Inverno em Paris: quando ir, pontos turísticos e dicas de viagem

O inverno em Paris é mágico! O clima mais frio, a neve caindo, a decoração de Natal em dezembro. Tudo faz de Paris uma das cidades mais aconchegantes e lindas do mundo durante o inverno.

Para que a viagem não tenha transtornos, é fundamental que você faça um planejamento. Saiba onde ir para aproveitar os lugares mais propícios para visitar no inverno.

Preparamos esse artigo especialmente para ajudar você a organizar suas informações. Depois da sua leitura é só marcar a data da viagem no próximo inverno e curtir o frio da cidade luz.

Procurando as melhores passagens aéreas para Paris? Conte com o Passagens Promo!

Inverno em Paris: as belezas da cidade luz nas baixas temperaturas

É difícil encontrar quem nunca sonhou conhecer Paris e seus encantos. A romântica cidade na Europa é também desejo de viagem de milhares de turistas que querem contemplar o pôr do sol parisiense.

Mas saiba que no período das baixas temperaturas a Cidade Luz é ainda mais espetacular! 

Poder apreciar as decorações natalinas, os telhados cobertos pela neve e todo o clima elegante do inverno parisiense faz da viagem a Paris, nessa época, uma experiência maravilhosa!

Quando começa o inverno em Paris?

Quando começa o Inverno em Paris
Fonte: Pexels

Por volta do dia 20 de dezembro até fim de março o inverno acontece em Paris com as temperaturas variando entre 1º e 7º. Mas a sensação térmica é de frio abaixo de zero!

Se sua intenção é curtir o frio da Cidade Luz, essa é a época ideal para desembarcar lá. São três meses de frio, neve, pouco sol e dias mais fechados. Porém, o charme de Paris continua encantando!

Como é o clima de Paris no inverno?

O inverno em Paris costuma vir acompanhado de neve e um pouco de chuva. Toda essa mistura faz Paris ficar muito mais aconchegante.

A neve e o frio ajudam a compor um cenário ainda mais romântico na Cidade Luz. Ela fica fica mais bonita e os turistas amam tirar fotos nos pontos turísticos da cidade mostrando exatamente esse clima de Paris.

Um dos cuidados que se deve ter é quando chuva e neve caem juntas. O chão fica escorregadio e é preciso ter muito cuidado para não sofrer quedas e nem acidentes.

Qual é o mês que neva em Paris?

Inverno em Paris: em qual mês neva?
Fonte: Pixabay

Se for neve que você quer ver, faça sua viagem para lá em fevereiro, que é a época de neve em Paris. O mês é o mais frio da estação, mesmo caracterizando o fim dela e as chances de cair muita neve são maiores.

Em dezembro e janeiro existem chances da neve aparecer, mas tudo irá depender da temperatura e das condições climáticas.

Em março já é bem mais raro ver a neve em Paris. Então, saiba que lá sempre neva em fevereiro, combinado?

Turismo em Paris no inverno: documentos necessários para viajar

Primeiramente, tenha seu passaporte dentro da validade. Numa viagem de turismo a Paris que sua estadia não for ultrapassar três meses, não será preciso ter o visto.

É fundamental que você contrate o seguro viagem. Sem ele você não poderá sequer desembarcar em Paris. O seguro viagem tem quer ter a cobertura mínima de 30 mil euros para ser aceito.

Seguro Viagem: Europa
Affinity 60 Mundo (exceto EUA) Affinity 60 Mundo (exceto EUA) Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 30/dia*
AC 50 *COM FRANQUIA (Exceto EUA) + TELEMEDICINA AC 50 *COM FRANQUIA (Exceto EUA) + TELEMEDICINA Assistência médica USD 50.000 Bagagem extraviada USD 600 (COMPLEMENTAR) R$ 11/dia*

Também é bom prevenir qualquer transtorno com a imigração e ter algum documento que comprove a data da sua passagem de retorno ao Brasil, o comprovante de estadia e de finanças.

Estes comprovantes vão identificar onde você estará hospedado durante a viagem e quanto de dinheiro você tem para se manter no inverno em Paris.

Passagens aéreas para Paris

Não deixe para comprar as passagens aéreas para Paris em cima da hora! Se isso acontecer, as chances de você conseguir economizar são poucas.

Pesquise com antecedência. Afinal, o preço das passagens aéreas pode pesar no orçamento. O Passagens Promo oferece promoções o ano todo para os mais diversos destinos do mundo.

Utilize o Passagens Promo para fazer sua pesquisa de preços de passagens aéreas para Paris e economize!

Prós e contras de Paris no inverno

Como tudo na vida, viajar para o inverno em Paris tem seus pontos positivos e negativos também. O ideal é você ponderar cada um levando em conta as vantagens dessa viagem pela Cidade Luz.

Vantagens do inverno em Paris

Vantagens do Inverno em Paris
Fonte: Pixabay

Como já dissemos nesse artigo, as vantagens de viajar a Paris nos dias frios são sempre maiores. Primeiro que o Natal em Paris é deslumbrante e encantador!

Outra vantagem é que a neve irá cair e você terá o prazer de vê-la sem se preocupar, porque, em Paris, a neve não é traz transtornos significativos como em outros países durante o inverno na Europa.

Tão logo a neve comece a cair, corra para vê-la, porque ela tende a derreter logo.

E mais uma vantagem é que em janeiro, por exemplo, a Cidade Luz não está tão cheia de turistas e, portanto, a circulação pelas ruas e os ambientes estão melhores.

Desvantagens do inverno em Paris

Mas há algumas desvantagens, sim. Poucas, mas que merecem atenção. Os dias nesta época são muito curtos. Por volta das 17h30 o dia já foi embora e já é noite.

Com a sensação térmica negativa, é preciso estar muito bem agasalhado e com roupas de inverno adequadas para suportar o frio intenso pelas ruas de Paris.

Caso contrário, as caminhadas não serão confortáveis! Atenção para as melhores dicas de cuidados no inverno!

Inverno em Paris: o que visitar?

O que visitar no Inverno em Paris?
Fonte: Pixabay

Durante os dias mais frios em Paris, os pontos turísticos ganham um charme a mais: o próprio cenário de inverno torna tudo mais romântico.

Os lugares fechados são mais frequentados, mas nada impede de passear pelo Rio Sena curtindo a paisagem mais esbranquiçada que toma conta de Paris, nessa época do ano.

1. Torre Eiffel

Não há símbolo mais parisiense do que a Torre Eiffel, concorda? Mundialmente conhecida, ela está presente na maioria dos sonhos de viagem dos turistas. 

Durante o inverno, conhecê-la torna-se um convite irrecusável. Há filas bem menores de visitantes e os restaurantes que há no interior da Torre Eiffel servem cardápios deliciosos para esquentar o frio parisiense.

2. Museu do Louvre

Museu do Louvre
Fonte: Pexels

Este monumento histórico ficando ainda mais lindo durante os dias frios. A pirâmide vidro abriga mais de 35 mil obras de arte, o que torna o Museu do Louvre o maior do mundo!

Durante sua visita, aprecie as obras mais famosas, como a Vênus de Milo e a Monalisa, de La Gioconda.

As obras de arte encantam e é possível ficar horas e horas dentro do museu só apreciando cada uma delas enquanto o frio acontece lá fora.

3. Museu Gustave-Moreau

O museu nada mais é do que a própria residência do artista plástico Gustave Moreau.

Quando morreu ele deixou todas as suas obras de arte, inclusive sua casa, para o estado francês. Um passeio sensacional e cheio de sentimentos.

Uma excelente opção de o que fazer no inverno em Paris é conhecer o 1º andar da casa. Lá estão as lembranças de infância de Moreau e das suas viagens pela Itália.

Por todo museu há vários desenhos e pinturas expostos e ao alcance do público. Muitas obras estão inacabadas e outras ainda estão nos cavaletes.

4. Rio Sena

Rio Sena
Fonte: Pexels

Mesmo no inverno, o cenário que você verá ao navegar pelo Rio Sena é incomparável! Não terá o pôr do sol, mas a beleza do clima frio estará concretizada nos pontos turísticos de Paris.

Você verá a Cidade Luz por ângulos surpreendentes! Se for época de Natal, a decoração irá emocionar e encantar.

Descer as águas do Rio Sena, passando por baixo das pontes, é um dos passeios mais lindos e românticos que se tem em Paris. Se tiver neve, então, o cenário belíssimo estará garantido!

5. Centro Georges Pompidou

Este espaço sempre foi considerado um dos mais democráticos de Paris, com biblioteca, salas de música, cinema e um museu com uma das maiores coleções de arte moderna e contemporânea do mundo! 

Vale a pena ficar por ali durante horas e horas. Revolucionário em sua arquitetura, o Centro Georges Pompidou, também chamado pelos parisienses de Beaubourg tem todos os canos e tubos à mostra.

Você verá condutos de água em uma cor, os de climatização e elevadores em outras, e os condutores elétricos também têm cor diferente dos demais. É bonito de se ver! 

Visitar o Beaubourg também é uma das ótimas opções sobre o que fazer no inverno em Paris. Um show de cores! 

6. Pistas de patinação

Pista de Patinação
Fonte: Pexels

Na época do Natal, as pistas de patinação no gelo são o passeio mais tradicional em Paris, durante o inverno.

Elas atraem milhões de turistas entre o fim e o começo do ano e são várias. Aqui, vamos destacar a Le Grand Palais de Glaces.

Esta pista de patinação sempre rende ótimas fotos de Paris no inverno! Ela é lindíssima! Super animada e a maior pista de patinação do gelo que há em Paris.

A pista tem 2.700 m² e não fica ao ar livre. Quem a visita logo se empolga e quer voltar outras vezes. Essa pista de patinação no gelo fica dentro da grande nave Grand Palais, toda recoberta de vidro!

7. Mercados de Natal

Entre dezembro e janeiro, uma deslumbrante decoração de Natal ainda estará encantando quem chega a Paris e visitam os principais pontos turísticos da cidade e os mercados de Natal.

São inúmeras decorações típicas e os mercados de Natal ficam localizados em mais de 100 chalés por toda Paris.

Um exemplo é o mercado de Natal na Praça do Hôtel de Ville, que é a Prefeitura de Paris, e na Champs Élysées.

Arredores de Paris no inverno

Conhecer os arredores de Paris no inverno
Fonte: Pixabay

E se você acha que não dá para esticar um pouquinho a viagem para os arredores de Paris, engana-se. É possível. E você não irá se arrepender de ver lugares fantásticos para conhecer durante o inverno.

Nesse artigo vamos pontuar quatro deles para você pode acrescentar no roteiro de viagem pelos arredores da Cidade Luz. Vamos lá curtir um pouco do inverno na França?

Giverny

A cidade fica a 75 km de Paris e tem fácil acesso por trem. Em Giverny, viveu o artista plástico Claude Monet por 40 anos até sua morte em 1926.

A casa onde ele viveu tornou-se um dos principais pontos turísticos da cidade, que tem jardins espetaculares cuidados pelo próprio Monet e que serviram de inspiração para suas obras de arte.

Honfleur

Honfleur
Fonte: Pixabay

Sua história aliada ao antigo porto, às suas ruelas e todo charme da pequena cidade de Honfleur atrai turistas ao longo de todo ano

Eles chegam à cidade a fim de apreciar as obras de arte de vários pintores famosos, como Turner e Vuillard.

Mas muitos também querem o sossego e a tranquilidade de uma boa caminhada em torno do porto de Honfleur. A cidade é pacata e oferece excelentes restaurantes e lojas que comercializam os artesanatos locais.

Blois

Pequena e pacata, a cidade de Blois é um dos principais lugares para você visitar os châteaux dos arredores.

Blois fica na área central do Vale do Loire e precisa estar no seu roteiro de viagem no inverno em Paris. 

Visite o Castelo Real, os jardins dois reis, a ponte de Blois, a basílica e, se der tempo, vá até os châteaux de Chambord ou de Amboise. Você não irá se arrepender! São maravilhosos!

Troyes

Um dos destinos preferidos dos turistas que gostam de ir às compras. A cidade de Troyes concentra vários outlets de grandes marcas e oferece uma das tradicionais bebidas francesas: champagne. Delicie-se!

Ao mesmo tempo, Troyes mantém um clima medieval com casas sustentadas por pilares de madeira aparentes e um centro histórico que tem uma rolha de champagne como formato. 

Tudo porque Troyes está localizada na região sul de Champagne.

Bônus: o que vestir no inverno em Paris?

Inverno em Paris: o que vestir?
Fonte: Pexels

Uma dica importante é que não adiantará você levar na mala muitos casacos, calças e blusas que não vão esquentar seu corpo da maneira ideal para suportar o inverno em Paris.

Claro que todos esses itens precisam estar na sua mala de viagem, mas o principal é você levar roupas que tenham o tecido adequado para o inverno.

Muitos casacos aqui do Brasil não vão esquentar tanto nos dias frios de Paris. Se você levar roupas de lã e tecidos afins, poucos casacos e blusas serão suficientes para te aquecer no inverno parisiense. 

E não esqueça das meias e botas para manter os pés quentinhos e protegidos da neve e do frio. Basicamente é isto que você terá de levar na mala para saber como se vestir no inverno em Paris.

Afinal, qual a melhor época para ir para Paris?

O inverno é uma das estações do ano que mais atrai os turistas do mundo inteiro, justamente porque o encanto e o charme de Paris nessa época são fantásticos!

Se você gosta de andar com roupas mais quentes e tem preferência pelos dias frios, sem dúvida, os três meses de inverno em Paris (dezembro, janeiro e fevereiro) são os ideais para você desembarcar na Cidade Luz e conhecer a beleza e o deslumbre de Paris no inverno.

Passagens aéreas na promoção para Paris

A compra das passagens aéreas para Paris é ótimo momento para você já começar a economizar na sua viagem. Evite pesquisar os preços em fins de semana e feriados para fugir dos preços mais altos.

Para sua pesquisa utilize o Passagens Promo, que é o melhor site buscador de preços do país com serviços rápidos, eficientes e trazendo os menores preços para sua viagem durante o inverno em Paris.

Melhores preços de passagens para Paris!
Passagens aéreas saindo de
Tap GRU São Paulo ORY Paris 09 Nov 09 Fev R$ 2555 Tap GRU São Paulo ORY Paris 02 Nov 30 Nov R$ 2555 Tap GRU São Paulo CDG Paris 08 Ago 22 Ago R$ 2562 Tap GIG Rio de Janeiro ORY Paris 26 Out 18 Dez R$ 2623 KLM SSA Salvador CDG Paris 02 Nov 16 Nov R$ 2833 KLM SSA Salvador CDG Paris 15 Ago 11 Nov R$ 2833 Ver mais ofertas

Pesquise os preços em dias alternados e aproveite para ativar o alarme de preços. Assim, toda vez que o trecho da sua viagem sofrer alteração de valor, o Passagens Promo te envia uma mensagem em primeira mão.

Prepare-se para curtir tudo de maravilhoso que o inverno em Paris oferece aos turistas. Arrume as malas e aproveite cada instante na cidade luz. De Promo você pode!

A seguir, mais posts sobre os melhores destinos de viagem:

Recomendado para você
Neve em Portugal: destinos para aproveitar o inverno pelo país

Neve em Portugal: destinos para aproveitar o inverno pelo país

Inverno na Europa: 5 destinos para curtir o frio

Inverno na Europa: 5 destinos para curtir o frio