Guanajuato, México: história, o que fazer e dicas de viagem

Guanajuato, México, é um destino ideal para quem deseja conhecer mais sobre a história colonial do país e das Américas, com um rico patrimônio que preserva mais de cinco séculos de memórias e legados.

Construída sobre as colinas e morros da Sierra de San Gregorio, a cidade é pontilhada por construções pintadas em cores vivas, com uma paisagem que em muito lembra a colorida Valparaíso, no Chile.

Ali é possível descobrir um lugar apaixonante, como um imenso museu a céu aberto que convida os visitantes a explorar sem pressa suas ruelas estreitas, igrejas e construções históricas, além de oferecer uma gastronomia rica e cultura vibrante.

Não é à toa que Unesco reconheceu a importância de Guanajuato e tombou o município mexicano como Patrimônio da Humanidade!

Antes de preparar suas malas para embarcar para esse destino formidável, você não pode se esquecer de fazer um bom planejamento de viagem, e nós vamos te ajudar nessa tarefa! Veja só!

Passagens aéreas com os melhores preços neste link!

Guanajuato, México: o que fazer na cidade mais colorida do país!

Guanajuato é um daqueles destinos que conquistam os visitantes sem muito esforço. 

Cada esquina reserva uma bela amostra do charme colonial mexicano, como construções em estilo barroco e neoclássico, fachadas em cores vivas e a excepcional vista das montanhas que emolduram a paisagem.

E a lista de motivos para conhecer o município onde vivem 195 mil pessoas não para por aí!

Além de ser uma das cidades mais seguras do México, a antiga cidade de Paxtitlan dos astecas dispõe de uma eficiente rede de transporte público e de excelente infraestrutura de hotelaria e serviços.

Essa combinação poderosa atrai mais de 20 milhões de turistas estrangeiros todos os anos, interessados em conhecer as heranças pré-colombianas, os patrimônios coloniais, a rica gastronomia mexicana e outras riquezas locais.

Para te ajudar a planejar uma viagem inesquecível, criamos um guia completo, com tudo sobre Guanajuato, México: lugares turísticos, melhor época para viajar, melhores restaurantes e outras dicas incríveis! Confira!

Guanajuato, México: história

Guanajuato, México: história
Fonte: Pexels

Guanajuato, México, foi fundada oficialmente como vila pelos espanhóis em 1679, mas já tinha grande importância local muito antes da chegada dos colonizadores.

Encravada no alto da Serra de San Gregorio, a mais de 2.400 metros de altitude, a região foi ocupada por povos de origem asteca, como otomís e chichimecas, por séculos até os europeus se instalarem por ali.

A abundância mineral da região encantou os espanhóis, que logo transformaram Guanajuato em uma verdadeira potência na extração de prata.

Esse sucesso se refletiu em construções cheias de luxo e ostentação, como igrejas cobertas por metais preciosos e palácios coloniais elegantes que enfeitam as ruas da cidade até hoje.

Após a independência mexicana e a criação da primeira Constituição do país, em 1824, Guanajuato foi, enfim, elevada ao título de capital e sede do governo do estado de Guanajuato.

Quando ir para Guanajuato, México?

O México é um país quente, capaz de registrar altas temperaturas durante o ano inteiro em algumas regiões, incluindo Guanajuato.

Durante o verão, de junho a agosto, é comum que os termômetros ultrapassem os 30ºC diariamente e a umidade do ar fica extremamente baixa, o que pode gerar algum desconforto nos viajantes.

Para evitar esse problema, a melhor opção pode ser viajar no inverno, de dezembro a janeiro, quando praticamente não chove e a temperatura fica em torno de 20ºC.

A primavera, entre abril e maio, também é uma boa alternativa para o viajante, quando o clima em Guanajuato, México, está mais agradável, com temperaturas amenas e umidade relativa do ar mais elevada.

Como chegar em Guanajuato?

Guanajuato, cidade que faz parte da Rota da Independência do México, fica a apenas 30 km do Aeroporto Internacional Del Bajío, que recebe voos domésticos e internacionais, inclusive do Brasil.

O aeroporto fica na cidade vizinha de León e você pode recorrer a ônibus, táxi ou carro alugado para fazer o trajeto em até 30 minutos.

Passagens aéreas para Guanajuato, México

Diversas companhias aéreas operam voos do Brasil para o Aeroporto Internacional Del Bajío, como Copa, Latam, United, Gol, Aeromexico, Delta e American Airlines.

Na prática, isso é uma boa notícia para o viajante, pois quanto maior a oferta de voos para um destino, maiores as chances de encontrar promoções para voar barato!

Em nosso site de buscas, Passagens Promo, você pode fazer a cotação de passagens aéreas baratas para o México ou qualquer outro destino do mundo em poucos cliques, com total comodidade.

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

Basta digitar as cidades de origem e destino, incluir as datas da viagem e selecionar a oferta mais adequada para o seu bolso!

Ative o alerta de preços para receber notificações sempre que o trecho desejado sofrer alteração de valor e não se esqueça de seguir o Passagens Promo nas redes sociais para ficar por dentro das novidades!

Guanajuato, México: mapa

Embora não seja uma das maiores cidades do país, Guanajuato é uma cidade grande, com quase 200 mil habitantes e cerca de 1.000 km² de área, maior que grandes capitais brasileiras, como Salvador (BA) e Belo Horizonte (MG). 

Ou seja, é importante fazer um bom planejamento para planejar rotas de deslocamento, escolher a melhor região para se hospedar ou montar rotas turísticas pela cidade.

Confira Guanajuato, México: mapa turístico!

O que fazer em Guanajuato

O slogan oficial da cidade é “o destino cultural do México”, e isso pode ser percebido em um simples passeio pelas ruas de Guanajuato.

A cada esquina o viajante pode trombar com edifícios coloniais, igrejas históricas, museus, ateliês, jardins, mercados e outros atrativos encantadores, que contam muito sobre a história do país e da colonização espanhola.

A lista de atrações é grande e um bom planejamento pode poupar ao turista muito tempo e dinheiro em deslocamentos. Para te ajudar a montar o roteiro ideal para sua estadia, destacamos abaixo os principais atrativos da cidade.

Confira em Guanajuato, México, o que fazer!

Teatro Juárez

Teatro Juárez Guanajuato
Fonte: Fotoarte75 / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

A fachada neoclássica do Teatro Juárez é, sem dúvidas, uma das mais belas de toda a cidade, destacando-se com suas colunas e estátuas em meio ao centro histórico de Guanajuato.

Inaugurado em 1903, o edifício está em excelente estado de conservação: você pode contemplar estátuas de bronze que representam as musas da mitologia grega, o interior em exuberante estilo art nouveau e os camarotes originais.

Embora seja um dos principais patrimônios históricos da cidade, o teatro continua em operação até a atualidade: o espaço sedia o Festival Internacional Cervantino e apresentações de música clássica.

Templo de San Diego

Coladinho ao Teatro Juárez e ao Jardín de la Unión, o Templo de San Diego é considerado uma obra-prima do barroco churrigueresco, ou mexicano, construído durante o século XVII em arenito vermelho.

Restaurada diversas vezes ao longo dos séculos, a igreja tem as paredes externas ornadas com gravações em pedra, retábulos em estilo neoclássico e um pequeno pátio que abriga apresentações musicais que alegram as noites de moradores e turistas.

No interior da igreja, não deixe de conferir a imagem de Jesus Cristo que foi doada por ninguém menos que o rei Carlos III, que governou a Espanha entre 1759 e 1788, auge da extração de prata na cidade.

Museo Iconográfico del Quijote

Don quijote estatua
Fonte: Pixabay

Inspirado no personagem mais importante do escritor espanhol Miguel de Cervantes, o Museo Iconográfico del Quijote apresenta obras de diversos artistas de renome mundial, como Salvador Dalí e Pablo Picasso, inspiradas em Dom Quixote.

O acervo inclui quadros, estátuas, tapeçarias, moedas, selos e até tabuleiros de xadrez em homenagem a um dos personagens mais icônicos da literatura mundial.

O edifício em estilo neoclássico que abriga o museu foi construído durante o século XVIII e é uma atração à parte, com arquitetura bem-preservada e móveis originais.

Jardín de la Unión

Projetado em formato triangular, o Jardín de la Unión é praticamente um anexo ao Teatro Juárez, no centro histórico de Guanajuato, México, e pode oferecer um oásis de tranquilidade para quem deseja descansar entre um passeio e outro.

O espaço é bastante agradável, com cercas vivas, fonte, coreto e vários bancos para que você possa contemplar o ambiente com conforto.

Os arredores do Jardín de la Unión também merecem a sua visita: a região é rodeada por bares, restaurantes, bons hotéis e comércio, além de estar a menos de 200 metros da Basílica de Nuestra Señora de Guanajuato e da Plaza de la Paz.

Universidad de Guanajuato

Universidad de Guanajuato
Fonte: Pixabay

Inaugurada no século XVIII, a Universidad de Guanajuato é uma das mais antigas do México, mas continua em pleno funcionamento: estudam ali mais de 30 mil universitários, que mantêm a atmosfera vibrante, jovial e animada!

O contraste entre o tradicional e o moderno na região é inegável: as colunas maçônicas e as escadarias em estilo barroco do campus são rodeadas por bares badalados, onde a curtição noturna está sempre garantida.

Vale a pena fazer um passeio sem pressa pelo campus e contemplar a vista panorâmica da cidade do alto das escadarias históricas!

Callejoneadas

Uma das principais tradições mexicanas nasceu e floresceu em Guanajato: as callejoneadas, um mix de serenata e walking tour que apresenta a cidade com lendas cantadas.

Guias turísticos, músicos e universitários se reúnem nas noites dos fins de semana e feriados, vestidos em trajes típicos datados do século XVII, entoando cantigas e contando histórias interessantes sobre a cidade colonial.

Sem dúvidas, é uma das maneiras mais divertidas de conhecer mais sobre Guanajuato: o passeio visita os principais pontos turísticos do centro histórico, como o Teatro Juárez, o Jardin de la Unión e muitos outros.

Callejón del Beso

Poucos lugares da cidade são tão encantadores quanto o Callejón del Beso, beco que inspirou a criação das tradicionais callejoneadas.

O “Beco do Beijo” é um dos mais estreitos do México e foi o suposto cenário da mais romântica lenda de Guanajuato: a história de amor entre Ana e Carlos, tão trágica quanto a de Romeu e Julieta.

Diz a lenda que os dois jovens eram de famílias de classes sociais diferentes e se apaixonaram. Para poderem conversar sem serem interrompidos, Ana e Carlos se escondiam nas varandas de suas casas, no estreito Callejón del Beso.

O pai da moça descobriu a situação e acabou matando o rapaz, desfecho dramático para um grande caso de amor.

Se a lenda condiz com a verdade, ninguém sabe, mas uma coisa é certa: as varandas das casas mais próximas do Callejón del Beso são separadas por apenas 68 cm e se transformaram em um dos pontos mais fotografados de toda a cidade.

Não importa a hora da sua visita, chances são de que você encontrará uma longa fila de casais apaixonados esperando para posar nas “varandas do beijo”.

Basílica de Nuestra Señora de Guanajuato

Basílica de Nuestra Señora de Guanajuato
Fonte: Pxhere / CC0

Um dos principais atrativos do centro histórico de Guanajuato é a Basílica de Nuestra Señora de Guanajuato, principal igreja da cidade, construída no século XVIII.

A fachada em cor amarelo-ovo se destaca no panorama da cidade, bem como sua imensa cúpula em ocre e imponentes torres neoclássicas.

A igreja guarda uma das maiores relíquias da cidade: uma imagem de Virgem Maria entalhada há mais de oito séculos que atrai peregrinos do país inteiro.

Aproveite sua visita para conhecer os prédios coloniais em cores vivas instalados nos arredores da Basílica de Nuestra Señora de Guanajuato.

Casa Museu de Diego Rivera

A poucos metros da Universidad de Guanajuato, México, fica a Casa Museu de Diego Rivera, onde viveu um dos maiores pintores da história mexicana.

Os visitantes encontram ali uma ampla coleção de arte pré-colombiana que pertenceu a Diego Rivera e mais de 3.000 obras do ex-marido da icónica Frida Kahlo, além de móveis originais e objetos pessoais da artista.

O museu também abriga obras de importantes artistas plásticos mexicanos em uma estrutura diferente e com um “quê” de futurista, construída em 1930 a pedido de Diego e Frida para abrigar a casa e o estúdio do casal.

Museo de las Momias

Guanajuato é uma cidade de clima semiárido com pouca (ou quase nenhuma) umidade no ar ao longo dos 12 meses do ano. 

O ar local é tão seco que acabou desencadeando um fenômeno incrível: corpos enterrados em antigos cemitérios da cidade acabaram naturalmente mumificados e, assim, preservados para a eternidade.

Ao todo, foram desenterrados mais de 100 corpos de vítimas de uma epidemia de cólera que assolou Guanajuato na primeira metade do século XIX. 

Hoje, as múmias naturais fazem parte do acervo do impressionante Museo de las Momias, uma das atrações turísticas mais curiosas da cidade!

Embora alguns visitantes considerem o passeio “mórbido”, é uma oportunidade única para ver de perto o que pode acontecer com o corpo de uma pessoa em determinadas condições climáticas e atmosféricas. Uma verdadeira aula de ciência!

Mercado Hidalgo

Mercado Hidalgo
Fonte: Juan Carlos Fonseca Mata / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Para conhecer um pouco mais sobre a cultura local, recomendamos uma visita ao colorido Mercado Hidalgo. O local pode render horas de passeio entre corredores quase intermináveis repletos de barraquinhas e barracas que vendem de tudo!

Ali, você poderá comprar cerâmicas, artesanato, peças de vestuário, calçados e souvenires, além de comidas típicas e ingredientes frescos, como pimentas, vegetais, especiarias, carnes, doces e massas.

Monumento Al Pipila

Atrás do histórico Teatro Juárez há uma estação de funicular que leva o visitante até o monumento em homenagem a Al Pipila, um nativo-americano que ajudou na luta pela independência mexicana.

A estátua é interessante, mas não é o principal motivo que atrai milhares de turistas diariamente: o local é também um mirante, que oferece vista em 360 graus de toda a cidade.

Onde comer em Guanajuato?

Sua visita a Guanajuato pode ser a oportunidade perfeita para experimentar os ricos sabores e aromas da apimentada culinária mexicana.

Além das barraquinhas de comida do Mercado Hidalgo, você pode desfrutar dos pratos mais tradicionais do país em um dos restaurantes na Plaza de la Paz ou nos arredores do Teatro Juárez.

Se você quer gastar pouco com alimentação, vale a pena visitar o Mestizo, que serve pratos de até US$ 12 (preço em abril/2021) em um ambiente descolado e contemporâneo no coração da cidade.

A Casa Mercedes, por sua vez, serve releituras de clássicos da culinária mexicana, enquanto o Los Campos e o El Midi Bistrô são especializados em cozinha internacional.

Cotação de passagens aéreas para Guanajuato, México

Agora que você já sabe o que te espera em Guanajuato, México, chegou a hora de fazer a cotação de passagens aéreas baratas em nosso site de buscas, Passagens Promo.

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

Basta digitar as cidades de origem e destino, incluir as datas da viagem, e pronto. Nossa plataforma te apresenta as melhores ofertas para você viajar sem abrir mão da economia.

Lembre-se de ativar o alerta de preços para ser notificado por e-mail quando o trecho desejado entrar em promoção! 

Conhecer as riquezas coloniais do México sem comprometer seu bolso? De Promo você pode!

Recomendado para você
Visto mexicano: onde tirar, prazo de validade, custos e muito mais! 

Visto mexicano: onde tirar, prazo de validade, custos e muito mais! 

Cozumel, México: conheça o destino paradisíaco!

Cozumel, México: conheça o destino paradisíaco!

Dia de los Muertos: veja como é comemorada esta importante data!

Dia de los Muertos: veja como é comemorada esta importante data!

San Miguel de Allende: confira como ir, onde fica e o que fazer na cidade

San Miguel de Allende: confira como ir, onde fica e o que fazer na cidade

Saiba onde ficar e quais as delícias escondidas em Yucatán, México

Saiba onde ficar e quais as delícias escondidas em Yucatán, México

Los Cabos, México: Conheça as belezas da região

Los Cabos, México: Conheça as belezas da região