Ilha de Itamaracá, PE: em qual cidade fica a ilha, quantas praias são, o que fazer e outras curiosidades!

Um verdadeiro paraíso de águas azuis e areias cintilantes, a Ilha de Itamaracá, PE, é um destino surpreendente que encanta pelas suas belezas naturais e também pela sua importância para a história do Brasil.

Pertinho da capital Recife, a cidade é uma boa opção para uma viagem bate-volta, e também é o cantinho perfeito para descansar e se aventurar por longos dias. 

Vem conhecer um pouco dessa ilha cheia de encantos, histórias e paisagens naturais.

Compre passagens aéreas com o menor preço neste link!

Ilha de Itamaracá, PE: conheça as melhores atrações da região!

A ilha de Itamaracá, hoje, é um destino turístico repleto de belezas naturais e memórias do período colonial, mas, no passado, teve uma grande importância para o Brasil, já que deu o nome para uma das antigas capitanias hereditárias.

O resultado disso é um destino de atrações históricas surpreendentes e que encantam seus turistas, além de coroar com ainda mais beleza os cenários do litoral pernambucano. 

Por todos os cantos, belas praias, áreas de proteção ambiental, trilhas, igrejas antigas, vilarejos e fortaleza tornam os roteiros ainda mais interessantes. 

Qual cidade fica a Ilha de Itamaracá?

Qual cidade fica a Ilha de Itamaracá?
Fonte: Unsplash

Ao programar uma viagem para essa região, entender qual a cidade onde fica a Ilha de Itamaracá te ajudará a definir melhor suas rotas de deslocamento.

Na verdade, a ilha é um município pernambucano, fazendo parte da região metropolitana de Recife. Ela é separada do continente pelo canal de Santa Cruz, e está ligada pela ponte Presidente Getúlio Vargas.

Mapa da Ilha de Itamaracá, PE

Agora que você entende onde fica o destino, vale a pena consultar um mapa da Ilha de Itamaracá, PE, para te ajudar a entender como chegar e onde estão as principais atrações da região.

Pensando nisso, confira esse guia turístico que preparamos para te ajudar na sua próxima viagem de férias.

Como entrar na Ilha de Itamaracá?

Localizada no litoral norte do estado, a ilha fica coladinha com a capital pernambucana, a menos de 60 km de distância. Para entrar no arquipélago, os turistas precisam atravessar o canal de Santa Cruz.

A partir de Recife, é possível fazer o trajeto de carro, ônibus ou táxi em um percurso que dura pouco mais de 1 hora. 

Há ainda a possibilidade de fazer o trajeto de barco até a ilhota da Coroa do Avião, a bordo de catamarãs, que partem da marina de Igarassu, localizada a cerca de 30 km da cidade de Recife.

História da Ilha de Itamaracá, PE

História da Ilha de Itamaraca, PE
Fonte: Hans Von Manteuffel / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

A história de Itamaracá remonta para os anos entre 1493 e 1498, quando se tem notícia dos primeiros habitantes, que seriam náufragos. Há ainda relatos da presença de portugueses na região. 

Durante os séculos seguintes, a ilha prosperou por conta da sua economia açucareira. 

Em 1630, o vilarejo de Vila Velha, que existe até hoje, já era bem desenvolvido, com cerca de 100 prédios: como a Santa Casa, igrejas, câmara, residência do governador, entre outros.

Em 1631, a ilha foi invadida pelos holandeses, que ergueram um forte na entrada do canal de Santa Cruz

Em 1763, o rei Dom João V adquiriu a Ilha do Itamaracá por 4.000 cruzados para a Coroa Portuguesa.

Depois de mais de três séculos, a ilha foi instituída como cidade no dia 1º de janeiro de 1959, quando se desvinculou da cidade de Igarassu.

Quantas praias tem a Ilha de Itamaracá?

Ao viajar para o litoral pernambucano, tudo que queremos é curtir dias de sol e calor, não é mesmo? 

Sendo assim, ao elaborar o roteiro pela região, a dúvida muito comum entre os turistas é sobre quantas praias tem a Ilha de Itamaracá.

Saiba que a região conta com 11 praias com os mais variados estilos, desde as mais pacatas, como a Praia Pontal da Ilha, Praia do Sossego e do Fortinho, até as mais agitadas, como a Pilar, Jaguaribe e Quatro Cantos.

Muitas delas são consideradas as melhores praias da cidade de Recife, e algumas, as mais belas do estado de Pernambuco.

Promoção de passagens aéreas para a Ilha de Itamaracá, PE!

Que tal conhecer o Nordeste com economia? No nosso site, Passagens Promo, os viajantes encontram as melhores promoções de passagens aéreas para curtir as belezas da Ilha de Itamaracá, PE.

E o melhor é que, além de ter acesso aos voos mais baratos do mercado, as pesquisas na nossa plataforma são intuitivas e facilitadas, basta inserir os destinos de origem e chegada e as datas de viagem para conferir as melhores ofertas.

Para garantir a economia que precisa, não deixe de acionar o alerta de preços para receber avisos sempre que o trecho de viagem desejado entrar em promoção.

Siga-nos também nas redes sociais para ficar por dentro das promoções e das principais novidades do mundo das viagens.

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de

Ilha de Itamaracá: o que fazer

Ao planejar uma viagem para Ilha de Itamaracá, o que fazer jamais será um problema, pois atrações não faltam e você poderá desfrutar de dias de sol, calor, belas praias e muita história.

Vem com a gente e saiba um pouco sobre o que te espera neste cantinho do litoral pernambucano.

Forte Orange e Praia do Forte

Que tal unir belas paisagens e história? O Forte Orange, localizado na Praia do Forte, é um local perfeito para quem quer curtir o mar e, depois, explorar um pouco das memórias locais.

Marca da ocupação holandesa no estado, a fortaleza é considerada a maior do Nordeste, e foi erguida em 1631. O local chegou a ser destruído no século XVII, mas foi reconstruído pelos portugueses.

A fortaleza conta a história da Ilha de Itamaracá, PE: os turistas podem conhecer suas dependências e também subir até o seu topo, onde ficam os canhões que protegiam a região.

É possível ainda conferir uma exposição com peças encontradas durante a revitalização do espaço, além de uma sala com restos de paredes originais. 

Não deixe de desfrutar um pouco da praia do Forte, pegar um bronze em suas areias branquinhas e saborear as porções e drinks das barracas que existem no local.

Enseada dos Golfinhos

Enseada dos Golfinhos
Fonte: Pixabay

Sol, calor e belas paisagens serão companhias constantes durante a sua estada na Ilha de Itamaracá, Pernambuco. 

Um desses lugares belíssimos, e que dá para curtir o clima contagiante da região, é a Enseada dos Golfinhos, conhecida também como a praia do Fortinho.

Dona de um mar azul esmeralda, a região é mais tranquila, sem barracas e também é um pouco mais difícil de ser acessada, já que é preciso fazer o percurso em uma estrada de terra por cerca de 8 km. 

Mas acredite: todo esforço vale a pena, pois o cenário é paradisíaco, além de ser uma boa oportunidade para relaxar.

Coroa do Avião

Entre os pontos turísticos Itamaracá, a ilha Coroa do Avião é um dos lugares ilustres do litoral de Pernambuco

Reserve o dia todo para conhecer o local, descansar em suas areias brancas e mergulhar em um mar de águas calmas e cristalinas.

Esse é um lugar perfeito para turistas que viajam em família, pois as crianças podem brincar à beira-mar com muito mais tranquilidade. 

E não precisa se preocupar, pois a ilha Coroa do Avião tem boa infraestrutura, com barracas que servem bebidas e petiscos.

Uma dica, é ficar até o final da tarde para admirar o pôr do sol, que é um dos mais bonitos do litoral pernambucano.

Praia de São Paulo

No seu mapa da Ilha de Itamaracá, Pernambuco, a praia de São Paulo é também um lugar para quem quer relaxar e fugir de locais mais movimentados.

Com pouca oferta de quiosques, essa praia fica do outro lado do Forte Orange e possui uma ampla faixa de areia, que permite um delicioso passeio à beira-mar.

Ali, as águas também são calmas, e durante a maré baixa, a faixa de areia fica ainda mais ampla. Um bom lugar para levar as crianças.

Praia do Sossego

Praia do Sossego
Fonte: Fabiobarros / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

A praia do Sossego, é considerada por muitos a melhor da região.

Com um mar de águas transparentes, em tonalidade verde clara, a praia do Sossego tem uma ampla faixa de areia e um mar é bem calmo, perfeito para quem gosta de relaxar e se refrescar em águas tranquilas.

Igreja dos Santos Cosme e Damião

Além de suas belezas naturais, as construções históricas também são parte importante dos roteiros de viagem. 

Uma delas é a Igreja dos Santos Cosme e Damião, construída no século XV e considerada um dos templos católicos mais antigos do país.

O local também é um dos mais importantes e visitados da ilha de Itamaracá, PE, por ser conhecida como uma igreja milagreira.

Reza a lenda que em 1635, uma epidemia de febre amarela assolou toda a região, incluindo cidades como Recife, Itamaracá e Olinda, onde milhares de pessoas morreram vítimas da doença.

No entanto, a ilha foi o único local que passou ileso pela epidemia. Na época, os moradores atribuíram o fato à proteção da igreja.

Vila Velha

A história da cidade também é contada pelas antigas construções da Vila Velha, um vilarejo no ponto mais alto da cidade, construído pelos portugueses no ano de 1540. 

O local é um verdadeiro charme com seus casarios coloniais, ruínas de igrejas e uma vista belíssima para o mar. Ali, a sensação é que a região parou no tempo e o clima pacato impera em suas ruas de terra. 

No passado, a Vila Velha, Itamaracá, teve um importante papel para a região, sendo disputada pelos franceses, mas, ao longo dos anos, acabou perdendo importância. 

Atualmente, o vilarejo tem cerca de 500 moradores.

Lagoa Azul

Lagoa Azul Itamaracá
Fonte: Pxhere / CC0

Bem pertinho da Vila Velha, a Lagoa Azul também é um lugar bem gostoso para passar o dia, especialmente, para os turistas que viajam com as crianças.

No complexo, é possível fazer várias atividades de ecoturismo: como passear de pedalinho ou caiaque pelo lago e se aventurar na tirolesa. Também é possível apreciar a gastronomia do restaurante do local. 

Vale a pena uma pausa no roteiro pelas praias para relaxar e se divertir na Lagoa Azul.

Trilha dos Holandeses

Gosta de desbravar a natureza e conhecer um pouco da fauna e flora locais? 

Então, não deixe de fazer a Trilha dos Holandeses, que é bem curtinha, mas com uma beleza exuberante, que vale a pena ver de perto.

Seu ponto de partida é na Vila Velha, Itamaracá, e o percurso, pela Mata Atlântica, tem cerca de 3 km até o Forte Orange, passando também por outras construções antigas. 

No caminho de volta, os turistas passam pelas belas praias da região.

Esse caminho era feito pelos holandeses durante a ocupação da ilha, por isso, tem esse nome.

Ecoparque Peixe-Boi & Cia

O Ecoparque Peixe-Boi & Cia é também uma atração que vale a pena conhecer, principalmente, se viaja com as crianças.

O complexo oferece um tour por suas dependências, onde é possível conhecer um pouco da história do animal que, inclusive, está na lista de extinção no Brasil. 

Você poderá ainda se aproximar dos tanques para ver de pertinho os peixes-boi nadando, já que as paredes das piscinas são de vidros.

Qual a melhor praia de Itamaracá?

Para curtir dias de sol e calor, nada melhor do que saber qual a melhor praia de Itamaracá, não é mesmo? 

A verdade é que a ilha é repleta de belas praias, desde as mais calmas e isoladas até as mais badaladas e cheias de animação.

Mas, sem dúvida, a praia do Sossego é considerada uma das melhores por conta da cor das suas águas e ampla faixa de areia. 

Cotação de passagens aéreas para a Ilha de Itamaracá, PE!

Com tantas atrações na Ilha de Itamaracá, PE, dá vontade de fazer as malas e embarcar para o litoral pernambucano, não é verdade?

Para aproveitar ao máximo a sua viagem e ainda economizar, não se esqueça de garantir as melhores promoções de passagens aéreas no nosso site de buscas, Passagens Promo, que se tornou o queridinho dos viajantes por reunir as ofertas mais vantajosas do mercado.

No nosso site, é possível comparar promoções de diferentes companhias aéreas, datas e rotas de viagem, a fim de garantir voos pelo menor preço.

Lembre-se também de ativar o alerta de preços para receber as principais promoções e novidades por e-mail.

Quer conhecer o litoral de Pernambuco com economia e conforto? De Promo você pode!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
LATAM CPV Campina Grande REC Recife 20 Jun 27 Jun R$ 248 Azul CPV Campina Grande REC Recife 15 Out 31 Out R$ 280 Azul CPV Campina Grande REC Recife 01 Out 15 Out R$ 288 Azul CPV Campina Grande REC Recife 15 Out 01 Nov R$ 453 LATAM SSA Salvador REC Recife 09 Jun 13 Jun R$ 526 Ver mais ofertas
Recomendado para você
O que fazer em Fernando de Noronha: melhores atrações e dicas

O que fazer em Fernando de Noronha: melhores atrações e dicas

Veneza brasileira: conheça as paisagens de Recife que inspiraram esse apelido!

Veneza brasileira: conheça as paisagens de Recife que inspiraram esse apelido!

Conheça a cidade de Tamandaré e todas as suas delícias

Conheça a cidade de Tamandaré e todas as suas delícias

Jaboatão dos Guararapes: veja onde fica, o que fazer, o que significa o nome e outras curiosidades

Jaboatão dos Guararapes: veja onde fica, o que fazer, o que significa o nome e outras curiosidades

Bonito, Pernambuco: dicas de viagem e principais pontos turísticos

Bonito, Pernambuco: dicas de viagem e principais pontos turísticos

Triunfo, PE: turismo no sertão pernambucano

Triunfo, PE: turismo no sertão pernambucano