Intercâmbio Voluntário: o que é, como fazer e quando posso fazer?

Muitas pessoas têm o desejo de morar fora e vivenciar novas experiências em um outro país e cultura. Uma das formas de realizar esse sonho é, se engajando em um trabalho voluntário, que também pode ser chamado de intercâmbio voluntário. 

Geralmente, a maioria das pessoas que buscam se candidatar nesses projetos estão buscando crescimento pessoal e profissional e é sem dúvidas que isso é adquirido nessa incrível experiência, além de conhecer belos países durante o seu trabalho voluntário.

O que é intercâmbio voluntário? 

Uma das formas de conhecer um país, sua cultura e viver novas experiências é realizando um intercâmbio. Provavelmente, você já escutou alguém falando que vai fazer um intercâmbio, são vários programas oferecidos a jovens e adultos. 

Um deles é o intercâmbio voluntário, que funciona basicamente como uma oferta do seu tempo e disponibilidade para a realização de trabalhos sociais em determinado país. 

Ao invés de receber uma remuneração, você vai ter hospedagem, alimentação e algumas outras ajudas custeadas. Além disso, é uma vivência enriquecedora, já que vai ter contato com outra cultura que contribui para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. 

Vale destacar que muitas pessoas aproveitam desse voluntariado para aumentar o seu networking e também para passear e conhecer várias atrações e cidades do país que estão realizando o intercâmbio. 

Tem muitas pessoas também que aproveitam e fazem um intercâmbio em um país que esteja próximo de outros países que elas têm o interesse de conhecer. Assim, nos seus dias de folga aproveitam para visitar.

Quais os tipos de intercâmbio voluntário? 

O intercâmbio voluntário abrange vários contextos que são primordiais para a sociedade. Se você tem interesse de realizar um intercâmbio voluntário e não sabe como se encaixar, conheça os dois tipos de intercâmbio voluntário:

Ambiental 

A natureza e seus aspectos exercem uma grande influência para a humanidade e é importante a sua conservação e preservação. Dessa forma, há intercâmbios voluntários voltados para estas questões que envolvem o ambiente. 

Ou seja, o voluntário vai se envolver em ações que vão estar voltadas para a promoção do bem-estar animal e a conservação e preservação do meio ambiente. 

Se você gosta de questões ambientais, de desbravar a natureza, o intercâmbio ambiental é perfeito para você, além da oportunidade de conhecer mais das paisagens selvagens do país que você escolheu para realizar o seu voluntariado.

Social

O social é voltado para interações humanas, ou seja, na maioria das vezes o intercâmbio voluntário social é realizado nos centros urbanos. 

Mas, também pode atuar em ONGS, comunidades e escolas, já que seu trabalho consiste mais nos relacionamentos interpessoais. Por exemplo, pode atuar em escolas que estão em comunidades ou em um lugar menos favorecido daquele país. 

Além disso, o intercâmbio voluntário também pode ser realizado em hotéis, pousadas e hostels, normalmente, são os grandes centros urbanos que recebem estes tipos de voluntários. 

Enquanto você estiver trabalhando naquele local, poderá usufruir dos benefícios que ele oferece. Uma boa forma de conhecer mais a cidade, criar vínculos e treinar o idioma, já que terá contato direto. 

Portanto, esse tipo de trabalho voluntário é mais recomendável para aqueles que têm facilidade de comunicação e que gostam de interagir com outras pessoas.

Vale destacar, que são vários ambientes que o social permite que o trabalho voluntário seja exercido, alguns deles são:

Há inúmeras oportunidades para trabalhar com o trabalho voluntário específico para o social. De tal maneira, que torna-se fácil se encaixar em algum contexto que você tem mais afinidade para atuar. 

Perfil de intercâmbio comunitário

Não há dúvidas, que a principal característica de quem quer se envolver em um intercâmbio voluntário é a facilidade de interagir com pessoas e se preocupar com o próximo. Como também, o interesse em ações ambientais. 

Além disso, é importante o senso de responsabilidade e comprometimento com as tarefas e também a facilidade de adaptação, já que vai está em outro país convivendo com uma nova cultura é primordial o respeito. Outros requisitos são:

Esses são requisitos principais para participar do voluntariado. Em programas que são só 90 dias não é necessário visto.

Onde fazer intercâmbio voluntário? 

São vários países e programas que acolhem os intercambistas que desejam realizar o trabalho voluntário. Dessa forma, é bom procurar um país que você gosta e deseja vivenciar como é morar lá e também se encaixar em um programa que tenha mais a ver com a sua personalidade e aptidões. Assim, será mais fácil sua adaptação e o seu desenvolvimento.

1- AIESEC 

Este programa de voluntariado é ativo nos países México, Itália, Colômbia , Argentina e Peru. Nele, os interessados podem se candidatar nas vagas disponíveis, é obrigatório que tenham entre 18 e 30 anos e o processo de admissão consiste também em pagar R$1.625, que dará acesso aos suportes que são oferecidos pela organização, como itens para viagem e seguro de saúde. 

Vale destacar, que eles não se responsabilizam pelos custos de passagens e outros. Os voluntários do AIESEC  podem concorrer a vagas que oferecem alimentação inclusa, já a acomodação é garantida para todos. 

Nesse sentido, é bom se organizar financeiramente para a viagem e também ter a oportunidade de desfrutar de passeios. Você não vai perder o privilégio de estar nesses belos países e não conhecer mais dos seus principais pontos turísticos e da sua rica cultura, ao mesmo tempo que está investindo no seu desenvolvimento.

Encontre as melhores passagens aéreas 


Já está pensando em realizar o seu intercâmbio voluntário e não sabe onde comprar sua passagem aérea? Nas Passagens Promo , disponibilizamos um excelente buscador de pesquisa para te entregar as melhores ofertas. 

2- CI intercâmbio 

O programa é oferecido em 7 países, alguns deles são Inglaterra, França, Austrália , Espanha, entre outros. O foco dele é nos dois tipos de trabalho voluntário, ou seja, social ou ambiental, em alguns destes dois contextos você pode entrar e se encaixar. 

É fundamental se comunicar no inglês para facilitar sua inserção nos projetos, mas, existem casos de pessoas com nível baixo em inglês que conseguem ser aceitas em algum projeto que tem parceria com o CI intercâmbio

Muitos que entram neste programa, buscam projetos que sejam voltados para o social e especificamente com as crianças e todos recebem um treinamento especial e um certificado de participação. 

Todos os custos que envolvem acomodação, refeições e até o transfer quando se chega ao local é custeado pelo CI intercâmbio, além de receber um suporte de 24h durante as primeiras horas de estadia no país.

Intercâmbio de Voluntário

3- Exchange do bem 

Um dos maiores programas de intercâmbio voluntário é o Exchange do bem que são mais de 50 projetos espalhados em vários países. O lugar mais procurado é a África do Sul para a realização do intercâmbio, como também o Peru.

A taxa cobrada nas opções do trabalho voluntário é a partir de 590 dólares que são voltados para acomodação e outros custos. Vale destacar, que muitos dos projetos visam a recreação com crianças em hospitais e também tem aqueles que são para construção de sistema de drenagem. 

Os requisitos para participar do trabalho comunitário é ter 18 anos e saber falar em inglês, no entanto alguns não é obrigatório ter muito conhecimento do idioma. Já que alguns projetos são para países como Gana e Índia

Uma curiosidade é que a agência de intercâmbio Exchange do bem destina 10% do seu lucro para o Brasil, através de investimentos no setor da educação brasileira. Igualmente como a maioria das outras agências, este programa não custeia as passagens aéreas. 

4- Volunteer Vacations

Esta agência tem como foco férias voluntárias, ou seja, enquanto você viaja e aproveita o país pode realizar trabalhos voluntários, são mais de 30 programas em aproximadamente 20 países. 

Um benefício maravilhoso oferecido por esta agência é que aqueles que já viajaram e realizaram trabalho com a VV recebem promoções. E os valores que vão ser cobrados estão de acordo com o projeto voluntário escolhido. 

Outro aspecto importante é que antes de começar os trabalhos o voluntário recebe um treinamento da equipe da Volunteer Vacations , como uma forma de ter uma preparação para atuar da melhor forma possível. 

Alguns projetos são voltados para estudantes de medicina ou para aqueles já formados. Os requisitos variam bastante, na maioria é o idioma, vacinas e visto, mas todos pautados conforme o projeto que o voluntário se candidatou. 

De todos os países que estão ligados a esse projeto o mais procurado é o Quênia, por ser um país que tem como língua oficial o inglês e muitos optam por essa razão, para ser mais fácil a comunicação.

5- Rotary 

É o projeto perfeito para aqueles que gostam de ações humanitárias. A agência Rotary tem como objetivo a promoção da paz entre os povos. A organização disponibiliza em média 100 bolsas que tem como propósito oferecer apoio financeiro para o “Estudo pela Paz” e sua subcategoria dos “Estudos da Paz e Conflitos”. 

Nele, os estudantes vão investigar e analisar os aspectos que ocorrem e advém dos conflitos sociais, por exemplo, como perceber comportamento prejudicial nas interações sociais. 

Sobretudo, estas bolsas são para os estudantes que vão realizar mestrado ou estão se aperfeiçoando nesta área do conhecimento. De tal forma, que o Rotary vai custear as mensalidades, como também taxas e despesas que o participante tem ao longo do projeto.

6- STB

O STB é diferente das outras agências que têm como objetivo possibilitar que o intercambista tenha uma experiência não somente voltada para trabalhos voluntários. 

Dessa forma, eles visam consultorias individualizadas para cada candidato com a intenção de analisar seus propósitos acadêmicos e também o seu desenvolvimento social e profissional, para que possa encontrar um projeto ou parceiro mais adequado.

Eles tem várias parcerias, uma delas é com a Walt Disney World Company que tem programas de trabalhos para universitário. Além disso, algumas das melhores escolas e universidades são associadas.

Como funciona o trabalho voluntário em outro país? 

O trabalho voluntário é uma oportunidade única para quem quer viajar, conhecer mais de outra cultura e ao mesmo tempo prestar trabalho voluntário. 

São várias ações que o participante pode se envolver, algumas delas podem ser exercidas em fazendas, no trabalho de cuidado dos animais e outras tarefas. Algumas outras atividades são urbanas, abrangendo vários setores, como:

Enquanto, recebem hospedagem e alimentação, em alguns casos outros custos podem ser pagos pela agência.

Como funciona o intercâmbio voluntário? 

Durante o tempo que estiver realizando o intercâmbio o voluntário dedica algumas horas do seu dia, na maioria das vezes são 2 a 6 horas no máximo para atuar no projeto. Dessa forma, sobra bastante tempo para realizar suas atividades e conhecer mais da cidade que está. 

Ao invés de receber remuneração a sua hospedagem é dada pela agência, em alguns casos alimentação e outros custos são pagos também. Por isso, é importante averiguar antes quais serão as despesas pagas, assim você pode elaborar um bom planejamento financeiro antes de viajar.

Quando posso fazer um trabalho voluntário no Exterior? 

Não há uma regra definida para que você possa se engajar e se candidatar em algum trabalho voluntário no exterior. Há alguns requisitos que já foram citados e que devem ser respeitados. 

No entanto, não tem uma regra que diz qual é o momento ideal para iniciar um trabalho voluntário, ao passo que você cumpri com os requisitos da agência é possível se candidatar. 

Portanto, essa questão varia muito, já que há agências que cobram algumas coisas que outras não cobram e até mesmo dentro dos projetos oferecidos pela agência os requisitos variam bastante. 

Nesse sentido, é fundamental avaliar antes qual é o projeto que mais tem afinidade, de tal modo que você possa verificar se cumpre os requisitos exigidos.

Melhores passagens aéreas para o seu intercâmbio!


Com o Passagens Promo, você encontra as melhores passagens aéreas para qualquer país que você queira realizar o seu trabalho voluntário. 

São passagens aéreas com até 35% de desconto, para facilitar ainda mais disponibilizamos excelentes promoções. Fique ligadinho!

Procure um bom curso de inglês 

Não são todos os projetos que exigem fluência no inglês, mas é perceptível como é importante ter domínio da língua inglesa, isso o ajudará de forma significativa no seu trabalho voluntário. Por exemplo, se você for para um país que a língua materna seja o inglês e você não conhecer o suficiente para interagir com as pessoas terá muita dificuldade. 

Então, é recomendável ter pelo menos o nível intermediário, mas se você não tem, não é preciso desistir de realizar o trabalho voluntário. Já que durante o período que estiver no país é possível aprender bastante sobre a língua e viver novas experiências que o ajudaram a desenvolver uma fluência da língua inglesa.

Veja também: