Ilha Santo Aleixo: confira esse destino pernambucano e veja nossas dicas!

Você conhece a Ilha Santo Aleixo? Com certeza já ouviu falar que a costa do nordeste é maravilhosa e este, definitivamente, é um dos destinos que comprovam essa fama.

A ilha é um verdadeiro paraíso de águas límpidas e oferece muito contato com a deslumbrante natureza local.

A partir do continente, o trajeto é curto para chegar à pequena ilha que tem pouco mais de 30 hectares de área. 

É perfeita para viagens em família, e também para quem procura sossego ou uma rápida fuga da rotina corrida da cidade grande.

Neste texto, vamos falar da Ilha Santo Aleixo, apresentar alguns motivos para você visitá-la e dar dicas de como aproveitar ao máximo esse passeio, combinado?

Acompanhe na leitura para ficar por dentro de tudo sobre esse lugar paradisíaco!

Compre passagens aéreas com o menor preço neste link!

Ilha Santo Aleixo: belezas naturais e preservação ambiental!

A Ilha Santo Aleixo é privada e por mais que já existam projetos para a construção de um resort na propriedade, ele ainda não saiu do papel.

Portanto, a Ilha Santo Aleixo continua sendo um local de preservação ambiental exemplar

Além das praias paradisíacas, limpas e pouco frequentadas, o turista poderá percorrer as trilhas em meio a natureza e desfrutar da vista incrível.

O local tem alguns mirantes “escondidos” que valem muito a visita e o registro. Se você gosta de destinos inusitados, é a opção para quem procura uma “ilha de sossego” para fugir do caos urbano e da rotina pesada.

Onde é que fica a Ilha de Santo Aleixo?

Onde é que fica a Ilha de Santo Aleixo?
Fonte: Pxhere / CC0

A Ilha Santo Aleixo pertence a Pernambuco, no nordeste brasileiro, e está localizada na parte sul do litoral do estado. Fica entre as praias de Porto de Galinhas e a Praia dos Carneiros.

Como já relatamos, a Ilha Santo Aleixo é privada, ou seja, é propriedade particular de alguém que pode decidir o que fazer com ela. Administrativamente, pertence ao município de Sirinhaém.

A viagem do continente à pequena ilha é curta, dura cerca de 15 minutos de lancha, e é um destino da Costa dos Corais muito procurado por mergulhadores por causa da água translúcida, excelente para observar a vida marinha.

Ilha Santo Aleixo: mapa

Confira em destaque a Ilha de Santo Aleixo, mapa para localizar mais facilmente os pontos importantes como as praias, onde fazer uma refeição e aproveitar uma bebida gelada.

Além disso, ter um mapa sempre à mão é a melhor forma de encontrar seu caminho, mesmo em um local pequeno.

Onde pegar lancha para Ilha de Santo Aleixo?

A Ilha Santo Aleixo é de origem vulcânica, de solo fértil, por isso é intensamente arborizada. É um destino disputado e são permitidas apenas 80 pessoas por dia no local.

A lancha que vai para a ilha percorre o trajeto em pouco mais de 10 minutos saindo da praia da Barra de Sirinhaém. Os preços variam conforme a permanência no destino e local de embarque.

Um passeio de 5 horas, com guia turístico custa R$ 60 por pessoa. Também existe a opção de sair da Praia de Maragogi.

Maragogi fica em Alagoas, a 68 km de distância da praia da Barra de Sirinhaém. O custo individual para um passeio de 8 horas de duração é de R$ 175.

Quem descobriu a ilha de Santo Aleixo?

Quem descobriu a ilha de Santo Aleixo?
Fonte: Jobosco / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

A história da Ilha Santo Aleixo é repleta de episódios de invasão e disputa. O primeiro registro de europeus na ilha, se refere a um naufrágio espanhol em 1527.

Os franceses também brigaram pelo domínio da ilha que, inclusive, ganhou o nome Saint-Alexis durante o período que foi ocupada pela França, o que mais tarde foi traduzido para o português com o nome que tem hoje.

Já foi ponto de conflito também entre piratas holandeses, que utilizavam Santo Aleixo como base para saques na costa pernambucana.

A ilha, que possui formato de ferradura, se mostrou um refúgio perfeito para quem precisasse de água potável e outros recursos disponíveis na natureza.

Quantas ilhas existem em Pernambuco?

O estado de Pernambuco tem muitas ilhas, sabia? Só no arquipélago de Fernando de Noronha são 21, entre rochedos e ilhotas.

Sem contar o arquipélago de São Pedro e São Rafael, com 4 ilhas principais e inúmeros rochedos, 8 ilhas costeiras (dentre elas a Ilha Santo Aleixo) e 3 pluviais.

Passagens aéreas para a ilha Santo Aleixo

Quer garantir economia na hora de comprar as passagens aéreas para conhecer a Ilha Santo Aleixo? Então, você precisa conhecer o site do Passagens Promo!

Com poucos cliques você descobre os melhores preços para conhecer os principais destinos turísticos do Brasil e do mundo! Incrível, concorda?

Acessando o Passagens Promo, você só precisa colocar a cidade onde vai embarcar para o passeio, o destino dos seus sonhos, as datas de ida e volta e, é claro, quantas passagens vai precisar.

Depois disso, é só escolher a melhor promoção para o seu orçamento e começar a organizar o seu roteiro de viagem! 

Com o Passagens Promo você ainda pode parcelar o valor das passagens aéreas, acesse e confira!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de

Ilha Santo Aleixo: o que fazer   

A Ilha Santo Aleixo é o destino perfeito para quem gosta de praia e sossego. 

Tem gente que gosta de locais badalados, com muita aglomeração, festas, dança e música alta. Definitivamente, não é esse o “clima” da Ilha Santo Aleixo. 

Trata-se de um local tranquilo, com poucos visitantes e mais propício ao contato com a natureza, praias com pouco movimento e trilhas ecológicas.

Portanto, quando quiser descansar de verdade, já coloque este pequeno paraíso em seu roteiro de férias!

Piscinas naturais

Embora o turista consiga mergulhar e observar os peixes e corais em qualquer uma das praias da Ilha Santo Aleixo, a mais indicada para essa atividade é a Praia da Ferradura, que tem águas calmas e formação de piscinas naturais durante a maré baixa.

O passeio é muito indicado para crianças, pois as ondas não são agitadas, e a profundidade das piscinas não oferece riscos.

A quantidade de peixes coloridos e vida marinha é muito diferente das praias do continente, que tendem a ser mais poluídas devido ao número maior de turistas e a presença de moradores.

Trilhas

Caminhar pelas trilhas é a única forma de alcançar a praia mais deserta da Ilha Santo Aleixo. 

Alguns turistas podem encarar isso como um empecilho, mas na verdade é um excelente passeio com muito contato com a natureza.

Caso tenha algum problema de mobilidade ou saúde, prefira a praia de desembarque das lanchas, pois não exigirá qualquer esforço de mobilidade.

Mas, se você gosta de fazer trilhas, a dificuldade se encontra em algumas subidas e pedras mais íngremes, porém, nada muito difícil.

O trajeto até a praia mais afastada dura entre 20 e 30 minutos e exige mais disposição do que preparo físico.

Onde comer na ilha de Santo Aleixo?

Só existe uma opção de lugar onde comer na Ilha Santo Aleixo, e trata-se de um restaurante com comida simples, mas de excelente qualidade. 

As especialidades são os frutos do mar, com destaque para os pratos com camarão e peixe Cioba.

Além disso, o estabelecimento serve drinques tropicais e aquela cerveja que o turista brasileiro adora, tudo o que você precisa para aproveitar ao máximo o ambiente.

O viajante pode alugar cadeira e guarda-sol na praia principal, mas nos locais mais afastados é melhor levar uma esteira ou canga para deitar na areia e relaxar, pois é totalmente deserto.

Além disso, não esqueça da sua garrafa d’água, repelente e protetor solar quando visitar a Ilha Santo Aleixo, pois não terá onde comprar esses itens no local depois que tiver chegado.

Ilha de Santo Aleixo: onde se hospedar?

O melhor local para se hospedar quando fizer um passeio à Ilha de Santo Aleixo é no município de Sirinhaém, de preferência, na Praia da Barra de Sirinhaém.

Na ilha, existe uma série de regras para recepção de turistas por se localizar na APA (Área de Preservação Ambiental) Guadalupe.

Por isso, o ideal mesmo é se hospedar em uma das dezenas de hotéis e pousadas em Sirinhaém.

As opções vão das suítes mais luxuosas, de frente para o mar, a acomodações coletivas super descoladas, e em locais estratégicos para se locomover de forma ágil e barata.

Você pode encontrar diversas acomodações no ElQuarto e garantir as melhores ofertas do mercado para a sua próxima viagem de férias! Faça um teste e comprove!

Ilha de Santo Aleixo: dicas

Agora que já falamos sobre a Ilha Santo Aleixo, como ir e um pouco sobre sua curiosa história, que tal algumas dicas para aproveitar ao máximo o seu passeio?

Por exemplo, as rochas vulcânicas podem machucar os pés na trilha, leve um tênis fechado para percorrer o caminho a pé. 

Além disso, camisas de manga longa são indicadas para proteger contra os insetos e o repelente é indispensável.

A garrafa d’água não pode ficar para trás porque não há onde comprar, dependendo de onde estiver na Ilha Santo Aleixo.

Uma outra dica, que serve para o público mais velho e que adora praia é não deixar de visitar a Ilha Santo Aleixo por receio da trilha. 

A praia principal é simplesmente paradisíaca e totalmente voltada para o descanso e passeios familiares.

Os idosos, assim como as crianças, podem ficar muito tranquilos e bem instalados nas proximidades de onde as lanchas fazem o desembarque, com toda a comodidade de serem atendidos pelo único estabelecimento local.

Destinos próximos a Ilha Santo Aleixo

Além da Ilha Santo Aleixo e Fernando de Noronha, Pernambuco guarda outras preciosidades quando o assunto é natureza exuberante e praias paradisíacas.

Confira a seguir algumas dicas de lugares lindos e que, com toda certeza, você não vai se arrepender de visitar.

Porto de Galinhas

Porto de Galinhas é o destino perfeito para quem precisa de praticidade, gosta de movimento e muitas opções do que fazer no local. 

Fica a apenas 30 km de Sirinhaém, trajeto que pode ser feito em apenas 35 minutos de carro.

Na região existe um manguezal que pode ser visitado, extensos coqueirais e formação de piscinas naturais de água morna, com presença de corais e muita vida marinha

O sol é intenso em Porto de Galinhas, por isso, leve chapéu, óculos escuros e protetor solar.

O município é intensamente turístico, são diversas pousadas muito boas para atender o fluxo de pessoas que visitam a região durante o ano. 

Você não terá problemas para encontrar excelentes restaurantes no centrinho de Porto de Galinhas.

Cabo de Santo Agostinho

As praias de Cabo de Santo Agostinho são muito procuradas por surfistas profissionais. Também são atrações locais igrejas, casarões coloniais preservados e muita história.

Faz parte da Região Metropolitana do Recife e fica a 40 km do centro da capital de Pernambuco. A distância de Cabo de Santo Agostinho até o município de Sirinhaém é de 43,5 km.

Quando estiver em viagem por lá, visite as praias de Suape, Itapuama, Gaibu e do Paiva. Além disso, existem muitas trilhas para desbravar se for do tipo de turista que gosta de aventura.

Tamandaré

Tamandaré é um município que fica a 104 km do Recife, e a apenas 31,2 km de Sirinhaém. 

Além da praia de mesmo nome, o lugar abriga a praia dos Carneiros, uma das mais bonitas de todo o nordeste brasileiro.

A água da praia é calma, quente e a faixa de areia, enorme! Em muitos trechos há formação de piscinas naturais, e por ser uma praia grande, é possível encontrar lugares mais tranquilos.

O Forte de Santo Inácio de Loyola fica na enseada de Tamandaré e guardava, com grande poder de artilharia, uma importante região portuária. 

Trata-se de um ponto turístico e histórico imperdível para os viajantes que valorizam a história do Brasil.

Cotação de passagens aéreas para a ilha Santo Aleixo

Encontrar passagens aéreas em promoção é o sonho de todo turista, certo? 

Por isso, a melhor estratégia é pesquisar no Passagens Promo com antecedência e ativar o alerta de preços.

Dessa forma, se o valor do trecho que deseja sofrer qualquer alteração, você fica sabendo na hora: só precisa cadastrar o seu e-mail no site.

E, se tiver qualquer dúvida, basta entrar em contato. Temos um atendimento 100% resolutivo para solucionar qualquer problema com as suas passagens.

Acesse o site e faça a simulação. Os preços vão te surpreender! 

Quer viajar muito e conhecer a Ilha Santo Aleixo pagando pouco? De Promo você pode!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
Azul CPV Campina Grande REC Recife 15 Out 31 Out R$ 240 LATAM CPV Campina Grande REC Recife 20 Jun 27 Jun R$ 248 Gol SSA Salvador REC Recife 14 Jun 17 Jun R$ 502 Azul SSA Salvador REC Recife 13 Jun 17 Jun R$ 520 LATAM SSA Salvador REC Recife 22 Mai 23 Mai R$ 522 Ver mais ofertas
Recomendado para você
Rio de Janeiro: 9 cidades para você conhecer!

Rio de Janeiro: 9 cidades para você conhecer!

15 pontos turísticos no Rio de Janeiro realmente imperdíveis

15 pontos turísticos no Rio de Janeiro realmente imperdíveis

Rock In Rio: programação, ingressos e mais!

Rock In Rio: programação, ingressos e mais!

O que fazer em Cabo Frio: descubra as melhores atrações pra colocar no roteiro!

O que fazer em Cabo Frio: descubra as melhores atrações pra colocar no roteiro!

Cachoeiras do Rio de Janeiro: conheça as maiores, melhores e mais populares do estado

Cachoeiras do Rio de Janeiro: conheça as maiores, melhores e mais populares do estado

Prepare-se para conhecer o que fazer na Ilha da Gigóia

Prepare-se para conhecer o que fazer na Ilha da Gigóia