Gonçalves, MG: cachoeiras, trilhas, informações e dicas de viagem

Que tal considerar Gonçalves, MG, como destino da sua próxima viagem? 

Um dos lugares mais charmosos da Serra da Mantiqueira, a cidade abriga boas pousadas, ótimos restaurantes e cenários naturais exuberantes.

Entre os atrativos locais estão centenas de quilômetros de trilhas ecológicas, cachoeiras de água pura, fazendas abertas à visitação na zona rural e o clima inconfundível do alto da serra.

Para conhecer um dos municípios mais encantadores do interior de Minas, porém, o viajante não pode se descuidar durante o planejamento de viagem.

Neste artigo, vamos te contar tudo que você precisa saber para se preparar: localização, como chegar, quando visitar, as principais atrações, onde comer e muito mais. Veja só!

Procurando os melhores preços de passagens aéreas? Encontre neste link!

Gonçalves, MG: belezas naturais na Serra da Mantiqueira!

Já imaginou experimentar os sabores da culinária mineira produzidos com ingredientes frescos e orgânicos, enquanto contempla a paisagem deslumbrante da Serra da Mantiqueira após percorrer uma trilha com banho de cachoeira?

Esse é o dia a dia de quem vive ou visita a cidade de Gonçalves, Minas Gerais.

Esse pacato município do sul do estado é o lugar ideal para desfrutar não apenas de atrações de ecoturismo, mas também de todas as delícias do turismo rural.

Lar de menos de 5.000 pessoas, a cidade dispõe de infraestrutura modesta, que permite que o viajante entre em um ritmo bem diferente daquele das grandes metrópoles.

Gonçalves conta apenas com um centrinho, quase nenhum estabelecimento aceita cartões de crédito ou débito e não existe nenhum caixa eletrônico 24 horas.

É por essas e outras que, se você deseja visitar esse paraíso ecológico, onde é possível se desconectar do ritmo frenético das cidades grandes e ter mais contato com a natureza, vale a pena caprichar no roteiro de viagem!

Onde fica Gonçalves, MG?

Onde fica Gonçalves, MG?
Fonte: Unsplash

Localizada no Sul de Minas Gerais, a cidade de Gonçalves fica encravada a mais de 1.350 metros de altitude, na Serra da Mantiqueira.

Distante 465 km da capital mineira, Belo Horizonte, o município fica pertinho de outros destinos turísticos formidáveis, como Campos do Jordão (50 km), Monte Verde (80 km) e Socorro (120 km).

Como ir para Gonçalves?

Uma das paradas do Circuito Serras Verdes, Gonçalves, MG, pode ser visitada de carro, a partir da BR-381.

Se você está saindo de São Paulo, ao chegar a Cambuí você precisará atravessar a cidade para pegar 22 km de estrada de terra até o destino final.

Caso você esteja viajando a partir de Belo Horizonte, siga pela rodovia Fernão Dias até chegar ao trevo de Pouso Alegre e pegue o sentido Itajubá

Em seguida, oriente-se pelas placas que indicam Cachoeira de Minas e Paraisópolis.

Depois de passar pela cidade de Paraisópolis, basta seguir por 10 km rumo a São Bento do Sapucaí e pegar a pista à direita para finalizar o trajeto até Gonçalves.

Se você está viajando de ônibus, a única maneira de chegar à cidade é por Paraisópolis: a viação Expresso Gardênia opera o trecho com passagens a R$ 8,26 (preço em maio/2021) em ônibus modernos que fazem a viagem em 45 minutos.

Quantos km de SP a Gonçalves, MG?

Quantos km de SP a Gonçalves MG?
Fonte: Unsplash

Quantos km de SP a Gonçalves, MG?

Embora esteja localizada no Sul de Minas, a cidade de Gonçalves, MG, está mais próxima de São Paulo (SP) do que de Belo Horizonte (MG).

A distância da capital paulista à pequena cidade mineira é de apenas 190 km. O trajeto até Campinas, por sua vez, tem 180 km de extensão.

Caso você não esteja viajando de carro, é possível pegar um ônibus no Terminal Rodoviário do Tietê até Paraisópolis e, então, concluir o percurso até Gonçalves.

Como é o clima em Gonçalves, Minas Gerais?

A época do ano em que você visita a cidade faz toda a diferença sobre a experiência que você vive em Gonçalves.

Durante o verão, de dezembro a fevereiro, chove mais de 215 mm por mês e o clima fica mais abafado. 

As temperaturas costumam ficar abaixo de 28ºC, mas a sensação térmica é amenizada pela elevada altitude da cidade.

O inverno, de junho a agosto, é o momento preferido entre casais em busca de momentos românticos em Gonçalves. 

Os termômetros não ultrapassam 20ºC e praticamente não chove: clima ideal para desfrutar de momentos a dois em frente à lareira ou desfrutar de banhos agradáveis em banheiras de hidromassagem.

Isso também quer dizer que o inverno é a alta temporada na cidade, então faça suas reservas de hospedagem com a devida antecedência para não pagar preços ainda mais salgados.

O outono e a primavera também podem ser boas alternativas de data para a sua viagem. 

Nessas estações, o clima fica ameno, com temperaturas de até 23ºC e média de 100 mm de chuva por mês.

Se você vai viajar na meia temporada, porém, esteja avisado de que a cidade praticamente só “funciona” de sexta a domingo

Durante os dias úteis, como o movimento turístico é bastante modesto, pode ser melhor recorrer a passeios privativos para conhecer Gonçalves.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Passagens aéreas para Gonçalves

    Quer conhecer Gonçalves sem abrir mão da comodidade e do conforto? Você pode comprar passagens baratas para os aeroportos de São Paulo, Campinas ou Belo Horizonte e concluir a viagem por terra.

    Visite nosso site de buscas, Passagens Promo, para comparar as melhores ofertas das principais companhias aéreas para os aeroportos próximos de Gonçalves, MG!

    Economize na viagem de Campinas até Gonçalves, em Minas Gerais!
    Passagens aéreas saindo de
    Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

    Você pode simular quantas datas e rotas de viagem quiser, gratuitamente, para encontrar o momento mais barato para viajar.

    Não se esqueça de ativar o alerta de preços para receber notificações por e-mail quando o trecho desejado entrar em promoção!

    Gonçalves, MG: mapa

    Destino ideal para quem gosta de passeios ao ar livre, caminhadas pela natureza, banhos de cachoeira e paisagens incríveis, a cidade mineira tem atrações espalhadas por seus arredores.

    Ou seja, quem viaja de carro tem vantagem na hora de se deslocar entre os diferentes atrativos.

    Na hora de matar a fome, vale a pena visitar uma das fazendas abertas à visitação na zona rural ou conhecer um dos bons restaurantes do centrinho local.

    Confira no mapa: Gonçalves, MG!

    O que fazer em Gonçalves

    Chegou a hora de preparar o papel e a caneta para descobrir o que fazer em Gonçalves, MG! 

    A cidade reúne atrações para todos os gostos: rotas de turismo de aventura, roteiros gastronômicos e muito mais. Veja só!

    Igreja de Nossa Senhora das Dores

    Igreja de Nossa Senhora das Dores
    Fonte: Sudhertzen / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

    Principal ponto de referência na cidade, a Igreja de Nossa Senhora das Dores fica na principal praça de Gonçalves e pode ser um lugar interessante para conhecer mais sobre a cultura local.

    O templo é bem iluminado e decorado com azulejos que retratam passagens bíblicas: é possível visitar a igreja todos os dias, de acordo com a programação da paróquia local.

    Sítio 3 Barras

    Recomendado para quem deseja desfrutar do turismo rural na cidade, o Sítio 3 Barras fica nos arredores de Gonçalves e oferece visitas guiadas que ensinam tudo sobre a produção agrícola orgânica de frutas, legumes e hortaliças.

    O sítio é o principal fornecedor dos produtos vendidos na Feira de Orgânicos, como patês, molhos, geleias, pestos, condimentos, conservas e outras iguarias.

    Ecopia Resort Gonçalves

    Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, e muito mais! Clique aqui e confira.

    Localizado na divisa de Paraisópolis com a cidade de Gonçalves, MG, o Ecopia Resort oferece passaportes diários para quem deseja visitar o mirante local, cachoeiras de água cristalina e trilhas ecológicas.

    Os visitantes podem, ainda, desfrutar de refeições saborosas no restaurante do parque, como peixes frescos, carnes nobres e outras delícias.

    Os ingressos custam R$ 20 (preço em maio/2021). Crianças até 7 anos e idosos acima de 65 anos não pagam pela entrada.

    O Ecopia Resort funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 15h (no inverno) e das 9h às 16h3o (no verão).

    Feira de Orgânicos

    Feira de Orgânicos
    Fonte: Pixabay

    Feira de Orgânicos

    Todos os sábados, Gonçalves abriga a popular Feira de Orgânicos, das 9h às 13h, onde é possível adquirir os mais diversos produtos sem agrotóxicos por preços econômicos.

    Entre os itens mais populares estão frutas, legumes, hortaliças e grãos, além de queijos, condimentos e outras iguarias.

    A feira acontece na estrada para São Sebastião das Três Orelhas: rua Fausto Resende de Sousa, 183.

    Mirante do Cruzeiro

    A partir da estrada próxima ao portal da cidade é possível chegar ao Mirante do Cruzeiro, que oferece vista em 360 graus de Gonçalves e dos vales da Serra da Mantiqueira.

    O cenário na região é bastante bucólico, e é relativamente comum encontrar vaquinhas pastando por ali, o que deixa as fotos ainda mais charmosas!

    Trilhas

    As dezenas de trilhas espalhadas nos arredores da cidade podem ser a atividade perfeita para seu dia: difícil é escolher por onde começar!

    A trilha da Pedra Chanfrada, por exemplo, tem nível de dificuldade moderado e pode ser percorrida em pouco mais de 1h30, considerando-se os trechos de ida e volta.

    Gosta de escalada? Você pode curtir a exigente trilha da Pedra do Forno, com 2 km de extensão. 

    A partir da trilha da Pedra do Cruzeiro, por sua vez, é possível contemplar campos e plantações, além de bairros históricos.

    Cachoeiras

    Cachoeiras Gonçalves MG
    Fonte: Pixabay

    Cachoeiras

    Não faltam cachoeiras paradisíacas esperando pelo viajante em Gonçalves, MG!

    Para chegar à Cachoeira do Simão, por exemplo, basta percorrer uma trilha simples com pouco mais de 5 minutos de duração: aproveite para conhecer a casa mais antiga da cidade, pertinho da cachoeira.

    Uma das mais charmosas é a Cachoeira do Retiro, que tem uma queda pequena, mas dispõe de um agradável poço para banho.

    A Cachoeira do Cruzeiro, por sua vez, é uma parada obrigatória em qualquer roteiro pela cidade, com direito a tobogã de pedra e uma ampla piscina natural para banho.

    Embora fique mais afastada do centrinho, a Cachoeira dos Henriques tem uma das maiores quedas da cidade e acesso gratuito.

    Como se não bastassem as dezenas de quedas d’água espalhadas por toda a cidade, boa parte das pousadas dispõe de sua própria cachoeira, exclusiva para hóspedes.

    Vale a pena contar com os serviços de uma agência turística local para escolher as melhores cachoeiras para o seu roteiro e garantir o transporte até esses locais.

    O que levar para Gonçalves?

    Como informamos acima, Gonçalves, MG, é uma cidade de infraestrutura modesta, que exige um bom planejamento por parte do viajante.

    A cidade não tem nenhum caixa eletrônico, mas dispõe de uma agência do Banco do Brasil e um terminal de saques do Bradesco em um dos supermercados do centro.

    Além disso, você não poderá utilizar seu cartão de crédito ou débito na maioria dos estabelecimentos, o que significa que é essencial dispor de uma boa quantia de dinheiro em espécie ou cheques para os gastos na cidade.

    Como Gonçalves fica a mais de 1.350 metros de altitude, não se esqueça de levar um bom agasalho (não importa a época da sua viagem) e mantenha seu protetor solar sempre por perto durante seus passeios ao ar livre.

    Onde comer Gonçalves, MG?

    Onde comer Goncalves, MG?
    Fonte: Pxhere / CC0

    Gonçalves, MG, é uma cidade onde é possível comer bem sem gastar muito. 

    A maior parte dos restaurantes locais servem pratos saborosos da culinária mineira produzidos com ingredientes orgânicos: uma das vantagens do turismo rural!

    A praça da Igreja Nossa Senhora das Dores reúne os melhores restaurantes da cidade, como o Quintal da Bel, o Flor de Cerejeira, o Detrás da Matriz e o Janelas com Tramelas.

    Quer desfrutar de refeições saborosas em meio à natureza? Visite o Sebastian Bar, o Restaurante da Vilma ou o Ao Pé da Pedra.

    O que fazer em Gonçalves em 2 dias?

    Vai passar um fim de semana nessa charmosa cidade do Sul de Minas? Capriche no planejamento para incluir as principais atrações em seu roteiro de viagem!

    Você pode começar sua aventura com um bom café da manhã em um dos cafés e armazéns espalhados pelo centrinho.

    Em seguida, chegou a hora de escolher uma beleza natural para conhecer! 

    Como a maioria das cachoeiras e trilhas é acessível apenas por estradas de terra (nem sempre em boas condições), é recomendado que se contrate os serviços de uma agência turística especializada para isso.

    Entre as cachoeiras com fácil acesso estão a Cachoeira do Retiro, a 2,5 km do centrinho, e a Cachoeira da Fazendinha e Cachoeira do Cruzeiro, ambas a 5 km.

    Aproveite a sua estadia para visitar os principais mirantes do município, como o Pedra Bonita, a 1.120 metros de altitude, o Pedra Chanfrada, a 1.771 metros, e o Pedra do Forno, que oferece vista em 360 graus a mais de 1.970 metros de altitude!

    Se você deseja ir às compras, visite as lojas Sabia Sabiá e Senhora das Especiarias.

    Caso sobre algum tempo em seu roteiro, visite uma das cidades vizinhas de Gonçalves, como Campos do Jordão e São Bento do Sapucaí.

    Cotação de passagens aéreas para Gonçalves

    Como já deu para perceber, não faltam atrativos à espera dos viajantes em Gonçalves, MG. Garanta agora mesmo suas passagens aéreas baratas para conhecer esse paraíso do ecoturismo no Sul de Minas!

    Visite nosso site buscador, Passagens Promo, e simule rotas e datas de viagem para encontrar o momento mais barato para viajar.

    Passagens aéreas para Belo Horizonte, para poder visitar Gonçalves, MG!
    Passagens aéreas saindo de
    Latam Brasil GRU São Paulo CNF Belo Horizonte 18 Nov 23 Nov R$ 300 Gol GIG Rio de Janeiro CNF Belo Horizonte 07 Abr 10 Abr R$ 306 Azul CGH São Paulo CNF Belo Horizonte 12 Jan 21 Jan R$ 321 Latam Brasil GRU São Paulo CNF Belo Horizonte 31 Out 02 Nov R$ 322 Latam Brasil SDU Rio de Janeiro CNF Belo Horizonte 19 Nov 22 Nov R$ 325 Ver mais ofertas

    Lembre-se de ativar o alerta de preços para receber notificações quando o trecho desejado entrar em promoção!

    E não se esqueça de seguir as redes sociais do Passagens Promo para se manter por dentro das novidades!

    Conhecer as belezas da Serra da Mantiqueira com comodidade e economia? De Promo você pode!


    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Rio Acima: conheça o que fazer, as principais cachoeiras da região e outras dicas

    Rio Acima: conheça o que fazer, as principais cachoeiras da região e outras dicas

    Caxambu, MG: confira onde ficar, o que fazer e outras informações úteis!

    Caxambu, MG: confira onde ficar, o que fazer e outras informações úteis!

    Aiuruoca, MG: como chegar, mapa, atrações e dicas de viagem

    Aiuruoca, MG: como chegar, mapa, atrações e dicas de viagem

    O que fazer em Juiz de Fora: informações e pontos turísticos

    O que fazer em Juiz de Fora: informações e pontos turísticos

    Bichinho, MG: principais atrações e dicas de compras no povoado

    Bichinho, MG: principais atrações e dicas de compras no povoado

    Itamonte, Minas Gerais: como chegar, o que fazer, mapa e cachoeiras

    Itamonte, Minas Gerais: como chegar, o que fazer, mapa e cachoeiras