Nazaré Paulista: onde fica, o que fazer, cachoeiras e curiosidades
O inverno no Brasil pode fazer qualquer um esquecer que está em um país tropical, desde que você saiba aonde ir.
Durante a estação mais fria do ano, parte do país reserva ao visitante tudo o que se pode esperar do turismo de inverno: chocolate quente, lareiras, paisagem de montanha e até neve!
Conheça nossas dicas e os melhores destinos para curtir o inverno brasileiro!
Índice
Inverno no Brasil: cidades turísticas para o frio
O Brasil é um país de proporções continentais, com diversos tipos de biomas e diferentes características climáticas, de norte a sul.
A vantagem é que é possível curtir um inverno bem característico no mesmo país que registra altíssimas temperaturas no verão.
E não estamos falando daquele friozinho que acompanha a garoa em São Paulo, ou da brisa mais fria que pode soprar em determinados momentos: o inverno brasileiro registra temperaturas abaixo de zero e até neve!
Existem muitas cidades com forte fluxo de turistas no inverno, como São Roque (SP), Teresópolis (RJ), em todos os estados sulistas e até em algumas cidades do Nordeste!
Quanto mais ao Sul do Brasil, maiores as chances de encontrar temperaturas baixas o suficiente para ter um inverno pra lá de diferente!
Viaje para o Brasil com o melhor preço do mercado! Pesquise sua passagem aérea no Passagens Promo e tenha descontos de até 35%. Aproveite!
Quando começa e quando termina o inverno no Brasil?
Oficialmente, o período do inverno no Brasil acontece entre meados de junho e fim de setembro.
Se você está a fim de fazer uma viagem pelo Brasil na estação mais fria do ano, saiba que o auge acontece entre os meses de julho e agosto, quando o movimento em cidades turísticas cresce.
Como é o inverno no Brasil?
Estamos falando de um país imenso, as características do inverno no Brasil podem ser bem diferentes dependendo do estado.
Em geral, por conta de sua posição em relação à linha do Equador, o país não tem um inverno muito rigoroso, mas isso depende de onde estamos falando.
Nas regiões Sudeste e Sul, as temperaturas costumam ficar baixas no inverno, até mesmo abaixo de zero em regiões mais altas.
Por conta disso, não é incomum a ocorrência de geadas e até neve em todos os estados do Sul e do Sudeste do Brasil, além do Mato Grosso do Sul.
Passagens aéreas para destinos de inverno no Brasil
Em muitos lugares, a alta temporada acontece durante o verão, o que significa que o inverno pode ser a sua melhor oportunidade de viajar pagando pouco!
Você pode encontrar passagens aéreas baratas para destinos de inverno no Brasil e no mundo de maneira simples e rápida, com o melhor comparador do Brasil: o Passagens Promo.
Nossa plataforma permite que você faça diversas simulações de datas, horários e rotas de viagem, para comparar as ofertas das melhores companhias aéreas do mercado e, assim, encontrar o menor preço!
É possível até criar alertas de preço para receber notificações caso a passagem chegue no precinho que você queria!
Onde ir no inverno no Brasil?
Se você ainda está em dúvida sobre para onde viajar no inverno no Brasil, uma dica é optar por cidades serranas das regiões Sul e Sudeste.
Algumas das melhores cidades para visitar no frio estão na serra gaúcha: Gramado, Bento Gonçalves, Cambará do Sul e região já registraram a ocorrência de neve e são famosas pelo turismo de inverno.
São Joaquim (SC) é conhecida como a cidade mais fria do Brasil, e tem neve recorrente na estação mais fria do ano.
Na região Sudeste, Campos do Jordão (SP), Monte Verde (MG) e Teresópolis (RJ) estão entre os mais tradicionais lugares frios para viajar.
Cidades de inverno em São Paulo
Muita gente não sabe que existem várias opções de cidades para curtir o frio em São Paulo — alguns destinos mais tradicionais e outros bem diferentes.
Confira as melhores cidades de São Paulo para visitar no inverno!
São Roque
São Roque é uma charmosa cidade que fica a apenas 60 quilômetros de São Paulo, e tem despontado como um popular destino de inverno paulista.
A estação é tão importante que a cidade sedia anualmente um grande festival de inverno, com direito a pistas de esqui e snowboard no Ski Mountain Park, e uma rota do vinho produzido na região.
Cunha
A cidade de Cunha fica em uma localização privilegiada, entre as serras do Mar, da Mantiqueira e da Bocaina, na divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro.
A região é riquíssima em belezas naturais, que ganham um charme todo especial no inverno.
Por lá o visitante encontra inúmeras opções de trilhas, cachoeiras e passeios temáticos, bem como muitas alternativas de lazer e cultura — como o festival de inverno local, sempre com muito vinho e pinhão!
Além disso, Cunha é conhecida como cidade da cerâmica e fica marcada pelo inconfundível aroma de lavanda, que vem dos amplos campos da flor na região.
São Bento do Sapucaí
A cerca de 185 quilômetros da capital, no coração da Serra da Mantiqueira, a cidade de São Bento do Sapucaí é um dos grandes polos de turismo de inverno em São Paulo, com muitas opções de hospedagem e diversos atrativos.
A região é rica em verde e possui o característico clima serrano, que torna a cidade um destino popular entre casais e ecoturistas. Lá, eles encontram alternativas de voo de asa-delta e parapente, trilhas e muito mais.
São Francisco Xavier
São Francisco Xavier é uma daquelas jóias de inverno do interior paulista que quase passam despercebidas diante de rivais poderosas, como Campos do Jordão.
Localizada a cerca de 60 quilômetros de São José dos Campos, essa simpática cidade tem belíssimos cenários de montanha e, com isso, várias opções de cachoeiras, trilhas ecológicas e mirantes.
Santo Antônio do Pinhal
Quem quer curtir o inverno em uma cidade com boa infraestrutura sem pagar muito, deve considerar uma viagem à Santo Antônio do Pinhal, na Serra da Mantiqueira.
A cidade é uma alternativa mais barata em relação à badalada vizinha Campos do Jordão, e tem atraído cada vez mais visitantes que não querem gastar demais para desfrutar da estação mais fria do ano.
A região é bastante procurada por casais, famílias e ecoturistas, bem como pessoas interessadas em esportes radicais, como escalada, rapel, arvorismo, trilhas off-road e muito mais.
O que fazer no Rio de Janeiro no inverno?
O estado mais quente do Brasil também tem excelentes opções de inverno! Confira nossas dicas de lugares frios no Rio de Janeiro.
Teresópolis
Se você nunca visitou, é provável que já tenha visto ao menos imagens do inverno na cidade de Teresópolis, na região serrana do Rio.
É ali que fica o centro de treinamentos da seleção brasileira, onde os craques canarinhos treinam em meio à neblina e ao frio intenso.
Como já deu pra perceber apenas pela descrição, a cidade tem um inverno bastante rigoroso, com a ocorrência de chuva, muita neblina e temperaturas que chegam abaixo de zero.
Por isso mesmo, Teresópolis é famosa por seus hotéis e pousadas cheios de charme em meio à paisagem serrana, oferecendo um bem-vindo refresco em meio à potência tropical do Rio de Janeiro.
Itaipava
A paisagem em Itaipava no inverno parece até um cartão-postal europeu, com direito a castelo e tudo mais!
Mais uma das cidades serranas do Rio que oferecem boas opções turísticas no inverno, incluindo hotéis e resorts de luxo, Itaipava é uma boa alternativa para quem busca um destino na estação mais fria do ano.
Para celebrar a alta temporada de turismo na região, a cidade sedia anualmente um elogiado festival de inverno, com boas opções gastronômicas e culturais.
Penedo
As temperaturas despencam no inverno de Penedo, fazendo com que turistas e moradores se questionem quando vai nevar no interior do Rio: ali já nevou antes, em 1985, e nunca se sabe quando o fenômeno vai se repetir.
Porém, muito se engana quem pensa que os visitantes e nativos da cidade ficam frustrados com o frio. O turismo bomba durante a estação mais fria do ano, e a moda verão dá lugar a grossos cachecóis e agasalhos.
A vegetação de mata atlântica oferece boas alternativas de lazer e ecoturismo, enquanto a gastronomia e o clima gelado completam o cenário de inverno em Penedo.
Visconde de Mauá
A estação mais fria do ano tem o clima típico da montanha em Visconde de Mauá: o ar fica bem seco e as temperaturas despencam.
Quem não quer curtir as trilhas e cachoeiras da região no frio, pode optar por desfrutar de fondues e vinhos em restaurantes charmosos, e tomar um relaxante banho de banheira em hotéis que parecem saídos de um conto de fadas.
Ou seja, existem boas alternativas para todo tipo de turista!
O que fazer no RS no inverno?
O estado mais ao Sul do Brasil é uma das regiões mais frias, e que mais concentra boas alternativas turísticas no inverno brasileiro.
Conheça os lugares no Sul para ir no inverno!
Ilópolis
Capital nacional da erva-mate, a cidade de Ilópolis é uma boa opção de turismo de inverno, a apenas 200 quilômetros de Porto Alegre.
Mais de 60% do território da cidade é coberto por mata nativa, tornando Ilópolis a cidade mais verde do Rio Grande do Sul, com excelentes alternativas de ecoturismo e turismo de aventura.
Nova Hartz
A cidade de Nova Hartz tem pouco mais de 20 mil habitantes e todo o charme que se pode esperar de uma cidade do interior, incluindo um badalado inverno, a apenas 80 km de Porto Alegre.
Região de forte herança rural, a cidade resgata durante o inverno as antigas tradições coloniais e alemãs, com a Festa da Agricultura Familiar Kolonie.
Vale dos Vinhedos
A região do Vale dos Vinhedos compreende cidades de forte apelo turístico no inverno: Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, que oferecem várias rotas turísticas.
Também conhecida como Toscana Brasileira, trata-se de uma região ideal para os amantes de vinho que querem passar dias de muito aconchego e frio: as temperaturas chegam a até -4,5°C.
Pontos turísticos em Santa Catarina no inverno
A cidade mais fria do Brasil é catarinense, e isso já indica que não faltam opções de onde ir no inverno em Santa Catarina. Confira destinos imperdíveis!
Rancho Queimado
Rancho Queimado é uma boa opção para quem quer desfrutar do inverno rigoroso sem precisar subir a serra catarinense.
Cidadezinha pacata, com pouco mais de 2.5000 habitantes, Rancho Queimado oferece a oportunidade de curtir o frio com direito a todo o charme do interior.
Águas Mornas
A menos de meia hora de viagem de Florianópolis, o ponto alto do inverno de Águas Mornas são… as águas mornas!
A cidade é famosa por suas charmosas estâncias com banhos de água termal, e pelo excelente vinho produzido localmente.
Praia Grande
A região de Praia Grande, no extremo sul de Santa Catarina, é recortada por cânions e fica tomada por neblina durante o inverno, que é bastante gelado e muito rigoroso.
Isso quer dizer que os ecoturistas e os amantes do turismo de aventura têm excelentes alternativas de atividades turísticas na região, bem como podem dispor de uma boa infraestrutura hoteleira.
Lugares no Paraná para visitar no inverno
Curitiba é a capital mais fria do Brasil, e isso já indica as baixas temperaturas que podemos encontrar no interior paranaense na estação mais fria do ano. Confira!
Sengés
Sengés é um destino famoso entre praticantes de ecoturismo e turismo de aventura, mas vem atraindo cada vez mais visitantes por seu inverno rigoroso e cheio de charme.
A região é muito rica em belezas naturais, como cachoeiras, corredeiras, cascatas e trilhas em meio a cânions, grutas e florestas intocadas.
Faxinal
A cidade de Faxinal ainda engatinha no setor turístico e não oferece a melhor das infraestruturas para os turistas — mas compensa em belezas naturais!
As temperaturas despencam e é preciso recorrer às mais diferentes atividades para se manter aquecido: de trilhas e cachoeiras ao aconchego de charmosas pousadas.
Morretes
Morretes reserva aos visitantes todo o charme da estação mais fria do ano no litoral catarinense.
Destino popular de turismo de aventura, a cidade tem boas opções de lazer durante o inverno, como um inesquecível passeio de trem e restaurantes badalados.
Cidades de serra no Brasil
Como já deu pra perceber, as cidades de serra são as mais indicadas para quem quer aproveitar o inverno no Brasil.
Além das baixas temperaturas, as condições climáticas em regiões como a serra gaúcha, catarinense, entre outras, favorecem o registro de fenômenos como geadas e neve, completando o cenário ideal de inverno.
A vantagem é que várias cidades com características semelhantes podem ficar bem pertinho uma da outra, e não será difícil transitar entre vários destinos e atrações em um mesmo dia.
Qual é a cidade mais fria do Nordeste?
O frio não se limita ao Sul e ao Sudeste do Brasil: até mesmo no Nordeste é possível curtir um inverno com baixas temperaturas.
No coração do Planalto da Borborema, a cidade de Areia, no interior da Paraíba, registra temperaturas entre 11 e 18 graus no inverno.
O mesmo acontece em cidades como Martins (RN) e Guaramiranga (CE), que têm em comum a localização em região serrana.
Qual é a cidade mais fria no Brasil?
A uma altura dessas, você deve estar se perguntando em qual cidade aconteceu recorde de temperatura baixa no Brasil. Sem perigo de generalizar, Santa Catarina desponta como o estado mais frio do Brasil.
A temperatura mais baixa já registrada no país aconteceu em território catarinense, em Xanxerê (-11,6°C, em 1945).
O estado tem frequentemente cidades entre as mais frias anualmente, como a gelada São Joaquim, que tem temperaturas mínimas de até -2°C e ocorrência de neve.
A capital mais fria do Brasil, porém, não é Florianópolis, e sim a vizinha Curitiba (PR), que tem temperatura mínima média de 13,4 graus e já registrou até -5°C (em 1955).
Voos mais baratos para viagens no inverno no Brasil!
Agora que você já sabe os destinos mais charmosos para curtir o inverno no Brasil, está na hora de fazer a cotação de passagem aérea barata para viajar gastando pouco!
Recomendamos a utilização de plataformas comparadoras, como o Passagens Promo, para simular diferentes datas e rotas de viagem e, assim, encontrar o menor preço!
Viajar com economia? De Promo você pode!
Leia também:
- Destinos europeus que foram cenários de filme
- Belgrado: história, vida moderna e agito noturno
- Hotéis em Salvador: valores, locais e mais
- Melhores hotéis do Brasil
- O Passagens Promo está concorrendo ao Prêmio Reclame aqui 2024
O que fazer em Tiradentes: roteiro para 3 dias com o melhor da cidade
Península de Maraú: turismo, informações e dicas para o seu roteiro
Serra do Mar: cachoeiras, mirantes, trilhas e ecoturismo
Aeroportos em Santa Catarina: principais rotas e informações
O que fazer em Nova Petrópolis: turismo, gastronomia e compras