Ilhas do Brasil: conheça a lista das 10 ilhas mais bonitas do país

As ilhas do Brasil são esplêndidas e com belezas naturais de tirar o fôlego. Nem é preciso viajar para fora do país para conhecer paisagens incríveis. O Brasil é, sem dúvida, um dos locais mais ricos em termos de natureza e destinos paradisíacos. 

Por isso, separamos as 10 ilhas mais bonitas do país, que merecem estar na sua listinha de lugares para conhecer. 

Ilhas do Brasil: paisagens paradisíacas 

Paisagens paradisíacas nas Ilhas do Brasil
Fonte: Pexels

Sempre trazemos aqui destinos com paisagens surpreendentes dentro e fora do país. Mas com uma incrível riqueza e paisagens paradisíacas, as ilhas mais lindas do Brasil merecem um post especial, não é mesmo?

De sul a norte do país, as ilhas no Brasil encantam pelas praias branquinhas, mar azul, diversidade de fauna e flora, dias de calor e sol, parecendo mais um paraíso em terras brasileiras.

O mais legal é que, para apreciar as paisagens paradisíacas das nossas ilhas, a maioria das infraestruturas para receber os turistas dos mais diversos perfis e objetivos, também não deixa a desejar.    

Qual a melhor época para conhecer as Ilhas do Brasil?

Melhor época para conhecer as Ilhas do Brasil
Fonte: Pixabay

O Brasil é um país tropical e, por isso, a maior parte dos nossos meses é regada de sol e calor durante o ano todo. 

Claro que em regiões como o Sul, por exemplo, o inverno é caracterizado por dias frios, mas as temperaturas baixas não duram muito tempo por lá. 

Para quem quer conhecer as ilhas mais lindas do Brasil, uma dica é viajar entre os meses de setembro e março, durante primavera e verão. Nesta época, as temperaturas mais altas tornam esse lugares o destino perfeito dos turistas. 

Porém, nesse período, a incidência de chuva é maior, mas nada que comprometa os passeios. Dá para se programar e curtir longos dias de sombra e água fresca no litoral brasileiro.  

Como visitar as Ilhas do Brasil?

Como visitar as ilhas do Brasil
Fonte: Pexels

Conhecer as mais belas ilhas do Brasil não é um bicho de sete cabeças. Dependendo do destino que escolher, é possível viajar de avião até o local ou desembarcar em determinada cidade que possua um aeroporto e, depois, seguir de barco ou balsa até a ilha escolhida. 

Aliás, muitas balsas, inclusive, oferecem a possibilidade de transportar carro para que o turista possa conhecer as ilhas de uma forma mais tranquila com seu próprio veículo. 

Nessas regiões, há empresas que alugam carros para essa finalidade. 

Passagens aéreas em promoção

Sabemos que as passagens aéreas nem sempre são baratas. Por isso, é sempre bom fazer uma busca para encontrar as opções mais em conta. 

Em uma viagem dessas, economizar é quase que uma regra. Por isso, faça sempre uma pesquisa em sites de comparação de passagens aéreas. O Passagens Promo está aqui para ser seu aliado também nesta etapa!

Durante a pesquisa, faça um cadastro para alerta de preços no site, pois, se os preços das passagens forem ajustados, você será avisado imediatamente.

As 10 ilhas mais belas do Brasil

Fernando de Noronha
Fonte: Pixabay

Fernando de Noronha, Pernambuco

Sabe qual a melhor ilha do Brasil? Fernando de Noronha é considerada por muitos visitantes, uma das melhores! Trata-se de um arquipélago vulcânico, sendo um verdadeiro parque marinho e santuário ecológico protegido.

Para quem gosta de atividades aquáticas, Noronha é o lugar certo, pois oferece muitas atividades de mergulho e snorkeling, além de ser um dos lugares mais exuberantes do país com mar de águas cristalinas e praias paradisíacas.

Na região, as praias possuem paisagens incríveis, a natureza conta com uma incrível variadas de espécies que vivem livremente pela ilha. Sem dúvida, um dos melhores lugares do Brasil para relaxar e curtir!

O que fazer em Fernando de Noronha?

Claro que as praias são as principais atrações do local. Por isso, no seu roteiro das ilhas do Brasil, inclua uma visita às Praias do Cachorro, do Meio, da Conceição, do Sancho, dos Golfinhos, entre outras. 

Conheça também a vila dos Remédios, que é um centrinho da ilha. Não deixe de fazer um o passeio Ilhatour, que leva os turistas para conhecer os principais pontos do arquipélago. 

Além disso, o Mirante do Boldró também deve estar em seu radar, assim como as trilhas e os passeios de barco.

E se ficou curioso sobre o assunto, conheça mais sobre o turismo em Pernambuco!

Delta do Parnaíba, Maranhão e Piauí

Pensa em um lugar bonito e multiplica por 10! O Delta do Parnaíba é mais que isso. Ele é tão exuberante que até parece de mentira. 

Imagine só: o rio Parnaíba percorre 1450 kms até desaguar no Oceano Atlântico, quando ele se abre em cinco braços, envolvendo 73 ilhas fluviais, tornando uma das paisagens mais lindas do planeta, repleta de dunas, mangues e ilhas fluviais. É um escândalo de lindo!

O que fazer em Delta Parnaíba?

O que não faltam são atrações em Delta Parnaíba. Por isso, para não ficar perdido, comece o passeio ao Delta do Parnaíba Tradicional, depois conheça o Porto das Barcas, que está localizado aos pés da ponte e às margens do rio Igaraçu.

Visite também a Praia do Parnaibano,  a Praia da Pedra do Sal, assim como a Ilha do Caju e a  Revoada dos Guarás. 

Ilha do Guajirú, Ceará

Ilha do Guajiru
Fonte: Wikimedia Commons

Conhecida como a Cancún cearense, ela caiu na graça dos turistas do mundo inteiro nos últimos anos. A ilha conta com um clima tropical, lindas paisagens, povo acolhedor, além de oferecer atividades ao ar livre.

Sem contar que as águas do mar são tranquilas, quase sem onda. Um verdadeiro paraíso. Sem dúvida, está entre as ilhas do Brasil mais maravilhosas. Perfeito para quem gosta de esportes aquáticos e relaxar nas suas praias e piscinas naturais.

O que fazer na Ilha de Guajirú?

A diversão na ilha é garantida. Além de curtir a paisagem e as lindas praias da região, você pode fazer muitas atividades, como Kitesurf e velejar.

Para quem quer praticar estes esportes, que precisam de bons ventos e lindas paisagens, a Ilha do Guajirú é perfeita! Há lindas ilhas no Brasil, como essa, que oferecem a beleza natural e ótima estrutura para práticas esportivas. 

Boipeba, Bahia

Ela faz parte do arquipélago de Cairu, um dos principais pontos turísticos de todo estado da Bahia. É, sem dúvida, um local surpreendente, com praias limpinhas, águas claras e areia branca.

Sem contar a diversidade de recifes de corais e peixes, além de piscinas naturais que ficam em meio ao mar. Se quer fugir da badalação e do agito, Boipeba é o lugar certo. 

O que fazer em Boipeba?

Na região, o que não faltam são opções de passeios, caminhadas, tour histórico e cultural, prática de stand up, mergulho, observação das Baleias Jubarte, além de passeios guiados pela ilha. 

Uma das principais atrações da Boipeba é o mergulho em piscinas naturais, passeio pelos manguezais, entre outros. Uma dica bem bacana é aproveitar os serviços de massagens oferecidos na ilha. 

Abrolhos, Bahia

Jubarte em Abrolhos
Fonte: Pixabay

Com paisagens naturais de deixar qualquer um babando, Abrolhos conta com cinco ilhas, sendo elas, a Ilha de Santa Bárbara, Ilha Siriba, Ilha Redonda, Ilha Sueste e Ilha Guarita.

Mas nem todas elas podem ser visitadas, algumas possuem o desembarque restrito, sendo que apenas a Ilha Siriba é aberta à visitação de maneira guiada. 

Aliás, toda essa área onde estão localizadas as ilhas pertence ao Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, controlado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade com apoio da Marinha do Brasil. Essa é uma das ilhas brasileiras que você precisa conhecer. 

O que fazer em Abrolhos?

Não é à toa que Abrolhos é considerada uma das ilhas do Brasil mais espetaculares. Um encanto de destino. Na região é possível fazer passeios de observação das baleias e mergulhos com alta visibilidade. 

Que tal fazer também caminhadas, viver a experiência de dormir em um catamarã, fazer snorkel com dezenas de cardumes e tartarugas? Só com essas atrações já vale a viagem!  

Ilha de Marajó, Pará

Ela é a principal ilha do Arquipélago do Marajó, mas é muito peculiar. Isso porque, a Ilha de Marajó é considerada fluviomarítima, ou seja, banhada tanto por águas do rio Amazonas, Pará e Tocantins além das águas do Oceano Atlântico.

Um verdadeiro espetáculo de tão linda! É uma fascinante mistura de cores nas águas da ilha. Já descobriu qual o lugar mais paradisíaco do Brasil? Calma que tem mais. 

O que fazer na Ilha de Marajó?

A ilha é muito rica de atrações turísticas, mas se tiver que escolher o que fazer na região, confira as nossas dicas:

Faça uma parada na Praia de Barra Velha, uma das mais belas da ilha. Passeie também de barco pelos igarapés. Não deixe de conhecer a praia de Joanes e as ruínas dos Jesuítas, que ficam bem próximas uma da outra.

Tire um tempo para caminhar pela região central da ilha e conhecer as fazendas. Você vai se encantar! 

Ilha Grande, Rio de Janeiro

Ilha Grande, RJ
Fonte: PxHere

Considerada a maior das ilhas da baía de Angra dos Reis. A Ilha Grande é muito conhecida pela sua natureza exuberante, belas praias, atividades ao ar livre, pousadas e restaurantes. Ela mantém uma incrível preservação dos seus recursos naturais.

A Ilha Grande é um local para curtir o sol, relaxar, velejar e aproveitar os spas existentes no local. Aliás, ela possui um complexo de restaurantes para você saborear a culinária local regada de muito peixe e frutos do mar. 

O que fazer em Ilha Grande?

Para quem quer relaxar, inclua no seu roteiro um passeio de lancha pela Praia do Caxadaço, conheça alguns pontos turísticos, como a Gruta Acaiá, a Ilha de Jorge Grego, o Pico do Papagaio e a cachoeira da Feiticeira.

Ah, antes de partir, conheças a Lagoa Azul e a Lagoa Verde. Aproveite também para fazer passeios em escunas e lanchas, para conhecer várias praias da região. É possível fazer ainda mergulho, caiaque, trekking e stand-up surf.

Ilhabela, São Paulo

Uma das ilhas famosas do Brasil.  A região é uma verdadeira mistura de belas praias e mar de águas cristalinas. Ela recebe muitos turistas que estão em busca de prática de esportes náuticos, como a vela, por exemplo.

Somado às belezas naturais, a Ilhabela também é muito charmosa com suas várias pousadas aconchegantes espalhadas pela região. Os restaurantes, lojinhas de artesanato, bares e cafés fazem do local um dos melhores destinos turísticos de São Paulo. 

O que fazer em Ilhabela?

Com esse nome, nem precisa falar que essa é uma das ilhas paradisíacas no Brasil. Além de apreciar a natureza, é possível fazer muitas atividades na região, como trilhas, passeios de barco e caminhadas pelas vilas.

Outra dica é observar a linda vista do alto do mirante da ilha, além, claro, de conhecer as lindas praias e as cachoeiras que o local oferece.

Ilha do Cardoso, São Paulo

Não podemos dizer que ela está entre as ilhas desertas no Brasil, mas a Ilha do Cardoso é quase isolada. Coberta por floresta Nativa, ela não é um grande ponto turístico. Por isso, conta com praias intocadas e limpas, preservando a beleza natural do local! 

As vilas da ilha têm como moradores os descendentes dos índios. Por tanta preservação cultural e natural, a Ilha do Cardoso pertence a um parque Estadual.

Esse paraíso faz, inclusive, parte do Parque Estadual da Ilha do Cardoso. Por estar dentro de uma área de preservação, é bom lembrar que não há energia elétrica na ilha e os carros também são proibidos. 

A Ilha do Cardoso é considerada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.

O que fazer na Ilha do Cardoso?

Muitas ilhas da região ficam dentro das florestas nativas. Portanto, se quer conhecê-las, você vai ter que fazer muitas trilhas, claro, apreciando as belas paisagens. Nada mal, não é mesmo?

Além de fazer um tour pelas praias da região, não deixe de conhecer a  Cachoeira Ipanema: com águas cristalinas, ideal para banhos. Visite também o Pontal da Praia, um dos pontos turísticos.

Inclua também no seu roteiro um passeio pela Ilha do Sambaqui e do Costão Rochoso, além do Poço das Antas, um belíssimo poço, cercado por mata atlântica e por diversos animais da fauna local.

Depois de conhecê-la, você irá entender porque ela está na lista das 10 ilhas do Brasil mais bonitas.

Ilha do Mel, Paraná

Ilha do mel
Fonte: Pixabay

Ela é muito famosa entre os viajantes que querem desfrutar de um contato com a natureza, relaxar nas praias paradisíacas, além de apreciar as temperaturas que não são tão elevadas.

Por ser uma ilha muito preservada, ela também mantém características mais rústicas em sua estrutura e o acesso à ilha é restrito a 5 mil pessoas por dia.

A Ilha do Mel conta com ecossistema incrível, muitas trilhas e praias magníficas. Prefeito para quem quer descansar. 

O que fazer na Ilha do Mel?

A região é um verdadeiro cartão postal das ilhas do Brasil. Além de deslumbrante, ela oferece muitos passeios turísticos para os visitantes. Então, para não perder tempo, anota aí as principais atrações: 

Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, Gruta das Encantadas, Farol das Conchas. Depois disso, coloque um calçado confortável e entre nas trilhas, leve também roupas de banho para fazer uma parada nas praias da região. 

Essas são algumas das opções, mas a ilha oferece muito mais. Por isso, reserve alguns dias para conhecer esse lugar incrível. Certamente, essa é uma das ilhas do Brasil que não vai decepcionar você. 

Cotação Passagens aéreas

São muito locais para conhecer, não é mesmo? Agora que você já sabe quais são as ilhas do Brasil, chegou a hora de fazer as malas e começar o planejamento da viagem. 

Sabemos que os custos com passagens aéreas acabam se tornando o maior investimento. Por isso, se você quer encontrar passagens aéreas mais baratas com ótimas condições de pagamento, acesse o site Passagens Promo

Nossa plataforma de busca pesquisa nas principais companhias do Brasil e do mundo.

Com certeza você encontrará passagens que cabem em seu bolso, deixando uma sobra para gastar em pontos turísticos e lembrancinhas.

Incrível, não é?  Prepare-se para conhecer as ilhas do Brasil e desfrute do melhor que nosso país tem para oferecer! Der Promo você pode!

Confira outras dicas imperdíveis de viagens no nosso blog:

Recomendado para você
Praias paradisíacas: 13 destinos inesquecíveis para conhecer

Praias paradisíacas: 13 destinos inesquecíveis para conhecer

Viagem pelo Brasil: 7 destinos incríveis para curtir as férias

Viagem pelo Brasil: 7 destinos incríveis para curtir as férias