Gruta dos Anjos, Socorro: faça um passeio pela cidade e veja o que fazer na gruta!

Procurando uma opção de passeio pertinho de São Paulo? A Gruta dos Anjos, Socorro, pode ser a alternativa ideal para você.

A atração é tão impressionante que já foi até cenário de novelas, com belíssimas formações que abrigam nascentes e fontes de água. Em outras palavras, o atrativo pode render um dia inesquecível de passeio.

Que tal começar a se planejar para conhecer esse destino incrível? Reunimos todas as dicas sobre a gruta para te ajudar nessa tarefa, veja só!

Acesse o link e compre passagens aéreas com descontos incríveis aqui!

Gruta dos Anjos, Socorro: aventura e belezas naturais!

Se você gosta de cavernas, grutas e lagoas cristalinas, a Gruta dos Anjos, em Socorro, é um lugar que você precisa conhecer.

Localizada no interior de São Paulo, a gruta fica em uma região de grande beleza natural, cercada pelas paisagens da Serra da Mantiqueira, o que por si só já é motivo suficiente para justificar a sua visita.

O que os visitantes encontram no local, porém, promete superar as expectativas.

Ali, você encontrará águas geladas e transparentes, que abrigam cardumes de carpas, além de espaços subterrâneos com vários metros de altura e iluminação especial, que torna tudo ainda mais belo.

Depois de conhecer a gruta, nada melhor do que explorar o centro histórico de Socorro, conhecer seus parques e mirantes, bem como saborear pratos incríveis nos bons restaurantes espalhados pela cidade.

Para te ajudar a montar o seu roteiro em Socorro, reunimos informações essenciais, incluindo onde fica, como chegar, o que fazer e outras dicas imperdíveis, confira!

Onde fica Socorro?

Gruta dos Anjos, Socorro: aventura e belezas naturais!
Fonte: Eduardo Shiroma / Wikimedia Commons / CC BY 3.0

A cidade paulista de Socorro fica na Serra da Mantiqueira, uma cadeia de montanhas que se localiza na divisa de São Paulo com Minas Gerais, famosa pelas estâncias climáticas que abriga, como Monte Alegre do Sul, Serra Negra e Campos do Jordão.

O destino fica a mais de 750 metros de altitude, a 132 km de São Paulo e a 114 km de Campinas, cortado pelas águas do Rio do Peixe.

Como chegar em Socorro?

A localização privilegiada de Socorro é uma boa notícia para o viajante, que pode desembarcar nos aeroportos de São Paulo ou Campinas e finalizar a viagem por terra.

A opção de percurso mais rápida a partir da capital paulista é pela rodovia BR-381 até Bragança Paulista e, depois, pela BR-146 até Socorro.

De ônibus, a viagem é feita pela Viação Bragança em quatro horários diários, a partir do Terminal Rodoviário do Tietê, com passagens a R$ 48,85 (preço em julho/2021).

Quando ir para Socorro?

Quando ir para Socorro?
Fonte: Unsplash

Socorro é uma cidade agradável em qualquer ocasião e a melhor época para visitá-la vai depender da finalidade da sua viagem.

Se você deseja percorrer as corredeiras do rio do Peixe e conhecer as cachoeiras locais com volume máximo de água, é melhor planejar sua viagem para o período mais chuvoso, de dezembro a abril.

No entanto, se a sua intenção é curtir momentos românticos e desfrutar do irresistível clima da serra, não existe momento melhor para visitar Socorro do que o inverno, de junho a agosto.

Vale a pena conferir o calendário antes de marcar a sua viagem. O Festival Gastronômico Sabores da Roça, em maio, é um evento que atrai visitantes de todos os cantos, enquanto o Festival de Inverno agita a cidade em julho.

Em agosto, é a vez de curtir a Festa do Morango e a Festa da Padroeira. Já em novembro, a cidade se transforma para celebrar a Festa Italiana!

Caso você esteja planejando conhecer a cidade no inverno ou durante suas festas, é impreterível fazer suas reservas de hospedagem com antecedência, ou você corre o risco de não encontrar vagas.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Passagens aéreas para Gruta dos Anjos, Socorro

    Quem deseja visitar a Gruta dos Anjos, Socorro, pode contar com a comodidade de ter três grandes aeroportos a um bate-volta de distância: Guarulhos, Congonhas e Viracopos, em Campinas.

    Na prática, isso quer dizer que você terá três oportunidades para encontrar passagens aéreas em promoção.

    Visite nosso site de buscas, Passagens Promo, para garantir suas passagens aéreas baratas para São Paulo em poucos cliques.

    O primeiro passo é digitar as cidades de origem e destino. Depois, inclua as datas da sua viagem. Em seguida, é só escolher a melhor oferta para o seu bolso.

    Uma boa dica é simular o desembarque em cada um dos três aeroportos para identificar a rota mais barata para a sua viagem.

    Não se esqueça de acionar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que você procura!

    Marque sua viagem para Sâo Paulo e visite Socorro e a Gruta dos Anjos!
    Passagens aéreas saindo de

    Mapa de Socorro

    Boa opção para viagens românticas, com amigos ou com a família, Socorro combina atrações de turismo rural, ecológico e de aventura e oferece opções para todos os gostos. 

    Confira no mapa:

    O que é a Gruta dos Anjos?

    Uma das paradas imperdíveis do circuito de grutas em SP, a Gruta dos Anjos é, na verdade, uma obra artificial.

    A gruta começou a ser formada em 1960, quando Clemente Bortolotti deu início a um processo de extração de minerais na região de Socorro.

    Para obter materiais como feldspato, quartzo e granito, foi necessário explorar o solo e o relevo da região a partir de explosões controladas, e foram justamente essas explosões que deram origem à gruta.

    A mineradora desativou suas atividades em 1995, deixando para trás paredes emolduradas ao longo de décadas pela extração mineral.

    As nascentes de rio descobertas no local acabaram inundando boa parte da gruta, que se transformou em uma grande piscina natural subterrânea, onde os visitantes podem se divertir andando de pedalinho.

    Como chegar à Gruta dos Anjos?

    Como chegar à Gruta dos Anjos?
    Fonte: Unsplash

    A Gruta dos Anjos, Socorro, fica a cerca de 140 km de São Paulo, com acesso pela estrada que liga Socorro à cidade mineira de Munhoz, também conhecida como Caminho Turístico do Rio do Peixe.

    O acesso à gruta, por sua vez, é feito a partir da Pousada Gruta do Anjo, onde você compra o ingresso e percorre uma pequena trilha de 200 metros para chegar à atração.

    Quanto custa para entrar na Gruta dos Anjos?

    O horário de funcionamento da Gruta dos Anjos, Socorro, é de terça-feira a domingo, das 9h às 16h. 

    A atração só fica aberta ao público nas segundas-feiras em caso de feriado ou alta temporada.

    Para visitar o local, é necessário pagar R$ 35,00 pelo ingresso (preço em julho/2021). Crianças até 6 anos e hóspedes dos chalés ou apartamentos da Pousada Gruta dos Anjos têm entrada franca.

    O ingresso dá direito a um passeio guiado, com duração média de 1h30. Alguns trechos são percorridos a pé, enquanto outros são acessíveis exclusivamente de pedalinho.

    Embora não haja incidência de luz solar em vários pontos da gruta, todo o espaço é iluminado por lâmpadas de LED e você poderá fazer fotos incríveis, então não se esqueça da câmera fotográfica.

    Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, e muito mais! Clique aqui e confira.

    Outras atrações em Socorro

    A belíssima Gruta dos Anjos, Socorro, não é a única atração à espera da sua visita nessa charmosa cidade serrana de São Paulo.

    O centro histórico abriga um rico casario colonial, além de museus interessantes que contam a história socorrense desde a pré-história, bons restaurantes e muito mais.

    Se você prefere atrações naturais ou cheias de adrenalina, não deixe de visitar o Parque de Aventura Monjolinho ou o Parque dos Sonhos!

    Confira o que fazer em Socorro!

    Centro Histórico

    O compacto centro histórico socorrense pode ser tranquilamente visitado a pé, já que as atrações estão localizadas bem próximas umas às outras.

    Além de conhecer casas em estilo rústico cheias de charme, você poderá visitar a Praça da Matriz, coração pulsante de Socorro e endereço da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, da primeira metade do século XIX.

    Nos arredores da praça, aproveite para conhecer cafés, bistrôs, bodegas e casarões com séculos de história, bem como o Palácio das Águias, a florida Praça 9 de Julho e o agradável Horto Municipal de Socorro.

    Cachaçaria Santo Mé

    Cachaçaria Santo Mé
    Fonte: 8Photo / Freepik

    Um dos lugares mais agradáveis que você pode conhecer em Socorro é a tradicional Cachaçaria Santo Mé, um mix de alambique e bodega que pode render um ótimo passeio.

    No local, é possível adquirir mais de 50 rótulos de cachaças artesanais, vinhos, doces, compotas e outras delícias típicas da região.

    Enquanto você escolhe as iguarias que vai levar para casa, aproveite para experimentar petiscos feitos na hora e drinks exclusivos.

    Maria Fumaça 208

    Se você gosta de história, vai se encantar com a Maria Fumaça 208, um dos principais cartões-postais da cidade, localizado no Caminho Turístico da Pompeia.

    Antiga locomotiva da Companhia Mogiana, a Maria Fumaça ficou em atividade até 1960, conectando diferentes cidades da Serra da Mantiqueira.

    O visitante pode conhecer a casa de máquinas da locomotiva e os vagões de passageiros para ter um vislumbre do transporte ferroviário no Brasil no século passado: tudo isso de graça!

    Mirantes

    Socorro fica encravada na Serra da Mantiqueira, o que significa que a cidade é repleta de mirantes que oferecem vista panorâmica das montanhas da região.

    A qualquer hora do dia é possível visitar os mirantes socorrenses, mas nenhum horário oferece uma vista tão privilegiada quanto o pôr do sol, especialmente em dias sem nuvens.

    Um dos mirantes mais populares da cidade é o da Pedra Bela Vista, a 1.250 metros de altura, situado no km 8 da Estrada Municipal dos Cubas. O espaço fica aberto à visitação de sexta a domingos, e nos feriados, das 13h às 20h.

    Pertinho do centro da cidade, o Mirante do Cristo Redentor é uma boa opção de passeio para quem está viajando sem carro, a 930 metros de altitude.

    O Pico da Cascavel não fica para trás, a 1.200 metros de altura, de onde os mais corajosos podem saltar de asa-delta ou paraglider.

    Parque de Aventura Monjolinho

    O Parque de Aventura Monjolinho é um dos atrativos mais populares de Socorro.

    Pet friendly e com opções de lazer para toda a família, o complexo inclui trilhas ecológicas, pousada, restaurante e estrutura completa.

    Ao todo, estão disponíveis mais de 10 atrações, como rafting no rio do Peixe, stand-up paddle e tirolesa. A entrada custa R$ 10,00 (preço em julho/2021), mas as atividades são cobradas separadamente.

    Parque dos Sonhos

    O Parque dos Sonhos é um hotel fazenda com opção de day use e diversas atividades para todas as idades.

    A lista de atrações inclui arvorismo, pedalinho, passeios de quadriciclo, cavalgadas, pescaria, cachoeira, tirolesa e outras atividades de aventura.

    Os visitantes ainda podem desfrutar de refeições deliciosas no restaurante do parque, bem como visitar a queijaria, a doceria e a lojinha de artesanatos.

    O Parque dos Sonhos fica aberto à visitação diariamente, com ingressos que variam conforme o dia da semana e as atividades inclusas, então confira o site da atração antes de programar a sua visita.

    O que fazer em Socorro no final de semana?

    O que fazer em Socorro no final de semana?
    Fonte: Marcos Farias / Wikimedia Commons / CC BY 3.0

    Um fim de semana é mais que suficiente para conhecer a Gruta dos Anjos, Socorro, e as principais atrações da cidade.

    No dia que chegar à cidade, concentre-se nos pontos turísticos do centro histórico e aproveite para visitar a Maria Fumaça 208 e o Horto Florestal

    Na manhã seguinte, visite a Gruta dos Anjos, vá a algum dos mirantes da cidade e a Cachaçaria Santo Mé

    Se sobrar algum tempo, você pode visitar um dos parques da região: Sonhos ou Monjolinho.

    O que fazer em Socorro na chuva?

    Mesmo se você planejar minuciosamente a sua viagem, ainda existe alguma chance de ser surpreendido pela chuva durante sua estadia em Socorro. 

    Nessa hipótese, não se preocupe: embora você não possa desfrutar das atividades de aventura, os dias chuvosos são perfeitos para conhecer o Museu Municipal, a Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e outras atrações do centro histórico.

    Para se aquecer nos dias úmidos e frios, nada melhor que uma boa taça de vinho ou uma dose de cachaça artesanal da Cachaçaria Santo Mé.

    Vale lembrar, ainda, que os dias chuvosos podem ser perfeitos para ir às compras em uma das lojas da cidade.

    Cotação de passagens para Gruta dos Anjos, Socorro

    Comece a planejar a sua visita à Gruta dos Anjos, Socorro, agora mesmo.

    É só visitar o nosso site, Passagens Promo, para encontrar passagens aéreas baratas para São Paulo em poucos cliques. Nossa plataforma te ajuda a identificar o momento mais barato para viajar. 

    É só digitar as cidades de origem e destino, as datas da viagem, e pronto. Você terá acesso às melhores promoções.

    Não deixe de ativar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que você procura e siga o Passagens Promo nas redes sociais para ficar por dentro de outras novidades.

    Visitar uma das grutas mais bonitas do Brasil com economia? De Promo você pode!

    Marque sua viagem para Sâo Paulo e visite Socorro e a Gruta dos Anjos!
    Passagens aéreas saindo de
    Azul REC Recife JPA Joao Pessoa 04 Dez 06 Dez R$ 221 Azul JPA Joao Pessoa REC Recife 01 Dez 09 Dez R$ 221 Azul MVF Mossoro NAT Natal 25 Mai 30 Mai R$ 223 Azul CAW Campos SDU Rio de Janeiro 26 Nov 30 Nov R$ 246 Azul IMP Imperatriz BEL Belém 04 Dez 13 Dez R$ 252 Ver mais ofertas


    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Pico do Jaraguá: veja como chegar, o horário de funcionamento e como aproveitar a viagem!

    Pico do Jaraguá: veja como chegar, o horário de funcionamento e como aproveitar a viagem!

    Passagens para São Paulo: descubra por que visitar a cidade!

    Passagens para São Paulo: descubra por que visitar a cidade!

    Águas de São Pedro: confira onde fica essa cidade paulista e dicas do que fazer por lá

    Águas de São Pedro: confira onde fica essa cidade paulista e dicas do que fazer por lá

    Ilha Comprida, SP: onde fica, clima, cidades nas proximidades e outras informações!

    Ilha Comprida, SP: onde fica, clima, cidades nas proximidades e outras informações!

    Santo Antônio do Pinhal: veja o que fazer, onde fica, melhores pontos turísticos e outras dicas interessantes

    Santo Antônio do Pinhal: veja o que fazer, onde fica, melhores pontos turísticos e outras dicas interessantes

    São Bento do Sapucaí: roteiro, o que fazer, mapa e dicas de viagem

    São Bento do Sapucaí: roteiro, o que fazer, mapa e dicas de viagem