Os brasileiros têm o benefício de entrar no país sem o visto. A partir de 2024 um novo sistema será implantado que é o chamado ETIAS que tem como finalidade conceder a autorização do viajante em terras europeias.
Uma vez que a pré-liberação tenha sido concedida ao turista, ao chegar na fronteira o agente vai averiguar todas informações e dados da pessoa no ETIAS e permitir o acesso ao país.
Está curioso para saber como tudo isso vai funcionar e como vai influenciar na facilidade de entrar em alguns países europeus? Acompanhe o conteúdo para descobrir como será mais fácil conhecer um dos destinos mais desejados por vários turistas.
Índice
O que é ETIAS ?
Tem 28 países que fazem parte do Espaço Schengen que são alguns países europeus que fazem parte do acordo político da política de livre circulação entre as pessoas da nações assinantes do acordo. Não são todos os países da União Europeia que participam do acordo de Schengen e também não vão ter o sistema ETIAS.
Dessa forma, o ETIAS será uma plataforma digital que será uma ferramenta para decidir quem poderá entrar no Espaço Schengen, isto é, após a análise das informações pessoais preenchidas pelo turista no formulário on-line, poderá saber se ele pode entrar nos países que fazem parte do tratado.
De tal maneira, que diversos bancos de dados serão usados para conferir todas informações concedidas e detectar quais são os turistas que podem ser uma ameaça ao país que fazem parte do Espaço Schengen.
Quando o ETIAS entra em vigor?
Atualmente, algumas nacionalidades, como a brasileira, podem entrar em território europeu sem visto ou alguma autorização. E em 2024, vai entrar em vigor o ETIAS que será um formulário on-line para ser preenchido a cada três anos para quem quiser visitar os países do Espaço Schengen.
O objetivo dessa nova forma de entrada é aumentar mais a segurança e facilitar o processo de permissão, será uma triagem para descobrir quais são os candidatos aptos e quem não representam nenhuma ameaça para os países que fazem parte do acordo.
Onde fazer o ETIAS?
O ETIAS é uma autorização para quem vai viajar a negócios ou a turismo, com isso não será necessário o visto para esses dois contextos. Pois, ele vai funcionar como um meio para detectar informações que mostre que a entrada de determinado visitante poderá ser liberada.
Quando o ETIAS entrar em vigor o pedido de acesso poderá ser realizado através de uma plataforma digital, como um site ou aplicativo. Assim, você preencherá todos os campos solicitados com os seus dados, para que em seguida entre em análise seu pedido.
Dessa forma, economiza o tempo do viajante que não vai precisar se deslocar até um consulado para realizar a entrevista do visto.
Como fazer a solicitação do ETIAS?
O viajante de sua casa pode resolver sua permissão para entrar nos países da União Europeia que fazem parte do acordo sem sair de casa. Já que para o visto é preciso ir até ao consulado depois do preenchimento do formulário e com o ETIAS tudo será on-line.
Vale destacar, que o viajante não responderá somente as informações contidas em seus documentos, além delas terá perguntas sobre o seu estado de saúde, perguntas sobre segurança e também poderá ser solicitado algum documento adicional como comprovante de vínculo empregatício.
Documentos necessários para o ETIAS
Alguns dos documentos que serão usados para te ajudar a preencher o formulário, serão:
- rg;
- passaporte;
- comprovante de residência;
- comprovante de vínculo empregatício.
Outros documentos poderão ser exigidos, por isso é importante estar atento quando o ETIAS entrar em vigor e verificar cuidadosamente o que o formulário pedirá.
Como preencher o ETIAS?
Basicamente o ETIAS tem como finalidade a segurança do país e a otimização de tempo do viajante. Uma vez, que o processo de autorização ou de visto não é tão fácil e há algumas burocracias que levam tempo. E com o ETIAS, este processo será mais rápido. Confira como ocorrerá a solicitação da permissão para entrar nos países que estão no Espaço Schengen:
- organize os documentos necessários: é importante, está com os principais documentos para preencher a inscrição e também ter um passaporte válido e dentro do prazo e todos o dados oferecidos devem ser os mesmos que estão no seu passaporte;
- entre no site: no site que será disponibilizado para o processo de solicitação do ETIAS terá um formulário de inscrição on-line;
- preencha o formulário: com os documentos e o passaporte em mãos você deverá preencher o formulário on-line dos campos solicitados, como nome completo, data de nascimento, nacionalidade e dentre outras informações;
- pague a taxa: após encerrar o preenchimento do formulário, será encaminhado uma taxa de 7€ que deverá ser paga e lá estarão apresentados as formas de pagamento;
- envie a ficha preenchida: antes de enviar é importante se atentar a todas informações que foram dadas, para que tudo esteja de acordo com a realidade e facilite a sua entrada;
- aguarde a liberação: ao finalizar todo o processo os órgãos vão verificar sua inscrição e sinalizar no seu e-mail se a sua liberação foi aceita.
O prazo para receber a resposta do ETIAS é de 15 dias e em alguns casos pode acontecer em 30 ou 60 dias ou instantaneamente.
Com o seu ETIAS no e-mail você poderá imprimir e quando for viajar apresentar o documento ao agente, também é importante guardar a sua liberação no e-mail, para que qualquer evento que possa ocorrer você tenha em mãos.
Voe com economia e praticidade para qualquer lugar do mundo!
Quer viajar para Europa e não sabe onde comprar passagens aéreas por um preço acessível? Aqui, nas Passagens Promo temos as melhores ofertas do mercado.
Além disso, você pode dividir até 10x no cartão sua passagem aérea. Corre já e adquira a sua!
Posso ter o ETIAS negado?
Após a análise de suas informações e dos seus dados pessoais você terá a resposta por e-mail se a sua solicitação foi aprovada. Em alguns casos, ela pode ser negada, talvez por algum erro que ocorreu no preenchimento ou outros motivos.
Nessas situações é possível contestar pelo e-mail e pagar um adicional para uma reavaliação, se continuar persistindo a proibição por meio do ETIAS é possível solicitar um visto para a Europa, como o Visto Schengen, que deve ser solicitado no site do consulado e em seguida você precisará se apresentar na entrevista de alguma sede do consulado no país escolhido da Europa para sua viagem.
Por que o ETIAS foi criado?
O ETIAS tem a preocupação de trazer benefícios tanto para o turista quanto para o país que faz parte do acordo. Já que um dos seus objetivos é a isenção do visto e também diminuir as filas de imigração, como também aumentar a segurança dos países que estão no Tratado de Schengen.
Quem não quer ir para um país seguro e aproveitar uma viagem sem nenhuma preocupação? Com o ETIAS isso será mais efetivo, porque haverá todo um rigor para permitir a entrada de viajantes e ele deverá ser solicitado antes do embarque, alguns meses antes para evitar transtornos e atrasos.
Quais os países Europeus que vão solicitar o ETIAS?
Aproximadamente 28 países que fazem parte do Espaço Schengen são adeptos do ETIAS, ou seja, se você desejar conhecer algum dos países que fazem parte do tratado é preciso conseguir a liberação do ETIAS. Os países, são:
- Alemanha;
- Áustria;
- Dinamarca;
- Bélgica;
- Espanha;
- Eslováquia;
- Eslovênia;
- França;
- Estônia;
- Finlândia;
- Hungria;
- Grécia;
- Holanda;
- Liechtenstein;
- Islândia;
- Itália;
- Letônia;
- Mônaco;
- Lituânia;
- Luxemburgo;
- Malta;
- Polônia;
- Noruega;
- Suécia;
- Portugal;
- República Tcheca;
- San Mariano;
- Suíça;
- Vaticano.
Por quanto tempo o ETIAS será válido?
O ETIAS permitirá que o viajante possa ficar no país no máximo 90 dias e voltar após 180 dias, caso desejar novamente ir ao país sua entrada será liberada depois que passar esse intervalo de tempo.
E o documento tem validade de três anos, ou seja, durante esses anos você poderá ir ao país em intervalos de 180 dias sem precisar solicitar o visto.
ETIAS x Visto Schengen
O ETIAS é um sistema de liberação do viajante que quer visitar algum país que faz parte do Espaço Schengen, ele dará o direito do turista ficar no país no máximo 90 dias.
Já o visto Schengen é um tipo de visto destinado para aqueles que vão ficar no país no máximo 90 dias e que é concedido para entrada simples, duplas ou múltiplas.
A diferença dele para o ETIAS é que não tem só a solicitação on-line, é preciso comparecer ao consulado de algum país europeu que tem o desejo de conhecer para realizar uma entrevista que será determinante para que possa receber o direito ao visto.
Normalmente, quem solicita mais o visto Schengen são aqueles que vão para os países europeus para viajar a turismo ou a negócios.
Os princípios fundamentais do ETIAS
Todo novo sistema implantado tem em sua base princípios fundamentais que tem como objetivo estabelecer quais os seus principais aspectos, ou seja as políticas que devem ser seguidas.
Dessa forma, os países que fazem parte do acordo de Schengen, reuniram todos os princípios mais relevantes para que o ETIAS funcione adequadamente e alcance todos os objetivos que foram desenhados, são eles:
Efetivo
Um dos principais aspectos que formam o novo sistema é a agilidade, por isso que bancos de dados a nível internacional, como Interpol e a Europol vão cruzar todas informações concedidas pelo viajante.
Como uma forma de detectar que tudo está adequadamente e que o turista não irá infligir a segurança do país. Portanto, quando se trata de ser efetiva a proposta é conseguir organizar com mais agilidade todos os dados possíveis que avaliam que o sujeito possa entrar no país.
Claro e Justo
O ETIAS também tem como princípio a integridade do país, por isso o processo de liberação do viajante é realizado com todo cuidado necessário. No entanto, em alguns casos as informações podem ter sido entregues inadequadamente, por exemplo, na hora de preencher o formulário o turista poderá ter errado algum dado.
Mas, não precisa se desesperar, porque quando o e-mail com a resposta do pedido aceito ou do pedido negado serem enviadas, você terá um prazo de 96 horas para recorrer caso tenha sido negado.
Diante disso, você poderá apresentar comprovantes, dados e documentos adicionais que possibilitem que o seu pedido seja revisto e aceito.
Simples e rápido
Não há dúvidas que o ETIAS é um processo simples e rápido. Já que dará toda facilidade para o turista que não vai precisar se deslocar para adquirir sua autorização.
Uma vez, que todo o processo poderá ser feito on-line, além disso a resposta da isenção do visto será mais rápida que o processo para conseguir o visto.
Acessível
Um dos pontos fortes do ETIAS é sua taxa com um preço acessível, diferente da taxa que é cobrada pelo visto que é bem mais alta, quando é comparada ao valor que será cobrado pelo ETIAS.
Já que o valor da autorização será 7€, que é de aproximadamente R$40,00 reais. E o pagamento pode ser feito de duas formas: cartão de crédito ou cartão de débito.
Conheça já os países europeus por um preço imperdível!
Está a procura de um destino romântico, cheio de museus e monumentos estonteantes? A Europa é um dos lugares mais desejados pelos casais e também pelos apaixonados por história clássica.
Utilize o nosso buscador de passagens aéreas para encontrar a perfeita para o seu bolso, preço mínimo e facilidade é só nas Passagens Promo!
Países mais baratos da Europa
A Europa é um continente riquíssimo de países belíssimos com uma cultura apaixonante, é sem dúvidas que tem uns dos países mais desejados para visitar e morar. São vários benefícios que este continente oferece aos seus habitantes e também privilegia os seus turistas. Ir para Europa é voltar apaixonado por um lugar cheio de surpresas!
No entanto, o seu padrão de vida é um pouco mais caro do que de outros países e também é um dos destinos que não são tão baratos, só que ainda é possível viajar para Europa e conhecer alguns países sem precisar gastar muito. Alguns dos países mais baratos da Europa, são:
Eles reservam grandes atrações e paisagens magníficas de ficar de boca aberta. E agora com o ETIAS será mais fácil sua autorização para conhecer belos países como esses, porque a partir de 2024 quem conseguir essa autorização será isento do visto.