Ilhas Baleares: quando ir, pontos turísticos e melhores dicas

As Ilhas Baleares são destinos paradisíacos no litoral da Espanha, que tem ganhado a preferência de turistas que querem curtir um clima tropical e apreciar belas paisagens.

Além de ser um belíssimo arquipélago, com belezas naturais impressionantes, o clima animado das Ilhas Baleares com muitas baladas e bares torna sua viagem ainda mais incrível.

Que tal conhecer esse paraíso europeu?

Já comece a pesquisar as passagens aéreas! Clique aqui e confira ótimas opções!

Ilhas Baleares: paraíso no mar mediterrâneo

Paraíso nas Ilhas Baleares
Fonte: Pexels

Realmente, um roteiro Ilhas Baleares vai te deixar fascinado pelo arquipélago, situado lindamente no mar mediterrâneo.

Quando desembarcar no local, você vai entender o porquê do destino estar entre os mais visitados no verão europeu.

O arquipélago é composto por quatro belíssimas ilhas, sendo Ibiza, Maiorca, Minorca e Formentera, além de ilhotas e atóis.

Todas elas têm similaridades: mar azul turquesa e praias paradisíacas com areias brancas, limpas e fofas. Só com essas características nem precisa pensar sobre o seu próximo destino de viagem.

O que são as Ilhas Baleares?

Como já falamos, as Baleares abrigam quatro ilhas magníficas deixam os turistas que desembarcam no arquipélago apaixonados! Embora estejam no litoral espanhol, elas são uma província independente e autônoma da Espanha.

As ilhas ainda contam com uma capital, de nome Palma de Maiorca. O arquipélago é considerado muito antigo, datado do século V.

Por lá, além das paisagens paradisíacas, é possível conhecer alguns pontos históricos, como a antiga e famosa catedral gótica, projetada pelo arquiteto Antoni Gaudí e Almudaina.

Clima e qual a melhor época para conhecer as ilhas

Clima das Ilhas Baleares
Fonte: Pixabay

Claro que a melhor época para visitar o local é na estação mais quente. Por isso, a temporada primavera e verão no continente europeu é o período mais indicado para quem quer apreciar as belezas e atrações que esse lugar incrível tem para oferecer.

O outono também é uma boa época, uma vez que a quantidade de turista pelas ilhas é menor. Mas não pense que no inverno você não pode curtir dias de sol.

Pode sim! O clima durante todo o ano nas Ilhas é ameno com temperaturas que variam entre 13 e 22 graus. O mês de janeiro é o período mais frio por lá, com médias entre 8 e 15 graus.

Como ir até as Ilhas Baleares?

É possível chegar ao arquipélago de ferry, uma espécie de balsa que percorre o oceano levando turistas até lá. O transporte parte de cidades como Barcelona e Valência. Entretanto, a viagem pode durar um pouco mais, cerca de 7 a 8 horas.

Mas hoje em dia, é possível viajar para a região de avião, pois, três das ilhas possuem aeroportos internacionais, como Ibiza, Menorca e Maiorca.

Documentos, visto e vacinas

Documentos para ir às Ilhas Baleares
Fonte: Pxhere

Para conhecer as ilhas não é necessário a apresentação do visto para turistas, que ficam no país por menos de 90 dias. No entanto, é preciso apresentar seu passaporte quando desembarcar no aeroporto de Barcelona ou Valência.

Também não é necessária a Certidão Internacional de Vacinação para passar pela imigração.

Como se deslocar entre as ilhas?

Nas Ilhas Baleares, turismo é muito levado a sério, ou seja, as infraestruturas para receber os visitantes são excelentes.

Para chegar ao arquipélago, você conta com duas opções, como barco e avião. Para se locomover entre as ilhas é a mesma coisa.

Se escolher percorrê-las de avião, você pode contar com os serviços das companhias aéreas Air Europa e Iberia, que, durante o verão fazem trajetos diários e, no inverno, semanais.

Porém, é bom lembrar que a Ilha Formentera está fora do trajeto aéreo, por isso, é necessário utilizar o ferry, que sai de Ibiza. Mas se preferir percorrer as ilhas de barco, a empresa Balearia é a sua opção.

Passagens aéreas para a Espanha

De forma geral, além do roteiro, uma das principais preocupações dos viajantes está relacionada às passagens aéreas. Como é um gasto considerável, queremos sempre encontrar os melhores preços e voos que atendam nossa necessidade.

Para facilitar as buscas, que tal contar com a ajuda do site Passagens Promo? Isso mesmo! Confira:

Passagens aéreas para as Ilhas Baleares
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

Nosso buscador tem feito sucesso por trazer sempre as melhores opções de passagens aéreas.

Ilhas Baleares: principais destinos turísticos

Maiorca

Maiorca
Fonte: Pexels

A ilha é o grande destaque no arquipélago. Ela é a maior entre todas em termos de extensão.

A ilha abriga a sua capital, Palma de Maiorca. Mas não são só as praias que atraem turistas. O seu centro histórico também chama muita atenção!

O que fazer em Maiorca?

Claro que as lindas praias já estão no seu roteiro. Mas que tal conhecer outras atrações? 

Inclua no seu tour, o Cabo Formentor, um dos lugares mais lindos da ilha, com escarpas, penhascos e pequenas ilhas ao redor. Se estiver de carro, faça também um passeio pela estrada sinuosa até Sa Calobra.

Visite os povoados que são um charme, como a aldeia Fornalutx, com muitos moradores nativos. Ah, visite também a cidadela de Alcudia, uma região com muitos resorts.

Quantos dias em Maiorca?

Para aproveitar essas atrações, o indicado é ficar na ilha no mínimo cinco dias, pois há muitos pontos turísticos para conhecer por lá. Um período menor que este acabará comprometendo o seu roteiro. 

Menorca

Menorca
Fonte: Pixabay

Ao contrário do que possa estar pensando, Menorca só perde para Maiorca em termos de extensão. Porém, ao contrário das suas vizinhas, ela é uma ilha mais tranquila atraindo um público mais velho, que prefere dias de descanso e água fresca.

Mas não deixe de visitá-la, pois, a ilha reserva lindas paisagens, praias limpas e um maravilhoso mar azul.

O que fazer em Menorca?

Uma boa dica nesta ilha é conhecer a cidade Mahon, que é bem turística. Seu centro histórico é incrível e bem parecido com a capital de Maiorca, Palma.

Por lá você vai encontrar muitas histórias, casas típicas e ruas bem charmosinhas. Visite a Catedral Santa María de Ciudadela, do século 13 e 14.

Conheça também a antiga fortaleza Castell de Sant Àgueda, onde há apenas ruínas, mas vale a pena. 

Coloque um bom calçado e faça o Caminho dos Cavalos, uma trilha muito interessante para apreciar belas paisagens. Ah, a cidade é muito famosa por ter uma gastronomia excelente, aproveite!

Quantos dias em Menorca?

Se for viajar apenas por Menorca e não tiver muito tempo, é preciso ficar, pelo menos, dois ou três dias na ilha, para conseguir conhecer algumas das atrações que citamos.

Ibiza

Ibiza
Fonte: Pexels

Essa é, certamente, a mais famosa em todo mundo. Mas não são somente as belezas naturais que atraem os turistas. 

As festas e a vida noturna são os principais atrativos da ilha, que também conta com as mais belas praias e vilarejos muito charmosos. São verdadeiros cartões postais. Obviamente que Ibiza deve estar no seu roteiro Ilhas Baleares.

O que fazer em Ibiza?

Além das praias mais badaladas do arquipélago, como Cala de San Vicent, Cala Bassa e Platja Es Figueral, visite o centro histórico da cidade, que é bem rico e interessante.

Claro que uma balada não pode faltar, né? Como há muitas pela ilha, as mais conhecidas são a Amnesia, Ushuaia, DC-10, Pacha, entre outras.

Se for para ilha em maio, não deixe de ir aos festivais de música eletrônica, que são um sucesso.

Quantos dias em Ibiza?

Assim como nas outras ilhas, o ideal é ficar mais de cinco dias para conseguir aproveitar as praias, festas e os pontos turísticos. Menos que isso, certamente, você deixará de conhecer muitos lugares.

Formentera

Formentera
Fonte: Pexels

Claro que assim como as irmãs, a Formentera é um deslumbre, deixando os turistas apaixonados pelas suas paisagens. Porém, não é só isso que faz da ilha um lugar esplêndido.

A preservação ambiental é levada a sério no local. Talvez esse seja o motivo pelo qual as praias de Formentera são eleitas as mais lindas do arquipélago. A chegada até lá é um pouco restrita, mas vale a pena conhecê-la.

O que fazer em Formentera?

Como já falamos, há quem diga que Formentera tem as praias mais lindas de todo arquipélago. 

Mas a ilha não é feita apenas de praias, ela possui muitas outras atrações turísticas, como seus centros históricos que são divididos em Sant Ferran de Ses, Roques e Pilar de la Mola e Francesc Xavier.

Por lá, você vai encontrar casas típicas, igrejas, torres, faróis, entre outros. Ah, faça também um passeio de caiaque, que você vai amar.

Quantos dias em Formentera?

Em Fomenta, o ideal também é ficar em torno de quatro dias, para que você consiga curtir as praias, os passeios e os lugares históricos.

Esse período é ideal para que você não precise fazer nada correndo; afinal, o objetivo é curtir e relaxar, não é mesmo?

Praias das Ilhas Baleares: 5 melhores para conhecer

Praias nas Ilhas Baleares
Fonte: Pixabay

Mas diante de tanta beleza, tem como eleger as melhores praias? Tem sim! Por isso, aqui vamos destacar aqueles lugares que não podem faltar de jeito nenhum na sua trip tropical.

Es Trenc, Maiorca

Há quem diga que ela é a melhor praia de Maiorca e que pode facilmente competir com as praias do Caribe. A Es Trenc possui pinheiros e salinas ao seu redor, garantindo um cenário paradisíaco.

O local é muito indicado para família, pois as águas são quentinhas e não são profundas. Nesta ilha tem um detalhe muito importante. 

Ela é divida entre Ses Saline, uma praia normal, e a Ses Covetes, uma praia de nudismo, que fica mais afastada. Para quem gosta ou tem curiosidade, essa é a oportunidade!

Cala Galdana, Menorca

Ela também é uma praia indicada para curtir com a família. Se falarmos que ela é linda, ficaremos repetitivos, mas seremos. A Cala Galdana parece mais um quadro, de tão perfeita.

Na ilha, você pode ainda fazer compras nas lojinhas que existem no local. Ah, lá também dá para brincar em boia inflável, banana boat e muito mais.

Cala Macarella, Menorca

Cala Macarella
Fonte: Wikimedia Commons

Uma paisagem que ficaríamos vendo o dia todo. Essa é a Cala Macarella, em Menorca, com mar azul, areia fininha e fofa e veleiros atracados no mar.

Dá para imaginar a paisagem? Pois bem, então, nas Ilhas Baleares, inclua esse maravilhoso local no seu roteiro.

Praia Cala Salada, Ibiza

Com um mar de diferentes cores de azul, a Praia Cala Salada, em Ibiza, faz muito sucesso entre os turistas que querem curtir um bom descanso em um local tranquilo e longe do agito.

Mas vale lembrar que a região é um pouco rústica e não há restaurantes ou hotéis; por isso, não esqueça de levar lanchinhos e bebidas para passar o dia.

Playa de Ses Illetes, Formentera

Beleza vemos por aqui. Mar azul turquesa e areia branca resumem a Playa de Ses Illetes, Formentera, que, na verdade, não é nada básica. Lindíssima, limpíssima e digna de um dia todo curtindo esse lugar espetacular.

Uma dica para curtir o local é levar guarda-sol, esteira ou cadeira para não ter que pagar caro para alugar.

Dicas para sua viagem às Ilhas Baleares

Alugue um carro: essa é a primeira dica, pois se puder alugar um veículo, você vai conseguir perambular pelas ilhas.

Isso porque, por lá, você passar um pouco do seu tempo esperando o transporte público. Ao alugar um carro, você fica mais disponível para as atrações e terá mais liberdade.

Moeda: se estiver com dúvida sobre a moeda corrente na ilha, saiba que é o euro. Inclusive, é muito fácil de trocar no Brasil e nas casas de câmbio dos aeroportos da Espanha.

Idioma: embora todas as Ilhas estejam no território da Espanha, o idioma mais falado pelos moradores locais é o catalão e não o espanhol. As línguas são parecidas, mas com algumas expressões bem diferentes. Então, vale aprender algumas palavrinhas.

Quantos dias ficar: sugestão de roteiro Ilhas Baleares

Para aproveitar tudo o que as ilhas Baleares, Espanha, têm para oferecer, o ideal é ficar, pelo menos, uma semana, no arquipélago. Isso porque há muitas coisas para conhecer, além das praias.

Então, a nossa sugestão de roteiro para quem não tem muitos dias de folga é fazer um tour pelas ilhas de Maiorca e Ibiza, pois você pode curtir as praias mais lindas da região, como a Es Trenc, por exemplo, além de visitar os pontos turísticos do centro histórico.

Nesse período, dá para ir para Ibiza, tomar um banho de mar na Praia Cala Salada e depois curtir uma balada na região. 

Cotação passagens aéreas para a Espanha

E aí? preparando as malas para conhecer as Ilhas Baleares? Uma viagem ao exterior exige um bom planejamento financeiro, não é mesmo?

Então, se conseguir economizar em algum item, será muito bem-vindo. Por isso, na hora de comprar as passagens aéreas, seja inteligente e saiba onde encontrar os melhores preços.

Por isso, o melhor lugar para comprar suas passagens é no site Passagens Promo, onde você encontra ótimas ofertas, promoções e, claro, os melhores preços do mercado.

Quer viajar com tranquilidade? De Promo você pode!

Mais informações interessantíssimas no nosso blog:

Recomendado para você
Espanha: informações, mapa, turismo e principais cidades

Espanha: informações, mapa, turismo e principais cidades

Turismo na Espanha: As 10 cidades mais bonitas para visitar

Turismo na Espanha: As 10 cidades mais bonitas para visitar