São Miguel do Gostoso: quando ir, o que fazer e melhores points
Destino de verão recém-descoberto pelos viajantes, Galinhos, Rio Grande do Norte, é uma vila charmosa entre o mar e o rio, localizado em uma península quase deserta.
Ou seja, ideal para quem procura um destino isolado para férias com distanciamento social.
Afinal, apenas 3.000 pessoas moram por ali e não existe sequer uma estrada que ligue o vilarejo à vizinha Galos, um distrito com 500 habitantes na mesma península.
Na pacata vila, o tempo parece passar mais devagar, em um ritmo próprio, sem muvuca, aglomeração, som alto ou grandes multidões.
Mas, acredite, o sossego não é o único atrativo da região: o viajante encontra praias paradisíacas, um belo farol à beira-mar, dunas, mangue, praias de água doce ou salgada e muito mais!
Passagens aéreas com os melhores preços nacionais neste link!
Índice
Galinhos: praias, passeios, gastronomia e hospedagem
Quando falamos de destinos turísticos no Rio Grande do Norte, é comum que nomes como Pipa e São Miguel do Gostoso, sem falar na capital Natal, surjam em meio à conversa.
O que nem todo mundo sabe é que o estado potiguar guarda a cidade de Galinhos como um grande tesouro.
Ali, o trânsito é feito exclusivamente por charretes ou buggys, as praias surgem e somem no balanço das marés e piscinas naturais incríveis se formam entre dunas móveis
Se você quer aproveitar o sossego para ficar hospedado na região e recarregar as energias onde o tempo parece passar mais devagar, é só optar entre uma das pousadas da vila.
Prefere ficar em uma cidade com mais infraestrutura? Não se preocupe: é perfeitamente possível curtir o vilarejo em um bate-volta a partir de Natal.
Neste artigo, você vai encontrar todas as informações que precisa para desfrutar de uma estadia inesquecível nesta vila paradisíaca. Veja só!
Onde fica Galinhos?
Galinhos fica em uma península entre o Oceano Atlântico e um braço do mar (carinhosamente chamado de rio), no litoral norte do Rio Grande do Norte.
Apesar de ainda estar fora do radar do turismo de massa, o vilarejo fica em uma região turística perto da capital, Natal, a menos de 160 km de distância.
A região é conhecida como Costa Branca, em homenagem às dunas de areia branquinha que dançam com o vento e imensas salinas que se formam por ali.
Mapa de Galinhos, RN
A cidade ocupa uma área de 342 km² no litoral norte do Rio Grande do Norte, em uma região paradisíaca, de águas azuis e areia branca, onde o sol brilha o ano inteiro. Confira onde fica Galinhos, RN, no mapa turístico!
Como chegar a Galinhos?
Embora a distância de Natal a Galinhos seja de apenas 160 km, você não conseguirá chegar até a vila de carro: as dunas móveis e o sobe e desce da maré tornam impossível a viagem por terra em veículos convencionais.
Para chegar até a cidade você deverá estacionar seu carro na cidade vizinha de Pratagil, a 13 km de distância, e então completar o trajeto de barco.
Como praticamente não existe trânsito no vilarejo, você poderá desfrutar de uma estadia relaxante e ainda mais serena na região.
Ofertas de passagens aéreas para Natal, RN!
O Aeroporto de Natal é a principal porta de entrada para Galinhos: a distância entre as duas cidades pode ser superada em uma viagem de 2h20 pela BR-406 e um trajeto de 10 minutos de barco.
Se você quer encontrar passagens aéreas em promoção para o Rio Grande do Norte, recomendamos o uso de sites de buscas, como o Passagens Promo, para fazer sua pesquisa de mercado e comparar preços.
O primeiro passo é digitar as cidades de origem e destino, além de incluir as datas de ida e volta. Em seguida, nossa plataforma moderna faz uma super pesquisa em poucos segundos e te apresenta os melhores preços.
Para não perder nenhuma promoção, lembre-se de ativar o alerta de preços, que envia notificações sempre que o trecho desejado entrar em oferta.
Quando viajar para Galinhos?
A cidade é famosa por ter um dos climas mais secos do Brasil, com mais de 300 dias de sol por ano: na prática, isso significa que não existe época ruim para conhecer o vilarejo.
As temperaturas ficam elevadas o ano inteiro, com termômetros variando entre 25ºC e 30ºC.
Se você não quiser correr nenhum risco de ter seu dia de praia atrapalhado pela chuva, pode ser uma ideia evitar a viagem em março ou abril. Mesmo assim, nesse período a chuva não chega a 150 mm.
O sol é garantido em qualquer outro mês do ano, especialmente entre agosto e dezembro, quando praticamente não chove na região.
O que fazer em Galinhos, RN?
Um dos principais atrativos da Costa Branca do Rio Grande do Norte, a cidade reúne atrações suficientes para encher uma semana inteira de viagem.
Confira nossas sugestões para um roteiro Galinhos, RN!
1. Praia de Galinhos
A Praia de Galinhos é um lugar naturalmente bonito, com dunas que se movem ao sabor do vento, manguezais exuberantes, salinas naturais, rios de água cristalina e uma ampla faixa de areia, com pouco movimento de banhistas.
Essa praia quase deserta é bastante procurada por surfistas e praticantes de kitesurf e windsurf nos meses com mais vento, no segundo semestre do ano.
Nos dias com pouco vento, porém, o mar fica calmo e bastante agradável para banho, ideal para quem está viajando com criança.
A infraestrutura da praia é bastante simples, mas os banhistas encontram alguns restaurantes de comida caseira para garantir um bom almoço para o seu dia de praia.
2. Praia da Duna do Capim
Quem gosta de cenários paradisíacos não pode deixar as Dunas do Capim fora de seu roteiro de viagem: o lugar lembra muito os Lençóis Maranhenses, com dunas que se perdem no alcance da vista e várias lagoas de água morna.
A região tem água tão salobra que fica difícil afundar em algumas das lagoas, algo parecido com o que ocorre no Mar Morto, no Oriente Médio.
A paisagem é incrível, com imensas turbinas de energia eólica contrastando no horizonte com o azul do Oceano Atlântico. Vale a pena a visita!
3. Praia do Farol
Como o próprio nome indica, a Praia do Farol é uma praia no extremo da península em que fica o vilarejo, onde está instalado um antigo farol bastante fotogênico.
O farol foi construído no começo da década de 1930 para orientar as embarcações que navegam pela região. Desde então, o edifício já foi revitalizado e ganhou cara nova, mas não perdeu o charme de sempre.
É mais uma das atrações da vila que merecem ser visitadas durante o pôr do sol, bem na ponta da praia!
4. Praia do Pontal
A Praia do Pontal fica na região em que o mar se encontra, no extremo da península de Galinhos, perto da Praia do Farol, onde se formam piscinas naturais durante a maré baixa.
O viajante pode caminhar pela areia até chegar a esta praia deserta: o trajeto dura cerca de 1 hora e exige preparo do banhista, pois não há nenhum restaurante ou lanchonete nesta região.
Ou seja, leve uns lanches e bebidas na mochila para não passar aperto durante o passeio.
Como o calor costuma ser forte em qualquer época do ano, aproveite o passeio para ir se refrescando ao longo do caminho.
5. Dunas do André
As Dunas do André estão entre as principais atrações da cidade, onde o viajante encontra imensas turbinas geradoras de energia eólica e o pôr do sol mais incrível do vilarejo.
Vale a pena tirar um fim de tarde para caminhar pela região, que é praticamente deserta, e desfrutar da paisagem natural exuberante.
6. Vila de Galos
A Vila de Galos é um distrito vizinho com pouco mais de 500 habitantes e belas praias, menos salobras.
Vários passeios de buggy, barco e charrete levam o viajante até o vilarejo, onde é possível comer e beber bem com economia.
A vila é bem pequena e você vai levar poucas horas para conhecer tudo, mas vale a pena o passeio!
7. Passeio de canoa
O passeio de canoa é uma das atrações mais badaladas da cidade, pois oferece uma experiência ainda mais completa ao viajante.
O tour percorre o braço de mar, chamado de “rio” pelos nativos”, passando pelos principais pontos turísticos da região, bem como visita a viveiros de ostras e ceviche.
Quem gosta de passeios pelo alto mar também pode fazer o passeio de barco em Galinhos, que percorre as praias das Salinas e Dunas do Capim, além da vizinha Galos.
8. Passeio de buggy
Um dos passeios mais tradicionais da vila, o tour de buggy leva o viajante pelas dunas móveis da Costa Branca, chegando a lagoas de água morna e cristalina que se formam entre as montanhas de areia.
Em geral, o passeio pode custar até R $200 por passageiro, mas com um pouco de pesquisa é possível encontrar opções mais econômicas.
Existem outros roteiros que percorrem as principais praias locais, desde a Praia do Pontal até as Dunas do André.
Quem quer economizar ainda mais pode trocar o passeio de buggy pelo passeio de charrete, que custa em média R $30 por passageiro e leva o viajante até o Farol.
O que fazer em Galinhos à noite?
Se você está procurando um destino badalado, com várias opções para a vida noturna, é melhor pensar em outro lugar para suas férias.
A vila é um lugar pacato, com uma noite tranquila e as principais atrações concentradas durante o dia.
O viajante encontra alguns bons restaurantes pela cidade, sobretudo na praça, e pode desfrutar de ambientes agradáveis para o jantar ou um drinque antes de dormir.
Dificilmente, porém, você vai encontrar bares ou casas noturnas com atrações que viram a noite.
Onde se hospedar em Galinhos?
Estamos falando de um vilarejo pequeno, com menos de 3.000 habitantes, cuja economia depende diretamente do turismo. Ou seja, vale a pena fazer a reserva de hospedagem em Galinhos com antecedência para garantir sua acomodação.
A maior parte das pousadas da cidade tem estilo rústico e instalações simples, porém cheias de charme, bem no estilo pé na areia.
Um dos destaques é a Pousada Amagali, que tem piscina ao ar livre e restaurante próprio, facilitando a vida do viajante que não quer ter que escolher onde fazer suas refeições durante a estadia.
Quem prefere hospedagem no formato chalé pode gostar do Chalé Mar Rio ou do Chalé Oásis, que têm acomodações bem decoradas e piscinas ao ar livre, além de restaurantes que servem café da manhã, almoço e jantar.
Você pode encontrar as melhores opções de hospedagem no Rio Grande do Norte e em qualquer destino do mundo em nosso site de buscas parceiro, o ElQuarto, que reúne as melhores ofertas do mercado!
Onde comer bem em Galinhos?
A praça da cidade reúne os principais restaurantes, bares e trailers, mas não espere muito requinte: tudo é muito rústico e a maioria dos estabelecimentos não tem nem nome!
Além disso, a maior parte dos estabelecimentos só funciona aos fins de semana, com exceção dos restaurantes mais requintados, como o Frutos do Mar/Slow Food, do chef Lourimar Neto.
Na Lanchonete da Família Silva o viajante encontra lanches generosos e com excelente custo-benefício, como sanduíches e petiscos a menos de R$ 10.
Bem em frente à lanchonete está instalado um trailer (que não tem nome ou sinalização especial) especializado em espetinhos e cerveja gelada.
Se você não quiser ter o trabalho de escolher onde fazer suas refeições, pode ser uma boa ideia escolher uma pousada com restaurante próprio: a maior parte dos estabelecimentos de hospedagem da cidade serve refeições.
Para experimentar frutos do mar fresquinhos, inclua o Brésil Aventure e o Restaurante da Irene em seu roteiro gastronômico. As melhores pizzas da cidade, por sua vez, estão no Made in Aqui.
Compre suas passagens aéreas em promoção e conheça Galinhos!
Galinhos pode ser um destino incrível para sua viagem com distanciamento social ou férias para relaxamento, onde você não precisará se preocupar com trânsito ou muvuca.
Melhor do que encontrar praias paradisíacas quase desertas é conhecer essa cidade incrível com economia, certo?
Visite agora mesmo nosso site de buscas, Passagens Promo, e encontre passagens aéreas para o Nordeste com os melhores preços do mercado!
Não se esqueça de acionar o alerta de preços e seguir o Passagens Promo nas redes sociais para ficar por dentro das melhores ofertas e novidades!
Relaxar no Nordeste com economia? De Promo você pode!
Leia também:
- Hotéis em Salvador: valores, locais e mais
- Melhores hotéis do Brasil
- O Passagens Promo está concorrendo ao Prêmio Reclame aqui 2024
- Córsega: aventura, tranquilidade e cultura-O combo perfeito
- Manhattan: coração da movimentada Nova York
Praias do Rio Grande do Norte: 15 opções para conhecer no estado!
Touros, RN: mapa, história, passeios e dicas
Parrachos de Maracajaú: informações e dicas para o passeio
O que fazer em Natal: dicas para curtir 7 dias na cidade
Praia da Pipa: informações, dicas, quando ir, passeios e praias