O que fazer na Ilha da Madeira, Portugal: melhores passeios e dicas

Nos últimos anos, a Ilha da Madeira, Portugal, se transformou em um dos principais destinos do país europeu.

Esse sucesso turístico só é possível porque a região se escora em diversos elementos para atrair quase 1,5 milhão de visitantes por ano.

Arquipélago português famoso pela gastronomia e pela rica cultura, a região é cercada por águas em diferentes tons de azul e tem o terreno montanhoso, cheio de opções de ecoturismo.

Os viajantes ainda podem contar com excelentes hotéis e uma infinidade de passeios turísticos, com opções para toda a família, incluindo mergulho, visitas a cavernas, mirantes e muito mais!

Em outras palavras, a ilha pode ser o destino perfeito para suas próximas férias, especialmente se você deseja fugir dos preços salgados do turismo em alguns pontos da Europa. Veja só!

Compre passagens aéreas para Lisboa com o menor preço neste link!

Ilha da Madeira, Portugal: descubra as belezas da região!

Gosta de paisagens deslumbrantes e destinos diferentes? Então prepare-se para se apaixonar por tudo sobre a Ilha da Madeira, em Portugal!

O arquipélago foi descoberto no século XV pelos portugueses e acabou batizado em homenagem a suas imensas florestas, que recobrem praticamente todo o território.

O cenário é tão verdejante que a chamada Floresta Laurissilva acabou tombada pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade, em 1999!

As ilhas têm origem vulcânica, o que garante paisagens simultaneamente dramáticas, pitorescas e encantadoras por todos os cantos: onde o verde não recobre, você encontrará montanhas, penhascos, vales e praias simplesmente paradisíacas.

Ali se distribuem diferentes opções para o turismo que busca aventura, em cenários que propiciam a prática de canionismo, parapente, trekking e cicloturismo, seja com vista para o mar ou perto de cachoeiras deslumbrantes.

E não pense que só de belezas naturais vive a Madeira! Que tal percorrer as rotas do vinho, da cana-sacarina e do rum, capazes de te apresentar uma ilha para lá de diferente?

Afinal, a região se tornou mundialmente famosa por seus vinhos, pela gastronomia típica elaborada e por hotéis luxuosos, com excelente infraestrutura, que atraem hóspedes do mundo inteiro!

Quando ir para a Ilha da Madeira?

Quando ir para a Ilha da Madeira?
Fonte: Unsplash

As belezas da Ilha da Madeira, Portugal, podem ser visitadas em qualquer ocasião, mas alguns detalhes podem te ajudar a identificar a época mais indicada para a sua viagem.

Entre os meses de abril e setembro, as temperaturas estão mais elevadas, chove menos e as condições de balneabilidade estão perfeitas para passar longos dias à beira-mar ou explorar as piscinas naturais do arquipélago.

Se a sua intenção, porém, é percorrer as trilhas e curtir passeios para observação da vida marinha, como baleias e golfinhos, a data da viagem quase não importa, pois essas atividades podem ser desfrutadas em qualquer época do ano.

Vale pontuar que o clima na ilha pode ser bastante instável e você pode até testemunhar as quatro estações em um único dia, por isso, esteja sempre preparado para eventuais mudanças de tempo repentinas.

Quem não gosta de praias ou cidades cheias deve evitar viajar no verão, especialmente de julho a agosto, quando os dias são mais longos e turistas do mundo inteiro visitam o arquipélago.

Você pode fugir da superlotação e dos preços inflacionados, sem abrir mão das temperaturas elevadas, se viajar entre maio e junho ou em setembro!

Onde fica localizada a Ilha da Madeira?

Você sabia que a sua viagem para Ilha da Madeira, Portugal, vai te levar mais perto da África do que da Europa?

Formado pelas ilhas Madeira, Porto Santo, Selvagens e Desertas, o Arquipélago da Madeira fica a apenas 450 km das Ilhas Canárias e a 500 km da costa do Marrocos, no continente africano!

Qual a distância de Portugal para Ilha da Madeira?

A região onde fica a Ilha da Madeira está a mais de 1.000 km de Lisboa, da costa portuguesa e, consequentemente, do continente europeu, cercada pelo Oceano Atlântico por todos os lados.

A principal porta de entrada do arquipélago é o Aeroporto Internacional da Madeira Cristiano Ronaldo, localizado na região metropolitana da capital, Funchal, que recebe voos a partir de Portugal e outros destinos europeus.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Promoção de passagens aéreas para Ilha da Madeira, Portugal

    Você pode adquirir suas passagens para Ilha da Madeira, Portugal, com o máximo de economia. Basta seguir duas dicas valiosas.

    O primeiro passo é providenciar suas passagens com antecedência. Quanto antes você se planejar e comprar os tíquetes, maior tende a ser a sua economia.

    Além disso, vale a pena utilizar um buscador, como o Passagens Promo, para potencializar sua pesquisa de preços: em poucos cliques você conseguirá identificar a melhor opção para o seu bolso e a sua conveniência.

    Não se esqueça de ativar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para a Ilha da Madeira ou qualquer outro destino do Brasil e do mundo!

    Passagens aéreas para Madeira, Funchal, em Portugal!
    Passagens aéreas saindo de
    Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

    Mapa da Ilha da Madeira, Portugal

    Apenas duas das ilhas do arquipélago, Madeira e Porto Santo, são habitadas. As demais, Selvagens e Desertas, não são populadas, mas podem ser visitadas. 

    Confira no mapa da Ilha da Madeira, Portugal!

    O que fazer na Ilha da Madeira

    Principal destino de veraneio dos portugueses no arquipélago, a badalada cidade de Funchal combina excelente infraestrutura com uma localização privilegiada para conhecer as melhores atrações madeirenses.

    Na pequenina Porto Santo, o clima cosmopolita dá lugar à filosofia pé na areia, que segue o ritmo do vai e vem do mar em praias simplesmente paradisíacas.

    A lista de atrações se estende à pitoresca Câmara de Lobos, às falésias do Cabo Girão e ao encantador Curral das Freiras, encravado em meio às montanhas madeirenses!

    Como você deve ter notado, existem tantas atrações turísticas à espera do visitante que pode ser um desafio montar um roteiro pela região

    Para te ajudar nessa tarefa, listamos o que fazer na Ilha da Madeira, Portugal, confira!

    Funchal 

    Funchal Madeira Portugal
    Fonte: Pixabay

    Muito provavelmente, ao chegar à Ilha da Madeira, Funchal será o primeiro lugar que você vai conhecer. 

    Capital e endereço do aeroporto do arquipélago, a cidade abriga belas praias, como a Praia Formosa, pode ser vista do alto a partir do Teleférico do Monte (ingressos a 16 euros, em agosto/2021) e tem uma rede hoteleira ampla, além de excelentes restaurantes.

    O centrinho da cidade é compacto, mas rico em opções turísticas, como o Mercado dos Lavradores, o Jardim Municipal do Funchal e o Parque de Santa Clara.

    As construções históricas merecem destaque especial, como a Fortaleza de São Tiago, o Palácio de São Lourenço e a impressionante Sé Catedral de Nossa Senhora.

    Para conhecer um pouco mais sobre as tradições e a história da cidade do Funchal, inclua um passeio pelos museus Madeira Story Center, Quinta das Cruzes e Museu de Arte Sacra do Funchal em seu roteiro de viagem!

    Porto Moniz 

    Porto Moniz é uma das cidades da Madeira mais pitorescas, onde a paisagem é cortada por construções rústicas e muitas belezas naturais.

    É ali que estão localizadas as Piscinas Naturais do Cachalote, maior cartão-postal do arquipélago, de acesso gratuito e origem vulcânica, o que garante um visual ainda mais espetacular.

    Nos arredores das piscinas naturais, você poderá visitar lojas que vendem de tudo, bons restaurantes com vista para o mar e até mesmo infraestrutura com banheiros e vestiários.

    A cidade ainda abriga algumas piscinas privadas, com entradas que funcionam como um tipo de clube, com salva-vidas, restaurantes e opções de lazer para as crianças.

    Santana 

    Santana
    Fonte: Pixabay

    O vilarejo de Santana é bastante famoso por ser considerado o mais “tradicional” da Madeira, com a paisagem formada por casinhas coloridas com telhado de colmo em forma triangular, típicas do arquipélago.

    O cenário pitoresco, que inclui não apenas o Parque Temático da Madeira, como também a Reserva Natural da Rocha do Navio, é tombado pela Unesco como Reserva da Biosfera desde 2011.

    A partir de Santana também é possível percorrer a trilha de 1h30 da Achada do Teixeira até o Pico Ruivo, de onde é possível ter uma vista impressionante do arquipélago!

    Grutas de São Vicente 

    As Grutas de São Vicente estão entre os lugares para visitar na Madeira que não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem.

    Embora tenham sido formadas há mais de 890 mil anos, após uma série de erupções vulcânicas violentas, as grutas só foram abertas à visitação em 1996.

    Os corredores e salões se estendem por mais de 1.000 metros e chegam a mais de 6 metros de altura!

    Aproveite a sua visita ao complexo de grutas para conhecer o Centro de Vulcanismo e aprender mais sobre o surgimento do arquipélago da Madeira.

    Cabo Girão 

    Cabo Girão
    Fonte: Pixabay

    O promontório (ou falésia), Cabo Girão, é o mais elevado de toda a Europa, com mais de 580 metros de altitude.

    Do seu Miradouro, é possível contemplar o azul do oceano, fazendas no sopé das montanhas e até mesmo as cidades do Funchal e de Câmara dos Lobos.

    No topo da falésia foi instalada uma passarela de vidro, a Skywalk, que permite que o visitante caminhe sobre o oceano. Os mais corajosos podem até se arriscar no bungee jump e parapente.

    Depois de conhecer o mirante, estenda a sua visita até a Capela de Nossa Senhora de Fátima, inaugurada em meados do século XX.

    Curral das Freiras 

    Encravado em um vale em meio às montanhas, o pitoresco vilarejo de Curral das Freiras é uma parada obrigatória no roteiro do viajante que quer conhecer mais sobre a cultura madeirense.

    Para chegar até a vila, é aconselhável contratar um tour, pois é preciso encarar uma estrada bastante vertiginosa entre os montes.

    A região ganhou esse nome por ter sido de propriedade das freiras do convento de Santa Clara após 1492.

    Ali, você poderá visitar dois dos mirantes mais incríveis de todo o arquipélago, os miradouros do Paredão e da Eira do Serrado.

    Além dos miradouros, não deixe de conhecer a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Livramento, padroeira da vila.

    Câmara de Lobos 

    Câmara de Lobos
    Fonte: Markus Bernet / Wikimedia Commons / CC BY-SA 2.0

    Pertinho de Funchal fica a cidade de Câmara de Lobos, um dos destinos imperdíveis da Ilha da Madeira, Portugal.

    Fica no vilarejo o Miradouro do Salão Ideal, que oferece vista da Baía da Madeira e da Falésia do Cabo Girão, além de um charmoso centro histórico com construções datadas do século XVI.

    Afinal, a cidade foi a primeira ocupação no arquipélago, onde o descobridor português João Gonçalves Zarco se instalou pela primeira vez.

    Seu curioso nome se deve às grandes colônias de lobos marinhos que existiam na região na época da chegada dos portugueses. 

    Hoje, os animais estão restritos às Ilhas Desertas, cujo território é dedicado à preservação ambiental.

    Porto Santo 

    Apesar de ficar bem pertinho da Ilha da Madeira, a Ilha de Porto Santo tem um visual bastante diferente da vizinha. 

    Em vez das praias de pedras roladas, em Porto Santo você encontrará um areal com mais 9 km de extensão, cujas areias douradas têm propriedades terapêuticas, além de águas absurdamente cristalinas.

    É nesta pequena ilha que estão alguns dos melhores resorts à beira-mar do arquipélago: se você estiver viajando na baixa temporada, poderá curtir uma experiência exclusiva, com praias paradisíacas praticamente desertas em boa parte do tempo!

    Não deixe de conhecer o centro histórico e a Casa Museu, onde o explorador Cristóvão Colombo viveu por boa parte de sua vida!

    Levada do Caldeirão Verde

    Fica no Parque Florestal das Queimadas a Levada do Caldeirão Verde, que percorre trechos nativos de Floresta Laurissilva, tombadas pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade.

    A trilha tem 13 km de extensão, considerando-se ida e volta, e tende a durar cerca de 5h30.

    O ápice do passeio é a chegada ao poço do Caldeirão Verde, cuja queda d’água tem mais de 100 metros de altura!

    Quanto custa uma viagem à Ilha da Madeira?

    Quanto custa uma viagem à Ilha da Madeira?
    Fonte: Pexels

    Embora a moeda oficial da Ilha da Madeira, Portugal, seja o euro, é possível desfrutar de uma viagem relativamente barata pelo arquipélago. 

    As opções de hospedagem estão disponíveis em diferentes faixas de preço, com diárias que variam de 18 euros a 200 euros

    As passagens aéreas a partir de Lisboa, por sua vez, devem sair a partir de 50 euros em promoção.

    Você deverá gastar entre 40 e 70 euros para fazer as principais refeições do dia (café da manhã, almoço e jantar), a depender do estilo de restaurante que visitar.

    Os viajantes mais econômicos não precisam nem pagar pelos passeios, se não quiserem: as piscinas naturais de Porto Moniz, várias praias e até alguns museus têm entrada gratuita.

    Vale lembrar que os preços listados acima foram cotados em agosto de 2021 e podem sofrer alteração a depender da época da sua visita.

    Como é morar na Ilha da Madeira em Portugal?

    Quem decide viver na Ilha da Madeira, Portugal, vai poder desfrutar de qualidade de vida elevada e índices de segurança impressionantes.

    O custo de vida não é muito elevado, assim como em Portugal continental, e a oferta de empregos não deixa a desejar.

    O arquipélago tem ruas limpas, boas escolas e excelente infraestrutura de serviços, além de estar cercado por inúmeras belezas naturais e praias paradisíacas.

    Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, e muito mais! Clique aqui e confira.

    Cotação de passagens para Ilha da Madeira, Portugal

    O que você acha de começar a preparar a sua viagem para a Ilha da Madeira, Portugal, agora mesmo? 

    Visite nosso site buscador, Passagens Promo, para encontrar as passagens aéreas mais baratas do mercado!

    Você só precisa digitar as cidades de origem e destino, indicar as datas da sua viagem e escolher a melhor oferta.

    Para não perder nenhuma promoção para a Ilha da Madeira ou qualquer outro destino, não se esqueça de ligar o alerta de preços

    Quer conhecer as belezas de Portugal com economia? De Promo você pode!

    Passagens aéreas para Madeira, Funchal, em Portugal!
    Passagens aéreas saindo de
    Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Coimbra, Portugal: confira os melhores pontos turísticos e dicas de viagem!

    Coimbra, Portugal: confira os melhores pontos turísticos e dicas de viagem!

    Praias de Portugal: Quais as melhores do litoral lusitano?

    Praias de Portugal: Quais as melhores do litoral lusitano?

    Estudar em Portugal: vantagens, informações e dicas de destinos

    Estudar em Portugal: vantagens, informações e dicas de destinos

    Sul de Portugal: quando ir, cidades, melhores praias e dicas de viagem

    Sul de Portugal: quando ir, cidades, melhores praias e dicas de viagem

    Portugal com crianças: quando ir, cuidados e dicas de turismo

    Portugal com crianças: quando ir, cuidados e dicas de turismo

    Porto Portugal: quando ir, pontos turísticos, mapa e dicas

    Porto Portugal: quando ir, pontos turísticos, mapa e dicas