Ilhas Galápagos: O que fazer, curiosidades e passeios imperdíveis

As Ilhas Galápagos ficam bem aqui, na América do Sul, mais especificamente no Equador, mas ainda são um destino pouco explorado por brasileiros. 

As ilhas são, na verdade, um arquipélago formado por mais de 50 ilhas vulcânicas que ganhou fama mundial por inspirar as principais obras do naturalista Charles Darwin, como a Origem das Espécies e a Teoria da Evolução.

O que muita gente não sabe é que Galápagos vai muito além de suas exuberantes fauna e flora: estamos falando de um destino imperdível, diferente de tudo que você já viu, com direito a praias paradisíacas.

Criamos um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre Galápagos, as principais curiosidades sobre o arquipélago e passeios imperdíveis para incluir em seu roteiro de viagem. Confira!

Aproveite as melhores promoções de passagens aéreas do Brasil no Passagens Promo.

Ilhas Galápagos – conheça a famosa ilha do Pacífico

Uma das ilhas mais famosas do Pacífico, Galápagos é, na verdade, um arquipélago, transformado em primeiro Parque Nacional Equatoriano em 1959. 

Atualmente, o local recebe mais de 200 mil visitantes todos os anos, em busca de animais e cenários que não existem em nenhum outro lugar do mundo.

História

Ilha Galápagos história
Fonte: Pixabay

A primeira vez que o arquipélago apareceu em mapas foi no século XVI, mas foi só em 1835 que Galápagos parece ter entrado de vez para a história.

Naquele ano, o local foi o cenário de pesquisas do britânico, Charles Darwin, sobre vida natural que mudariam a nossa compreensão sobre a evolução das espécies.

O arquipélago se tornou um parque nacional apenas em 1959, e quase 20 anos depois, em 1978, Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. A partir de 1985, o lugar foi também transformado em reserva marinha.

Onde fica? 

A Ilha de Galápagos, Equador, fica a cerca de 1.000 km de distância da costa equatoriana, em meio ao Oceano Pacífico.

O arquipélago é formado por mais de 50 ilhas, seis ilhas maiores e várias dezenas de ilhotas de grande importância para a ciência.

Mapa

As principais ilhas de Galápagos são Santa Cruz, Isabela e São Cristóvão. Confira o mapa do arquipélago, com os principais pontos turísticos!

Como ir para Ilhas Galápagos?

Não existem voos diretos entre o Brasil e o arquipélago, mas a Latam e a Avianca são algumas das companhias aéreas que oferecem os trechos.

Para chegar até lá, a partir do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, o viajante tem algumas opções: uma das melhores alternativas é o trecho até Lima, no Peru, e de lá até Quito, no Equador. 

Em seguida, ainda será preciso pegar um voo até Guayaquil ou Baltra. O pequeno aeroporto de São Cristóvão também recebe alguns voos, a partir de Quito.

Além do trecho pelo ar, o viajante também precisará enfrentar trechos por mar: para visitar as ilhas, o trajeto é feito de barco ou ferryboat.

Passagens em promoção para o Equador

Aproveite as melhores promoções para o Equador
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

Se você quer conhecer de perto o cenário que inspirou Charles Darwin a repensar tudo o que sabia-se sobre vida animal e vegetal, é melhor fazer o quanto antes a cotação de passagens aéreas para o Equador.

Nessa missão, você pode contar com o apoio do melhor comparador do Brasil, Passagens Promo, que permite a comparação das ofertas das melhores companhias aéreas sem mistério.

Para encontrar o melhor preço, o viajante pode simular diferentes datas, horários e rotas de viagem, e até criar alertas para receber notificações quando as passagens entrarem em promoção.

Curiosidades Ilha Galápagos

A região de Galápagos é uma das mais ricas em biodiversidade marinha do mundo, com um número impressionante de espécies animais e vegetais em uma área de pouco mais de 8.000 km².

Confira as principais curiosidades deste destino único!

Charles Darwin

Ilha Galápagos Chales Darwin
Fonte: Pixabay

A história de Galápagos se confunde com a do naturalista britânico Charles Darwin: o arquipélago se tornou famoso mundialmente após o pesquisador visitar a região, em 1835, a bordo do navio HMS Beagle.

Foi a riqueza da biodiversidade local que encantou o cientista: Darwin notou que as espécies animais e vegetais eram completamente diferentes de uma ilha para outra, com poucos quilômetros de distância.

Suas observações viraram estudos sobre a Origem das Espécies e a Teoria da Evolução que mudaram a forma com que compreendemos a vida orgânica.

Hoje, grande parte do potencial turístico de Galápagos segue os passos de Charles Darwin: o arquipélago é sede do Museu da Fundação Charles Darwin e do Centro de Interpretación, que conta a história local. 

Além disso, é possível visitar alguns dos mesmos lugares visitados pelo cientista britânico no século XIX.

Animais típicos

O principal fator que torna Galápagos um lugar único no mundo é a riqueza de sua biodiversidade.

Estima-se que 80% das aves, 97% dos répteis e mamíferos terrestres, 20% dos animais marinhos e 30% dos vegetais que existem no arquipélago não existem em nenhum outro lugar do planeta.

Entre as espécies que você só encontra em Galápagos estão iguanas, tubarões, caranguejos, pinguins e leões-marinhos, entre outros.

Tentilhões da Ilha Galápagos

Ilha Galápagos tentilhões
Fonte: Pixabay

Galápagos é o lar de 14 espécies de tentilhões-das-galápagos, uma ave pequena, com bicos adaptados para diferentes tipos de alimentação.

A espécie foi considerada uma prova da teoria da evolução: como o formato do bico varia de acordo com a dieta da ave, os tentilhões conseguiram prosperar em Galápagos mesmo sem ser uma espécie nativa, e hoje existem apenas no arquipélago!

Tartaruga Gigante

Nenhum animal representa Galápagos melhor que as tartarugas-gigantes, uma das principais espécies que inspiraram o estudo de Darwin.

Esses animais impressionantes só existem em Galápagos: podem pesar cerca de 400 quilos e chegam a viver até 150 anos. 

O viajante pode visitar projetos de conservação do animal-símbolo do arquipélago e ver de perto a maior espécie de tartaruga do mundo nas ilhas de Santa Cruz, São Cristóvão e Isabela.

Quando ir para Galápagos?

Ilha Galápagos quando ir
Fonte: Pixabay

A boa notícia é que não existe tempo ruim para visitar as Ilhas Galápagos. O melhor período para visitar a região, porém, depende da finalidade da sua viagem.

A alta temporada acontece durante os períodos de férias no Hemisfério Norte: entre junho e setembro e entre dezembro e janeiro. Se você pretende viajar nesses períodos, é melhor fazer reservas com antecedência.

A temporada de chuvas acontece entre os meses de dezembro e maio: chove um pouco todo dia, mas as temperaturas ficam altas e você não terá problemas em curtir atividades no mar.

Se você pretende fazer a observação da vida marinha, a melhor alternativa é viajar entre junho a novembro, período de reprodução de várias espécies.

O que fazer nas Ilhas Galápagos

A observação da biodiversidade não é a única atividade disponível em um dos mais famosos arquipélagos do mundo. 

Além de ver de perto animais que não existem em nenhum outro lugar, o visitante pode mergulhar em águas cristalinas, conhecer grutas, praias paradisíacas e até vulcões!

Confira o que fazer nas Ilhas Galápagos!

Ilha de São Cristóvão

Ilha Galápagos São Cristovão
Fonte: Pixabay

San Cristóbal, ou São Cristóvão, é a segunda ilha em número de habitantes no arquipélago: cerca de 6.000 pessoas vivem na região, cuja principal cidade é Puerto Baquerizo Moreno. 

Uma boa dica é visitar o Centro de Interpretación e, em seguida, o Mirador Cerro Tijeretas, onde existe uma série de mirantes de onde é possível contemplar a cidade e o mar.

Se você quer mergulhar com peixinhos coloridos, arraias, tartarugas e até lobos-marinhos, é possível fazer snorkel sem equipamentos sofisticados em Muelle Tijeretas.

A melhor praia da ilha é Playa Mann, que oferece sombra refrescante, areia branquinha e água cristalina! Na Playa del Oro, por sua vez, é possível nadar em meio a várias espécies, desde arraias a leões-marinho.

A vida noturna acontece na Malecón de Puerto Baquerizo Moreno, o calçadão da cidade, onde ficam os principais bares e restaurantes da ilha.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!

    Fique tranquilo, não enviamos spam!

    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Ilha de Santa Cruz

    Se você prefere viajar para um lugar que tenha boa infraestrutura, a Ilha de Santa Cruz será a sua melhor alternativa em Galápagos. 

    Em geral, é na ilha mais populosa do arquipélago, com cerca de 12 mil habitantes (a maior parte deles residente na cidade de Puerto Ayora) que a maior parte dos turistas chega.

    O pequeno aeroporto local recebe voos do continente, sobretudo provenientes da capital Quito ou de Guayaquil.

    Uma boa dica é curtir a água no Malecón de Puerto Ayora, onde a vida marinha é abundante e você tem grandes chances de ver animais incríveis, como tubarões, caranguejos raros e muito mais.

    Fica perto do calçadão o famoso letreiro de Galápagos, lugar ideal para tirar fotos.

    Um passeio imperdível em Santa Cruz é o Centro Darwin de Reprodução, berço das famosas tartarugas-gigantes: os bichinhos crescem ali até os 8 anos de vida e, depois, são soltas na natureza. A entrada é gratuita!

    É possível ver as tartarugas soltas na natureza na Reserva El Chato, mas a única forma de chegar até o local é de táxi.

    Para um banho inesquecível, visite Las Grietas, uma fenda entre dois paredões onde a água do mar se encontra com a água doce da chuva. O melhor horário para visita é próximo ao meio dia, quando os paredões não fazem sombra.

    Se você pretende visitar a praia mais bonita de Galápagos, o seu lugar é a Tortuga Bay: é possível chegar até lá por meio de uma trilha com cerca de 2 km de extensão ou de barco (US$ 10 por pessoa).

    Já imaginou ver de pertinho duas crateras vulcânicas? Então não deixe de visitar Los Gemelos. Para isso, a melhor alternativa é o táxi, que leva até quatro passageiros e tem custo médio de US$ 45.

    Ilha de Floreana

    Ilha Galápagos floreana
    Fonte: Unsplash

    A Ilha de Floreana, também conhecida como Ilha de Santa Maria, é a menor de todo o arquipélago, mas nem por isso é menos charmosa. Os cerca de 150 moradores locais dividem espaço com leões-marinhos e iguanas.

    Se você quer conhecer a “verdadeira Galápagos”, não deixe de visitar a Ilha de Floreana, mas se você faz questão de boa infraestrutura, nem pense nisso!

    A ilha não oferece alguns serviços considerados básicos, como banco, restaurantes e até hospital, mas é a melhor oportunidade para conhecer o lado mais verde e selvagem do arquipélago, com diversas fazendas, cavernas e grutas.

    Ilha Isabela

    Sempre sonhou em ver baleias? Então você precisa conhecer a impressionante Ilha Isabela: a maior em território e a menor em população de Galápagos.

    Em uma área de 4,5 km² existem nada menos que seis vulcões (Alcedo, Cerro Azul, Darwin, Ecuador, Sierra Negra e Wolf) e cinco deles ainda estão ativos!

    A principal cidade da ilha é Puerto Villamil, uma vila bastante simples, mas com praias paradisíacas de areia branquinha, água cristalina e lagunas impressionantes com centenas de flamingos.

    Afinal de contas, a ilha tem uma riquíssima vida animal: orcas, baleias jubarte e minke, tartarugas, aves, iguanas e muitos outros animais visitam a região para se alimentar. 

    Não é à toa que Isabela é considerado o melhor ponto para observação de baleias em Galápagos!

    Um dos melhores pontos para prática de snorkel é Concha de Perla, onde você pode nadar com pinguins, leões marinhos, ouriços, corais e peixinhos supercoloridos!

    Em relação ao turismo, mais uma vez o visitante precisa compreender a realidade de um dos lugares mais isolados do mundo: as ruas não são asfaltadas e você terá uma oferta limitada de hotéis e restaurantes.

    Ou seja, se você deseja passar alguns dias na ilha, a melhor maneira de garantir uma hospedagem confortável é fazendo a reserva com antecedência.

    Compre passagens com descontos incríveis

    Confira os melhores preços de passagens aéreas para o Equador
    Passagens aéreas saindo de
    Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

    Agora que você já sabe tudo sobre as Ilhas Galápagos, está na hora de fazer a cotação de passagens aéreas pelo menor preço! 

    Você pode contar com a ajuda do Passagens Promo, o melhor comparador do Brasil, para encontrar as passagens mais baratas do mercado!

    Faça simulações de diferentes datas, horários e rotas de viagem: assim, vai ficar mais fácil encontrar o dia mais barato para viajar!

    Além disso, não se esqueça de criar alertas para receber notificações quando o preço da passagem sofrer alguma alteração.

    Conhecer Galápagos com economia? De Promo você pode!


    Leia também:

    Recomendado para você
    Ciudad del Este: o que fazer além das compras?

    Ciudad del Este: o que fazer além das compras?

    Viagem para o Chile: roteiro por região, passeios e gastronomia

    Viagem para o Chile: roteiro por região, passeios e gastronomia

    O que fazer em Puerto Natales: explore além de Torres del Paine

    O que fazer em Puerto Natales: explore além de Torres del Paine

    Assunção, Paraguai: dicas de hotéis, restaurantes e melhores passeios

    Assunção, Paraguai: dicas de hotéis, restaurantes e melhores passeios

    Punta Arenas, Chile: 7 lugares que você não pode deixar de explorar

    Punta Arenas, Chile: 7 lugares que você não pode deixar de explorar

    Cidades do Paraguai: os 10 maiores destinos no país

    Cidades do Paraguai: os 10 maiores destinos no país