Ilhas do Caribe: quando ir, informações, dicas e o que conhecer

O cenário das ilhas do Caribe são um verdadeiro paraíso, com o seu mar azul profundo, águas cristalinas, areia branca e coqueirais.

Como se não bastasse tanta beleza, o arquipélago é famoso também pelos seus resorts de luxo, esportes aquáticos e badalação.

Se você sonha em conhecer o destino, confira esse artigo com dicas de viagem, a melhor época para viajar, além de muitas informações. Vem com a gente!

Não deixe de pesquisar sua passagem aérea par ao Caribe no Passagens Promo e garantir os melhores preços e o melhor atendimento sempre!

Quais são os nomes das ilhas do Caribe?

Para montar um roteiro Caribe bem bacana, nada melhor do que conhecer todas as ilhas para saber quais precisam fazer parte da sua lista.

A região caribenha conta com mais de 50 ilhas, sendo as principais: Aruba, Bonaire e Curaçao, Ilha de São Domingos, San Andrés, Cartagena, Barbados e Jamaica.

Nesta lista, estão incluídas ainda Bahamas, Ilhas Cayman, St. Martin, St. Maarten, St. Barth, Ilhas Turcas, Caicos, Trindade e Tobago.

Cuba, Ilha das Mulheres, Bermudas, Porto Rico, Ilhas Virgens Britânicas e Americanas, Cancún, Cozumel também são ilhas do Caribe.

Quando ir para o Caribe?

Ilhas do Caribe quando ir
Fonte: Pixabay

Caribe é sinônimo de sol, gente bonita e temperaturas altas. Para curtir tudo que esse paraíso tem para oferecer, a época ideal acontece entre os meses de dezembro e abril, no inverno, quando a incidência de chuva é quase nula.

Embora seja a estação mais fria do ano, nesse período dificilmente você vai se deparar com furacões, que são frequentes na região, principalmente entre os meses de junho e novembro.

Agosto e setembro são os meses com maior incidência de furacões por toda a região caribenha. 

Mas se você quer fugir da alta temporada e das violentas tempestades, saiba que viajar para o Caribe em janeiro é uma boa opção.

Cogite também a possibilidade de conhecer o Caribe em novembro, pois dificilmente você encontrará os temidos furacões. O mesmo acontece com o Caribe em julho.

Onde ficam as ilhas do Caribe?

Muitas pessoas sonham em conhecer o destino, mas poucos sabem onde ficam as ilhas do Caribe.  

Elas ocupam uma área de 2.754.000 quilômetros quadrados no continente americano, posicionado entre as Américas do Norte e do Sul e ao lado da América Central.

Mapa das ilhas do Caribe

De uma forma geral, os turistas que visitam a região querem conhecer mais de uma ilha. 

Por isso, é sempre bom ter um mapa para fazer um tour pelos melhores lugares do Caribe. Confira o que preparamos para você!

Passagens aéreas para as ilhas do Caribe

Os melhores preços de passagens aéreas para o Caribe você encontra aqui
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

Planejar uma viagem para as ilhas caribenhas é uma delícia, e ficamos escolhendo tudo que queremos fazer e conhecer por lá.

Além de ficar sonhando com esse paraíso, não deixe para a última hora a compra das suas passagens aéreas, pois os valores tendem a ficar mais altos.

Enquanto monta o seu roteiro, comece agora mesmo a fazer as suas cotações de passagens aéreas no nosso site, Passagens Promo.

No nosso comparador de preços, você encontrará muitas promoções e descontos imperdíveis para conhecer as melhores ilhas do Caribe.

O que conhecer no Caribe

Prepare o coração, o celular ou a câmera fotográfica, pois você ficará impressionado com a beleza desse lugar. 

Já adiantamos que escolher as ilhas caribenhas vai ser uma tarefa e tanto, mas, certamente, muito prazerosa. Para te ajudar, separamos aqui os destinos mais famosos do Mar do Caribe. Vamos lá!

Aruba, Bonaire e Curaçao

Ilhas do Caribe Aruba
Fonte: Pixabay

Ao norte da Venezuela, Aruba é aquele destino que te deixará de boca aberta. A ilha encanta pelas suas belezas naturais, praias exuberantes e mar com diferentes tons de azul, quase sem onda.

A praia mais disputada por lá é a Palm Beach, cercada por coqueirais e hotéis suntuosos que ficam à beira-mar. A areia branca, as águas transparentes e calmas tornarão a sua trip pelos destinos no Caribe deliciosa. 

Bonaire é chamada de Blue Destination em razão do seu empenho para a preservação ambiental.

Por lá, você não precisará se preocupar, pois faz sol o ano inteiro e as temperaturas estão sempre amenas. Embora pouco explorada, não deixe de incluí-la no seu roteiro.

Curaçao também encanta seus visitantes não somente pelas suas belezas naturais, mas também pela sua influência holandesa, que é vista em cada cantinho da cidade. As praias são cristalinas e o mar azul proporciona ótima visibilidade para mergulhos.

Ilha de São Domingos

A Ilha de São Domingos, a segunda maior ilha do mar caribenho, atrai muitos turistas por conta das suas praias paradisíacas, de águas transparentes, e também pela simpatia do seu povo.

A região é a ilha do Caribe considerada mais montanhosa de todas, o que torna a paisagem ainda mais exuberante. Ela divide-se entre a República Dominicana e está bem perto de Punta Cana, que também é um verdadeiro paraíso tropical.

Ao desembarcar na Ilha de São Domingos, aproveite também para conhecer Cayo Levantado, em Sanamá, que é belíssima.

San Andrés e Cartagena

ilhas do caribe cartagena
Fonte: Pixabay

Se você está pensando que os destinos caribenhos são muitos caros, saiba que não é bem assim. 

As ilhas San Andres e Cartagena, em território colombiano, são encantadoras e seus preços são mais acessíveis, se comparado às outras ilhas.

Conhecida como o mar de sete cores, San Andrés é rodeada por lindas montanhas, o que torna o destino ainda mais espetacular. A região é perfeita para mergulhar com corais e várias espécies de peixes.

Já Cartagena não foge à regra quando o assunto são belas paisagens.  A ilha é toda simpática e as suas praias são lindas. O centro histórico de San Andrés também deve fazer parte do seu roteiro. 

Barbados

Barbados é um dos lugares no Caribe que valem a pena conhecer. Com cerca de 34 quilômetros de extensão, ela é uma ilha pequena, mas com cenários dignos de um filme.

Famosa por ser a terra da cantora Rihanna, não deixe de conhecer a praia de Crane Beach, que abriga um belo hotel bem no alto do penhasco.

Nessa região, as areias da praia possuem tons rosados, e as águas são cristalinas ao ponto de enxergar o fundo do mar. Para completar a paisagem, os coqueiros plantados ao entorno da orla deixam o cenário ainda mais impressionante.

Além de conhecer as praias, faça um tour também pela área urbana e pelas ruazinhas com casas coloridas. Sente às mesas de um bar e aprecie o cotidiano da ilha, que tem grande influência britânica.

Jamaica

Ilhas do Caribe Jamaica
Fonte: Pixabay

Na hora de decidir o que conhecer no Caribe, cogite visitar a Jamaica, um verdadeiro paraíso natural.

O mais legal é que dá para visitá-la em qualquer época, pois seu clima é sempre tropical, e as temperaturas ficam em torno de 23°C e 30°C ao longo de todo o ano.

Além das suas praias de águas claras, a ilha possui um verdadeiro santuário natural com fauna e flora preservadas.

Se está em busca de tranquilidade e um clima mais rústico, conheça a região de Ocho Rios, com belas praias e lindas cachoeiras.

Montego Bay é mais balada e abriga construções históricas bem interessantes, além de praias lindíssimas.

Bahamas

A ilha de Bahamas está na lista dos melhores destinos no Caribe. E claro, não é à toa! Com praias intocadas e centenas de ilhotas, ela coleciona cenários naturais de tirar o fôlego.

Inclusive, há quem diga que a ilha possui as praias mais lindas do planeta. Areia branca, águas cristalinas, mar azul profundo e hotéis luxuosos como o Atlantis Paradise Island fazem parte da paisagem paradisíaca.

Ilhas Cayman

Ilhas do Caribe Ilhas Cayman
Fonte: Pixabay

Elas ficam bem pertinho de Miami, e são conhecidas por suas praias de águas transparentes e areia branquinha e macia. Mas não é só isso!

As Ilhas Cayman são destinos perfeitos para os turistas que estão em busca de praticar esportes aquáticos, como mergulho. Se der sorte, ao mergulhar poderá encontrar com tartarugas marinhas, que são o símbolo do país.

St. Martin e St. Marteen

Se você quer as fotos de ilhas no Caribe mais bonitas, inclua St. Martin e St. Maarten nos seus destinos. Na região, a cor do mar e da areia ganham os corações dos turistas.

Ambas as ilhas têm praias para todos os tipos de turistas, desde as mais tranquilas e perfeitas para quem quer relaxar, como a Long Bay, até as mais badaladas e com muitas festas, como a Orient Beach.

Não deixe de praticar esportes como stand-up paddle e mergulho durante a sua viagem para esse cantinho do Caribe.

St. Barth

Ilhas do Caribe St Bath
Fonte: Pixabay

Um destino cheio de luxo e frequentado por celebridades como Giorgio Armani e Leonardo DiCaprio. A ilha St. Barth é conhecida por sua exclusividade, restaurantes sofisticados e edifícios históricos.

Suas mansões e hotéis à beira-mar atraem turistas que estão em busca de um destino requintado. 

A praia mais famosa é a pequena Gouverneur, com águas claras e tranquilas e com muitos hotéis e comércios ao seu redor. Sem dúvida, é uma praia de Caribe que precisa fazer parte da sua lista.

Ilhas Turcas e Caicos

As Ilhas Turcas e Caicos também são conhecidas por serem os destinos tropicais preferidos de muitas celebridades. 

Repleta de mansões, resorts e restaurantes à beira-mar, há quem diga que elas abrigam as praias mais lindas do mundo.

O arquipélago é dividido pelas ilhas Grand Turk, que é ideal para praticar mergulho, e Providenciales, que é mais turística, com belezas naturais impressionantes.

Nessa parte da ilha, passe um dia todo na praia de Grace Bay, frequentemente no ranking das mais espetaculares do mar caribenho.

Trindade e Tobago

Ilhas do Caribe Trindade e Tobago
Fonte: Unsplash

Trinidad e Tobago até podem não ser as ilhas do Caribe mais visitadas, mas certamente são donas dos cenários espetaculares.

Para quem gosta de contato com a natureza e história, Trinidad e Tobago são um prato cheio. 

Além de praias fascinantes e rica biodiversidade, ambas as ilhas possuem florestas tropicais, manguezais, bosques e uma flora e falta singular. 

Elas possuem também centros históricos com belas igrejas, palácios e praças. Se puder, não deixe de conhecer essa região caribenha, que é pura beleza e história.

Cuba

Viajar para Cuba é encontrar paisagens deslumbrantes e fazer, ao mesmo tempo, uma viagem ao passado. 

Ao desembarcar na ilha, você encontrará um país que está parado na década de 50, com carros, casas e edifícios da época.

Durante a sua viagem para o Caribe, conheça a capital centenária, Havana, que é pura história. As praias do Cayo Largo del Sur são paradisíacas e consideradas as mais lindas do país. 

Bermudas

Ilhas do Caribe Bermudas
Fonte: Pixabay

Formada por mais de 130 ilhas, Bermudas está entre os destinos mais procurados do mar do Caribe. 

Rodeada pelos recifes de corais mais lindos do planeta, suas praias garantem ótimas experiências aos seus visitantes.

Com águas calmas e transparentes, a região oferece opções de hospedagens para todos os bolsos, o que atrai milhares de turistas todos os anos.

Conheça também o centro histórico St. George, considerado Patrimônio histórico da Humanidade.

Porto Rico

Entre as ilhas famosas do Caribe, Porto Rico ganha destaque. Com paisagens dignas de cartão-postal, montanhas, cachoeiras e florestas tropicais, o destino também é famoso por sua história.

Além de curtir suas belas praias, um passeio pelas áreas históricas com prédios antigos também não pode faltar.

Ao conhecer a região, faça um tour pelo bairro da Antiga San Juan, cheio de construções coloridas em estilo colonial espanhol. Visite também as fortalezas de El Morro e La Fortaleza.

A região de Isla Verde, repleta de hotéis, bares à beira-mar e cassinos, é muito badalada e merece uma visitinha.

Ilhas Virgens Britânicas e Americanas

Ilhas do Caribe Ilhas Virgens Britânicas e Americanas
Fonte: Pixabay

As Ilhas Virgens Britânicas e Americanas possuem paisagens típicas caribenhas e, claro, de deixar qualquer um de queixo caído.

Com enormes falésias, praias tranquilas e rodeadas de palmeiras, o local não é conhecido na rota dos destinos caribenhos, mas certamente, você deveria visitá-lo.  

As ilhas do Caribe contam com parques naturais, ecossistemas protegidos e animais selvagens. Se puder, aprecie o pôr do sol da região de Saint Thomas, que é sensacional.

Cancún, Cozumel e Ilha das Mulheres

Dono de um mar azul-turquesa em território mexicano, Cancun, Cozumel e Ilha das Mulheres são donas de belezas naturais espetaculares.

Basta pisar na areia das praias para entender o porquê dessa região ser uma das mais procurados por turistas do mundo todo.

Para quem gosta de badalação, Cancún é uma ótima opção. Com muitos resorts animados e baladas famosas, ele atrai muitos solteiros e casais em lua de mel.

Cozumel também é belíssima e cheio de história, sendo famosa por ser sítios arqueológicos. 

A ilha das Mulheres também é muito popular por conta das suas riquezas históricas. Na região, você poderá conferir ruínas do antigo império maia.

Quais são as melhores ilhas do Caribe?

Ilhas do Caribe quais são as melhores
Fonte: Pixabay

Entre as melhores ilhas caribenhas, Bahamas, Cancún, Cozumel e Ilha das Mulheres estão no topo da lista, não somente pelas suas belezas naturais, mas por unir ainda história, badalação e uma rica biodiversidade.

Se quer aliar tudo isso em um único destino, inclua essas ilhas no seu roteiro.

Melhores ilhas do Caribe para solteiros

Para os viajantes que estão em busca de belas paisagens e muita azaração, as melhores ilhas do Caribe para solteiros são Punta Cana, Barbados e Cancun.

Esses destinos ganham a preferência dos solteiros de plantão em razão dos seus resorts, que promovem festas badaladas e cheias de gente bonita.

Nessas ilhas, há muitas casas noturnas famosas e que são verdadeiros points para quem quer curtir a noite caribenha livre, leve e solto.

Passagens aéreas para o Caribe

Separamos as melhores passagens aéreas para o Caribe aqui!
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

Conseguiu decidir quais ilhas do Caribe quer conhecer nas suas próximas viagens de férias? Com tantos destinos paradisíacos é difícil escolher, não é mesmo? 

Enquanto está montando o seu roteiro, comece a fazer as cotações das suas passagens aéreas no nosso buscador, Passagens Promo, que oferece ótimos preços, descontos e promoções.

Que viajar barato? De Promo você pode!

Leia também:

Recomendado para você
Turismo no Panamá: melhor época, principais destinos e dicas

Turismo no Panamá: melhor época, principais destinos e dicas

San Andrés na Colômbia: quando ir e dicas de turismo no arquipélago

San Andrés na Colômbia: quando ir e dicas de turismo no arquipélago

Punta Cana ou Cancun: infraestrutura, praias paradisíacas e preços

Punta Cana ou Cancun: infraestrutura, praias paradisíacas e preços

Destinos no Caribe: 8 lugares que você precisa conhecer

Destinos no Caribe: 8 lugares que você precisa conhecer