Guiana Francesa: turismo, melhores cidades e praias e outras curiosidades

Já pensou em conhecer a Guiana Francesa? Embora não seja tão procurado pelos brasileiros, esse cantinho francês, coladinho com o Brasil, é surpreendente, cheio de histórias e perfeito para quem curte contato com a natureza.

Vem com a gente conhecer esse destino que abriga parte da Floresta Amazônica, fortes, igrejas e museus que guardam as principais memórias de séculos de ocupação dos franceses!

Confira passagens aéreas com até 35% de desconto neste link!

Guiana Francesa, turismo: tudo o que fazer no país!

Não subestime a Guiana Francesa, pois, certamente, ela vai te surpreender! 

Envolvido por áreas de vegetação amazônica, seu território garante deliciosas experiências aos seus turistas, principalmente, para os amantes da vida ao ar livre.

Com parques, praias, rios e fortes, o destino revela-se um verdadeiro santuário ecológico, com rica biodiversidade, recursos naturais intocados e muitas histórias, que ainda são vistas em suas construções antigas. 

Em qual continente está a Guiana Francesa?

Em qual continente está a Guiana Francesa?
Fonte: Freepik

Para quem se pergunta em qual continente está a Guiana Francesa, saiba que é justamente na América do Sul, fazendo fronteira com o estado do Amapá e com o Suriname.

Com uma extensão de 84 mil km², o território é considerado a segunda maior região da França.

Guiana Francesa, turismo e curiosidades

Para fazer turismo na Guiana Francesa é importante saber algumas informações básicas que irão te ajudar durante a sua viagem. Confira quais são!

Idioma

Por pertencer à França, o idioma oficial é o francês, porém, a língua mais falada em todo o território é o kréyòl, que é, basicamente, um crioulo com base francesa. 

Em regiões turísticas, é fácil encontrar pessoas falando inglês. Por isso, não precisa se preocupar com a comunicação ao viajar para o destino.

Moeda

Por ser uma região ultramarina da França, a Guiana Francesa também faz parte da União Europeia, portanto, a moeda oficial em todo território é o Euro.

A adoção do Euro representa uma vantagem para quem quer fazer turismo na Guiana Francesa, pois como se trata de uma moeda conhecida, é encontrada em várias casas de câmbio espalhadas pelo Brasil.

Religiões

A religião predominante na Guiana Francesa é o catolicismo, adotado por 58,8% da população. Apenas 5% dos seus moradores declaram-se protestantes enquanto os outros 5% religiosos com outras crenças.

Centro Espacial Europeu

Centro Espacial Europeu
Fonte: M. Trovatello / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Você sabia que o Centro Espacial Europeu está localizado na Guiana Francesa? 

Inaugurado em 1970, o complexo foi criado para garantir que os países europeus tenham acesso independente ao espaço.

O local já lançou diversos foguetes, como o Ariane, o Diamant, o Véronique, o Soyouz, o Vega e o Ariane 5.

A história do centro espacial começou quando a França teve que deixar suas bases militares na Argélia, em 1960. Diante disso, a Guiana foi escolhida para abrigar o complexo de lançamentos.

O local é considerado um dos mais modernos e inovadores do mundo

O mais legal é que o centro espacial permite visitas guiadas pelo complexo, onde os visitantes podem conhecer diversos espaços, como o centro de lançamento, as plataformas de decolagem e muito mais.

Como chegar à Guiana Francesa?

Na Guiana Francesa, turismo vai te surpreender! Além dele, outra grande vantagem para os viajantes é a facilidade para chegar até o destino. 

A porta de entrada para conhecer todo o território é a sua capital Caiena, que abriga o Aeroporto Internacional Félix-Éboué. 

A partir do Brasil, há voos diretos saindo apenas de Belém, no Pará, operados pela Surinam Airways e Azul Linhas Aéreas.

Portanto, se você estiver em outras partes do país, precisará fazer, pelo menos, uma escala para chegar até a Guiana Francesa. 

Você também pode fazer o trajeto de barco, saindo de Oiapoque, no Amapá, de onde partem embarcações a cada 15 minutos.

Por terra, a viagem não é recomendada, pois as condições das estradas são precárias, o que dificulta ainda mais o percurso.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Voos para Guiana Francesa

    Pretende viajar para a Guiana Francesa, passagem aérea pode ser mais barata do que você pensa, sabia? 

    No nosso comparador, Passagens Promo, você encontra os voos com os menores preços do mercado.

    Nosso site faz o maior sucesso no mundo das viagens por reunir as ofertas e promoções mais vantajosas das principais companhias aéreas.

    Quer garantir economia com comodidade e em poucos cliques? 

    Então, não deixe de concentrar as suas buscas na nossa plataforma e também ativar o alerta de preços para que possamos te avisar sempre que o trecho escolhido entrar em promoção.

    Não se esqueça de seguir o Passagens Promo nas redes sociais para não perder as principais novidades!

    Viaje para a Guiana Francesa aproveitando dos melhores preços!
    Passagens aéreas saindo de
    Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

    Guiana Francesa, turismo: o que fazer?

    Ao viajar para a Guiana Francesa, turismo é repleto de lugares históricos interessantes, belezas naturais surpreendentes, praias paradisíacas e muito mais.

    Vem conhecer as atrações que não podem ficar de fora do seu roteiro. Confira!

    Fort Diamant

    Fort Diamant
    Fonte: Psu973 / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    O Fort Diamant, na capital Caiena, é uma atração carregada de histórias. 

    Posicionado de forma estratégica, bem perto do Rio Mahury, o local teve um importante papel durante a invasão das forças portuguesas no país, em 1809.

    O forte possui estruturas preservadas, que podem ser visitadas pelos turistas em poucos minutos. 

    Aproveite seu passeio para relaxar e fazer um piquenique ou apenas apreciar o cenário, cercado pela natureza.

    Zoo de Guyane

    O turismo na Guiana Francesa também deve incluir uma visita ao Zoo de Guyane, uma excelente oportunidade para ter contato com a natureza e observar diferentes espécies de animais e aves, que vivem no local.

    Os turistas que visitam o zoológico podem conhecer diversas espécies de animais como: tucanos, araras, papagaios, onças, entre outros.

    Que tal um pouco de adrenalina? Para os aventureiros de plantão, existe uma área com uma ponte de corda, onde é possível andar entre as árvores para ver de perto a natureza local. Tem coragem?

    Museo Departamental Alexandre-Franconie

    Boas histórias também não faltarão no seu roteiro. Em Caiena, Guiana Francesa, turismo deve incluir uma visita ao Museo Departamental Alexandre-Franconie.

    O espaço guarda um acervo muito importante para o país: são coleções que retratam diversos momentos da sua história natural, arqueológica e etnológica, com peças coletadas em um período de mais de 100 anos.

    Não deixe de conferir a exibição que mostra a história da exploração dos prisioneiros de guerra e também dos exilados políticos a partir do ano de 1852.

    Ponte Binacional Franco-Brasileira

    Ponte Binacional Franco-Brasileira
    Fonte: Rômulo Ferreira / Wikimedia Commons / CC BY 2.0

    Na Guiana Francesa, turismo e fotos espetaculares andam lado a lado, pois belas paisagens não faltam por lá. 

    Uma delas é a Ponte Binacional Franco-Brasileira, que faz a ligação entre o estado do Amapá com o país.

    Sobre o Rio Oiapoque e rodeada por vegetação, a ponte tem cerca de 380 metros de extensão e reserva cenários belíssimos aos seus visitantes. 

    Se você quiser conhecê-la, é preciso alugar um carro para chegar até o local, que fica na comuna Saint-Georges-de-l’Oyapock.

    Space Museum

    Quer conhecer um pouco sobre as histórias e curiosidades das missões espaciais? Então você deve considerar uma visita ao Space Museum, localizado no Centro Espacial de Kourou.

    No local, os turistas podem se divertir nos simuladores, observar réplicas de naves e foguetes, assistir filmes sobre o universo e também conhecer o funcionamento de uma estação espacial.

    Ilha do Diabo

    Quando fizer turismo na Guiana Francesa, inclua uma visita à Ilha do Diabo, um local onde funcionou um presídio cercado pelas águas do Oceano Atlântico e repleto de tubarões, no seu roteiro.

    Na época do seu funcionamento, o objetivo era dificultar fugas dos prisioneiros, que incluíam até políticos e assassinos que foram condenados à prisão perpétua.

    Na ilha ainda é possível ver ruínas do que foi o complexo prisional, um dos mais temidos na década de 1930, que abrigou cerca de 80 mil prisioneiros.

    Hoje, a ilha tornou-se uma atração com foco no ecoturismo, onde os visitantes fazem trilhas e têm a oportunidade de conhecer um pouco da sua natureza selvagem.

    St. Sauveur Cathedral

    St. Sauveur Cathedral
    Fonte: Psu973 / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    Para aproveitar o melhor de Caiena, Guiana Francesa, turismo deve incluir uma ida à Igreja St Sauveur, localizada no centro da capital.

    Assim que chegar à região, você conseguirá, facilmente, identificar o templo, que possui uma fachada pintada de amarelo vivo, chamando a atenção de quem anda por ali.

    Construída em estilo creole, seu interior tem enormes pilares brancos, que formam arcos até o altar, dividindo os bancos em três seções. 

    Jardin Botanique

    A natureza da Guiana Francesa é um verdadeiro presente para os seus turistas. Um dos locais mais bonitos do destino é o Jardim Botânico, também localizado na cidade de Caiena.

    O jardim é pequeno e fica em uma área de três hectares. No local, é possível percorrer seus corredores repleto de flores, árvores e arbustos que tornam o cenário belíssimo.

    Reserve algumas horas para conhecê-lo, fazer um piquenique ou apenas descansar enquanto aproveita as sombras das árvores.

    Parque Guiana Amazonian

    O turismo na Guiana Francesa somente estará completo ao visitar o Parque Guiana Amazonian, um complexo natural em uma área de cerca de 20 mil quilômetros quadrados dentro da selva amazônica.

    Para conhecer o local, você precisará contratar o passeio de piroga, que são aqueles barquinhos indígenas a remo, que percorrem os rios Maroni e Oyapock.

    O Parque Amazônico da Guiana, considerado o maior da França, abriga milhares de espécies da fauna e flora locais, sendo dono de uma biodiversidade incrível, que encanta os seus visitantes.

    Prepare-se para ver de perto parte da selva amazônica e ter contato com os indígenas e bushinengues, que ainda vivem no local. 

    Se preferir, é possível conhecer a região sobrevoando de avião.

    Fort Cépérou

    Conhecer lugares antigos e preservados é algo comum para quem faz turismo na Guiana Francesa, e o Fort Cépérou é um dos principais exemplos disso.

    No local, é possível observar os restos da construção, e você também poderá apreciar uma vista panorâmica de Caiena e do rio que corta a cidade. 

    Aproveite o momento para sentar em seus gramados, fazer um piquenique e curtir o cenário.

    Praias da Guiana Francesa

    Praias da Guiana Francesa
    Fonte: Pixabay

    Que tal conhecer as praias Guiana Francesa? Turismo só estará completo se você incluí-las no seu roteiro. 

    Dá uma olhadinha nos lugares mais espetaculares que separamos para você!

    Rémire-Montjoly Beach

    A Rémire-Montjoly Beach é uma das praias mais bonitas do território francês na América do Sul e, certamente, deve fazer parte do seu roteiro de turismo na Guiana Francesa.

    Ao chegar, é bom ficar atento, pois as águas da região são bem fortes. O local costuma ser pouco movimentado, perfeito para quem quer relaxar.

    Cercada pela vegetação, essa praia fica em frente a Ilha Rémire, um lugar perfeito para quem quer aproveitar o dia, fazer trilhas e ter contato com a natureza. 

    Vale lembrar que não existe estrutura no local e você terá que levar lanches e bebidas para matar a fome.

    Les Îles du Salut

    A Les Îles du Salut, além de ser um dos lugares mais bonitos do país, é também um ponto muito importante para a história da região.

    Foi justamente nesta ilha que os colonos franceses ficaram para se curar da febre amarela, no passado.

    O local, que em português, significa Salvação, é cercado por um mar agitado, com muitas rochas e árvores. Para chegar até lá, você precisará fazer o trajeto de barco.

    Plage des Hattes

    A Plage des Hattes é o local perfeito para os turistas que querem passar um dia tranquilo, cercados pela vegetação e em um lugar mais afastado. 

    A praia tem uma faixa de areia pequena, com pouco mais de 5 quilômetros de extensão, e um mar de águas quentes, que convida seus visitantes para relaxar e se refrescar.

    Essa região também é um dos maiores lugares de nidificação de tartarugas marinhas do mundo

    Se a sua viagem acontecer entre fevereiro e julho, é possível observá-las colocando seus ovos na areia.

    La Plage des Roches

    A La Plage des Roches possui uma faixa de areia cheia de rochas, o que torna o local ainda mais único. 

    Nessa região, as águas são calmas e não há estrutura com quiosques, por isso, é sempre bom levar alguns quitutes e bebidas.

    Estenda a sua canga e não deixe de apreciar o cenário, que é uma verdadeira pintura, tamanha a sua beleza.

    Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, e muito mais! Clique aqui e confira.

    Passagens aéreas: compre online e barato!

    Ao desembarcar na Guiana Francesa, turismo vai te surpreender. Então, vá preparado para conhecer um destino belíssimo, de praias paradisíacas, histórias e paisagens naturais de tirar o fôlego.

    Além de elaborar um roteiro com lugares imperdíveis, lembre-se de começar as suas buscas por passagens aéreas com antecedência, para garantir economia.

    Faça as suas pesquisas na nossa plataforma, Passagens Promo, e garanta os voos mais baratos do mercado!

    Não deixe de ativar o alerta de preços para ser avisado sempre que o trecho desejado entrar em oferta. 

    Quer conhecer as belezas da Guiana Francesa com economia? De Promo você pode!

    Viaje para a Guiana Francesa aproveitando dos melhores preços!
    Passagens aéreas saindo de
    Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Capital da Guiana Francesa: conheça Caiena, onde fica, idioma e outras dicas de turismo!

    Capital da Guiana Francesa: conheça Caiena, onde fica, idioma e outras dicas de turismo!