Ilha de Itaparica: confira nossas dicas e prepare sua viagem!

A Ilha de Itaparica oferece o cenário perfeito para o turista que quer aproveitar o melhor da Bahia!

As praias têm areia branca e fina, o mar é azul intenso e você sempre pode contar com a presteza e o bom humor do baiano para te recepcionar.

Neste texto, vamos apresentar as melhores praias da Ilha de Itaparica, falar sobre a história do lugar e dar várias dicas para curtir a Bahia como você merece. Acompanhe na leitura!

Compre passagens aéreas com o menor preço neste link!

Ilha de Itaparica: o que fazer, história e dicas!

A Ilha de Itaparica já foi palco de inúmeros eventos históricos até se tornar o pacato município que é hoje. Fica a cerca de 16 km do continente via balsa, e tem pontos turísticos incríveis.

É perfeita para viagens em família, sossegada e com muitas atrações a serem visitadas. Como na maior parte do litoral baiano, na Ilha de Itaparica, praias e diversão são facilmente encontradas.

Por isso, pode começar a programar suas férias, porque vai se encantar com a história e o cenário da ilha. E conte com a gente para dar uma “ajudinha” na sua viagem, combinado?

Ilha de Itaparica: onde fica?

Ilha de Itaparica: onde fica?
Fonte: Pxhere / CC0

Quer conhecer a Ilha de Itaparica, onde fica e quais seus pontos turísticos? Então, chegou ao texto certo! 

A ilha de Itaparica fica no litoral da Bahia, na chamada Costa do Dendê, próxima a capital, Salvador.

É a maior ilha da Baía de Todos os Santos, está localizada a apenas 13 km da capital baiana.

Ilha de Itaparica: mapa   

Para se locomover pela Ilha de Itaparica, mapa e protetor solar são essenciais. 

A Bahia fica na região nordeste do Brasil, ou seja, faz sol o ano inteiro, daí a necessidade do protetor, e o mapa é para facilitar no seu deslocamento.

Nele estão marcados os principais pontos turísticos, assim como comércio, banco e outros tipos de estabelecimentos. Confira o mapa da ilha a seguir.

Como ir para a Ilha de Itaparica?

Para chegar ao lugar onde fica Itaparica, Bahia, você tem duas opções: fazer a travessia de ferry boat ou Catamarã de Salvador a Itaparica ou Mar Grande, e pela travessia da ponte João das Botas.

No entanto, a partir de Salvador, atravessar utilizando o transporte marítimo é mais rápido.

História da ilha de Itaparica

A história da Ilha de Itaparica é tão fascinante quanto suas praias. Há indícios de que a ilha já era ocupada por indígenas Tupinambás antes mesmo da chegada de Américo Vespúcio, o famoso navegador português, à região, em 1501.

A civilização europeia na Bahia se desenvolveu a partir de um local que hoje seria a Ilha do Baiacu. 

Em 1597, foi atacada por corsários ingleses, e entre 1600 e 1647, foi tomada pelos holandeses que chegaram a construir um forte para defender o território.

Em 1890, Itaparica passou a ser considerada cidade, e hoje o turista não precisa se preocupar com invasões piratas nem nada do tipo, apenas curtir a Ilha de Itaparica e suas praias.

Cotação de passagem para ilha de Itaparica

Ainda não sabe onde encontrar passagens com até 35% de desconto? É no site do Passagens Promo

Acesse e faça a cotação: basta colocar o destino, as datas de embarque e retorno e quantas pessoas vão viajar.

Você recebe imediatamente os resultados na tela, e consegue acessar pelo computador ou celular. Super prático! 

E aqui vai mais uma dica para fazer turismo na ilha de Itaparica: pesquisando no Passagens Promo com antecedência você pega os melhores descontos.

Acesse o Passagens Promo, cadastre seu e-mail no alerta de preços e fique sabendo de qualquer alteração no valor no trecho que pretende fazer.

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de

O que fazer em ilha de Itaparica, Bahia

As praias da ilha de Itaparica são a maior atração da cidade, mas a diversão não se resume a isso. As partes cultural e histórica também são importantes.

Para te ajudar a preparar um roteiro de viagem bem interessante, que inclua todo tipo de atividade, separamos os lugares mais legais para turistar em Itaparica.

Confira a seguir e já vai anotando as dicas que mais te agradarem, combinado? Acompanhe!

Centro Histórico e Casa do escritor João Ubaldo Ribeiro

Centro Histórico e Casa do escritor João Ubaldo Ribeiro
Fonte: Paul R. Burley / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

O Centro Histórico da Ilha de Itaparica merece a sua atenção. As casinhas antigas e coloridas guardam a memória de um povo muito orgulhoso de sua cultura.

As praças e ruas do Centro Histórico são limpas e os nativos adoram contar casos sobre a ilha, o local é muito agradável para fazer uma caminhada e conhecer melhor o ambiente.

Ali, o turista encontrará a Fonte da Bica, que jorra água mineral, a Capela de Nossa Senhora da Piedade, a Matriz do Santíssimo Sacramento e o Forte de São Lourenço.

O escritor itaparicano João Ubaldo Ribeiro, autor de obras famosas como Sargento Getúlio e A Casa dos Budas Ditosos, nasceu em Itaparica em 1941 e é um enorme orgulho para seus conterrâneos

Antes de falecer, ele visitava a Ilha de Itaparica, seu “porto seguro” todo mês de janeiro, para sentar-se à Praça da Quitanda e conversar com seus amigos, parentes e vizinhos. 

Os turistas que se ligam em literatura podem visitar a casa em seu exterior para tirar fotos.

Reserva de Venceslau

Tem esse nome por causa da lenda de um Eremita chamado Venceslau, que se dirigiu até esse local, que fica na Rua do Verão, na Ilha de Itaparica, em busca de um milagre.

Segundo contam os nativos, o homem chegou ao local cego, dizendo que, por orientação de uma santa de sua devoção, ele deveria lavar seus olhos para se curar da doença, e assim aconteceu. A principal atração da Reserva é a Fonte dos Milagres.

A Reserva de Venceslau é mais do que um ponto turístico da ilha de Itaparica, é um local de peregrinação e esperança para muitas pessoas que se dirigem ao lugar para tratamentos espirituais ou mesmo para a reflexão.

Fonte da bica

Fonte da bica
Fonte: Paul R. Burley / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Encontra-se nas proximidades do Centro Histórico, foi revitalizada e agora está ainda mais bonita. Muitas pessoas dizem que a água da fonte da bica possui propriedades medicinais.

A água teria o poder de rejuvenescer quem a bebe, além de curar doenças. Trata-se de um ponto turístico muito importante para a Ilha de Itaparica e para o Brasil, já que se trata da única estância hidromineral à beira-mar das Américas.

O local ganhou iluminação e jardins no entorno, as barracas também foram reformadas para melhor atender os turistas e a área aberta recebe feiras e eventos.

Manguezal do Mocambo

O Manguezal do Mucambo é uma comunidade quilombola localizada a apenas 2 km do centro. Trata-se de um local totalmente voltado para o turismo social e de comunidade.

O viajante poderá participar da colheita dos mariscos, prepará-los e apreciar a refeição juntamente com os nativos.

Para fazer esse passeio, recomenda-se a contratação de um guia, mas não é obrigatório. 

Tire o dia inteiro para fazer a visitação ao Manguezal Mocambo, e ter uma experiência com a comunidade.

Igreja de Baiacu 

A Igreja de Baiacu é uma das primeiras construções religiosas no Brasil e data de 1560. 

Depois que foi edificada, a igreja não passou por reformas ou manutenções, ficando abandonada.

Os pescadores que habitavam a região fizeram uso de sua estrutura, mas ao longo dos séculos foi sendo tomada pela vegetação e encontra-se em ruínas.

De qualquer forma, os adeptos aos cultos de matriz africana ainda recorrem ao local para realizar seus belos rituais.

Forte de São Lourenço

Forte de São Lourenço
Fonte: Paul R. Burley / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

A Praça Getúlio Vargas, onde fica o Forte São Lourenço, já foi chamada de Ponta da Baleia. Trata-se de uma construção da época das invasões holandesas no litoral baiano.

A história da Ilha de Itaparica é fascinante! O Forte foi construído para guardar o único porto natural da ilha, sua posição estratégica garantiu a presença dos invasores por décadas no local.

A primeira construção data do século XVII, mas foi demolida após inúmeras batalhas, e reerguida em alvenaria já no século XVIII, época em que o Forte São Lourenço foi equipado com peças de artilharia.

Fica no extremo norte da Ilha de Itaparica, e os turistas amantes da história do Brasil vão se fascinar com o espaço.

Igreja de Nossa Senhora da Piedade

A capela é simples, mas tem um imenso valor cultural. Encontra-se no Centro Histórico da Ilha de Itaparica, bem próximo ao Forte de São Lourenço e chama a atenção pela singeleza. 

Seu charme está na simplicidade e na preservação. Os itaparicanos têm um carinho especial por essa igreja, pois Nossa Senhora da Piedade é a padroeira da Ilha de Itaparica.

Praias da ilha de Itaparica

Esse é um dos melhores assuntos para quem viaja à Bahia: as praias da ilha de Itaparica! 

A praia de Cacha Pregos é ótima para aproveitar o sol na sua enorme faixa de areia e se refrescar no mar tranquilo.

Já na praia da Penha, o turista encontrará um cenário mais parecido com uma piscina natural. No local existe uma faixa de coral e um banco de areia, fazendo com que a água apresente diferentes tonalidades.

As praias de Berlinque e Aratuba são vizinhas, e também têm águas calmas. Na maré baixa, os arrecifes ficam bem à mostra para as crianças explorarem. 

À noite, essa região se torna o ponto de encontro para quem deseja festejar e curtir muito!

Qual o melhor lugar da Ilha de Itaparica?

Qual o melhor lugar da Ilha de Itaparica?
Fonte: Pixabay

Depende do que o turista gosta de fazer, concorda? Quem gosta de história vai adorar a visita ao forte, às igrejas e, em especial, as ruínas da Igreja de Baiacu.

Já quem está mais interessado nas praias, vai se apaixonar por Cacha Pregos e a praia da Penha. Quem ama a Bahia vai se apaixonar pela Ilha de Itaparica inteira!

Onde comer na ilha de Itaparica?

Na Marina de Itaparica você encontra o Restaurante Águas Marinhas, com destaque para o risotto de polvo, e o Restaurante Manguezal, que é especializado em frutos do mar, tem mesas ao ar livre e um delicioso ambiente.

O Restaurante Marinheiro é mais versátil, além de frutos do mar, o turista também pode comer à vontade pratos como carne de sol e muitas outras delícias!

A culinária baiana é famosa no mundo inteiro, e você não pode deixar de provar o sarapatel de miúdos, o bobó de camarão, o munguzá, além dos populares vatapá e acarajé.

Onde se hospedar na ilha de Itaparica?

Fonte: Elquarto / Pousada Tropicália

A parte sul da Ilha de Itaparica tem as melhores praias, como Cacha Pregos, com ótimas opções de hotéis, enquanto a parte norte oferece mais atrativos históricos, mas também conta com um visual incrível nas orlas.

Agora, a vantagem mesmo é procurar por acomodações na Ilha de Itaparica com a ajuda do nosso site buscador de hotéis, ElQuarto

Com o ElQuarto você compara os preços de hotéis excelentes e tem acesso a promoções que vão te surpreender.

E ainda, para ter mais praticidade, faça o pagamento online, e conte com nosso atendimento personalizado para sanar qualquer dúvida ou imprevisto que porventura venha a ter durante sua hospedagem, combinado?

Incrível, não acha? Então, acesse o site e garanta a sua acomodação para conhecer as praias da Ilha de Itaparica!

Quanto custa ir para Ilha de Itaparica?

O passeio para a Ilha de Itaparica é consideravelmente barato

Mesmo um pacote mais caro, para fazer um passeio de dia inteiro, considerando que não vai se hospedar na ilha, custa um pouco mais de 400 reais por adulto, e você ainda visita a Ilha dos Frades.

O pacote com transporte de ônibus é ainda mais em conta, R$ 187,33 por adulto, mas a viagem pode ser mais cansativa e demorada. 

Caso queira chegar por conta própria, de ferry boat, a passagem mais cara custa R$ 6,70.

Ilha de Itaparica: passagem aérea em promoção!

Tudo pronto para embarcar rumo à Bahia? É a terra de Caymmi, João Gilberto, Maria Bethânia e Mãe Menininha, um lugar cheio de cores, músicas e tradições. Então, comece a pesquisar por suas passagens aéreas com antecedência.

Nossa plataforma, Passagens Promo, tem os melhores valores do mercado e compara os preços de diferentes companhias aéreas, para sua comodidade

O resultado é instantâneo e dá para comprar parcelado diretamente em nosso site.

Se quer conhecer a Ilha de Itaparica e tantos outros destinos incríveis no brasil e no mundo, comece sua pesquisa sempre com o Passagens Promo. 

Quer conhecer as belezas do litoral da Bahia com economia? De Promo você pode!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
Gol REC Recife SSA Salvador 05 Jun 12 Jun R$ 505 Gol REC Recife SSA Salvador 23 Mai 30 Mai R$ 505 Azul REC Recife SSA Salvador 22 Jun 26 Jun R$ 520 Gol REC Recife SSA Salvador 08 Ago 15 Ago R$ 524 Gol REC Recife SSA Salvador 07 Ago 21 Ago R$ 524 Ver mais ofertas
Recomendado para você
Confira as principais praias da Bahia que você precisa conhecer

Confira as principais praias da Bahia que você precisa conhecer

Itacaré, Bahia: conheça a cidade e suas melhores praias!

Itacaré, Bahia: conheça a cidade e suas melhores praias!

Canavieiras, Bahia: veja onde fica, como é a cidade e quais são as melhores praias!

Canavieiras, Bahia: veja onde fica, como é a cidade e quais são as melhores praias!

Valença, Bahia: conheça as belas praias, hotéis e restaurantes dessa cidade

Valença, Bahia: conheça as belas praias, hotéis e restaurantes dessa cidade

Pelourinho: leia aqui sobre a história, informações e curiosidades deste ponto turístico!

Pelourinho: leia aqui sobre a história, informações e curiosidades deste ponto turístico!

Caravelas, Bahia: o que fazer nas praias e nos melhores pontos turísticos

Caravelas, Bahia: o que fazer nas praias e nos melhores pontos turísticos