A região da Catalunha tem uma herança histórica e cultural surpreendente, suas cidades são verdadeiras vitrines que exibem toda a história do seu povo.
Uma delas é Girona, uma cidade que guarda tesouros medievais. Em uma viagem para esse destino, você poderá conhecer atrações históricas bem preservadas, como suas muralhas, edifícios antigos, catedrais e mosteiros.
Índice
Onde fica Girona?
A região da Catalunha abriga diversas cidades interessantes da Espanha , uma delas é Girona, que fica aproximadamente 100 km de Barcelona. A localização estratégica garante uma paisagem deslumbrante, ela fica situada entre as montanhas dos Pirineus e a Costa Brava, que é repleta de praias.
Além de ficar às margens dos rios Ter, Onyar, Galligants e Guell que oferecem uma atmosfera pitoresca nas suas ruas. O centro histórico tem muralhas medievais e edifícios históricos surpreendentes.
Em passeios pela cidade vai encontrar o famoso bairro judeu que é um dos mais conhecidos da Europa . A cidade ganhou mais visibilidade pelas cenas que foram filmadas para a famosa série “Game of Thrones”.
Tenha certeza que Girona é o destino perfeito para quem ama história e cultura. Além disso, sua culinária é marcante e tem pratos únicos da culinária espanhola.
Como ir do Brasil à Gironda?
Viajar pela primeira vez para um destino gera muitas dúvidas. Uma das principais é como realizar o trajeto. Para conseguir ir do Brasil à Girona é necessário pegar um voo com escala que sai de algum dos principais aeroportos do país, como o Aeroporto do Galeão no Rio de Janeiro ou no Aeroporto de Guarulhos em São Paulo.
Depois vai desembarcar em Barcelona , que tem o aeroporto mais próximo da cidade. Antes vai precisar passar por Lisboa, Madrid, Paris ou Amsterdam . Quando estiver em solo espanhol pode escolher fazer a viagem para Girona de trem.
Como são 100 km de distância, em geral levará cerca de 40 minutos para conseguir chegar. Outra opção é o ônibus, eles saem diariamente do centro de Barcelona até Girona.
Quem quiser ter mais autonomia e flexibilidade na sua viagem é recomendável antes de decolar para Barcelona, contratar uma empresa de aluguel de carro .
Você irá conseguir percorrer o trajeto de carro e em menos de 1 hora estará no destino final. Não esqueça de emitir a liberação para dirigir em solo europeu e de estudar suas principais leis de trânsito.
Qual é a melhor época para visitar Girona?
Se você deseja fazer uma viagem personalizada para esse destino é interessante avaliar qual é a melhor época do ano para realizar os seus passeios.
A época do ano mais escolhida pelos turistas é o verão (junho e agosto) por causa das condições favoráveis para a realização de atividades ao ar livre. No entanto, suas temperaturas podem ser desconfortáveis, acima de 30° C. Quem não gosta de calor não se sentirá confortável.
Então, se você quer aproveitar para fazer passeios ao ar livre e não precisar enfrentar temperaturas altas, é recomendável ir na primavera (abril a junho). Além disso, o número de turistas é menor e a paisagem fica florida. Especialmente em maio ocorre o festival “Temps de Flors” e a cidade fica repleta de decorações florais.
Mais uma estação que proporcionará a viagem perfeita e temperaturas agradáveis, o outono (setembro a outubro) oscila entre 15°C e 24°C. Garante boas condições para atividades em meio a natureza e os tons outonais promovem uma atmosfera aconchegante.
Se quiser economizar, o inverno (dezembro a fevereiro) é uma boa opção. Uma vez que o fluxo de turistas é menor. Nessa época, poderá participar dos mercados de natal e aproveitar as temperaturas frias.
Como aproveitar o inverno em Girona?
Durante o inverno é possível realizar muitas atividades e aproveitar o fluxo menor de turistas para ter uma viagem mais tranquila e sem multidões.
- visitar o centro histórico: suas ruas ficam menos movimentadas, sendo mais agradável para passear e conhecer suas muralhas e edifícios históricos.
- fazer um tour no museus: Girona guarda uma variedade de museus que proporcionam um panorama geral da história e cultura da região;
- participe de uma excursão para os Pirineus: fica próxima dos Pirineus que no inverno são excelentes para esportes de neve e garantir uma paisagem deslumbrante;
- conhecer os mercados de natal: em dezembro a cidade fica com o clima mágico do natal, com mercados repletos de comidas tradicionais e decorações natalinas.
Embora o inverno não seja tão escolhido como as outras estações, ele ainda é uma excelente opção. Especialmente para quem gosta de uma viagem mais reservada e com temperaturas baixas.
Faça sua cotação para Girona na Espanha!
Principais pontos turísticos de Girona
Uma cidade cheia de edifícios medievais e ruas de pedra. Fazer um passeio pelas suas ruas é viver uma verdadeira imersão histórica.
Além da sua herança cultural, ela tem lugares impressionantes que aproximam o turista da natureza. Nada melhor que conhecer um destino que ficará marcado na memória.
Centro Histórico
O centro histórico de Girona é o coração da cidade, guarda alguns dos tesouros mais importantes e preservados da região da Catalunha. As suas muralhas da era medieval proporcionam uma visão panorâmica da cidade e das montanhas ao redor.
Também na área ficam as pontes sobre o rio Onyar, que ligam o centro histórico às outras áreas. Às margens do rio estão as famosas Casas de Onyar, que tornaram-se verdadeiros cartões postais de Girona, por causa das cores coloridas e suas fachadas que são refletidas nas águas.
Além dessas atrações existem outras, como a Catedral de Girona, Bairro Judeu e o Monastério de Sant Pere de Galligants. Pode reservar um dia inteiro para conseguir explorar todo o centro e conhecer mais da sua história.
Catedral de Girona
Faça um tour pela Catedral de Girona, um dos principais símbolos religiosos da cidade. Ela fica no ponto mais alto do centro histórico e o que mais chama atenção é a escadaria composta de 90 degraus e seu estilo barroco.
Há também a nave gótica a mais larga do mundo que chega a 23 metros, foi construída entre os séculos XI e XVIII. Em geral, a igreja mistura características dos estilos românico, gótico e barroco.
No seu interior, você encontrará o tapete da criação que retrata como o mundo foi criado. É um dos tesouros da era medieval e é considerado um dos mais valiosos.
Você ficará impressionado com os vitrais coloridos, suas capelas decoradas e arte sacras. Uma curiosidade é que a catedral foi usada como cenário da série “Game of Thrones”. Ela é um verdadeiro cenário cinematográfico.
Bairro Judeu
O Bairro Judeu não pode ficar fora do seu roteiro é um verdadeiro arsenal de símbolos culturais. Tem ruas estreitas e labirintos que apresentam a riqueza cultural da comunidade judaica.
A Calle de la Força é a atração mais famosa e tem uma arquitetura medieval, cheia de edifícios de pedra e arcos. Conheça o Museu de História dos Judeus, promovendo uma visão ampla sobre a vida e cultura dos judeus em Girona, através de exposição de artefatos, documentos e recriações de antigas sinagogas.
Por falar em sinagoga, visite as ruínas da Sinagoga de Girona, garante uma boa compreensão sobre a vida religiosa da comunidade judaica na era medieval. Durante suas caminhadas pelas ruas do bairro vai se surpreender com tamanha herança cultural dessa comunidade.
Monastério de Sant Pere de Galligants
Mais uma atração que fica no centro histórico, o Monastério de Sant Pere de Galligants é do século XII e foi construído para ser uma abadia beneditina.
A arquitetura é românica, com arcos de volta, colunas decoradas e uma fachada monumental que reflete toda a imponência do estilo arquitetônico.
Na visita você encontrará um claustro com colunas esculpidas que oferecem um ambiente sereno e propício para contemplação. O monastério abriga o Museu de Arqueologia da Catalunha que tem uma coleção de artefatos arqueológicos encontrados na região da época da pré-história.
Reserve algumas horas para fazer seu tour com calma e aprender mais sobre a história religiosa da cidade e também fatos pré-históricos.
Banhos Árabes
A cultura árabe também pode ser vista em Girona, visite os Banhos Árabes do século XII, ficam na parte da cidade velha e são estruturas de salas e corredores, onde há um sistema de aquecimento para os pisos e paredes.
Você passará pela sala quente, sala morna e sala fria. Cada uma tinha uma função para ajudar no relaxamento por meio dos banhos.
Embora tenha passado muito tempo desde a sua construção, eles ainda estão bem preservados e com os traços originais. Sem dúvidas, fazer uma visita aos Banhos Árabes é ter o privilégio de conhecer um dos hábitos do povo medieval e a multicultura promovida pela cidade.
Museu del Cinema-Col·lecció Tomàs Mallol
Os entusiastas por cinema precisam visitar o Museu del Cinema-Col·lecció Tomàs Mallol, que abriga uma coleção de objetos que apresentam como foi a evolução da imagem pela visão do cineasta e colecionador Tomàs Mallol.
Explore suas exposições permanentes que mostram a evolução da tecnologia cinematográfica, contam com dispositivos ópticos, lanternas mágicas e os primeiros projetores de filmes. Em uma das seções, aborda o trabalho dos irmãos Lumière e Georges Mélies que foram fundamentais para o cinema.
O destaque fica por conta das salas que oferecem a oportunidade de ver como acontece a criação do movimento. Aproveite e participe de oficinas educativas que trazem conhecimentos diversos sobre a produção cinematográfica.
Parc Neolítico de la Draga
Conheça às margens do Lago de Banyoles um sítio arqueológico que promove uma visão de como era a vida no período neolítico, aproximadamente 7.000 anos atrás.Considerado um dos assentamentos mais antigos da Península Ibérica, foi de comunidades agrícolas e pastorais.
Hoje em dia, é um parque aberto ao público, você poderá fazer um tour e conhecer suas moradias. Descobrir técnicas de construção, ver os utensílios e objetos que eram usados no cotidiano.
Para ter uma compreensão melhor sobre esse período, o parque oferece aos seus visitantes oficinas educativas de fabricação de ferramentas, cultivo de alimentos e o processamento de materiais. É como se você estivesse em uma viagem no tempo, é bastante interessante e imersivo.
Teatro-Museu Dalí
Dedique um tempo para visitar o Teatro-Museu Dalí, dedicado ao artista surrealista Salvador Dali, ele foi projetado pelo próprio pintor e instalado em um antigo teatro municipal.
Hoje em dia é visto como o “templo do surrealismo”, abriga uma enorme coleção de obras, como pinturas, esculturas, fotografias e instalações.
A mais famosa é a Galatea de las Esferas que expõe sua paixão pela ciência e a natureza atômica. Mais um detalhe que torna esse museu tão importante é que ele guarda a cripta onde o artista foi enterrado.
Costa Brava
Faça um passeio e desfrute do melhor da Costa Brava, em Girona, localizada ao longo de 200 km do Mar Mediterrâneo, a região abriga enseadas, praias e vilas pitorescas.
Entre na aventura e faça trilhas ao longo do Caminho de Ronda, uma rota costeira que oferece vistas únicas do mar. Passe pelas as Ilhas Medes e desfrute das suas boas condições para praticar esportes aquáticos.
Quem quiser ter um momento mais calmo e reservado, também encontra locais com praias escondidas que são um verdadeiro paraíso.
Principais excursões em Girona
Quem ama viajar e participar de excursões, em Girona há três principais que chamam mais a atenção dos turistas, são elas:
- excursão ao museu Dalí em Figueres e Cadaqués: a primeira parada é no Teatro-Museu Dalí e depois segue viagem para a vila costeira onde morou o renomado artista. O foco é promover ao turista uma imersão completa.
- excursão à Costa Brava: os aventureiros não podem ficar de fora, ela explora a beleza natural da Costa Brava, passa pelas suas praias, enseadas e vilarejos medievais. Além de oferecer momentos paradisíacos permite um mergulho na história local.
- excursão a Besalú e Rupit: visita as famosas vilas bem preservadas com ruas de pedra e casas antigas, são um mostruário fiel sobre a história catalã.
Agora que você já sabe quais são as principais excursões de Girona, escolha a que mais combina com o seu estilo de viagem e preferências. Procure uma agência de turismo confiável que ofereça todo o serviço necessário para explorar esses locais.
Faça a viagem dos seus sonhos com economia!
Quantos dias ficar em Girona?
Se é a sua primeira vez em Girona e não sabe quantos dias precisa ter para conhecer seus principais pontos turísticos, não precisa se preocupar. O indicado é ficar em média de 2 a 3 dias.
Vale mencionar que nesse tempo é possível ir nos pontos turísticos mais próximos do centro histórico e explorar a culinária local.
Caso você deseje ter uma experiência mais calma e conhecer suas galerias de arte e museus, além de fazer um tour pela Costa Brava, considere ficar no mínimo uns 5 dias.
Agora será mais fácil conseguir montar o seu roteiro e distribuir as atrações nos dias disponíveis da sua viagem.