Explorando Mostar: dicas e atrações imperdíveis! 

Viajar para Mostar é ter o privilégio de estar em um local repleto de símbolos e atrações imperdíveis. A cidade carrega uma rica herança histórica e cultural, com construções medievais fascinantes.

A sua localização permite ter acesso às belíssimas áreas verdes, como as famosas cascatas de Kravica e a colina Fortica que ambas promovem uma vista panorâmica dos vales e da região. 

Onde fica Mostar? 

Ao sul da Bósnia e Herzegovina se localiza Mostar, que fica especificamente na região da Herzegovina, às margens do Rio Neretva. 

Apesar de ter sofrido durante a Guerra da Bósnia na década de 90, conseguiu se reerguer e atualmente é um dos destinos mais cobiçados por quem busca uma cultura viva.

A cidade é um ponto de encontro da cultura oriental e ocidental, é possível perceber estes aspectos em suas construções que refletem a influência do Império Otomano, e dos austro-húngaros.

Como chegar em Mostar, Bósnia e Herzegovina? 

Para conseguir chegar à Mostar é necessário pegar um voo com conexão, que passa por uma das cidades europeias, como Istambul , Frankfurt , Viena  ou Zagreb .

Em seguida, vai desembarcar em Sarajevo, a capital da Bósnia e Herzegovina, que fica  aproximadamente 130 km do destino final. Também tem a opção do voo ser para Dubrovnik na Croácia que é próximo também. 

Ao chegar em uma dessas duas rotas o turista pode optar em pegar um avião para Mostar ou ir de transporte terrestre. O trajeto feito de trem é um dos mais belos por garantir paisagens deslumbrantes durante o percurso. Já o de ônibus não é tão bom para quem busca uma viagem rápida, são 3h na estrada, pode ser um pouco cansativo.

O brasileiro pode entrar na Bósnia e Herzegovina sem visto, ou seja, precisa só apresentar o passaporte e um seguro viagem, mas se a permanência for superior a 90 dias é necessário ir na embaixada e solicitar um de acordo com o contexto da ida ao país.

A melhor época para viajar a Mostar, Bósnia e Herzegovina

Uma das dúvidas dos turistas é como escolher a melhor época para ir ao destino que deseja, para decidir tem que avaliar as preferências individuais. 

Em Mostar, a primavera (abril a junho) e o outono (setembro a outubro) são bons períodos para fazer passeios em lugares abertos, além de ser baixa temporada, não vai precisar enfrentar filas e também suas temperaturas permanecem amenas.

Além disso, ambas estações garantem um visual único, nos mês de abril a cidade fica repleta de flores e com uma vegetação abundante, já no outono iniciam as mudanças de cores que promovem um cenário acolhedor.

O verão é o mês mais desejado pelos turistas por causa das suas temperaturas quentes que tornam possíveis vários tipos de passeios, para quem não gosta de viajar com alto fluxo de pessoas, não é uma boa temporada. 

E o inverno é ideal para aproveitar o clima frio e contemplar uma paisagem nevada, também é bom para visitar atrações fechadas, porém, não tem como fazer algumas atividades ao ar livre.

Qual é a moeda e o idioma de Bósnia e Herzegovina?

A moeda oficial do país é o (BAM) que é o marco convertível e subdividido em 100 feningas. É bom realizar a troca antes de entrar no país.

Os idiomas que prevalecem, são: bósnio, croata e sérvio, já que essas três línguas são bastante semelhantes e como é uma nação diversa existem várias etnias e cada uma se destaca em uma região.

Toda essa diversidade é devido ao seu passado histórico e também pela composição étnica da Bósnia e Herzegovina.

Voe com economia e praticidade para qualquer lugar do mundo!

Garanta a sua passagem aérea por um preço baixo e faça sua viagem sem pesar no bolso, com o Passagens Promo  é fácil de conseguir, basta entrar no site e usar o buscador de pesquisa para encontrar a sua.

Ao localizar a melhor que se encaixa no seu orçamento é só iniciar o processo de pagamento, pode ser via: 

Uma vantagem para quem vai pagar no cartão de crédito é ter a possibilidade de parcelar em 10X sem juros, para ter mais autonomia e flexibilidade durante a compra. 

O que fazer em Mostar?

Mostar é uma cidade rica em cultura e tem várias construções antigas espalhadas ao redor que promovem uma imersão histórica repleta de aprendizados.

Além disso, tem diversas religiões que coexistem em um só lugar, sendo assim, o que não faltam são curiosidades, que podem ser vistas em sua gastronomia, costumes e edifícios. 

Ponte Velha 

Ponte Velha 

Um dos principais símbolos da cidade e o mais fotografado é a Ponte Velha (Stari Most), foi construída no século XVI, durante o período otomo. Atualmente é vista como um significado da  reconciliação das diversas culturas que existem na região. 

A sua estrutura tem um arco de aproximadamente 29 metros de comprimento e 24 acima do nível do Rio Neretva. Ela fica às margens leste e oeste da cidade, onde se encontram comunidades cristãs e muçulmanas.

Hoje em dia, é considerada um Patrimônio Mundial da UNESCO devido a sua história e simbolismo, além de ser uma obra arquitetônica surpreendente e que apresenta traços importantes da cultura da região.

Ruelas medievais-otomanas 

Ruelas medievais-otomanas 

Para uma imersão histórica as Ruelas medievais-otomanas são ideias, suas ruas de paralelepípedos, casas antigas, edifícios nos estilos medievais e otomanos provocam uma boa viagem no tempo.

As suas ruas guardam construções dos séculos XVI e XVII, de quando a cidade era um das maiores potências do Império Otomano. E tem o famoso bazar Kujundziluk, com um mercado oriental, cheio de barracas coloridas e vibrantes. 

Passear pelas suas ruelas é ter o privilégio de testemunhar suas manifestações multiculturais que impactam as arquiteturas, costumes e tradições locais, é uma boa forma de compreender a história de Mostar.

Museu de Herzegovina

Museu de Herzegovina

Para uma compreensão profunda da trajetória de Mostar tem que fazer um passeio no Museu de Herzegovina, é um patrimônio cultural fundado em 1950. Uma curiosidade é que ele está espalhado em diversos edifícios da cidade e cada um oferece uma visão única. 

No geral o museu tem coleções de artefatos arqueológicos, etnográficos e históricos, algumas das suas exposições têm objetos da pré-história e dos tempos atuais. 

Além disso, em um dos seus acervos os visitantes vão se deparar com documentos, fotografias e mapas sobre a região que trazem uma perspectiva rica da sua história.

A maior sede do museu é o Biscevic Kuca e fica em uma casa no estilo otomano do século XVII, e promove um tour de como era o cotidiano tradicional no período otomano. 

Além disso, o Museu de Herzegovina não apenas garante que os seus visitantes conheçam a história material da região, ele também realiza eventos, exposições temporárias e atividades educativas com a intenção de agregar mais conhecimentos.

Mesquita Koski Mehmed Pasha

Às margens do Rio Neretva fica a Mesquita Koski Mehmed Pasha do Império Otomano, erguida em 1618 na arquitetura islâmica tem uma cúpula elegante.

O pátio da mesquita é belíssimo, o seu jardim e o minarete possibilitam uma vista panorâmica da cidade e o interior não deixa a desejar em cada.

Ao entrar vai encontrar padrões geométricos em cores vibrantes e são capazes de realçar ainda mais a beleza da arquitetura, apesar dos danos da guerra de 1990, ela ainda continua na sua versão original.

Mesquita Karadoz Bey 

Mesquita Karadoz Bey 

Uma das estruturas religiosas mais simbólicas da Bósnia e Herzegovina é a Mesquita Karadoz Bey, construída entre 1557 e 1558, comandada pelo Império Otomano. 

O seu destaque é a cúpula repleta de outras menores e um minarete esguio que revela toda a sua imponência, o pátio é amplo e serve tanto para serviços religiosos, quanto para encontros da comunidade. 

Na parte interna da mesquita tem uma decoração com caligrafia árabe, floral e geométrica que trazem um encanto para o ambiente, suas janelas coloridas recebem a luz natural que promove uma atmosfera serena.

Kriva Cuprija 

Conhecida como um protótipo da Ponte Velha, foi construída um ano antes, pelo Império Otomano. Ela fica localizada entre o Rio Radobolja e o afluente do Rio Neretva, como uma ligação entre as duas partes do bairro histórico.

Como a outra ponte ela tem também um arco elegante, feita de calcário e seu estilo pitoresco garante um charme a mais para a região. Nas inundações de 2000, sofreu alguns danos, com a ajuda da UNESCO conseguiu manter o estilo original.

A localidade que a Kriva Cuprija está é considerada tranquila, além de ser cercada por casas de pedra, cafés e restaurantes tradicionais, com cardápios diversos compostos de pratos tradicionais, um bom lugar para fazer uma parada durante os passeios.

Kajtaz House 

Kajtaz House 

Para ter uma noção de como eram as casas no estilo otomano o turista pode visitar a Kajtaz House, ela foi construída no fim do século XVI e foi residência de uma família nobre. 

A sua localização é privilegiada, encontra-se no bairro histórico e próxima do Rio Neretva, seu estilo arquitetônico esbanja os elementos clássicos das casas otomanas. 

Ao entrar nela pode conhecer o harém, área que ficava às mulheres, o selamilk, a área pública para os homens e também o jardim amplo murado. Outra parte é o haman, onde acontecia o banho turco, e ele demonstra toda a importância que a cultura otomana tinha com a higiene. 

Além disso, são diversos outros aspectos que podem ser vistos ao realizar uma visita nesta residência, tem até tours guiados para que o visitante tenha uma maior compreensão de cada cômodo da casa e outras informações.

Fortica 

Fortica 

Fortica é uma colina conhecida pela sua fortaleza histórica e também por causa do seu parque de aventuras, além de promover esportes ao ar livre. 

É um ótimo lugar para quem busca se divertir na natureza, pode fazer trilhas que levam até pontos de observação para contemplar uma visão panorâmica da região, e no pôr do sol é irresistível a paisagem montanhosa. 

Como também, seus visitantes podem fazer tirolesa ou ciclismo nos seus vales com diferentes níveis de dificuldade, cada passeio reserva uma beleza única da flora e fauna local. 

Não se pode esquecer das suas ruínas históricas que promovem uma atmosfera única na região, é sem dúvidas uma das áreas mais incríveis de Mostar.

Cascatas de Kravica 

Mais um lugar próximo de Mostar que possibilita aos turista ter contato com a natureza, são as Cascatas de Kravica, conhecidas também de Kravice e fica a cerca de 40 km de distância da cidade.

Elas são cascatas que formam um anfiteatro natural de 25 metros de altura com uma largura de 120 metros, sua água é cristalina e cai em diversas formas ao longo da extensa parede rochosa. 

A piscina natural permite aos seus visitantes bons mergulhos e a oportunidade de relaxar em meio a uma vegetação abundante, também podem aproveitar para realizar trilhas e explorar mais da região.

Além disso, tem uma boa infraestrutura para receber turistas, tem cafés e áreas para piqueniques e assim é possível passar o dia nas cascatas desfrutando de uma atmosfera tranquila e belíssima.

Onde comer em Mostar na Bósnia e Herzegovina? 

Durante uma viagem são diversas as oportunidades que o turista tem para explorar a cultura local, como experimentar seus pratos típicos. 

Se vai a Mostar e não sabe quais são os melhores restaurantes para conhecer da culinária do país que tem traços orientais e ocidentais, são eles: 

Vale mencionar que os mercados de rua são ideais para provar iguarias locais e descobrir suas explosões de sabores.

Fique por dentro das melhores ofertas! 

O Passagens Promo  é expert em lançar ofertas imperdíveis, para não ficar de fora de nenhuma, cadastre o seu e-mail no site para receber em primeira mão na sua caixa de entrada.

Outra maneira de não perder nada é acompanhar o perfil do site no instagram que tem os melhores conteúdos sobre viagem e também alerta os seus seguidores das promoções.

Qualquer dúvida é só acionar o canal de atendimento para receber todo o suporte necessário para fazer a sua viagem com tranquilidade e sem dores de cabeça. 

Quantos dias ficar em Mostar, Bósnia e Herzegovina? 

Quem quiser apreciar não somente as atrações que ficam concentradas na parte urbana de Mostar e tem o desejo de explorar suas áreas verdes é aconselhável ficar em média 3 dias. 

Dessa forma, vai conseguir realizar seus passeios com calma, e visitar os pontos turísticos mais importantes, além de ter tempo para conhecer as Cascatas de Kravica e a Colina Fortica.

Veja Também: