Guatemala: conheça mais informações turísticas antes de viajar!

A Guatemala ainda é uma desconhecida por boa parte dos viajantes que exploram a América Central, mas quem conhece garante: deixar esse grande país fora de seu roteiro pelo continente pode ser um grande desperdício.

O mapa guatemalteco é recheado de belezas naturais e atrações turísticas incríveis, como vulcões, florestas tropicais, sítios arqueológicos e belas praias banhadas pelo Pacífico e pelo inconfundível Mar do Caribe.

Vem conhecer tudo sobre esse país apaixonante, que já foi lar dos maias e hoje é um dos destinos mais fantásticos (e baratos!) da América!

Compre passagens aéreas com o menor preço neste link!

Guatemala: veja todas as dicas para a sua próxima viagem!

Para muitos viajantes que exploram as belezas da América Central, a Guatemala costuma ser uma grata surpresa.

Menos conhecido que o vizinho México e com infraestrutura mais robusta que os vizinhos Honduras e El Salvador, o país é o destino perfeito para quem gosta de atrações históricas, belezas naturais e boa oferta de serviços.

Você só não pode deixar de fazer um planejamento de viagem bem organizado.

As principais atrações do país ficam relativamente distantes, o que requer longos deslocamentos dos viajantes em estradas nem sempre em boas condições de rodagem.

Seu esforço e sua organização serão recompensados por paisagens quase indescritíveis, que vão fazer você pensar duas vezes antes de voltar para casa!

Afinal, como não se apaixonar pela histórica Antígua, pelo vulcânico Lago Atitlán, pelo Monumento Natural de Semuc Champey ou pelas ruínas maias de Tikal?

Neste artigo, você encontra tudo sobre Guatemala: onde fica, quando visitar, o que fazer, qual moeda levar e muito mais! Veja só!

Onde fica localizada a Guatemala?

Onde fica localizada a Guatemala?
Fonte: Pxhere / CC0

Estamos falando de um país da América Central, localizado entre México (ao norte), Belize (ao leste), Honduras e El Salvador (ao sul).

A maior parte da costa do país, cerca de 250 km a oeste, é banhada pelas águas azuis do Oceano Pacífico, enquanto um pequeno trecho de 75 km ao leste, entre as baías de Amatique e Omoa, é banhado pelo Mar do Caribe.

Embora esteja a mais de 6.300 km de distância de São Paulo, onde fica o maior aeroporto brasileiro, não é difícil chegar ao país.

Várias companhias aéreas, como Aeroméxico, Copa e American Airlines, operam voos com escalas até a capital guatemalteca a partir do Brasil.

Qual tamanho da Guatemala?

A Guatemala é o terceiro maior país da América Central, com cerca de 108.889 km² de área, isto é, maior que os estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte juntos.

Isso significa que você deverá enfrentar longos deslocamentos durante a sua estadia para ir de uma cidade a outra, então capriche no planejamento de viagem para evitar perrengues e perda de tempo!

Guatemala: mapa

O mapa guatemalteco parece ter reunido um pouco de cada bioma que existe nas Américas. O viajante encontra vulcões, florestas, montanhas, planícies, lagos e muitas outras belezas naturais.

Não é à toa que se recomenda pelo menos 10 dias de viagem para conhecer os lugares mais famosos!

Para te ajudar a planejar a sua viagem, destacamos o mapa do país com as principais atrações turísticas!

Quando viajar para Guatemala?

O ano guatemalteco é dividido em duas estações: a seca e a chuvosa, embora algumas regiões do país recebam chuvas ao longo de todo o ano.

Por essas e outras, recomenda-se que o viajante conheça o país durante o período de estiagem, de novembro a abril, para ter mais liberdade e conforto para viajar entre as cidades e fazer passeios ao ar livre.

Se você decidir conhecer a Guatemala entre os meses de junho e setembro, prepare-se para enfrentar chuvas todos os dias, especialmente no final de tarde.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Encontre passagem para Guatemala em promoção!

    Já imaginou conhecer todas as riquezas guatemaltecas com economia e praticidade? É só contar com o Passagens Promo para garantir suas passagens aéreas econômicas!

    A interface moderna e fácil de usar do Passagens Promo te ajuda a comparar preços e comprar passagens baratas em um só lugar.

    Para isso, você só precisa digitar as cidades de origem e destino, incluir as datas de ida e volta, e pronto: nossa plataforma te mostra as melhores opções das principais companhias aéreas.

    Aproveite para incluir seu e-mail e ativar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que você procura!

    Passagens aéreas para a Guatemala!
    Passagens aéreas saindo de
    Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

    História da Guatemala

    Ao longo da história, esse apaixonante país centro-americano recebeu influência de vários povos, mas nenhum deles foi tão importante para a história local quanto os maias.

    A civilização andina pré-colombiana ocupou o território que se estendia desde o México até a região norte da América Central, incluindo a Guatemala, do ano 1.800 a.C. até meados do século XVI.

    Os maias só perderam força no território guatemalteco quando os espanhóis chegaram à região, por volta do ano 1523. 

    A partir daí, o país foi colonizado pelos europeus até 1821, ganhando cidades coloniais, por onde circulavam muitas das riquezas que seriam transportadas para a Europa.

    Muitas dessas cidades seguem de pé até hoje e se tornaram formidáveis destinos turísticos, como Antígua, tombada como Patrimônio Mundial da Unesco e fundada em 1543.

    A independência em relação à Espanha ocorreu em 1821, quando o país se juntou aos hoje vizinhos Costa Rica, El Salvador, Honduras e Nicarágua para formar a Federação das Províncias Unidas da América Central.

    O bloco se fragmentou em 1838, tornando o antigo país dos maias finalmente independente!

    Qual o regime da Guatemala?

    Qual o regime da Guatemala?
    Fonte: Unsplash

    Desde 1985, o país funciona segundo firmado na Constituição Política da República, que determina que a Guatemala é uma república democrática constitucional, assim como o Brasil.

    Isto é, o país é governado por um presidente, que exerce simultaneamente os papéis de chefe de estado e de chefe de governo.

    Qual é a capital da Guatemala?

    A capital nacional é a Cidade da Guatemala, localizada a cerca de 80 km da costa do Pacífico e a pouco mais de 40 km de Antígua, um dos principais destinos turísticos locais.

    A cidade foi fundada pelos espanhóis em 1620 e hoje forma uma grande região metropolitana, com cerca de 2,5 milhões de habitantes.

    Guatemala: turismo

    Guatemala: turismo
    Fonte: Unsplash

    De norte a sul, o território guatemalteco não se cansa de surpreender e encantar seus visitantes, com atrações que vão desde praias caribenhas a vulcões com mais de 4.000 metros de altitude.

    Está montando um roteiro pela Guatemala? Confira os destinos que não podem ficar de fora do seu planejamento!

    Cidade da Guatemala 

    Conhecer a capital guatemalteca é mergulhar de cabeça na história de um país marcado pela civilização maia e a colonização espanhola.

    Em diversos pontos da cidade, que é considerada Patrimônio Mundial pela Unesco, você encontrará sítios arqueológicos com ruínas maias, como o Parque Arqueológico Kaminaljuyu.

    O viajante também pode mergulhar na história local no Museu Nacional de Arqueologia e Etnologia, no Museu Ixchel do Traje Indígena e no Museo Popol Vuh, que conta a história do país desde antes da chegada dos espanhóis.

    Se você gosta de atrações culturais, vai se encantar pelo Museo Nacional de Arte Moderno “Carlos Mérida” e pelo Palacio Nacional de la Cultura, instalado em um dos edifícios mais bonitos de todo o país.

    Antígua 

    Com mais de 500 anos de história, Antígua é um destino praticamente obrigatório em qualquer roteiro pelo país.

    As ruas de pedra da cidade levam a uma infinidade de museus, igrejas e construções coloniais: você vai precisar de ao menos dois dias para conhecer o centro histórico sem pressa.

    A cidade dispõe da melhor infraestrutura de todo o país, o que significa que você não terá dificuldades para encontrar bons hotéis, comércio, bancos, mercados, agências turísticas e outros estabelecimentos importantes para o viajante.

    Isso acontece porque Antígua foi a capital guatemalteca por vários séculos, até ser parcialmente destruída por um violento terremoto no século XVIII.

    Durante a sua visita, não deixe de subir o Cerro Santo Domingo e o Cerro da Cruz para contemplar a cidade de um ponto de vista privilegiado.

    Se você gosta de atividades ao ar livre, vai curtir a escalada dos vulcões Pacaya, Acatenango e Água, nos arredores de Antígua.

    Lago Atitlán 

    Lago Atitlán
    Fonte: Pixabay

    A apenas 80 km de Antígua fica uma das mais belas paisagens de todo o país: o lago Atitlán, formado após uma violenta erupção vulcânica há milhares de anos.

    Além da belíssima paisagem formada pelo lago em meio às montanhas guatemaltecas, o passeio leva o viajante ao pacato vilarejo de Santiago Atitlán, onde é possível perceber a força da presença indígena no país.

    Ali, você poderá visitar uma igreja com santos vestidos com roupas tradicionais da cultura maia e o Maximón, uma importante divindade maia que hoje fica sob a responsabilidade das famílias da vila.

    Cobán 

    Cercada por imensas montanhas, Cobán é um destino imperdível para quem deseja conhecer Semuc Champey e Tikal.

    A cidade não é tão grandiosa quanto Antígua nem tão pequena quanto as vilas nos arredores do lago Atitlán, mas mesmo assim costuma surpreender os viajantes com seus pequenos museus e seus excelentes restaurantes.

    Durante sua estadia, que tal visitar a La Iglesia del Calvario, instalada no topo de uma colina a mais de 500 metros de altitude? 

    Assim, você poderá contemplar não apenas Cobán, mas também as frondosas florestas que cercam a cidade!

    Além disso, vale a pena incluir o Parque Nacional de Candelaria Caves em seu roteiro de viagem: é ali que fica um dos maiores complexos de cavernas das Américas!

    Semuc Champey 

    Para muitas pessoas, o Monumento Natural de Semuc Champey, que consiste em um imenso conjunto de piscinas naturais em diferentes tons de turquesa, é a maior atração de toda a Guatemala

    Essa maravilha natural fica em meio à rica vegetação às margens das águas plácidas do rio Cahabón, formando um cenário digno de cinema!

    Os viajantes podem percorrer a trilha que leva até o mirante de Semuc Champey e dedicar o dia inteiro a mergulhar nas águas refrescantes das piscinas!

    Tikal 

    Tikal
    Fonte: Pxhere / CC0

    Se você está viajando pela América Central para conhecer o que restou da civilização maia, as ruínas de Tikal são uma parada obrigatória em seu roteiro de viagem!

    O maior sítio arqueológico guatemalteco abriga um complexo de pirâmides com mais de 60 metros de altura em plena selva tropical, incluindo estruturas com mais de 3.000 anos de idade.

    Em outras palavras, se você precisar escolher apenas um lugar do país para conhecer, recomendamos que esse lugar seja Tikal, onde você encontrará não apenas tesouros históricos, mas também muitas belezas naturais!

    Chichicastenango 

    A colorida cidade de Chichicastenango mais parece um imenso mercado popular a céu aberto, onde você encontra praticamente de tudo à venda!

    É o melhor lugar para adquirir artesanato local a preços camaradas, especiarias, incensos, comidas tradicionais, roupas típicas e uma infinidade de artigos produzidos em todo o país.

    A cidade fica a mais de 2.000 metros de altitude, o que garante belas vistas panorâmicas onde quer que se olhe.

    Não deixe de visitar a antiga igreja no centro histórico, com mais de 400 anos de história, onde xamãs se reúnem em vestes tradicionais cheias de cor para invocar espíritos protetores!

    Guatemala: curiosidades

    Guatemala: curiosidades
    Fonte: Unsplash

    Apesar de ser um dos maiores países da América Central, a Guatemala ainda é uma notável desconhecida por boa parte dos viajantes que exploram o continente.

    O país abriga nada menos de 33 vulcões, boa parte deles em atividade, além de inúmeros lagos, rios e florestas preservadas, onde vivem animais que não existem em nenhum outro lugar, como o pássaro Quetzal.

    As praias guatemaltecas, por sua vez, formam um contraste interessante: as praias do Pacífico têm areia preta graças às erupções vulcânicas ao longo da história, enquanto as praias do Caribe têm areia bem branquinha.

    Confira outras curiosidades sobre o país!

    O que a Guatemala produz?

    A economia guatemalteca é embalada pela agricultura: dali sai boa parte das produções de café, banana, milho e cana-de-açúcar de toda a América Central.

    Nos últimos anos, porém, o país tem recebido massivos investimentos em turismo. Afinal, por que não aproveitar tantas belezas naturais espalhadas por todos os cantos para atrair visitantes de outros países?

    Vale lembrar, ainda, que os guatemaltecos são grandes produtores de rum, bebida tradicional na região desde o século XVI!

    Qual a língua que se fala na Guatemala?

    O idioma oficial guatemalteco é o espanhol, embora não seja difícil encontrar falantes de inglês nas maiores cidades do país.

    Além disso, 21 idiomas e dialetos de origem indígena são falados até hoje por diversas comunidades locais, sobretudo oriundos das culturas maia, garifuna e xinca.

    Qual moeda da Guatemala?

    A moeda do país é o Quetzal Guatemalteco (GTQ), que equivale a cerca de R$ 0,72 (em novembro/2021).

    Vale a pena levar dólares para trocar nas casas de câmbio das grandes cidades do país. Assim, você garante uma cotação mais favorável e evita perder dinheiro!

    Qual é a população da Guatemala?

    A população da Guatemala é formada por cerca de 17 milhões de habitantes, o que coloca o país no topo da lista de países mais populosos da América Central!

    Guatemala: passagem aérea com desconto!

    Você pode conhecer as belezas da Guatemala sem pesar no bolso: é só comprar suas passagens aéreas promocionais em nosso site de buscas, Passagens Promo!

    Nossa plataforma te ajuda a encontrar as passagens aéreas mais baratas em poucos cliques: você só precisa digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas da viagem, e pronto.

    Em poucos segundos, a plataforma do Passagens Promo realiza uma pesquisa online e te mostra as melhores ofertas para o trecho que você procura!

    Não se esqueça de ativar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino dos seus sonhos! 

    Quer conhecer a Guatemala com economia? De Promo você pode!

    Passagens aéreas para a Guatemala!
    Passagens aéreas saindo de
    Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Capital da Guatemala: conheça a cultura, história e outras curiosidades

    Capital da Guatemala: conheça a cultura, história e outras curiosidades