Ipoema: veja onde ficar, quais pontos turísticos visitar e quais cachoeiras conhecer

A pitoresca Ipoema, no interior de Minas Gerais, é um destino que combina atrativos históricos, naturais e gastronômicos para atrair milhares de visitantes todos os anos.

A vila é um dos destaques da Estrada Real, que ligava as minas da terra das alterosas ao litoral do Rio de Janeiro, no chamado Caminho dos Diamantes.

Escondida entre os morros mineiros da Serra dos Alves, a região tem 50 cachoeiras catalogadas e dezenas de quilômetros em trilhas pela mata: cenário perfeito para a prática de ecoturismo e turismo de aventura!

Isso tudo com o clima rústico e acolhedor típico das cidades interioranas, com a vida concentrada em torno do centrinho histórico, onde você pode experimentar tradicionais cachaças artesanais, pratos típicos da culinária mineira e outras delícias!

Confira passagens aéreas com até 35% de desconto neste link!

Ipoema: belezas naturais no interior de Minas!

Basta um fim de semana de calor ou um feriado prolongado para que a paisagem da pacata Ipoema se transforme. 

Se juntam, aos menos de 3.000 habitantes desse simpático destino mineiro, milhares de turistas em busca de cachoeiras refrescantes rodeadas por grandes belezas naturais.

A proximidade com a capital, Belo Horizonte, justifica o grande interesse pela região: a distância é ideal para um bate-volta a partir da maior cidade do estado para desfrutar de tranquilidade e contato com a natureza!

Afinal, como não relaxar diante da vista indescritível do Morro Redondo, com um verdadeiro mar de montanhas para contemplar?

Ou, ainda, em um passeio pelo centro histórico do distrito, onde está a fotogênica Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, museus incríveis e uma grande quantidade de bodegas e cachaçarias?

Sem falar na grande estrela da região, a Cachoeira Alta, considerada uma das mais bonitas do Brasil, com mais de 110 metros de queda d’água, e outras dezenas de cascatas espalhadas por todos os lados!

Neste artigo, você vai encontrar todas as dicas que precisa para planejar a sua viagem: como chegar, quando visitar, o que fazer, onde comer e muito mais! Vamos lá!

Ipoema: onde fica?

Ipoema: onde fica?
Fonte: Pixabay

Esse pequeno distrito mineiro pertence à Itabira, uma das mais famosas cidades do estado, na chamada região do Quadrilátero Ferrífero, bem no coração de Minas Gerais.

Com forte tradição mineradora e terra-natal do poeta Carlos Drummond de Andrade, abriga diversas atrações turísticas: mais de 70% do território da cidade é formado por montanhas, onde se escondem cachoeiras, trilhas, rios e mirantes.

Quantos km de BH a Ipoema?

A distância de BH a Itabira é de 110 km, trajeto que leva entre 2h e 2h30 pela rodovia BR-381.

O distrito de Ipoema, por sua vez, fica ainda mais perto da capital mineira: são apenas 85 km até o vilarejo a partir de Belo Horizonte!

Se você estiver viajando de ônibus, a viação Saritur opera o trecho da capital ao distrito em dois horários diários, com passagens a R$ 37 (preço em julho/2021).

Ipoema: clima

O clima na região de Itabira é bastante parecido com o de Belo Horizonte, com temperaturas agradáveis no decorrer de todo o ano.

A estação chuvosa ocorre durante o verão, de dezembro a março, quando o calor chega a 28ºC e as cachoeiras ficam caudalosas: redobre a atenção para evitar as perigosas trombas d’água nesse período.

No inverno, entre junho e agosto, os termômetros ficam entre 14ºC e 24ºC, sendo raras as pancadas de chuva: as cachoeiras têm volume de água reduzido, mas o céu encoberto parece um convite perene a quem gosta de atividades ao ar livre.

Para evitar as chuvas do verão e o frio do inverno, muitos turistas marcam suas viagens para os meses intermediários, abril e maio ou setembro a novembro.

Além disso, lembre-se de que o distrito fica abarrotado de visitantes em feriados prolongados. 

Se você não gosta de lugares cheios, é melhor repensar a data da sua viagem para fins de semana de menor movimento!

Ipoema: história

Ipoema: história
Fonte: Túllio F / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

O vilarejo começou a se desenvolver ainda no período colonial, entre os séculos XVII e XVIII. 

Os tropeiros que exploravam os rincões do Brasil e os garimpeiros que circulavam por Minas Gerais passavam por ali em seus trajetos do litoral para o interior, carregando diversos produtos para comercialização, o que impulsionou o desenvolvimento da região.

O avanço econômico voltaria a ocorrer durante o século XX, quando a história de Itabira e seu pequeno distrito se misturou à história da mineradora Vale do Rio Doce, que descobriu ricas fontes de minério na região.

Para livrar-se da dependência do minério, aos poucos o vilarejo tem migrado seus investimentos ao turismo.

Desde as últimas décadas, a região tem ganhado novas pousadas, restaurantes e boa infraestrutura para receber seus visitantes!

Promoção de passagem para Ipoema

Mesmo os viajantes de outros estados podem chegar ao distrito sem dificuldades e com economia: o distrito fica a apenas 110 km do Aeroporto de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte.

No entanto, muitas vezes a passagem aérea pode ser o item mais dispendioso de uma viagem, e qualquer economia nesse sentido é bem-vinda.

É nessas horas que você pode contar com o melhor comparador do Brasil, o Passagens Promo, que te ajuda a encontrar as melhores promoções para viajar barato para onde você quiser!

Para não perder nenhuma promoção para o destino que você procura, não se esqueça de ligar o alerta de preços!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de

Ipoema: mapa

A maneira mais prática de explorar as atrações do distrito é de carro, mas também é possível conhecer várias de suas atrações a pé ou de bicicleta, pois as distâncias não são tão grandes assim. Confira Ipoema, MG, no mapa!

O que conhecer em Ipoema?

As atrações locais podem ser conhecidas em roteiros rápidos, de apenas um dia, ou em estadias mais longas, período ideal para se desconectar do ritmo frenético das metrópoles e aproveitar a cultura interiorana.

Para te ajudar a montar seu roteiro de viagem, destacamos abaixo o que fazer em Ipoema!

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição
Fonte: Túllio F / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Datada da primeira metade do século XX, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição foi inaugurada em 1934, projetada para ser uma capela de nave única e construída na principal praça da cidade, a Praça Augusto Guerra.

A fachada é formada por frontispícios clássicos e duas torres, enquanto o interior do templo tem laje abobadada sobre a nave e o altar-mor.

A igreja fica aberta apenas nos horários das missas, aos domingos, segundas, terças e quintas, às 19h, assim como na primeira sexta-feira de cada mês e no segundo domingo do mês, às 8h.

Mesmo que a sua visita não coincida com os horários das missas, vale a pena considerar um passeio para conhecer a fachada da construção, que ganha iluminação especial à noite e é bastante fotogênica!

Morro Redondo

Tradicionalmente, o primeiro domingo do mês de maio é dedicado a uma procissão até o Morro Redondo, onde ficam uma pequena igreja, um cruzeiro com mais de 100 anos de história, um monumento e um pequeno bar.

No entanto, em qualquer data é possível contemplar toda a beleza do local, que fica a 1.200 metros de altitude e oferece vista do distrito, do vilarejo de Senhora do Carmo e até da cidade de Bom Jesus do Amparo!

Para chegar até o topo do morro você precisará subir uma escadaria improvisada de fácil acesso, no povoado de Maná, a aproximadamente 15 km do centrinho do distrito.

Museu da Pharmacia

Um dos cinco museus sobre farmácias do Brasil, o Museu da Pharmacia fica em um casarão centenário que pertenceu ao farmacêutico José Gomes da Silveira, oriundo de Ouro Preto.

O rico acervo do local inclui utensílios terapêuticos da virada do século XIX, embalagens de remédios antigos e outros itens bastante curiosos.

Para tornar a visita ainda mais rica, quem explica tudo com riqueza de detalhes são os familiares do próprio José Gomes da Silveira, que fundou o museu.

Parque Estadual Mata do Limoeiro

Parque Estadual Mata do Limoeiro
Fonte: Pixabay

A antiga Fazenda Limoeiro, localizada na Serra do Espinhaço, que passa pelo distrito, foi transformada na Área de Proteção Ambiental do Parque Estadual Mata do Limoeiro, onde a paisagem é cortada por cânions e cachoeiras.

Na reserva, você pode conhecer trechos nativos de mata atlântica e cerrado, diversos mirantes, como Mata do Segredo, do Alto Campestre, do Lobo e do Campestre, além de grutas, trilhas, lagoas e corredeiras.

Entre as cachoeiras que merecem a sua visita estão as do Complexo do Paredão, a Cascata do Limoeiro, a do Derrubado e a do Gabriel.

O Parque Estadual Mata do Limoeiro fica aberto à visitação de terça a domingo, das 8h às 16h, com entrada a R$ 12 (preço em julho/2021).

Museu do Tropeiro

O Museu do Tropeiro é dedicado à memória das tropas que ajudaram a fundar o vilarejo e a moldar a história do interior brasileiro.

O acervo consiste em mais de 500 itens e objetos relacionados à cultura tropeira, incluindo utensílios de cozinha que surpreendem pela criatividade!

Com entrada franca, o museu fica aberto para visitação de terça a sábado, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h, e aos domingos, das 9h às 12h e das 13h às 16h.

Cachoeira Alta

A maior estrela de Ipoema é a Cachoeira Alta, também chamada de Cachoeira do Macuco por sua localização.

São impressionantes 110 metros de queda em um cenário natural exuberante, que atrai praticantes de canionismo, rapel, escalada e banhistas em busca de mergulhos refrescantes.

De tempos em tempos, o lugar em que está localizada também sedia eventos culturais, como festas particulares e raves.

Vale pontuar que a cachoeira chega a 8 metros de profundidade em alguns pontos e possui pedras escorregadias, então redobre a atenção caso deseje se refrescar com um mergulho.

A Cachoeira Alta tem entrada a R$ 15 (preço em julho/2021) e funciona diariamente, das 8h às 16h. No local estão disponíveis vagas de estacionamento, área de camping e um pequeno bar.

Como chegar na Cachoeira Alta, Ipoema?

Como chegar na Cachoeira Alta, Ipoema?
Fonte: Rafang / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Não é difícil chegar à Cachoeira Alta a partir do centrinho do distrito: é só pegar a estrada da Comunidade do Maná e seguir a sinalização até a Fazenda Cachoeira Alta.

O trajeto, com cerca de 13 km, é sinalizado e possui boas condições de rodagem até a cachoeira. 

A estrada tem sinal de internet e GPS, o que significa que você pode utilizar aplicativos de mapas para chegar ao local sem dificuldades.

Outras cachoeiras de Ipoema

A Cachoeira Alta pode até ser a mais famosa do vilarejo, mas certamente não é a única. 

Existem mais de 50 cachoeiras catalogadas no distrito itabirano: é como se houvesse uma cachoeira para cada 56 habitantes do distrito!

A lista de quedas d’água da região inclui algumas das cachoeiras mais bonitas de Minas Gerais, como a Cachoeira do Meio, a Cascata do Limoeiro, a Cachoeira dos Cristais, a Cachoeira do Derrubado, a Cachoeira do Bongue e muitas outras.

Algumas cachoeiras, como a do Morro Redondo, a Alta e a da Fazenda das Laranjeiras, ficam em propriedades privadas, enquanto outras, como a do Bongue e a do Derrubado, estão nos limites do Parque Estadual Mata do Limoeiro.

De qualquer maneira, prepare sua roupa de banho e o filtro solar para se refrescar em quedas de água cristalina em meio à mata atlântica.

Restaurantes em Ipoema

Sua visita ao distrito itabirano pode ser a oportunidade perfeita para saborear os melhores pratos da gastronomia mineira, que sofreu forte influência tropeira.

O Fazendinha é considerado um dos melhores restaurantes em Ipoema, com preços acessíveis e pratos com o tradicional sabor da roça, especialmente peixes frescos e ingredientes produzidos localmente.

No centrinho, você pode gostar do Restaurante do Paulinho ou do Parada da Tropa

Prefere uma experiência mais próxima do turismo rural? Então considere o Pesque e Pague do Bigode para seu almoço!

Você não vai encontrar restaurantes muito luxuosos no distrito, mas vai ter à disposição uma rede gastronômica diversificada, incluindo bares e restaurantes que funcionam durante a noite, com preços acessíveis.

Onde ficar em Ipoema?

A maioria das pousadas em Ipoema, MG, está distribuída pelo centro histórico, especialmente nos arredores da praça da Igreja Matriz, com opções em diferentes faixas de preço.

A Pousada Quadrado destaca-se pela decoração rústica e localização estratégica, a poucos passos da igreja, enquanto a Pousada Estrada do Rei e a Pousada Maravilha Real ficam próximas ao Museu do Tropeiro.

Os viajantes que preferem ficar em meio à natureza podem gostar da Pousada Pedra que Brilha, na estrada para o Parque Estadual Mata do Limoeiro, ou da Pousada Cachoeira Patrocínio Amaro, pertinho da Cachoeira Alta.

Você pode comparar ofertas, reservar acomodações e até pagar as diárias em um só lugar, em qualquer destino do Brasil ou do mundo: no site de buscas ElQuarto!

Faça uma simulação para descobrir que conhecer as cachoeiras de Minas pode sair mais barato do que você pensa!

Ipoema: cidades próximas

Você pode aproveitar sua visita ao distrito para conhecer outros destinos nos arredores, como a cidade de Itabira, onde ficam os cenários naturais da Serra dos Alves e o riquíssimo Memorial Carlos Drummond de Andrade.

A pacata cidade de Bom Jesus do Amparo fica a apenas 15 km de distância, enquanto o povoado vizinho de Senhora do Carmo está a 17 km.

Cotação de passagem para Ipoema

Só falta garantir suas passagens aéreas baratas para conhecer as belezas de Ipoema! 

Nessa missão, você pode contar com o melhor buscador do Brasil, o Passagens Promo, que te ajuda a viajar sem comprometer sua economia!

Você só precisa inserir as cidades de origem e destino, selecionar o período da sua viagem e escolher a melhor opção para o seu bolso. 

Não se esqueça de ativar o alerta de preços para não perder nenhuma oferta para o trecho que você deseja!

Conhecer as belezas do interior de Minas com economia? De Promo você pode!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
Gol GRU São Paulo CNF Belo Horizonte 24 Jun 28 Jun R$ 265 Azul GIG Rio de Janeiro CNF Belo Horizonte 04 Jun 10 Jun R$ 277 Gol GIG Rio de Janeiro CNF Belo Horizonte 15 Ago 21 Ago R$ 277 Azul GIG Rio de Janeiro CNF Belo Horizonte 15 Ago 21 Ago R$ 277 LATAM GIG Rio de Janeiro CNF Belo Horizonte 18 Jun 19 Jun R$ 280 Ver mais ofertas
Recomendado para você
Serra da Canastra: veja onde ficam as principais cidades!

Serra da Canastra: veja onde ficam as principais cidades!

Santa Rita de Jacutinga: confira as cachoeiras mais indicadas para visitar!

Santa Rita de Jacutinga: confira as cachoeiras mais indicadas para visitar!

Vai de Promo: veja dicas imperdíveis para quando for visitar Belo Horizonte!

Vai de Promo: veja dicas imperdíveis para quando for visitar Belo Horizonte!

Ibitipoca, MG: saiba como montar seu roteiro pelas cachoeiras da região!

Ibitipoca, MG: saiba como montar seu roteiro pelas cachoeiras da região!

Cidades Sul de Minas: conheça as melhores indicações de visitas!

Cidades Sul de Minas: conheça as melhores indicações de visitas!

Confira os 12 melhores passeios para fazer em Poços de Caldas

Confira os 12 melhores passeios para fazer em Poços de Caldas