Innsbruck: encante-se em uma das belíssimas joias dos Alpes 

Tenha uma viagem deslumbrante em uma das espetaculares joias dos Alpes, Innsbruck é o típico destino ideal para quem busca paisagens montanhosas e atrações diversas.

Conheça os seus principais pontos turísticos e o que cada um reserva aos seus visitantes. Também saiba quais são as melhores trilhas que você poderá fazer durante a sua viagem. 

Onde fica Innsbruck? 

Um tesouro guardado na Áustria é Innsbruck, uma cidade localizada na região do Tirol, cercada pelos Alpes. Ela fica mais próxima de Munique, na Alemanha, com apenas 120 km de distância do que de Viena, capital da Áustria que fica a 400 km de distância.

A localização estratégica garante que tenha paisagens belíssimas, ela especificamente está no vale do rio Inn com montanhas que oferecem boas condições para os esportes de inverno. 

A área urbana também é um espetáculo com sua rica história da Idade Média, onde há edifícios medievais de grande importância para Innsbruck. Você ficará surpreso ao passear pelas suas ruas e descobrir verdadeiros símbolos da era medieval.

Como ir do Brasil a Innsbruck?

Não há segredo nenhum para chegar a Innsbruck. Você só precisará realizar pelo menos uma escala. O primeiro passo é pegar um voo em direção a uma cidade europeia, como Frankfurt , Zurique , Munique , Viena  ou Paris

A mais optada é Munique por ser a mais próxima ao destino final. Em seguida, pegará um voo para o Aeroporto de Innsbruck ou poderá escolher fazer o trajeto de carro. 

Alguns turistas que gostam de aventura e de explorar as paisagens naturais, aproveitam para alugar um carro  em Munique para ir a Innsbruck. Geralmente a viagem leva cerca de 2 horas de carro se o trânsito estiver tranquilo. 

Se caso escolher fazer todo o trajeto de avião, ao desembarcar no aeroporto de Innsbruck pegue um ônibus, táxi ou transfer para conseguir chegar ao centro da cidade, em menos de 20 minutos chegará. 

Não esqueça de organizar todas as documentações necessárias para entrar na Áustria. Vale mencionar que os brasileiro não precisam de visto para uma estadia que no máximo seja 90 dias no país. No entanto, outros documentos são exigidos para comprovar sua condição de ficar no país e o seu retorno para o Brasil.

Qual é a melhor época do ano para ir a Innsbruck? 

Em qualquer época do ano Innsbruck é um excelente destino, oferece um leque de opções para os seus turistas. 

Na primavera (abril a junho) tem temperaturas mais agradáveis e boas condições para passeios ao ar livre, como caminhadas, ciclismo e trilhas. A paisagem fica flórida e nas montanhas mais altas e afastadas é possível ver alguns resquícios de neve.

O verão (julho a agosto) também é excelente para atividades ao ar livre, quem gosta de aventura não perderá a chance de fazer trilhas e escalar nas montanhas. Também é um período em que ocorrem os festivais culturais, uma oportunidade ímpar de aprender mais das raízes locais. 

Se você quer uma paisagem com cores vibrantes e preços mais baixos nas hospedagens, sua época ideal é o outono (setembro a novembro). A beleza outonal é fascinante e a cidade tem um fluxo menor de turistas. 

Viva um inverno (dezembro a março) inesquecível em Innsbruck, possibilita esportes de inverno em suas estações de esqui nos Alpes. A paisagem fica deslumbrante coberta de neve e suas ruas decoradas no clima mágico do natal. 

Agora já sabe o que cada época tem reservado para os seus turistas, escolha uma que garanta mais opções que estejam de acordo com suas preferências e tenha uma viagem inesquecível.

Melhores trilhas em Innsbruck 

Para quem não dispensa uma aventura e cenários cinematográficos saiba que Innsbruck é o lugar ideal para fazer boas trilhas. Confira as melhores da região:

Nordkette Panorama Trail 

Vista como uma trilha de dificuldade moderada com duração de 2 a 3 horas ao depender do ritmo, são 5 km percorridos com vistas incríveis para os Alpes. 

Uma alternativa para aliviar o cansaço é pegar um teleférico de Nordkette até Seegrupe e depois caminhar ao longo do cume com uma  descida mais tranquila. 

Muttereralm Trail

Se você não está acostumado em fazer trilhas, faça para Muttereralm Trail, uma estação de esqui que oferece uma vista única do vale e da cidade. 

É tão fácil que até crianças conseguem realizar sem nenhuma dificuldade, são 5 km percorridos em 2 horas.

Patscherkofel Summit Trail

Para conseguir realizar essa trilha é preciso pegar um teleférico até a montanha Patscherkofel. Você gastará de 3 a 4 horas para percorrer 7,5 km até o cume.

No verão a montanha é repleta de flores alpinas e oferece uma paisagem espetacular para os seus aventureiros. Vale super a pena o esforço.

Zirbenweg Trail

Mais uma trilha fácil de realizar, a Zirbenweg Trail promove 7km de caminhada nas florestas de pinheiros. 

Durante as paradas terá o privilégio de contemplar a beleza do vale de Inntal. O melhor de tudo é que é um caminho acessível, ideal para os iniciantes.

Innsbrucker Almenweg 

Essa trilha é mais longa, são em média de 6 a 15 km que podem ser percorridos de 3 a 6 horas, ao depender da rota escolhida. 

Ela é famosa por causa das suas cabanas alpinas, onde os seus aventureiros param para descansar e se deliciar com os pratos da tradicional culinária tirolesa. 

Em seguida, segue viagem para apreciar cenários deslumbrantes com prados alpinos e montanhas majestosas.

Goetheweg Trial

É recomendada para quem tem o costume de realizar trilhas, ela é mais desafiante e são 10 km em 4 a 5 horas. 

A princípio pegará um teleférico em Hafelekar, ao caminhar pelo cume poderá contemplar paisagens surpreendentes. Como é uma montanha de alta altitude é ideal ter um bom condicionamento físico.

Principais pontos turísticos 

Uma cidade que surpreende a todos com a sua beleza, além de oferecer um cenário digno de filme, cercada por montanhas. Innsbruck abriga verdadeiros pontos turísticos que expressam toda a singularidade austríaca. 

Ao passear pelas suas ruas encontrará palácios, igrejas góticas e marcos arquitetônicos. Veja o que você poderá conhecer durante a sua viagem. 

Hofburg 

Hofburg 

O Palácio Imperial de Hofburg é um cartão postal da cidade e oferece uma experiência marcante aos seus visitantes. Durante o tour, você poderá visitar os quartos dos imperadores, todos têm móveis de época, eles permitem uma visão legítima de como era o tempo imperial.

Passe em seu salão de festas que tem o teto cheio de afrescos detalhados, lustres de cristais e também abriga retratos da família Habsburgo. Tenha uma visão ampla da vida imperial, ao visitar o Museu da Imperatriz Elizabeth, onde tem uma exposição que aborda a sua trajetória e os desafios enfrentados.

Um dos lugares mais importantes do palácio é a Capela Imperial, no estilo barroco, e foi usada para grandes eventos. Hoje em dia, recebe concertos de música clássica.

Tome um ar fresco nos Jardins do Hofburg, que não tem nada de simples, com as flores mais belas e com uma vista deslumbrante das montanhas ao redor. Com certeza, esse ponto turístico ficará guardado em sua memória.

Hofkirche

Hofkirche

Uma igreja no estilo renascentista, também conhecida como a Igreja da Corte. Quem é apreciador de construções com estilos arquitetônicos deslumbrantes tem que conhecer Hofkirche. 

Ela guarda o memorial do imperador Maximiliano I que foi peça fundamental do Sacro Império Romano-Germânico. No seu interior tem um cenotáfio, um túmulo do imperador, ele é cercado por 28 estátuas de bronze de figuras históricas, como membros da dinastia de Habsburgo. 

No interior também tem um órgão que é usado nos concertos mais importantes da cidade. O estilo gótico é visível em seus vitrais coloridos e nos vários detalhes intrincados que trazem uma atmosfera autêntica. 

Além disso, na igreja tem o Museu Tirolês de Arte, você poderá ter contato com uma ampla coleção de artefatos regionais que estão distribuídos em seções a respeito da história e cultura local.

Telhado Dourado 

Telhado Dourado 

Não tem como não passar no Telhado Dourado, um dos marcos mais famoso de Innsbruck, situado na área da Cidade Velha. É um edifício construído pelo imperador Maximiliano I no século XV para comemorar o seu casamento. 

O destaque é o telhado de cobre dourado com 2.657 telhas que na luz do sol brilham. Toda essa imponência serviu para que o imperador e sua corte assistissem aos torneios e festividades na varanda do edifício. 

Hoje em dia, o local se tornou uma atração, onde há o Museu Maximiliano que promove exposições sobre a vida do imperador e os principais acontecimentos do império.

Palácio de Ambras 

Coloque o Palácio de Ambras em seu roteiro, localizado um pouco mais distante do centro da cidade, foi construído no século XVI ao comando do arquiduque Ferdinand II. O estilo renascentista e o contraste com o mobiliário da época promovem um ambiente autêntico. 

O palácio é dividido em duas áreas, uma delas é o Castelo Inferior, que tem o Museu de Arte com uma coleção de pinturas, esculturas e artefatos da Renascença. 

Nessa parte, você também tem acesso ao Arsenal, com armas e armaduras históricas em grande variedade. Em seguida, passe na Galeria dos Retratos das figuras mais importantes da dinastia dos Habsburgo.

A segunda área é o Castelo Superior que tem o Salão Espanhol com um teto de estuque. No Salão de Armaduras terá uma visão ampla das principais peças de guerra. Você ficará encantado na Sala do Tesouro com uma coleção de joias e artefatos preciosos da dinastia.

Mais um local do palácio que você não pode deixar de conhecer, os seus jardins são grandes e com fontes. Além de garantirem uma vista única das montanhas.

Maria-Theresien-Straße

Maria-Theresien-Straße

Em um só lugar você encontrará várias atrações, a Maria-Theresien-Straß, uma rua que tem o nome em homenagem à imperatriz, além de ter grandes tesouros da cidade, ela também é um centro comercial.

Caminhe pela rua que é cercada de edifícios históricos, como o Hofburg e a Igreja da Corte. No final da rua tem a sua famosa praça que é local para vários eventos populares e tem no seu centro uma estátua equestre de Maria Teresa e as montanhas ao fundo. 

Aproveite e conheça a culinária tirolesa em seus cafés, o que não faltam são deliciosos pratos. Além disso, a área também é conhecida por ter vários museus, como o Museu Tirolês de Arte Popular.

Innsbrucker Dom 

Inclua a Catedral de São Jacó em um dos seus dias em Innsbruck. É uma catedral no estilo barroco e fica no centro da cidade. O que mais impressiona no interior são os detalhes do teto e do altar. 

Além do órgão barroco que é um dos mais usados do país para concertos e eventos religiosos. Como o próprio nome já diz, ela foi dedicada a São Jacó e hoje é sede do bispo da cidade.

Mundo de Cristal Swarovski 

Embora não esteja localizada na cidade, ela fica aproximadamente 20 minutos de carro. Criada no centenário da Swarovski tornou-se uma das atrações mais procuradas da Áustria. 

Ao chegar conheça os jardins, um deles guarda o “Gigante” uma estrutura monumental de um rosto humano. No interior dessa estrutura tem salas com exposições artísticas que utilizam os cristais de várias formas.

Já nos jardins, você poderá se encantar com suas fontes, esculturas e instalações únicas que promovem uma experiência única. 

O melhor de tudo é que o Mundo de Cristal Swarovski tem atividades interativas que combinam arte, tecnologia e design, proporcionando uma visão educativa para o público.

O que comer em Innsbruck? 

Aproveite a sua passagem em Innsbruck para conhecer a culinária tirolesa e austríaca. Em seus restaurantes tradicionais poderá provar pratos típicos, como: 

E de sobremesa tem a apfelstrudel uma massa folhada com maçãs, canela e passas que pode ser servida com chantilly ou molho de baunilha.

Quantos dias ficar em Innsbruck? 

Planeje a sua viagem para Innsbruck e dedique ao menos uns 3 dias para conseguir conhecer os principais pontos turísticos, como o Telhado Dourado, Hofburg e outras atrações. Além de ter tempo para fazer trilhas nas montanhas de Nordkette. 

Para quem deseja explorar mais lugares de Innsbruck ao ar livre, é preciso ficar ao menos uns 5 dias. Com essa quantidade de tempo poderá ir ao Mundo dos Cristais Swarovski.

Veja Também: