Huacachina: um paraíso peruano em meio às dunas

No Peru tem um dos oásis mais mágicos do mundo, o vilarejo Huacachina, é um dos destinos mais indicados para quem busca uma viagem curta e cheia de boas experiências.

Não tem como não conhecer esse lugar e não se apaixonar. Atualmente, é um dos lugares mais desejados do mundo, especialmente para viver aventuras fascinantes. 

Para te ajudar a criar um roteiro ideal para Huacachina, foi preparado um conteúdo com as melhores dicas do que fazer e mais. 

Onde fica Huacachina? 

Uma das vilas mais espetaculares do mundo fica no Peru, Huacachina, está na área deserta costeira do país a cerca de 5km da cidade de Ica e 300km de Lima. 

Ao redor do vilarejo tem dunas que promovem uma visão dourada e no centro uma lagoa que permite um cenário mágico, tanto que existem lendas locais sobre o poder curador das suas águas. 

Hoje, é um dos lugares mais escolhidos na América do Sul, quem gosta de uma viagem no estilo mais aventureiro e viver experiências únicas, Huacachina é a escolha perfeita. Não tem como não se apaixonar e viver dias inesquecíveis. 

Como ir do Brasil a Huacachina?

Para conseguir chegar a esse oásis, é necessário pegar um voo para Lima, capital do Peru. Em seguida, vai escolher ir de carro ou ônibus para a cidade de Ica, que fica aproximadamente 300km de distância da capital peruana. 

Alguns turistas escolhem fazer o trajeto de ônibus, existem os que promovem todo o conforto, para que a viagem seja tranquila. Em menos de 5 horas, consegue chegar a Ica. 

Quem quiser explorar a região e ter mais autonomia nos seus passeios, prefira alugar um carro e seguir pela Rodovia Panamericana. Antes da viagem, veja com antecedência uma boa locadora de carros e procure saber quais são as documentações necessárias e as principais leis de trânsito do país.

Se o trajeto for feito de ônibus, ao chegar na cidade Ica, você pode ir de táxi ou mototáxi para o vilarejo, localizado a 5km de distância. Elabore com antecedência todo o trajeto, para ao chegar em Lima saiba perfeitamente como ir a Huacachina.

Qual é a melhor época para viajar a Huacachina? 

No momento que surge o desejo de visitar um certo destino, algumas dúvidas aparecem, e uma delas é qual época escolher. Não subestime isso, pois ao depender da escolha, você poderá viver dias ainda mais memoráveis. 

A maioria dos turistas preferem o verão (dezembro a março) por causa das temperaturas altas e também dos dias mais longos que possibilitam uma maior quantidade de atividades. Nessa época, pode-se fazer passeios de buggy e apreciar o brilho do sol nas dunas.

No entanto, se você não gosta do calor, pode tornar-se desgastante ir no verão. Para quem gosta de temperaturas amenas e frescas, o mais indicado é o inverno (junho a agosto). 

É um período com um menor fluxo de turistas e também é mais fácil encontrar hospedagens. O melhor de tudo é que você consegue fazer caminhadas e se aventurar nas dunas, sem enfrentar o calor intenso. 

Tanto o verão quanto o inverno são épocas secas, ou seja, tem pouca probabilidade de chuva, assim consegue aproveitar completamente Huacachina. A diferença entre elas duas, é que uma faz mais calor, enquanto a outra tem temperaturas amenas e refrescantes.

Garanta sua passagem aérea por 35% off

Lenda de Huacachina 

Por trás de toda a beleza de Huacachina, existe uma lenda que torna o vilarejo ainda mais misterioso e atrativo. Afirmam que existia uma jovem princesa que se banhava na lagoa e que do nada se assustou. Ao fugir, as dobras de seu manto se transformaram nas dunas ao redor e a lagoa permaneceu no mesmo lugar. 

Na verdade, a lagoa que hoje não é mais a original, a água advém de poços artesianos. Anteriormente foi formada devido às águas subterrâneas em uma depressão natural do terreno. E desde o século XX, Huacachina ganha cada vez mais destaque, promovendo aos seus visitantes uma visão de um oásis no meio de um deserto.

O que fazer em Huacachina? 

Com certeza, Huacachina, tornou-se um dos destaques da América do Sul. O espetáculo natural promovido é de deixar qualquer um de boca aberta. 

Há várias atividades que podem ser feitas nesse oásis, não tem como não aproveitar esse ambiente mágico.

Passeios nas dunas 

Passeios nas dunas 

Suas majestosas dunas, além de promover uma visão panorâmica do vilarejo, também permite algumas atividades, como sandboard, você pode deslizar em pranchas especiais e se aventurar.

Quem deseja mais adrenalina, faça um passeio de buggy, que sobem e descem rapidamente é como se estivesse em uma montanha-russa. 

Para desacelerar um pouco, antes de ir embora, aproveite o seu fim de tarde para fazer caminhadas e apreciar a beleza do pôr do sol. Sente um pouco para contemplar as cores do entardecer nas dunas. Sem dúvidas, não tem como não fotografar esse local que permite registros cinematográficos.

Explorar o lago 

Explorar o lago 

Um dos destaques do vilarejo é o lago no centro em meio às dunas de areia. Ele também é cercado por uma vegetação de palmeiras, garante uma atmosfera autêntica.

Para aproveitar mais da sua beleza, faça um passeio de pedalinho e observe a vida selvagem, seus pássaros e tartarugas. É uma experiência relaxante e romântica. 

Depois faça uma caminhada ao redor e trilhas para ter uma visão do local por várias perspectivas e garantir registros incríveis. Para fechar com chave de ouro, faça um piquenique, para desfrutar de um momento sossegado e de contemplação da natureza. 

Suba até o Mirante de Huacachina

Suba até o Mirante de Huacachina

Tenha uma vista panorâmica do vilarejo, da cidade Ica e das dunas no Mirante de Huacachina. Escolha subir no fim do dia, para assistir ao pôr do sol o seu espetáculo dourado. 

No mirante, você irá encontrar fotógrafos e pessoas que aproveitam para observar a natureza local. Quem quiser recarregar as energias pode meditar e até fazer yoga. 

Se quiser ter uma experiência completa, fique até à noite, para ter uma das cenas mais impressionantes do céu estrelado. O local não tem luz artificial e com isso é possível enxergar toda a beleza das estrelas. 

Conheça a Estátua da Princesa Huacca China

Não tem como ir ao vilarejo e não conhecer a famosa Estátua da Princesa Huacca China, um dos principais símbolos. É um lembrete da lenda que envolve Huacachina.

A escultura apresenta detalhes da cultura local, a princesa foi esculpida de maneira que reflita sua graça e poder. Ela fica localizada em um ambiente natural e próximo do lago. 

Muitas pessoas ficam encantadas com a beleza da estátua e o amor que transmite pela natureza. Garante um espaço de conexão e reflexão.

Faça uma parada no mercado local

Para apreciar aspectos culturais, faça uma parada no mercado local, embora pequeno, reúne a riqueza de Huacachina. Tem barracas com artesanato e souvenirs, como joias, roupas, cerâmicas e itens para decoração. 

Experimente seus produtos típicos e conheça suas frutas e vegetais da região, prove o famoso Ceviche e picarones que guardam sabores marcantes da culinária peruana. 

Além de ser um ambiente vibrante, cheio de alegria e vida, você pode interagir com os locais e conversar sobre a lenda local e ter informações interessantes da região. 

Excursão em Paracas

Excursão em Paracas

Aproveite sua passagem por Huacachina para fazer uma excursão para Paracas, aproximadamente 1h de carro. Existem diversas agências que promovem esse passeio para essa belíssima reserva natural peruana. 

Nessa reserva tem áreas desérticas, litorâneas e uma biodiversidade abundante. Passe um tempo em suas praias, faça trilhas nos penhascos e formações rochosas para ter vistas panorâmicas.

Um dos maiores destaques da Paracas são as Ilhas Ballestas, você poderá fazer passeios de barco e observar a variedade de animais, desde leões-marinhos a pinguins-de-Humboldt, além das aves marinhas. 

A excursão também leva os visitantes para ver uma figura misteriosa, a forma é de um candelabro e promove um cenário único e misterioso. Além disso, em Paracas, tem restaurantes locais que servem frutos do mar, como ceviche e mariscos.

Quem gosta de se aventurar, faça um esporte aquático, seus mares tem boas condições para kitesurf e caiaque. É uma boa oportunidade para ter momentos de adrenalina.

Excursão para as Linhas de Nazca

Excursão para as Linhas de Nazca

Faça também uma excursão para Linhas de Nazca, um conjunto de geoglifos no deserto, são linhas e figuras desenhadas no solo e remetem a mais de 2.000 anos, pela civilização Nazca, são desenhos de animais, plantas, figuras humanas e formas geométricas.

Hoje em dia, muito se fala sobre qual motivo fizeram essas figuras, algumas teorias apontam para rituais e práticas religiosas. Para ter uma visão melhor, opte por um passeio de helicóptero e tenha uma vista panorâmica.

Você também pode apreciar a parte do Mirador, ele fica localizado na Rodovia Panamericana, porém o voo ainda continua a ser a melhor opção para ver as figuras.

Tipos de hospedagens em Huacachina 

Antes de viajar para Huacachina, procure uma boa hospedagem para garantir uma experiência única. Você consegue encontrar resorts e até hostels. 

Quem quiser economizar prefira ficar em um hostels com quartos compartilhados ou optar por um privativo. Tem à sua disposição piscina, bar e entretenimento.

Outra alternativa econômica e oferece uma estadia mais reservada é um hotel boutique, que também oferece café da manhã incluso na diária. Além de permitir momentos de lazer, em suas piscinas que garantem uma vista privilegiada para as dunas. 

Para ter uma experiência mais próxima da natureza, escolha um eco lodges, são hospedagens sustentáveis e estão em um ambiente natural. E se quiser viver uma aventura, faça um camping, algumas agências promovem essa estadia no meio do deserto. 

Viva dias luxuosos nos resorts que tem serviços exclusivos e ficam bem próximos do lago e das dunas. O que importa é você reservar um hotel que mais combine com o seu estilo.

Experimente alguns pratos típicos em Huacachina 

Encontre um bom restaurante tradicional para provar delícias peruanas em Huacachina. Inclua os seguintes pratos no seu passeio gastronômico: 

Não deixe de experimentar também uma sobremesa peruana. A picarones é uma rosquinha de abóbora e batata-doce, antes de ser servida e frita recebe uma calda de melado, sendo um dos doces mais famosos do país.

O que fazer à noite em Huacachina? 

Alguns turistas também escolhem fazer passeios de buggy e sandboard à noite para apreciar a iluminação que o vilarejo fica e a beleza do céu estrelado. Sem dúvidas, será um dos mais belos que você terá visto em sua vida. 

Para ter um momento relaxante e romântico, leve uma manta e alguns petiscos, aproveite a atmosfera mágica para criar momentos incríveis à noite. 

Se estiver em um grupo de amigos, faça um sarau com fogueira. Além disso, há agências que promovem esse evento aos seus turistas. Ao depender da época da sua viagem, também tem a chance de participar de festivais locais na cidade de Ica.

Você também não pode esquecer de aproveitar dos seus bares e restaurantes para ter uma experiência gastronômica local e degustar dos seus mais típicos pratos da culinária peruana.

É uma ótima forma de explorar a cultura local e descobrir seus sabores marcantes. E durante o dia você pode vivenciar isso em seus mercados e interagir com os locais.

Compre sua passagem aérea para o Peru 

Quantos dias ficar em Huacachina? 

Para elaborar um bom roteiro, decida quantos dias pretende ficar em Huacachina. E quem tiver poucos dias disponíveis, saiba que esse é um bom destino para aproveitar completamente as atrações. 

Em 2 a 3 dias, você consegue caminhar pelas suas dunas, se aventurar, praticar sandboard, sentir a adrenalina nos buggys. Além de ter a chance de explorar locais próximos, como a cidade Ica, a Reserva Nacional de Paracas e Linhas de Nazca. 

Nesse período de tempo, também consegue desfrutar da sua estadia com calma, especialmente aqueles que optaram reservar um resort luxuoso.

Veja Também: