Ilha Samoa: onde fica, como chegar, roteiros e dicas de viagem

Paradisíaca, cultural e tranquila. A Ilha Samoa prova, ao reunir as três características em um só lugar, porque merece atenção mesmo sendo um dos destinos mais remotos do mundo.

Ir parar no meio do Oceano Pacífico pode não parecer a melhor das ideias, mas a sensação desaparece logo ao dar de cara com paisagens maravilhosas e tradições singulares.

Se você é o tipo de turista atraído por lugares exóticos, prepare-se: juntamos as dicas mais importantes sobre Samoa, uma ilha “perto do nada” cheia de motivos para ser sua próxima viagem.

Confira as passagens aéreas com os melhores preços neste link!

Ilha Samoa: guia de viagem completo para a região

Um lugar isolado, que chamou a atenção dos europeus desde o século XVIII e nem por isso deixou de preservar as tradições dos antepassados polinésios.

Bem vindos à ilha de Samoa, um pequeno arquipélago composto por 10 ilhas onde o turismo, ainda que atividade central, não faz jus às suas próprias belezas naturais.

De frente para o mar, é bem capaz do visitante se enxergar no paraíso, tamanha beleza das praias de águas claras e areia branca e fina. Florestas tropicais e vulcões ajudam a emoldurar o lugar ideal para descansar em calma e perto da natureza.

O roteiro pela Samoa pode muito bem ser combinado com destinos como Austrália e Nova Zelândia, de onde partem os principais voos para o país.

Aproveite a tranquilidade da região para conhecer a fundo a cultura samoana e colocar um novo lugar naquela lista de viagens dignas de guardar na memória.

Onde fica a Ilha de Samoa?

Onde fica a Ilha Samoa
Fonte: Pixabay

Vamos te ajudar a entender onde fica Samoa neste mundão afora: o país está localizado na região da Polinésia, ocupando pouco mais de 2.800 km² no Oceano Pacífico Sul.

O arquipélago é cercado por várias outras ilhas que fazem parte da Oceania, como Tonga, Fiji, Vanuatu e a Samoa Americana, antigo território samoano pertencente aos EUA.

Onde fica Samoa no mapa?

Para tornar mais fácil a localização da Samoa Ocidental, como também é conhecida, é hora de indicar onde está o país no mapa.

Repare bem que ela está quase no meio do caminho entre a Nova Zelândia e o Havaí. Use o mapa que preparamos para conferir direitinho essa curiosidade e ver como as duas ilhas principais, Upolu e Savai’i, ficam pertinhas uma da outra.

Qual é a capital de Samoa?

A capital de Samoa é Ápia, um pequeno município da ilha de Upolu que concentra quase 40 mil habitantes — algo próximo de 20% de toda a população do país.

Como típica cidade das ilhas do Pacífico, Ápia é um destino bastante aconchegante, tanto em termos de estrutura como de atrações. Nas proximidades de seu território é que está o aeroporto internacional do país.

Como chegar na Ilha Samoa?

E falando em aeroporto, a dúvida de muitos turistas é sobre como chegar nas Ilhas Samoa.

Voos diretos saindo do Brasil você não vai encontrar. Logo, há um bom pretexto para seguir rumo à Brisbane ou Sydney, ambas na Austrália, ou ainda Auckland, na Nova Zelândia, de onde saem voos ao longo da semana para o Aeroporto Internacional Faleolo.

Não será pela distância até esses destinos que o turista vai deixar de conhecer Samoa.

Usando o Passagens Promo, é possível encontrar voos que saem do Brasil para vários cantos do mundo.

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

Pensa que é só isso? A melhor parte é que basta uma boa pesquisa e você encontrará passagens promocionais que vão te ajudar a economizar no seu passeio.

Acesse o site e faça o teste. Aproveite e ative o alerta de preços para começar a receber desde já avisos sempre que os preços dos bilhetes sofrerem alteração.

Documentos para viajar à Samoa

Atenção à documentação exigida dos turistas brasileiros que desejam descobrir as maravilhas da ilha de Samoa.

Na chegada ao país, é possível obter a permissão de entrada, equivalente ao visto para turista. É preciso apresentar o passaporte original com validade, o documento de imigração preenchido e o Certificado Internacional de Vacina contra a febre amarela.

Vale lembrar que é essencial ser imunizado com pelo menos 10 dias de antecedência para a data da viagem. 

Tem dúvidas sobre a necessidade de outras vacinas para viajar? Pois fique tranquilo, já que essa é a única exigida pelo governo samoano para entrada de turistas.

Quando fazer uma viagem à Ilha Samoa?

Quando fazer uma viagem à Ilha Samoa
Fonte: Pexels

Calor e praia, duas coisas que parecem ter sido feitas uma para a outra, não é mesmo?! 

E olha que coisa boa: em Samoa, a combinação de sucesso dita o ritmo quase o ano inteiro. A localização tropical faz o país ter temperaturas altas constantemente, com médias próximas dos 26º graus.

Porém, é bom ficar de olho na previsão do tempo. Do fim da primavera ao início do outono, em abril, as chuvas são mais intensas, especialmente em dezembro e janeiro. Por isso, considere conhecer o arquipélago a partir de maio até o início de novembro

O que fazer em Samoa?

Além de praias e atrações naturais, Samoa é um país onde é possível aprender muito sobre a cultura local — o que, aliás, é um grande atrativo para os brasileiros, já que estamos falando de costumes e tradições bem diferentes dos nossos.

Pronto para a viagem? Samoa vai te encantar, principalmente quando se sabe o que fazer em sua capital e nas ilhas de Upolu e Savai’i. Esse é o nosso assunto agora, confira!

Ápia

Ápia
Fonte: Wikimedia Commons, foto de amanderson2

Como já antecipamos, Ápia é a capital da Samoa e uma cidade simpática, com um jeito típico de cidade das ilhas do Pacífico.

Tem turistas que a utilizam como base por ser o principal centro do país. Por outro lado, muitos preferem circular pela ilha de Upolu e se hospedar em outros pontos, portanto, pese os prós e contras e faça a sua escolha.

A Catedral Mulivai, a Torre do Relógio e o Samoa Cultural Village são alguns dos principais pontos de grande interesse turístico dentro da cidade.

Saindo para as redondezas, será difícil encontrar uma atração menos popular que a Piula Cave Pool. Localizada a cerca de 45 minutos de Ápia, esta é uma piscina natural cercada por cavernas que atrai muitos samoanos dispostos a se refrescar em dias quentes. 

Algumas famílias fazem ali um almoço próximo à piscina, e o contato com os locais é uma ótima experiência deste passeio.

Upolu

Se Upolu “deve” em tamanho, leva a melhor no quesito população. A menor das duas ilhas (onde fica a capital de Samoa), é menor que Savai’i, porém mais habitada.

Nela, também estão atrações que são imperdíveis a quem visita o país.

Começando pelo To Sua Giant Swimming Hole, uma piscina natural de origem vulcânica que fica em um verdadeiro buraco de 30 metros de altura. Para se refrescar nas águas, é preciso descer por uma escada íngreme de madeira.

To Sua tem acesso ao mar, mas a força das ondas inviabiliza a aventura — segurança nunca é demais. Ao redor do buraco, árvores verdinhas tornam o lugar espetacular.

Seguindo para a ponta sudeste da ilha está Lalomanu Beach, apontada como a mais bela praia de Upolu pelo mar calmo, as águas cristalinas e a vegetação em volta.

Aproveite o passeio por esta ilha para ver a Cachoeira Sopo’aga Falls e o Giant Clam Sanctuary, um santuário de moluscos gigantes.

Savai’i

Savai'i
Fonte: Pxhere

Depois de se divertir em Upolu, pegue o ferry boat e embarque para mais dias de lazer e calmaria em Savai’i.

Coberta por uma densa floresta, a ilha tem aspecto ainda mais selvagem que a anterior. As praias ao norte, além de lindas, são calmas e ideais para praticar snorkel.

Bem na região central está o Monte Silisili, a maior montanha das Ilhas Samoa, com 1.858 metros.

Outros atrativos naturais da ilha são o Alofaaga Blowholes, uma região de geiseres formados em buracos de lava dentro do mar, e o campo de lava de Saleaula Lava Field

Ilha Manono

Mais uma opção para quem visita a ilha de Samoa é conhecer Manono Island, uma porção de terra com apenas 3 km², situada entre Savai’i e Upolu.

O passeio de um dia é uma das atividades oferecidas por agências de turismo e por barcos aportados no sul do La Vasa Resort.

Quem topa o day trip vai explorar os aspectos naturais da ilha e conhecer um pouco de sua cultura. Apesar do tamanho, quatro aldeias habitam a localidade, o que não soma nem mesmo mil habitantes à ilha.

Dicas de turismo na Ilha Samoa

Dicas de turismo para a Ilha Samoa
Fonte: Unsplash

Por se tratar de um destino bastante remoto, é normal que existam muitas dúvidas sobre Samoa. Turismo por lá é uma das principais atividades, portanto, espere um lugar minimamente estruturado para receber visitantes de outros lugares do mundo.

Veja algumas dicas essenciais para quem vai conhecer as ilhas e não quer chegar lá e ficar com cara de quem não está entendendo nada.

Quantos dias ficar na Ilha Samoa?

A tranquilidade e as belezas de Samoa podem influenciar o turista que mais procura por descanso a querer ficar as férias todas no arquipélago.

Brincadeira à parte, em até três dias dá para ver as principais atrações, uma ilha por dia, seguindo um planejamento bem feito para não perder nada.

Mas se você quiser realmente desfrutar do ambiente calmo da região, considere ficar um pouco mais — quem sabe até uma semana —, e aproveitar muito bem o paraíso samoano para recarregar as baterias.

Qual é a moeda de Samoa?

Colecionadores de moedas podem querer guardar alguma cédula da moeda samoana na volta para casa.

O tala samoano (WST), uma moeda totalmente desconhecida para os brasileiros, é o dinheiro utilizado no país. Seguindo cotações de fevereiro de 2021, acredite, é preciso pagar mais de R$ 2 (R$ 2,16 para ser exato) por 1 WST.

As melhores opções para fazer o câmbio são no Aeroporto Internacional Faleolo e na capital Ápia. Quem precisar trocar dinheiro de última hora pode procurar pelas agências do Western Union, que ficam espalhadas por pontos do país.

Como funciona o transporte em Samoa?

Como funciona o transporte na Ilha Samoa
Fonte: Pixabay

Andar de ônibus em Samoa será uma experiência marcante da sua viagem, por diversos motivos.

O primeiro deles é porque os veículos são um atrativo à parte. Todos coloridos, eles não passam despercebidos e são uma atração turística que vai ser difícil ficar para trás.

Outro motivo é pelo costume local de ninguém viajar em pé. Quando o ônibus está cheio, quem está sentado oferece o colo para outra pessoa sentar, logo, não estranhe se receber este convite.

Pegar o ônibus é uma maneira eficiente e barata de conhecer o país. Por lá, não existem pontos — onde o turista sinalizar a parada, vai ser acolhido; e os veículos são nomeados por seu destino — depois de subir, é só puxar a campainha e aí sim pagar pela viagem.

Quanto custa para ir para Samoa?

Responder esta pergunta é um tanto quanto relativo, já que cada viajante possui um jeito peculiar de curtir uma viagem.

Se você é daqueles turistas que pesquisa bem para comprar as passagens aéreas, procura por promoções de hospedagem e não vai atrás de opções luxuosas de restaurantes, seu passeio será relativamente barato.

Por outro lado, tem quem goste de aproveitar que está na estrada e curtir todas as experiências. Logo, a conta fica mais alta. A dica é planejar de acordo com o seu orçamento e aproveitar cada instante das ilhas no Pacífico Sul.

Curiosidades da Ilha Samoa

Não precisa se desesperar e correr para o Google Tradutor para aprender o samoano. Embora o idioma oficial do país seja falado por mais de 90% da população, o inglês é bem utilizado para facilitar a comunicação com os turistas.

O samoano é uma língua de origem polinésia, que ajuda a explicar a história da ilha. 

Seus primeiros habitantes chegaram do sudeste da Ásia há mais de 3 mil anos, e seus hábitos se misturaram com o de ilhas vizinhas, como Tonga e Fiji. Mesmo após a chegada dos europeus, no século XIX, Samoa preservou a cultura, se abrindo apenas ao catolicismo.

Aspectos desta cultura samoana são muito visíveis até hoje, como as tatuagens “pe’a” para os homens e “malu” para as mulheres, que são símbolos de que a pessoa está preparada para a vida adulta.

Mais um aspecto cultural do país é designado pelo termo fa’afafine. Ele significa “terceiro gênero”, um reconhecimento de que os samoanos aceitam meninos com jeito de meninas desde a infância e que esses estão inseridos na sociedade sem julgamento do seu povo.

Pesquise por suas passagens aéreas para Samoa!

Depois dessa aula sobre a Ilha Samoa, não há outra coisa a se fazer que não seja começar a programar as férias no arquipélago da Oceania.

E com Passagens Promo, distância não é problema. Acesse o nosso buscador e encontre voos com preços promocionais para pontos próximos ou longe de sua casa.

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

Conheça um novo lugar e uma nova cultura voando com conforto e economia. De Promo você pode! 


Leia também: