Imbituba, SC: praias, pontos turísticos, mapa e informações

Antiga colônia açoriana no Sul do Brasil, Imbituba, SC, é um destino que reserva aos viajantes belas praias, infraestrutura de ponta e atrações para todos os gostos pertinho de Florianópolis e do badalado Beto Carrero World.

A atmosfera praiana pode ser percebida por todos os cantos, seja nas charmosas pousadas rústicas, nos restaurantes especializados em frutos do mar ou nas lojas de artesanato em estilo hippie.

À beira-mar, é possível encontrar praias com ondas perfeitas para a prática de surfe ou com mar calmo, praticamente sem ondas, ideal para quem está viajando com crianças.

A cidade ainda fica na rota de migração das baleias-francas, é reconhecida internacionalmente por suas águas limpas.

O local garante paisagens diferenciadas ao turista, como dunas, lagoas e ilhas que registram ondas de até 4 metros de altura!

Se você já está com vontade de conhecer essa charmosa cidade catarinense, prepare logo o papel e a caneta, pois criamos um guia completo, com tudo que você precisa saber sobre Imbituba! Confira!

Passagens aéreas para Santa Catarina com ótimos preços neste link!

Imbituba, SC: conheça a capital nacional da baleia-franca!

Imbituba, em Santa Catarina, é uma cidade com vários apelidos carinhosos, como capital da baleia-franca e meca do surfe catarinense, o que indica bem o que o viajante pode esperar desse formidável destino turístico.

Embora as principais atrações imbitubenses sejam suas belas praias, incluindo uma das baías mais bonitas do mundo (na Praia do Rosa), não faltam atrativos muito além do mar e do sol.

Que tal visitar igrejas com mais de 300 anos de história, conhecer mais sobre as baleias-francas, percorrer trilhas exuberantes em meio à mata atlântica ou praticar esportes náuticos em lagoas de água cristalina?

Antes de fazer as malas, porém, não se esqueça de fazer um bom planejamento de viagem.

Assim, você poderá prever gastos com diárias e deslocamentos, escolher a melhor região para se hospedar e montar um roteiro com as atrações que deseja conhecer.

Neste artigo, você encontra as principais informações para a sua viagem a Imbituba: como chegar, quando visitar, o que fazer, as melhores praias e muito mais. Veja só!

Onde fica Imbituba?

Onde fica Imbituba, SC
Fonte: Pixabay

Imbituba é um dos principais destinos do litoral sul de Santa Catarina, em uma região conhecida como Lagos Catarinenses.

A cidade tem pouco mais de 44 mil habitantes e faz divisa com os municípios de Laguna, Garopaba, Imaruí e São Martinho, outros destinos encantadores para quem gosta de praia!

Quantos km fica Imbituba de Florianópolis?

Um dos principais trunfos de Imbituba, SC, para atrair dezenas de milhares de turistas por ano é sua localização estratégica, a apenas 90 km da capital, Florianópolis.

Dessa forma, o viajante de outros estados pode desembarcar no aeroporto da capital catarinense e finalizar o trajeto por terra em cerca de 2 horas, pela rodovia BR-101.

Se você decidir não alugar um carro para fazer o percurso, basta embarcar em um ônibus no terminal rodoviário de Florianópolis rumo a Imbituba, com passagens a partir de R$ 20 (preço em maio/2021).

Como é o clima em Imbituba, Santa Catarina?

Como é o clima em Imbituba, Santa Catarina?
Fonte: Pxhere / CC0

Imbituba é uma cidade agradável em qualquer ocasião, mas escolher bem a época do ano em que você viaja pode fazer toda a diferença na sua experiência.

A alta temporada acontece entre dezembro e janeiro, quando a cidade fica cheia de viajantes e o preço de praticamente tudo dispara.

No entanto, essa também é a época mais indicada para quem deseja conhecer as praias de Imbituba, pois as condições climáticas favorecem o banho de mar, com temperaturas entre 22ºC e 28ºC.

Ou seja, se você deseja curtir as praias imbitubenses, faça suas reservas de hospedagem com o máximo de antecedência possível, ou pode acabar pagando mais caro.

No restante do ano, você vai precisar de coragem para encarar um mergulho: a temperatura da água chega a 17ºC nos meses mais frios.

Neste caso, embora não seja possível curtir as praias plenamente, será possível percorrer as trilhas ecológicas e fazer passeios pela natureza, bem como desfrutar de diárias a preços mais econômicos.

Quer viajar para avistar as baleias-francas e da espécie jubarte? Então programe a sua viagem entre os meses de junho e outubro.

Neste período, as gigantes de até 40 toneladas chegam à região em busca de águas mais quentes para o nascimento dos filhotes e oferecem um verdadeiro espetáculo aos visitantes!

Qual o significado do nome da cidade de Imbituba, SC?

A cidade de Imbituba, SC, foi batizada com uma palavra de origem indígena que faz referência ao cenário natural local.

“Imbé”, ou “planta que rasteja”, é o nome dado a um tipo de cipó encontrado em grandes concentrações na cidade desde antes dos primeiros assentamentos na região, no século XVII.

A planta ainda pode ser encontrada em alguns pontos da cidade, como o Costão do Farol e os arredores da Ribanceira.

“Tuba”, por sua vez, significa “abundância” no idioma dos índios carijós, que viviam na região até a chegada dos portugueses.

Isto é, Imbituba significa “terra em que a planta que rasteja é abundante”.

Promoção de passagens para Imbituba, SC

Os viajantes de outros estados que desejam conhecer a cidade, podem voar até os vários aeroportos espalhados pelo estado.

No caso de Imbituba, a principal porta de entrada catarinense, o Aeroporto Internacional de Florianópolis, localizado a 104 km da cidade litorânea, é a melhor opção.

Você pode fazer a cotação de passagens aéreas baratas em nosso site buscador, Passagens Promo, que te ajuda a encontrar o momento mais barato para viajar em poucos cliques.

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de

O viajante pode até ativar o alerta de preços para não perder as promoções para o destino desejado! 

Assim, você recebe notificações em seu e-mail sempre que o trecho selecionado sofre alteração de valor.

Não se esqueça de seguir as redes sociais do Passagens Promo para se manter por dentro das ofertas e novidades do mundo das viagens!

Mapa de Imbituba

Antes de fazer suas malas para embarcar rumo a este formidável destino praiano catarinense, é essencial fazer um bom planejamento de viagem com as atrações que não podem ficar de fora do seu roteiro.

E não se preocupe, vamos te ajudar nessa tarefa! Confira o mapa de Imbituba, SC, com os principais atrativos turísticos locais!

O que fazer em Imbituba

O que fazer em Imbituba SC
Fonte: Pxhere / CC0

Decidir o que fazer em Imbituba não é uma tarefa exatamente simples, especialmente se você não tem muito tempo para conhecer a cidade. 

O litoral imbitubense abriga nove praias espalhadas por 6 km de extensão, além de dezenas de quilômetros em trilhas ecológicas, lagoas de água salgada adequadas para banho, atrativos históricos e várias opções para a vida noturna.

Para te ajudar a escolher o que incluir em seu roteiro, destacamos abaixo as principais atrações locais, confira!

Igreja Matriz de Imbituba

Localizada bem no coração da cidade, na Praça Henrique Lage, a Igreja Matriz de Imbituba é um belo exemplar de arquitetura açoriana, trazida pelos imigrantes que se instalaram na região desde meados do século XVIII.

O templo foi construído apenas na década de 1940 e se destaca na preferência dos moradores locais por um motivo curioso.

Foi utilizado óleo de baleia no processo de construção da Igreja Matriz de Imbituba. Essa matéria-prima impulsionou a economia local até ser proibida, em 1960, para evitar o abate predatório de baleias jubarte e franca que circulam pela região.

Igreja Sant’ana de Vila Nova

O principal patrimônio histórico de Imbituba, SC, é a Igreja Sant’ana de Vila Nova, construída na segunda metade do século XVIII na Praça de Vila Nova, a mais antiga da cidade.

A igreja fica na Praia da Vila Nova, no litoral sul imbitubense, que abriga um amplo trecho de vegetação de restinga preservada. E faixa de areia extensa e mar calmo, com ondas médias, recomendado para banho.

Projeto Baleia Franca

Projeto Baleia Franca
Fonte: Pexels

Projeto Baleia Franca

É quase obrigatório aprender um pouco mais sobre os seres que circulam pelo litoral da capital nacional da baleia-franca durante sua visita a Imbituba.

A cidade recebe a espécie, que chega a 18 metros de comprimento e pesa até 40 toneladas, todos os anos para o nascimento e a amamentação de filhotes.

A sede do Projeto Baleia Franca, dedicado à preservação da espécie e iniciativas de educação ambiental, fica na Praia de Itapirubá, a 3 km do centro da cidade.

No local, você poderá ver de perto o esqueleto de uma baleia, conhecer um pouco mais sobre a preservação dos ecossistemas litorâneos e aprender mais sobre as gigantes do mar!

Museu da Baleia

Imbituba foi um dos principais municípios extratores de óleo de baleia no Brasil por séculos, até a proibição do abate de baleias no território nacional, durante a década de 1960.

O lugar em que o material era extraído, na Praia do Porto, foi desativado definitivamente anos depois e acabou sendo transformado no Museu da Baleia.

A instituição abriga um rico acervo sobre a trágica matança dos animais marinhos e a batalha pela preservação das baleias.

Ali, os viajantes podem ver mapas, ilustrações históricas e até ferramentas que eram utilizadas na extração de óleo de baleia desde o século XVII.

Trilhas

Quem gosta de contato intenso com a natureza pode escolher entre dezenas de trilhas espalhadas por Imbituba e arredores.

Um dos roteiros mais conhecidos é o da Ribanceira, uma trilha guiada que começa nas proximidades da sede da Acordi e percorre um amplo trecho de mata nativa até chegar ao mar.

Além disso, algumas praias são acessíveis exclusivamente por meio de trilhas, como a selvagem Praia Vermelha e a Praia D’Água.

A trilha da Praia Vermelha tem cerca de 2 km de extensão e leva aproximadamente 1 hora para ser percorrida. Mas o nível de dificuldade é baixo e você nem vai sentir o esforço enquanto estiver contemplando a bela paisagem na região!

Ainda estão disponíveis diversas trilhas entre as faixas de areia e costões das praias do Luz, de Ibiraquera, do Porto, do Itapirubá e do Rosa.

Lagoas

Lagoa Imbituba SC
Fonte: Andreasimone / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

O mar não é a única opção de banho para o viajante que visita Imbituba. A cidade abriga várias lagoas de água salgada e doce que são adequadas para banho e rodeadas por belas paisagens.

Os morros ao longo do litoral protegem quatro locais de águas calmas e bons índices de balneabilidade.

Queridinha entre os banhistas, a Lagoa de Ibiraquera fica a poucos metros do mar e é ideal para a prática de kitesurfe

Prefere águas calmas e quentinhas? Então inclua a Lagoa do Meio,  bem no centro da cidade, em seu roteiro de viagem. 

Caso você prefira dedicar horas a fio à pesca, você não pode deixar de conhecer a Lagoa Mirim

Praias

Embora Imbituba, SC, seja uma cidade encantadora, repleta de atrativos turísticos, não dá para negar que a principal atração local são suas belas praias, listadas entre as mais bonitas de Santa Catarina.

Ao todo, são nove lugares com características distintas esperando pelo banhista.

A Praia da Vila, mais afastada do centro, é a mais indicada para a prática de surfe. Se você quer praticar windsurfe, por sua vez, as condições das praias de Ibiraquera e da Ribanceira podem ser mais favoráveis.

Se você está viajando em família, especialmente com crianças pequenas, e procura praia com boa infraestrutura de serviços, as praias do Rosa e do Itapirubá podem ser boas alternativas de passeios.

Ilhas

A costa imbitubense é pontilhada por diversas ilhas, e você poderá visitar algumas delas em passeios de barco a partir da cidade.

A partir da Praia da Vila você poderá avistar as ilhas Santana de Dentro e Santana de Fora.

Essas ilhas garantem condições perfeitas para formação de ondas com até 4 metros de altura: não é à toa que a região já sediou uma das etapas do Campeonato Mundial de Surfe (WCT).

Você também pode visitar as ilhas das Araras e do Batuta, acessíveis via barco, onde é possível avistar vários animais e plantas característicos da região.

Qual a melhor praia de Imbituba?

Qual a melhor praia de Imbituba?
Fonte: Antônio João / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

A melhor praia de Imbituba, SC, vai depender da preferência pessoal do banhista.

Afinal, se você quer pegar umas ondas pode ser que as águas calmas da Praia do Ibiraquera não sejam as mais adequadas. Neste caso, você pode gostar da Praia da Vila.

Prefere praias selvagens? Inclua as praias do Luz, Vermelha e D’Água em seu roteiro de viagem.

Se você, porém, não abre mão de boa infraestrutura, então a Praia do Rosa é a mais indicada para o seu dia à beira-mar!

Oferta de passagem para Imbituba, SC

Não faltam atrações esperando por você em Imbituba, SC. 

Visite agora mesmo nosso site de buscas, Passagens Promo, para garantir suas passagens aéreas pelo menor preço do mercado e viajar muito sem comprometer o seu bolso!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
LATAM CGH São Paulo FLN Florianópolis 22 Ago 28 Ago R$ 322 Azul POA Porto Alegre FLN Florianópolis 10 Out 15 Out R$ 519 Gol GRU São Paulo FLN Florianópolis 16 Set 20 Set R$ 521 Azul VCP Campinas FLN Florianópolis 27 Jun 30 Jun R$ 623 Azul CWB Curitiba FLN Florianópolis 15 Ago 19 Ago R$ 626 Ver mais ofertas

Você só precisa digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas da viagem e escolher a melhor opção para o seu bolso. 

Não se esqueça de acionar o alerta de preços para receber notificações quando o trecho desejado entrar em oferta.

Conhecer as belezas do litoral catarinense sem abrir mão da economia? De Promo você pode!

Recomendado para você
Praias de Santa Catarina: melhores dicas para curtir a viagem

Praias de Santa Catarina: melhores dicas para curtir a viagem

Bombinhas, SC: confira as melhores informações para preparar sua viagem!

Bombinhas, SC: confira as melhores informações para preparar sua viagem!

Conheça detalhes sobre o Aeroporto de Navegantes

Conheça detalhes sobre o Aeroporto de Navegantes

Praia do Rosa, Santa Catarina: onde fica, o que fazer, mapa e dicas

Praia do Rosa, Santa Catarina: onde fica, o que fazer, mapa e dicas

Praias Governador Celso Ramos: conheça as melhores e mais populares praias e atrações

Praias Governador Celso Ramos: conheça as melhores e mais populares praias e atrações

Corupá: cachoeiras, informações, mapa e dicas de viagem

Corupá: cachoeiras, informações, mapa e dicas de viagem