, bistrôs e cafés. 

É em Gamla Stan que estão o Palácio Real, a residência oficial da nobreza sueca, a Catedral medieval Storkyrkan e muito mais.

Vasamuseet

Vasamuseet é o museu mais visitado no país, e é um dos pontos mais interessantes para passear na cidade de Estocolmo.

O local tem uma história interessante. A principal peça de exposição é o “Navio Vasa”, construído para ser o principal navio de guerra da esquadra real.

O problema é que em sua viagem de estréia, no ano de 1628, uma forte rajada de vento o inclinou, fazendo com que naufragasse.

Depois disso, foi feito um enorme trabalho de restauração para que o Vasa pudesse ser exposto juntamente com milhares de itens resgatados: peças de artilharia, munição e utensílios da tripulação.

Vasa ficou submerso por mais de 300 anos no litoral de Estocolmo, até que foi descoberto na década de 50, e trazido à tona em 1961. 

Stadshuset

Stadshuset
Fonte: Pexels

Stadshuset é a Prefeitura de Estocolmo, onde todos os anos, no dia 10 de dezembro, acontece a entrega do famoso Prêmio Nobel.

É no Salão Azul que ocorre a premiação de categorias importantes como Química, Física, Medicina e Literatura. A única exceção é o Nobel da Paz, cuja cerimônia acontece em Oslo, na Noruega.

Outro local, o Salão Dourado, é um primor da arte de mosaico, contendo milhões de pastilhas de ouro e vidro que formam belíssimos padrões e figuras.

O prédio, que foi construído entre 1911 e 1923, é todo feito de tijolos de barro vermelho, sem qualquer cobertura, o que o torna um local perfeito para fotos! 

As visitas em Stadshuset são guiadas, e duram cerca de 45 minutos.

Stockholms Domkyrka

Conhecida na Suécia como a “Grande Igreja” (Storkyrkan), Stockholms Domkyrka é a Catedral de São Nicolau de Estocolmo, a igreja mais antiga da cidade.

Fica na Cidade Velha e foi citada pela primeira vez em documentos datados do ano de 1279: de fato, as características originais do prédio correspondem ao estilo gótico do século XIII, mas a fachada foi alterada no século XVIII.

Seu interior guarda um relicário com supostas relíquias de São Jorge, a pintura mais antiga de Estocolmo, e uma estátua de madeira do século XV, que retrata o santo guerreiro e o dragão.

A fachada atual tem apenas uma torre, tijolos cobertos por tinta amarela e detalhes brancos. Foi planejada pelo arquiteto Johan Eberhard Carlberg, em 1742.

Nobel Museet

Alfred Nobel foi um químico, inventor da dinamite e idealizador do Prêmio Nobel. 

Fez fortuna com a sua invenção e deixou a maior parte do seu dinheiro para a criação de um prêmio que reconhecesse as personalidades de destaque em determinadas áreas.

O museu fica no mesmo edifício da Bolsa de Valores de Estocolmo, e tem um acervo dedicado a todos os contemplados pelo prêmio.

Kungliga Slottet

Kungliga Slottet
Fonte: Julian Herzog / Wikimedia Commons / CC BY 4.0

Trata-se da residência oficial e o maior dos palácios do monarca sueco, que atualmente se chama Carl Gustaf Folke Hubertus. Ele é o rei da Suécia desde 1973.

O Palácio Real de Estocolmo fica na Cidade Velha, vizinho ao Parlamento, e às margens do cais Skeppsbron. 

Antes da construção de Kungliga Slottet, havia no local uma fortaleza para proteger o Lago Malar. 

Passou por um incêndio em 1697, mas foi completamente reconstruído. É possível participar de visitas guiadas pelo seu interior.

Embora os reis não vivam exclusivamente no palácio, ele abriga os gabinetes de trabalho da família real, e ainda é muito utilizado para eventos.

Fotografiska

Fotografiska é um museu dedicado ao estudo e a conservação do maior acervo de fotos instantâneas da Suécia

Dentre os fotógrafos com trabalhos em exposição, estão nomes mundialmente famosos como David Drebin, Martin Schoeller e Annie Leibovitz.

Foi construído em um prédio de tijolos vermelhos, bem às margens do Mar Báltico, onde antigamente funcionava o serviço alfandegário.

Stortorget

Localizada em Gamla Stan, Stortorget significa “Grande Praça” e é considerada a mais antiga de Estocolmo. Foi a partir dela que a capital se desenvolveu.

Foi palco de eventos históricos importantes como o Banho de Sangue, um massacre ocorrido durante a invasão da Suécia.

Ao seu redor, estão localizados o edifício da Bolsa de Valores, o Museu do Nobel e a Academia Sueca.

ABBA The Museum

ABBA The Museum
Fonte: I99Pema / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

O Museu da Banda ABBA tem uma exposição interativa com fotos, vídeos e até um piano que reproduz sons quando Benny Andersson, antigo membro da banda, toca em sua casa. 

Fica no parque de diversões Gröna Lund, na ilha de Djurgården.

Caso você não conheça a banda ABBA, saiba que foi um dos maiores grupos de música que já existiu! 

A banda foi formada em 1972 em Estocolmo e liderou as paradas musicais de 1974 a 1982 se tornando o maior fenômeno musical da Suécia.

Foi o primeiro grupo pop europeu a fazer sucesso fora do continente, mas depois que os dois casais que compunham a banda se separaram, veio o declínio, até que terminaram o conjunto.

Historiska Museet

Fundado em 1934, o Museu Histórico de Estocolmo tem como foco preservar os achados arqueológicos da cultura e história do povo sueco, principalmente da pré-história, era viking e idade média.

Dentre os objetos em exibição, destacam-se a pedra rúnica Tjängvide, o Elmo de Aranaes, a imagem sacra de Nossa Senhora de Mosjö e os restos mortais da menina de Birka.

Está localizado no bairro de Östermalm, local conhecido por seus bares, restaurantes e um museu dedicado somente à era viking.

Nordiska Museet

Basicamente, Nordiska Museet quer dizer “Museu Nórdico”. 

Construído entre 1888 e 1907, é dedicado à história dos povos nórdicos, sobretudo da Suécia, desde o fim do período medieval até os dias atuais.

A visita é gratuita para menores de 18 anos e o horário de funcionamento é de segunda a sexta das 10h às 16h, e sábados e domingos das 11h às 17h.

Como é viver em Estocolmo?

Como é viver em Estocolmo?
Fonte: Pixabay

Mais de 20% da população da Suécia vive na capital, se considerarmos também a região metropolitana. 

É o maior centro urbano, político, econômico e cultural da Suécia desde o século XIII!

Mesmo sendo um espaço cosmopolita, a cidade é arborizada, limpa e muito segura, com ares bucólicos de interior.

Sim, existem muitos carros em Estocolmo, mas o transporte público é de primeira categoria e não se vê trânsito intenso. 

Por ser a capital de um país riquíssimo, há uma boa oferta de emprego, escolas excelentes e altos índices de qualidade de vida.

Trata-se de um lugar quase perfeito para morar, pois o clima é muito diferente do que estamos habituados no Brasil.

Quem nasce em Estocolmo é o quê?

Essa dúvida é normal: quem nasce em Estocolmo é? O gentílico de Estocolmo, ou seja, a palavra que usamos para nos referir às pessoas que nascem lá é “holmiense”.

Atualmente, a Suécia possui cerca de 10 milhões de habitantes, entre nativos, cidadãos naturalizados e estrangeiros.

Passagem para Estocolmo em oferta!

Que tal embarcar logo em uma inesquecível viagem para Estocolmo? 

Com o Passagens Promo esse sonho pode se tornar realidade! São diversos destinos em promoção, além das melhores condições de pagamento para facilitar a sua vida!

Tudo o que precisa fazer é acessar o site, inserir a cidade em que vai embarcar, o destino, as datas de ida e volta, o número de passageiros, e pronto!

O resultado aparece praticamente na mesma hora, aí é só escolher o que vai atender melhor ao que você procura!

Comece sua busca com antecedência e siga o Passagens Promo nas redes sociais para ter acesso a mais descontos e novidades sobre o mundo das viagens.

Quer conhecer Estocolmo com toda a economia e comodidade? De Promo você pode!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾