Havana Cuba: quando ir, passeios, gastronomia e dicas de viagem

Havana Cuba é um destino de viagem que surpreende quem o escolhe! Se você quer conhecer essa ilha do Caribe, saiba que as belezas e cultura cubanas têm conquistado turistas do mundo inteiro.

E claro que não é à toa. Além das belas paisagens, a forma como os cubanos vivem chama muita atenção e acaba sendo uma atração à parte. Preparado para saber um pouco mais sobre Cuba? Então, vamos começar!

Não deixe de acessar o Passagens Promo e garantir os melhores preços em passagens aéreas para Havana!

Havana, Cuba: história e cultura

Encontrar um país que parece ter parado no tempo! Carros antigos circulando pelas ruas, casas e comércios com arquitetura de muitas décadas passadas, pouco acesso à internet e limitações no uso de cartões de crédito.

Essas são algumas das peculiaridades do país que encantam os turistas que chegam à terra de Fidel Castro! Mas Cuba também tem praias lindas e um povo muito simpático, que sabe receber bem seus visitantes.

A capital de Cuba bem como todo o país sofreu muitas influências da Espanha, da América do Sul e da África e isto tudo é bem perceptível, tanto na culinária cubana quanto nos costumes religiosos e na maneira de viver.

Quando ir para Cuba?

quando ir em havana cuba
Fonte: Pixabay

Muitos turistas estão descobrindo essa ilha linda e buscando por ela em seus roteiros de viagem. Mas ainda é uma dúvida constante saber qual a melhor época para ir até Havana Cuba.

O país tem um clima subtropical e viajar para o destino pede um bom planejamento, já que o melhor período para conhecer essa ilha imensa do Caribe é entre os meses de novembro e abril.

No entanto, esse período é considerado alta temporada. Os preços acabam sendo um pouco mais salgados tanto na hospedagem quanto na alimentação.

Mesmo assim, essa época é a preferida dos turistas que querem fazer passeios pelas ruas de Cuba sem se preocupar com chuvas intensas e nem com o calor excessivo no país.

A única ressalva são os meses entre agosto e outubro quando aumenta o risco de furacões. Os preços caem, mas aumentam as chances desse fenômeno surpreender!

entre maio e julho as temperaturas sobem e se você gosta de calor, essa é a melhor época do ano para conhecer essa ilha caribenha. 

Haverá muito vento para refrescar e alguns dias de chuva, mas nada que atrapalhe sua viagem.

Documentos necessários, visto e vacinas

Depois que decidir quando viajará para Havana Cuba, comece a se organizar para ter todos os documentos necessários para conseguir entrar no país. Lembre-se que ele é fechado e faz várias exigências aos turistas.

Primeiramente, você precisa ter o visto para Cuba, que dará direito de permanência no país por 30 dias. Além disso, será necessário pagar uma taxa que custa, em média, 20 dólares.

Para conseguir o visto é preciso ter o passaporte com validade mínima de seis meses, passagens de ida e volta com as datas exatas do embarque e comprovante da reserva do hotel onde ficará hospedado.

Também é necessário apresentar na imigração cubana o certificado de vacinação contra a febre amarela e também a apólice do seu seguro viagem para Cuba.

Qual é a língua oficial de Cuba?

Por toda a ilha há cubanos que falam vários idiomas. Embora a língua oficial do país seja a castelhana, que é de fácil entendimento, o espanhol é muito falado por lá.

Além disso, os cubanos falam bem o inglês e até arriscam outros idiomas, como o francês, italiano e alemão. Mas se você souber falar um pouco de espanhol ou inglês já se sentirá à vontade em Cuba.

Seguro viagem para Cuba

Seguro Viagem:

O seguro viagem para Cuba é obrigatório para quem chega a Havana, Cuba. O país exige esse item até mesmo para os cubanos que vivem em outros países e voltam para lá por qualquer razão.

O seguro viagem é uma exigência porque faz toda a diferença para a sua viagem! Você estará muito distante do Brasil, concorda?

E não dá sequer para imaginar passar por um algum problema em terras cubanas e ter que resolver tudo sozinho.

Se a sua mala for extraviada? Se você sofrer algum acidente de trânsito? Perdeu o voo e vai precisar de um hotel? Está indisposto? Estas situações, infelizmente, podem acontecer.

E para lidar com elas, conte com as coberturas do seguro para te auxiliar. Faça sua cotação no Seguros Promo e encontre as melhores opções de planos que mais combinam com a sua viagem.

Passagens aéreas Havana

Além de contratar o seguro viagem com ótimo custo-benefício, conseguir economizar na compra das passagens aéreas para Cuba seria maravilhoso, não é mesmo?

Para encontrar as melhores opções, utilize o nosso site, Passagens Promo para fazer as suas cotações. Se quer preços baixos, evite os fins de semana e feriados para fugir de tarifas mais caras.

Aproveite também para fazer o cadastro para ser avisado quando o seu trecho de viagem  tiver alguma alteração no valor.

O que tem para fazer em Havana?

Essa pergunta será fácil de responder tão logo você desembarque nesse país caribenho. São muitas as atrações turísticas que há por lá! 

Comece seu tour pelos Museus da Revolução e o Nacional de Belas Artes. Ambos preservam a história de Cuba e de sua revolução contadas por meio das obras de artes, que vão desde retratos até estátuas. 

E, por falar em Revolução Cubana, passeie pela Praça da Revolução, que é a maior do mundo!

Reserve algumas horas do seu dia para conhecer o bairro de Habana Vieja e todos os pontos turísticos de Cuba, Havana que há em suas proximidades. Suba as escadarias do Capitólio e aprecie toda a beleza de seu interior!

Que tal fazer compras e lanchar no comércio frenético da rua principal de Havana, Calle Obispo? 

Está gostando do conteúdo?
Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!

Fique tranquilo, não enviamos spam!

E-mail cadastrado com sucesso!
A partir de agora, você receberá as melhores
dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

Se gosta de um roteiro cultural por Cuba, visite o Grande Teatro de Havana, mesmo que seja apenas para apreciar sua arquitetura.

Depois de um dia repleto de passeios, descanse relaxando à sombra da Plaza de Armas e contemple o Monumento José Martí, que fica no ponto mais alto de Havana!

Não deixe de saborear os tradicionais sorvetes na Coppelia, além de experimentar o melhor mojito de Cuba servido na La Bodeguita del Medio

Passe uma tarde inteira se deliciando nas águas calmas da Praia Santa Maria del Mar, a mais frequentada da cidade.

Havana Cuba Mapa

Com tantas atrações para conhecer e curtir nesse país incrível, que tal ter em mãos um mapa para ajudar você a organizar com mais praticidade o seu roteiro? Dê uma olhada nesse mapa que preparamos para você.

Habana Vieja

O bairro já é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. São muitos os edifícios históricos e Habana Vieja é o mais antigo e mais visitado de Cuba. Excelente região para se caminhar.

Os restaurantes e bares estão prontos para atender os turistas ao mesmo tempo em que mercados e mercearias vendem produtos mais limitados aos cubanos. 

São os dois lados de Cuba – capitalismo e socialismo – sendo vividos a mesma região.

Capitólio Havana

Capitolio de havana
Fonte: Pixabay

Uma construção caríssima, o Capitólio de Havana, atualmente, é a sede da Biblioteca Nacional de Cuba. Mas já foi sede do governo tempos atrás. É o maior monumento do país e tem ambientes internos luxuosos.

O Capitólio passou por restauração recentemente e toda sua arquitetura está ainda mais linda. À noite, ele fica todo iluminado. Vale a pena subir suas escadarias e apreciar parte de Cuba lá do alto!

Museu da Revolução

Os cubanos consideram esse museu o mais importante de todos no país. Nele está, praticamente, toda a história de Cuba, além de muitas fotos e relatos sobre a Revolução liderada por Fidel Castro.

A sede do Museu da Revolução já serviu de residência presidencial por 40 anos e só a arquitetura do edifício já vale a visita. No local, toda a história de Cuba preservada no interior do museu atrai muitos turistas.

Praça da Revolução

Havana cuba praça da revolução
Fonte: Pixabay

É um dos pontos turísticos em Cuba mais tradicionais. Foi nesta praça que Fidel Castro fez seus históricos pronunciamentos. Nela há uma parede imensa com a imagem estampada de Che Guevara.

A Praça da Revolução tem 72 mil metros quadrados! É a maior praça do mundo! E, atualmente, continua servindo de palco para grandes eventos, como a visita do Papa João Paulo II no país.

Plaza de Armas

É uma praça que chama a atenção pela arborização. Um lugar excelente para caminhar e descansar um pouco. Alguns ambulantes ficam pela Plaza de Armas vendendo livros antigos.

A Plaza de Armas foi construída tão logo Cuba foi fundada, ou seja, é praticamente a praça mais antiga do país! Bem conservada, ela tem muitos lugares para sentar e sua limpeza também é evidente.

Memorial José Martí

Havana cuba memorial jose marti
Fonte: Unsplash

Ele fica no ponto mais alto de Havana e, se você quer ter uma vista incrível da capital de Cuba, este é o lugar perfeito. Basta subir até ao observatório que tem, aproximadamente, 130 metros de altura!

Além deste observatório, o Memorial ainda abriga um museu e uma estátua toda feita em mármore homenageando José Martí. O lugar é muito limpo, agradável e um dos mais bonitos da região!

Calle Obispo

Repleta de bares, restaurantes, lojas, supermercados e até uma agência bancária, a Calle Obispo é a rua principal de Havana. 

Sempre movimentada, ela funciona, praticamente, dia e noite, e é bastante extensa! Não deixe de reservar algumas horas para conhecê-la!

Grande Teatro de Havana

havana cuba grande teatro
Fonte: Unsplash

Um dos melhores lugares em Cuba, o Grande Teatro de Havana é centenário e imponente pela sua arquitetura esplêndida e por ter uma das mais adequadas acústicas do mundo!

O Grande Teatro de Havana já recebeu artistas renomados internacionalmente, como Anna Pavlova e o tenor Enrico Caruso.

Museu Nacional de Belas Artes

Um edifício majestoso que conta com 24 salas repletas de obras de arte em ordem cronológica

No local, existem dois prédios devido à quantidade de peças expostas, sendo muitas delas produzidas pelos próprios artistas cubanos.

Havana Cuba: praias

Havana cuba praias
Fonte: Pxhere

Estar nessa ilha tão fascinante e não conhecer sua principal praia é inaceitável. Por isso, organize-se para ir até a Praia Santa Maria del Mar e se encantar com tanta beleza!

Praia Santa Maria del Mar

É a mais frequentada pelos moradores de Cuba e oferece uma excelente infraestrutura para os turistas. Lojas, farmácias, restaurantes, hotéis e supermercados, todos muito próximos à Praia Santa Maria del Mar.

Das praias em Havana Cuba, ela é a mais próxima da capital, distante cerca de 20 minutos apenas. 

Com mar tranquilo, águas cristalinas e de cor maravilhosa, Santa Maria del Mar é parada obrigatória no seu roteiro pela ilha.

Gastronomia em Havana

gastronomia de havana cuba
Fonte: Pxhere

Ela faz lembrar um pouco a culinária brasileira e você não terá dificuldades de encontrar arroz, por exemplo, carne de porco, massas e peixes. Há muitos restaurantes e bares, em Havana, para todos os bolsos e paladares.

Separamos dois locais famosos na capital de Cuba por oferecerem especialidades como sorvetes e o tradicional mojito. Não deixe de conhecê-los e saborear essas delícias antes de retornar ao Brasil!

Sorveteria Coppelia

Mesmo que o dia não esteja tão quente, vale a pena saborear as delícias desta sorveteria que é a mais tradicional de Havana

É fato que são poucos sabores para escolher, mas o sorvete cubano da Coppelia é maravilhoso!

Todos eles são servidos com calda de chocolate e uma mistura de farelos crocantes, que dão água na boca.

E preste atenção, porque há duas filas. Uma para atender aos cubanos e outra aos turistas. A diferença entre elas está no preço.

La Bodeguita del Medio

Havana Cuba la bodeguita del medio
Fonte: Pxhere

Este é um dos principais restaurantes em Havana, Cuba e que serve o melhor mojito da ilha! Bem popular e famoso no país, o La Bodeguita del Medio era o bar preferido de Fidel Castro e de Nat King Cole.

Muitos famosos que já foram frequentadores do bar deixaram seus nomes escritos nas paredes ao lado dos nomes anônimos. Você também poderá deixar o registro do seu por lá. Olha que legal!

Viagem Cuba dicas

Você já deve estar querendo arrumar as malas e conhecer Havana o quanto antes! Mas preste atenção em mais estas dicas que trazemos para você.

Em Cuba, o cartão de crédito raramente é aceito em estabelecimentos comerciais. Portanto, não conte com ele durante sua viagem para Cuba, combinado?

Em Havana, Cuba, existe uma diferenciação na moeda oficial do país. Há duas moedas oficiais, o CUP (peso cubano/nacional) usado pelos cubanos, e o CUC (peso cubano conversível) usado pelos turistas.

Saiba que 1 CUC é igual a 25 CUPs, que equivale ao dólar americano! Geralmente, tanto os cardápios quanto os demais produtos e serviços comercializados em Cuba trazem os dois preços.

A internet até é liberada pelo governo cubano, mas ainda é muito cara! Então, tenha cuidado ao utilizar desta tecnologia em terras cubanas.

Cotação passagens aéreas Havana

Pronto! Você já tem em mãos um roteiro incrível para conhecer o melhor de Havana Cuba! Agora é separar as malas, contratar o seguro viagem e, claro, pesquisar o menor preço das passagens aéreas para Cuba.

E para conseguir economizar, utilize o Passagens Promo, que apresenta os menores preços do mercado.

Quer fazer uma viagem fantástica pela maior ilha do Caribe e conhecer toda a beleza de Havana, Cuba? De Promo você pode!

Recomendado para você
O que fazer em Cuba: roteiro de 4, 3 e 2 dias pelo país

O que fazer em Cuba: roteiro de 4, 3 e 2 dias pelo país